QUALINEWS MMaacceeióió EDIÇÃO ESPECIAL AÇÕES DOS PROCESSOS NA PANDEMIA DE COVID-19 Pontos Positivos Pontos Negativos Aprendizado Adaptação Procedimentos Ação de Humanização 29PROCESSOS do Hospital Unimed
GESTÃO DE RISCO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Treinamentos: adaptação para o modo remoto dos treinamentos que serão realizados, que deixam de ser in loco como habitualmente. Campanhas dos Times de Segurança do Paciente: devido à necessidade de evitar a exposição dos membros dos times, os presidentes, apoiados pela gestão de riscos produziram campanhas virtuais, utilizando vídeos educativos, cards, filipetas, de acordo com as necessidades que a pandemia trouxe. Núcleo de Segurança do Paciente: inicialmente, as notificações que precisaram ser tratadas pelo NSP, foram encaminhadas virtualmente, e os planos de ação propostos diretamente no sistema Interact. PONTOS POSITIVOS Possibilidade de mapear novos riscos. Oportunidade de gerar novas rotinas e procedimentos. Compreender o momento atual, demonstrando empatia para com os processos mais afetados, e desenvolvendo ferramentas que possam ajudá-los a tornar sua prática mais segura. PONTOS NEGATIVOS Atenção voltada integralmente para as práticas assistenciais. Dificuldade na manutenção do nível de excelência na mão de obra, mesmo com o treinamento de integração. Comunicação inadequada/ineficiente entre os processos. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Juntamente com a Gestão da Qualidade, promovemos aos colaboradores um momento de afeto e empatia, distribuindo doces no Dia Mundial da Acreditação. Na data comemorativa de São João, distribuimos comida típica para as coordenações e para os pacientes um potinho com arroz doce, para acalentar aqueles que nessa data importante não puderam se reunir com seus familiares. Momento de fé para os colaboradores e pacientes, com uma missa e culto. APRENDIZADO Deixamos claro nesse momento que devemos sempre manter a vigilância para os riscos inerentes às nossas atividades, e que momentos de estresse e sobrecarga de trabalho podem influenciá-los. Por isso, reforçamos em todo o tempo a importância de aplicar as barreiras estabelecidas, inovando na sua aplicação, quando necessárias, bem como identificando novos riscos.
ASSESSORIA DE GESTÃO COM PESSOAS ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Reunião de gerentes: Formato virtual. Recrutamento e seleção: adaptamos o processo de recrutamento e seleção, começou a se realizar virtualmente. Treinamentos: alguns treinamentos foram realizados no formato virtual. PONTOS POSITIVOS Comprometimento e trabalho em equipe. Abertura para receber o novo e lidar com as adversidades, mesmo com ansiedade e medo de tudo o que estava ocorrendo (inteligência emocional). PONTOS NEGATIVOS Adequação ao processo virtual de recrutamento e seleção e reuniões. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Acolhimento e afastamento dos colaboradores grupo de risco: idosos, gestantes, imunodeprimidos. Acolhendo emoções em tempos de crise: para os líderes (homenagem, reconhecimento das emoções, dar nome e aceitá-las). Ouvir é o nosso Jeito de Cuidar de quem cuida: rodas de conversa in loco, com o objetivo de acolher as emoções, com a equipe de psicologia. Ouvir é o nosso Jeito de Cuidar: apoio psicológico on-line. Todos os profissionais podem agendar e utilizar esse serviço de acolhimento. Acolhimento para o profissional com Covid positivo e/ ou suspeita: ligação realizada por psicólogas (equipe de Gestão com Pessoas e Psicologia) para os colaboradores que se afastaram por doenças respiratórias/suspeita de Covid e/ ou Covid positivo, prestando acolhimento emocional. Programa de atenção psicológica por meio de telemonitoramento aos médicos: fizemos um acolhimento humanizado com escuta breve e focal, como suporte e identificação do estado emocional para enfrentamento da Covid-19. Home Office: Ação para diminuição de profissionais na operadora, evitando aglomerações. Ações para os colaboradores no grupo de risco: Licença remunerada, antecipação de férias e/ou suspensão do contrato de trabalho. Mudança de carga horária e turnos de trabalho: ação realizada para o público administrativo, através da prática de redução da jornada de trabalho e divisão das equipes entre os turnos de trabalho (manhã/tarde). Mensagem da presidência, dando as boas-vindas e mostrando acolhimento aos colaboradores que testaram positivo para Covid e retornaram ao trabalho após o período de quarentena. Divulgamos depoimentos de colaboradores que tiveram Covid mostrando o lado positivo, nas mídias internas. Mural nos setores com o nome das áreas que atuam no local a fim de deixar um espaço aberto para trabalhar a motivação, através de frases de incentivo escrita por eles. APRENDIZADO Precisamos nos adaptar constantemente ao novo, buscando alternativas e soluções eficazes para lidar com as constantes mudanças e incertezas. Precisamos trabalhar a inteligência emocional para lidar com crises e ajudar pessoas a superar. O trabalho em equipe é essencial para que as áreas possam fluir. Os líderes são fundamentais nos processos e precisam ser inseridos sempre em qualquer contexto. A importância da comunicação corporativa alinhada.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Elaboração de evolução farmacêutica específica para pacientes suspeitos e/ou confirmados com Covid-19, com aplicabilidade na clínica farmacêutica de acordo com protocolos Institucionais e OMS. A conciliação medicamentosa dos pacientes realizada no prontuário do paciente, sinalizado aos médicos se necessário, que realizem a introdução de fármacos já utilizados em âmbito domiciliar pelo paciente em seu período de internação. Apoio ao SESMT na entrega de EPIs nos finais de semana, feriados e plantões noturnos, garantindo assim o acesso irrestrito a todos os profissionais da Instituição. PONTOS POSITIVOS Apoio recebido de outras áreas primordial para andamento dos processos. União de todos no enfrentamento a pandemia. Gestão e logística bem estruturadas, mesmo enfrentando o desconhecido. PONTOS NEGATIVOS Afastamento de colaboradores pela contaminação com o vírus. Logística e abastecimento (manutenção regular dos estoques) dificuldade na aquisição de fármacos utilizados na intubação, sedação e pronação do paciente. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Educação continuada para os meios de prevenção. Ações de acolhimento e gratidão aos nossos colaboradores que se encontram na linha de frente e nos “bastidores” do enfrentamento à pandemia. Disponibilização de máscaras confeccionadas em tecido lavável. Sensibilidade dos farmacêuticos ao retorno de seus colaboradores tornando o ambiente de trabalho acolhedor. APRENDIZADO Refinamento da gestão e logística de estoque. Importância de realizarmos um trabalho em equipe – relações interpessoais, saindo zona de conforto em busca de alternativas, com novas formas de pensar e agir. Nos ensinou a sermos ainda mais resilientes, humanos, proativos e empáticos.
URGÊNCIA / GESTÃO EMERGÊNCIA DE ACESSO GESTÃO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP DE LEITOS Inversão do fluxo de atendimento: após a retirada de senha, o paciente é classificado, sendo priorizados os atendimentos com maior gravidade. Segregação dos atendimentos: criação do setor específico para pacientes com sintomas respiratórios. Ambulatório de retorno: específico para atendimento dos pacientes com problemas respiratórios de retorno. Redimensionamento de equipe: contratação temporária de pessoal. Bloqueio de Leitos – bloqueada Unidade E para internação de pacientes suspeito/confirmados de Covid-19. UTI – reservados leitos de UTI geral para pacientes suspeitos/confirmados de Covid-19. Bloqueio da unidade de internação – Bloco Clínico foi disponibilizado para suporte do atendimento de Urgência/Emergência para pacientes suspeitos/confirmados de Covid-19, contemplando consultórios, salas de coleta, sala de observação adulto e pediátrica. PONTOS POSITIVOS Dimensionamento adequado de pessoal. Trabalho em equipe na condução do reordenamento interno nos processos das mudanças estruturais e de processos. Envolvimento da alta gestão. PONTOS NEGATIVOS No início, dificuldade de transferências junto a alguns hospitais da rede credenciada. Interatividade tecnológica voltada a toda equipe hospitalar, como também paciente e familiar. Definição e cumprimento do repasse das condições clínicas dos pacientes aos familiares cadastrados. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Criação do checklist para repasse de informações aos familiares de pacientes sem acompanhante. Realização de chamada de vídeo para o familiar do paciente internado, pela Assistente Social junto à equipe de Psicologia. Participação da Assistente Social junto à Equipe Médica, na passagem do Boletim diário das condições clínicas do paciente internado aos familiares cadastrados, por telefone ou chamada de vídeo. Orientação e cadastro de familiares de referência para receber informações de pacientes sem acompanhante. Liberação de refeição para acompanhantes de pacientes internados em unidades de isolamento pela precaução de contato. APRENDIZADO A importância do trabalho em equipe, a importância da comunicação e adaptação às mudanças.
SUPRIMENTOS ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Diminuíção da burocracia em termos de pedido de compras, para aquisição dos itens para manutenção de estoque do Hospital. Criação de três grupos de trabalho com as seguintes propriedades: analisar, autorizar e deliberar sobre as dificuldades de mercado quanto às quantidades, preços e marcas, de materiais a comprar. Comunicação com os hospitais da capital, para troca de informações sobre demandas em comum, de materiais, além de participação em grupo de trabalho com todas as Unimed do Brasil, para deliberar sobre os insumos hospitalares em compra conjunta. Aumento do estoque de segurança em 30%, em média, para fazer frente as faltas de mercado. PONTOS POSITIVOS Viver em sinergia. Alcançar a superação. Realizar a conquista. PONTOS NEGATIVOS Aumento de preços muito acima da média de mercado e escassez de materiais médicos e medicamentos. Aumento do volume de compras emergenciais. Dificuldade de abastecimentos de produtos específicos ligados à Covid-19. Atraso nas entregas de materiais (pelos fornecedores) para atendimentos aos nossos clientes internos. Redução da carga horária de trabalho, gerando acúmulo de serviço. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Não aplicável APRENDIZADO Mesmo com a dificuldade de planejamento e aquisição dos materiais de itens ligados à manutenção do trabalho e ambiente hospitalar, a cooperação intra e entre setores e/ou empresas cria uma sinergia capaz de superar os desafios impostos pelo circunstâncias e pelo mercado.
FATURAMENTO / SAME ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Quarentena de prontuários, seguindo os protocolos de higienização, mantendo em plástico, sem manipular por 7 dias. Colaboradores lotados no postos de enfermagem no hospital, transferidos para área Administrativa no casarão. PONTOS POSITIVOS Trabalho em equipe mais fortalecido. Maior uso de comunicação por e-mail e sistema para registrar não conformidades com respostas positivas. Reuniões virtuais, otimizando tempo, custos com transporte (quando com a sede), trazendo resolutividade. PONTOS NEGATIVOS Resolutividade da TI de um modo geral, no suporte técnico de sistema e até mesmo ramais inoperantes. Demora nos retornos e dificuldades de contatos com os setores, por não estar trabalhando em horário comercial. Resistência de colaborador no tocante a trabalhar com o risco. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Não aplicável. APRENDIZADO Conhecimento do risco na manipulação de prontuários oriundos das áreas assistencias.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Procedimentos de atendimento no suporte presencial, para aumentar a segurança dos colaboradores. PONTOS POSITIVOS Foco no desenvolvimento das atividades complexas. Criatividade para buscar soluções emergenciais. Disponibilidade para novas soluções. PONTOS NEGATIVOS Cuidado frequente com o uso dos EPIs. Definição de prioridades pelas áreas solicitantes. Planejamento deficitário. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Não aplicável. APRENDIZADO Foco nos pontos críticos para priorização das atividades; Necessidade de contingência de equipamentos para áreas críticas;
MANUTENÇÃO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Paramentação e retirada dos equipamentos de proteção indivual (Epis), para acesso as áreas isoladas. Higienização de ferramentas. PONTOS POSITIVOS Comprometimento da equipe. Apoio da Diretoria. Sensação do dever cumprido todos os dias. PONTOS NEGATIVOS Falta de informação sobre o vírus, no início. Falta de padronização. Contratação de serviço terceirizado. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Rodas de conversas com a equipe de psicólogos da instituição. APRENDIZADO A manutenção se empenhou para montar a melhor estrutura tanto para os clientes quanto para os nossos colaboradores;
LABORATÓRIO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Posto de coleta específico para exames de Covid 19 (paciente eletivo). Coleta e análise de teste sorológico para Covid 19 em nosso laboratório, adquirindo equipamento e testes manuais. Fluxo de coleta de Swab Nasofaringe: treinamento prático e teórico aos colaboradores Técnicos do Laboratório para coleta de Nasofaringe, especificamente para análise de RT-PCR Covid 19. Técnico exclusivo para coletar exames no Setor Respiratório (24 horas). Canal de comunicação (Whatsapp) para solicitação de resultados de exames. PONTOS POSITIVOS Fortalecimento da equipe. Ampliação da capacidade técnica do laboratório com a aquisição do equipamento de Biologia Molecular. Apoio da Instituição. PONTOS NEGATIVOS Passagem de protocolos institucionais para os novos colaboradores. Prazo de liberação de resultado para Exames de RT PCR Covid 19 (LACEN). Comunicação interprocessos. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Homenagem Dia das Mães: divulgado um vídeo em homenagem as mães de plantão, com mensagens dos filhos trazendo muita satisfação e reconhecimento pelo trabalho de cada uma dessas mães. Café da manhã junino com os colaboradores do Laboratório. APRENDIZADO Fortalecimento e união da equipe diante deste novo cenário.
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Modificação na desinfecção das salas de exames de imagem, com o método de higienização adequado às normas internas do NVEH devido à Covid-19. Adequação dos laudos de exames de Tomografia para descrição da patologia ocasionada pelo Covid-19. Canal de comunicação (Whatsapp) para solicitação de resultados de exames. Plantão presencial médico na tomografia e ultrassom. Plantão Presencial Técnico na Tomografia e Arco-Cirúrgico. PONTOS POSITIVOS Fortalecimento da equipe. Apoio da Instituição. Implantação do plantão presencial noturno (Médico e Técnico), Ultrassom e Tomografia. PONTOS NEGATIVOS Comunicação interprocessos. Volume de exames de tomografia realizados durante o sobreaviso. Passagem de protocolos institucionais para os novos colaboradores. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Homenagem Dia das Mães: divulgado um vídeo em homenagem as mães de plantão, com mensagens dos filhos trazendo muita satisfação e reconhecimento pelo trabalho de cada uma dessas mães. Videoaula Sobre Aspectos Clínicos e Radiológicos da Covid-19. APRENDIZADO Fortalecimento e união da equipe diante deste novo cenário.
HIGIENIZAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Ampliação da capacidade da equipe de higienização, nos objetos de toque intenso. (maçanetas, interruptores, telefone, controle remoto, controle de TV e mesas). Auxiliar de serviços gerais específico para reforçar a limpeza dos ambientes administrativos. Serviço de pulverização automatizada de produto saneante nos tetos, paredes e pisos das áreas administrativas, até os corredores do Hospital. PONTOS POSITIVOS Evolução nos procedimentos de limpeza. A conscientização de que tudo que se toca pode contaminar, então é preciso limpar. A valorização do ASG que hoje é visível e consegue atender com eficiência a higienização hospitalar. PONTOS NEGATIVOS Afastamento de colaboradores pela contaminação com o vírus, gerando insegurança diante dos outros. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO O sentimento de segurança passado para os profissionais e clientes, decorrente das frequentes ações de higienização dos ambientes e objetos. Treinamento para equipe sobre a pandemia, como agir diante dela e sobre o contexto que gira em torno das preocupações pessoais de cada indivíduo. APRENDIZADO Enfatização do importante papel dos profissionais que estão na linha frente, atuando na correta higienização dos ambientes e objetos.
ROUPARIA ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Demanda do uso de uniformes cirúrgicos, que passou a ser utilizado por 80% do Hospital. Metodologia de entrega presencial dos uniformes cirúrgicos. PONTOS POSITIVOS Capacidade para atender a todos colaboradores. Nova forma de controle adotada. Satisfação dos colaboradores ao receber mensagens positivas junto ao uniforme de trabalho. PONTOS NEGATIVOS Aumento expressivo de colaboradores, com relação ao quantitativo de uniformes. Estoque de uniformes junto a lavanderia. Descarte inadequado dos unirfomes por parte dos colaboradores. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Kits de roupas: Mensagens motivacionais nos kits dos profissionais ao iniciar o plantão. APRENDIZADO Conseguir aproximar os colaboradores com a equipe da Hotelaria, atraves das ações de entrega dos uniformse, desejando um bom plantão e passando mensagens de motivação para eles.
NÚCLEO DE VIGILÂNCIA E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR (NVEH) ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Identificação precoce dos casos suspeitos de Covid-19. Adequação do atendimento prestado pelos colaboradores conforme às condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde, frente ao atendimento ambulatorial de casos de Covid-19. A adesão dos profissionais quanto a Notificação Compulsória dos casos suspeitos. PONTOS POSITIVOS Aumento da adesão dos profissionais quanto à notificação compulsória dos casos. Maior conhecimento dos profissionais quanto à atuação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Informatização dos instrumentos de trabalho do Núcleo de Vigilância, o que propicia maior eficiência e fidedignidade dos dados para repasse a direção e para subsidiar a realização de estudos epidemiológicos no âmbito hospitalar. PONTOS NEGATIVOS Mudança constante de informações e protocolos instituídos pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. A necessidade constante de readaptação dos fluxos de atendimento, notas técnicas e repasse das atualizações aos colaboradores, conforme o aumento do número de casos e as descobertas científicas da doença. O preenchimento inadequado das fichas de notificação pelos profissionais da assistência e a falta de atualização dos dados dos clientes Unimed nos sistemas de cadastro do hospital. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Telemonitoramento dos casos, com o objetivo de oferecer aos clientes o resultado do exame realizado para Covid-19, oferecer orientações sobre os sinais e sintomas da doença, os cuidados necessários para evitar a transmissão para os contatos intradomiciliares e demonstrar que o Hospital Unimed estava pronto para prestar toda a assistência necessária. APRENDIZADO Acredito que o processo de trabalho que está sendo desenvolvido reforça a magnitude da realização de estudos epidemiológicos constantes, quanto ao comportamento das doenças e agravos de interesse público, a notificação e o registro correto de todos os casos atendidos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, além da integração entre o sistema público e privado de saúde;
SCIH ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP As buscas ativas de infecção hospitalar, que eram realizadas beira leito, passaram a ser feitas através do prontuário eletrônico. Os Bundles de manutenção eram realizados pelo SCIH a fim de gerar uma amostragem comparativa com os Bundles gerenciados pela equipe assistencial. Extensão da carga horária em virtude da necessidade da equipe assistencial, no que diz respeito a treinamentos, orientações quanto as indicações e técnicas de coletas de exames, resultados de exames, uso de EPIS. PONTOS POSITIVOS A preocupação com corpo, mente e espírito do colaborador por parte da instituição. Visibilidade quanto a real importância do SCIH. O aumento da procura pelo Serviço por parte dos profissionais. Parceria entre equipes multidisciplinares. A aproximação diária com os setores estratégicos viabilizou os resultados positivos que vivenciamos, tais como, mudanças estruturais bem executadas e seguras, baixos prejuízos financeiros, alta adesão as orientações do SCIH. PONTOS NEGATIVOS Sistemas SMART: extração de dados específicos do SCIH. Número reduzido de profissionais executores do SCIH, ainda com a necessidade de prestar suporte ao NVEH, devido ao aumento da demanda dos processos e adequação da metodologia de busca de infecções, que outrora era ativa e tornou-se passiva. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Controle de acompanhantes e visitantes atendendo dentro da individualidade de cada paciente, considerando seus momentos de finitude, celebrações, desejos pessoais. Olhar humano nos casos em que houve necessidade de suporte de um acompanhante para melhor auxiliar a equipe nos cuidados com o paciente. APRENDIZADO A adoção de medidas básicas já instituídas: higiene das mãos, não uso de adornos e maquiagem, uso de EPIs padrão e específicos, uso racional de celular e limpeza do posto de trabalho, além de método mais eficaz e assertivo de prevenção de infecção hospitalar e segurança ao próprio colaborador.
ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Acompanhamento da nutricionista realizado via telefone. Assistência nutricional de pacientes das UTIS: realizada através das informações necessarias fornecidas pela equipe de enfermagem. Entrega de refeições: por não poder ter o contato com o cliente para evitar a contaminação com o vírus, sendo disponibilizado um carrinho nas unidades de internamento de pacientes com COVID-19, para o fornecimento das refeições por parte da equipe da enfermagem. PONTOS POSITIVOS Ver o envolvimento da equipe para prestar a melhor assistência ao paciente. A busca da equipe pela atualização no quesito Covid-19. Parceria dos setores para executação dos processos. PONTOS NEGATIVOS Suspensão da visita presencial. Falta de alguns dados para registro de indicador (antropométrico e volume infundido da TNE). Entrega de refeições realizadas pela equipe de enfermagem. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Pacientes - Mensagem de esperança nas bandejas de refeições. APRENDIZADO Manter a equipe informada sempre que a Instituição determinar um protocolo; Promover a unidade da equipe favorecendo execução dos processos; Motivar e ouvir a equipe diante do medo e receio no atendimento aos pacientes;
SEGURANÇA DO TRABALHO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Gestão de EPIs: tornou-se a principal demanda. Realizando o controle de entregas para todos os profissionais (incluindo médicos, psicólogos, fisioterapeutas, instrumentadores cirúrgicos, dentre outros). Implantação do sistema de troca de máscaras N95, avaliação do tempo de uso das máscaras (por colaborador) a fim de otimizar recursos, gestão diária de entradas e saídas de EPIs. Treinamentos in loco: diante da demanda intensa de colaboradores retirando equipamentos no setor de segurança do trabalho, as orientações passaram a ser realizadas no momento de entrega do EPI e demais materiais. Orientações através de cartazes autoexplicativos. Monitorar e implantar medidas de segurança: níveis de álcool em gel, adequações para distanciamento seguro de colaboradores (interdição de cadeiras, regras para uso do refeitório, organização de filas através de balizadores, sinalização de segurança). PONTOS POSITIVOS Valorização das ações de prevenção. Apoio da alta gestão para aquisição dos recursos necessário à proteção dos profissionais. Ajuda mútua e fortalecimento dos processos entre outros setores (principalmente Suprimentos, Farmácia e Enfermagem). PONTOS NEGATIVOS Readequação de todas as rotinas setoriais (estabelecer critérios de priorização, diante da pandemia). Receio de desabastecimento quanto aos EPIs e insumos. Anseio dos colaboradores quanto às rotinas de segurança (de início, houve um grande “bombardeio” de informações, gerando insegurança e um consumo inadequado quanto aos insumos). AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Ainda que não seja uma ação direta, entendemos que readequar as rotinas e fluxos setoriais a fim de garantir que o trabalhador receba todas as condições de trabalho e, desta forma, sinta-se seguro também trata-se de uma forma de humanização e acolhimento. APRENDIZADO Durante todo esse processo, vivenciamos os colaboradores amadurecerem quanto à efetividade e a importância de uso dos EPIs e regras de segurança. Entendemos que hoje os processos do SESMT não são entendidos somente como de caráter fiscalizador ou punitivo, mas sim de proteção e prevenção. Da mesma forma, percebemos uma compreensão dos colaboradores quanto ao uso racional e consciente, a afim de evitar o desabastecimento.
MEDICINA DO TRABALHO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Toda as demandas ficaram direcionadas ao acompanhamento dos colaboradores com suspeita de Covid-19. Monitoramento dos colaboradores afastados via ligação telefônica e Whatsapp. PONTOS POSITIVOS Amadurecimento do processo como um todo durante um momento de total dificuldade. Enxergar de forma clara a necessidade do colaborador e de uma palavra de apoio. Atuação do setor como referência direta para os clientes internos (colaboradores). PONTOS NEGATIVOS Aumento considerável da demanda de trabalho. Afastamento dos colaboradores internos do setor por Covid-19. Sobrecarga de trabalho. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Monitoramento dos colaboradores afastados via telefone. APRENDIZADO Que o planejamento é fundamental para superar os obstáculos que venham a surgir, para que possamos estar pronto diante das dificuldades e que a medicina do trabalho é um setor estratégico e que zela pela saúde do colaborador;
ENGENHARIA CLÍNICA ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Higienização dos equipamentos antes de entrar na sala de engenharia clínica. Nos setores “contaminados” o processo de recolhimento de equipamentos foi alterado, passando a ser entregue numa antessala, devidamente higienizada. PONTOS POSITIVOS Acolhimento e cuidado do Hospital Unimed com nossa saúde física (através da entrega de EPI’s adequados e treinamentos de uso) e mental (com o carinho prestado, momentos de conversa, entrega de mensagens e lembranças). Engajamento das equipes (assistencial e de apoio) gerou um clima harmonioso, mesmo com todo o estresse envolvido, o que resultou numa trabalho em equipe eficaz. O sentimento de dever cumprido e de estar exercendo um serviço relevante à sociedade. PONTOS NEGATIVOS Aumento no volume de trabalho sobrecarregando a equipe, principalmente devido aos atendimentos nos finais de semana e feriados. A quantidade de colaboradores novos da área assistencial elevou o número de chamados “falsos” e ocasionando mais horas de treinamento. Remanejamento de equipamentos entre setores, locar equipamentos como ventilador pulmonar e monitores, encontrar peças e acessórios com bons prazos de entrega. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Realizar os atendimentos com foco na solução do problema. Assim, ainda que os meios não fossem de responsabilidade da engenharia clínica, foram executados para que o cliente interno tivesse a solução mais rápida. APRENDIZADO A importância da adequada gestão do parque tecnológico e de uma engenharia clínica bem estrutura e eficiente. O legado que fica é sobre a importância dos setores de apoio para a garantia da assistência segura ao paciente.
COODENAÇÃO ENFERMAGEM ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Divulgação de fluxos, POP, comunicados, notas técnicas, entre outros. Redimensionamento da equipe de Enfermagem para as áreas do hospital com mudança de perfil de atendimento, segregação do atendimento Covid e Não-Covid-19. Treinamentos PONTOS POSITIVOS Gestão do hospital não mediu esforços para atender as demandas estruturais, de pessoal e materiais/equipamento (dentro das possibilidades de mercado) necessários para adequação das áreas. Trabalho em equipe, supervisoras com conhecimento de todas as áreas da instituição, possibilitando substituições nas ausências e apoio nos processos de maior necessidade. Reflexão sobre relações humanas. Podemos vivenciar a importância do afeto, companhia para o tratamento e processo de cura. PONTOS NEGATIVOS Aumento da demanda de atividades e responsabilidades que impossibilitaram a continuação de alguns processos setoriais já estabelecidos. Gestão de pessoas, no que se refere ao aumento do absenteísmo do hospital. Existiu um esforço diário para readequação das equipes. Mesmo nas ações em que era possível um curto planejamento não se tinha um controle dos desdobramentos, dificultando a antecipação das necessidades. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Comunicação contínua com os colaboradores de enfermagem do hospital em afastamento médico e/ou por estar inserido em grupo de risco, atentando as características individuais e emocionais, dando um suporte e direcionando para acompanhamento psicológico. APRENDIZADO Capacidade de se reinventar e adaptar as necessidades do momento, agindo de maneira segura e rápida.
INTERNAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Adaptar as novas rotinas setoriais e orientações de medidas de precaução para assistência segura. Adaptação do fluxo de chamado médico para as intercorrências Covid e não Covid-19. Adaptação do Mews para o atendimento do perfil Covid-19. Estratégias para melhor a comunicação devido à ausência de acompanhantes (70% dos casos). PONTOS POSITIVOS Mobilização de toda equipe, Assistencial e Administrativa, em um grande esforço para atender e acomodar todo paciente que procurou a instituição para atendimento. Olhar da Instituição para assistência direta, que não mediu esforços para manter sempre condições minimamente necessárias para o trabalho com segurança e qualidade. Capacidade da equipe de se readaptar diariamente, a cada nova demanda e orientação proposta. PONTOS NEGATIVOS Número elevado de licenças médicas. Lidar diariamente com a fragilidade emocional dos clientes internos e externos. Comunicação com os familiares dos pacientes sem acompanhantes, sendo um grande desafio nas rotinas diárias de internamento. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Utilização de tablets para vídeo chamadas com familiares, quando identificado pela enfermeira durante a visita, situações de fragilidade emocional dos pacientes. Registro interno e comemoração por meio de placas, bolas, com os pacientes de alta hospitalar. APRENDIZADO Capacidade de absorver, em qualquer posto de Enfermagem, qualquer perfil de cliente. Toda estrutura hospitalar de internamento foi modificada e a equipe se adaptou com maestria a todas as demandas propostas.
ATENDIMENTO DE URGÊNCIA ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Classificação de risco: a rotina de paramentação de atendimento ao público na classificação foi implantada precocemente para evitar exposição dos profissionais ao vírus. Uso permanente do EPI’s: transição de paramentação por paciente, em seguida paramentação por coorte, onde todos os profissionais de saúde que prestam assistência nos setores, faziam uso de todos os EPI’s durante toda a jornada de trabalho. Pronação: uso da técnica de pronação como alternativa para melhor expansão pulmonar e melhora da Spo2, prática pouco utilizada anteriormente. Rotina de intubação orotraqueal: diante da necessidade de mitigar a dispeção de aerossóis, mudou-se a técnica deste procedimento, sendo necessários alguns treinamentos para capacitação da equipe. Foi incluso o filtro do HMEF+trach care+uso do tubo pinçado. PONTOS POSITIVOS Instituição e os gestores que não mediram esforços para garantir a segurança dos clientes e dos profissionais, com as novas aquisições de aparelhos, insumos, estrutura física e RH , disponibilidade de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), garantindo a segurança dos mesmos. Fortalecimento e integração entre as equipes multiprofissional e equipe de anestesiologia. Alinhamento e parceria da equipe da SCIH e NHE. PONTOS NEGATIVOS Alto índice de afastamento dos colaboradores pelo Covid-19. Dificuldade para cobrir os turnos das escalas. Inicialmente equipe de Enfermagem, devido o medo de contaminação, agravamento do quadro, como também transmitir para os familiares. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Passagem de informações para familiares (que aguardavam na recepção), por meio do Boletim informativo, para mitigar a ansiedade destes, além de ter acesso às condutas e assistência prestada ao paciente. Flexibilização para permissão de acompanhantes de pacientes pediátrico e idosos. Parceria com a Psicologia nas ações implantadas, encaminhamento dos colaboradores para apoio psicológico. APRENDIZADO União, foco no paciente e acreditar que tudo é possível. Porque transformamos uma equipe de um setor de Urgência em equipe de cuidados intensivos que foi a (UTI/UDC) e todos os outros processos e setores que foram elaborados no período.
CUIDADO INTENSIVO GERAL ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Pronação: uso da técnica de pronação como alternativa para melhor expansão pulmonar e melhora da Spo2, prática pouco utilizada anteriormente. Capnografia e PAM: diante da instabilidade hemodinâmica e da necessidade de acompanhamento do padrão respiratório destes pacientes, todos os pacientes, ou sua grande maioria, passou a ser monitorado para esses dois parâmetros quando estiveram/estão intubados em VM invasiva. Passagem do boletim médico via telefonema, em parceria com a Psicologia e Enfermagem. Uso permanente do EPI’s: transição de paramentação por paciente, em seguida aramentação por coorte, onde todos os profissionais de saúde que prestam assistência nos setores, faziam uso de todos os EPI’s durante toda a jornada de trabalho. Rotina de intubação orotraqueal: diante da necessidade de mitigar a disperção de aerossóis, mudou-se a técnica deste procedimento, com necessidade de alguns treinamentos para capacitação da equipe, foi incluso o filtro do HMEF+trach care+uso do tubo pinçado. PONTOS POSITIVOS Parceria entre os processos, visto que, todos estavam interligados, e seus gestores mostraram-se presentes e interessados nas soluções dos “problemas”. Melhor integração da equipe multidisciplinar frente às discussões terapêuticas;. Fortalecimento/alinhamento de rotinas com a equipe. PONTOS NEGATIVOS Insegurança/medo da equipe frente à possibilidade do adoecimento pelo vírus. Alinhamento para padronização das novas rotinas, diante de profissionais pontuais. Realização do boletim médico por telefone, visto que, inicialmente, houve resistência médica e das famílias. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Parceria no processo de humanização criado pelo serviço da Psicologia e do AGP. APRENDIZADO A necessidade de antecipação para estar totalmente “preparado” para cada leito disponível do setor, considerando sua capacidade física, técnica, de RH e mat/med.
CUIDADO INTENSIVO NEO/PED ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Uso permanente do EPI’s: transição de paramentação por paciente, em seguida paramentação por coorte, onde todos os profissionais de saúde que prestam assistência nos setores, faziam uso de todos os EPI’s durante toda a jornada de trabalho. Banho após assistência à criança suspeita de Covid-19: como as UTI’s neonatal e pediátrica não passaram por um isolamento de coorte, e suas patologias de internação foram bem diversas, foi estabelecido que, após a assistência ao paciente suspeito, a rotina passou a ser tomar banho para retorno ao salão e assistência às demais crianças. Rotina de intubação orotraqueal: diante da necessidade de minimizar a dispersão de aerossóis, mudou-se a técnica deste procedimento, com necessidade de alguns treinamentos para capacitação. Foi incluso uso do filtro HMEF + trach care + uso do tubo pinçado. PONTOS POSITIVOS Parceria entre os processos, visto que, todos estavam interligados, e seus gestores mostraram-se presentes e interessados nas soluções dos “problemas”. Fortalecimento/alinhamento de rotinas com a equipe. Melhor integração da equipe multidisciplinar frente às discussões terapêuticas. PONTOS NEGATIVOS Insegurança/medo da equipe frente à possibilidade do adoecimento pelo vírus. Empréstimo dos ventiladores setoriais que fazem uso para adulto para as UTI adultas (Geral e UDC). Alinhamento para decisão sobre equipe de técnico de Enfermagem para o paciente suspeito/confirmado para o Covid-19. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Parceria no processo de humanização criado pelo serviço da Psicologia e do AGP. APRENDIZADO A atuação planejada e antecipada para organização interna, que mesmo sem altas demandas, os setores estavam prontos para enfrentar a pandemia.
ONCOLOGIA / CTA ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Triagem na entrada de serviço para atuar como barreira (realizando um questionário para filtrar a entrada de pacientes ou proibição dos mesmos). Reorganização de agendamento por procedimentos e segregação por medicamentos e tipos de procedimentos. Modificação do horário de entrega da medicação oral para evitar aglomerações (16h às 19h). Entrega de imunobiológicos de via subcutânea para ser realizada em domicílio, conforme orientação da sociedade brasileira de reumatologia. Entrega de medicação oral para o bimestre e não mais mensal. Restrição de 6 consultas por turno. Suspensão, inicialmente, de consultas presenciais (solicitação individual de cada médico). Aprazado procedimento, como heparinização para 8 semanas, conforme estabelecido pela Sociedade Brasileira de Oncologia. PONTOS POSITIVOS Cuidado com o cliente imunodeprimido (barreiras de segurança). Fotalecimento do trabalho em equipe. Organização dos processos. PONTOS NEGATIVOS Dificuldade de comprar algumas medicações, impactando na entrega aos clientes nos prazos estabelecidos, devido a falta no mercado de matérias/insumos essenciais. Alto número de afastamento da equipe médica e colaboradores. Angústia e médo da doença. Dificuldade de aceitação/medo de contaminação (alguns profissionais), na convivência pós-retorno da infecção. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Roda de conversa com a psicologia local. Humanização no retorno do colaborador afastado com Covid-19. Intensificação do atendimento psicológico presencial, on-line e por telefone para os pacientes. APRENDIZADO Empatia Trabalho em equipe.
ATENDIMENTO CIRÚRGICO E OBSTÉTRICO (CO/CC) ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Cirurgias eletivas: suspensão das cirurgias eletivas, realizando as cirurgias de urgência e emergência, para assegurar uma retaguarda dos leitos na pandemia. Dimensionamento da equipe: reestruturação na escala da equipe técnica para menor exposição dos colaboradores. Uso permanente dos EPI’s: para prestar assistência com qualidade e segurança dos profissionais de saúde, a equipe multiprofissional passou a recepcionar o cliente toda paramentada. Estação de paramentação e desparamentação: adequação do espaço físico para obtermos estações separadas para paramentação e desparamentação. Campos cirúrgicos (enxoval): priorizou a utilização dos enxovais descartáveis e impermeáveis para todos os procedimentos cirúrgicos. Sala de recuperação anestésica (RPA): realizado desativação da RPA, e conforme nota técnica e orientações do Ministério da Saúde, a recuperação pós anestésica aconteceu na sala cirúrgica. Insumos/medicações: retirado todos os insumos e carros de medicações que estavam disponibilizados em sala, ficando a disposição na porta de cada sala cirúrgica para serem dispensados à medida que fossem solicitados, como também, não retornando para farmácia os invólucros para conferência dos gastos, sendo realizado pela enfermagem. Filtro HMEF: utilização de 2 filtros HMEF para garantir a barreira microbiológica para prevenir a infecção cruzada entre o paciente, o ventilador mecânico e ainda o meio ambiente. Impressos: recolhidos todos os impressos das salas cirúrgicas, onde o preenchimento está sendo realizado fora da sala cirúrgica em mesa de apoio ou na sala de prescrição. Recepção ao recém-nascido: em caso de partos, referenciado um colaborador para sala de recepção do recém- nascido para evitar circulação nas demais salas cirúrgicas. PONTOS POSITIVOS Paramentação correta. Melhor interação da equipe multiprofissional. Parceria entre os processos para melhor adequação e soluções perante novo cenário. PONTOS NEGATIVOS Suspensão das cirurgias eletivas; recuperação pós-anestésica na sala cirúrgica. Insegurança/medo da equipe frente à possibilidade do adoecimento pelo vírus. Alinhamento para padronização das novas rotinas, adaptação de alguns profissionais. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Parceria no processo de humanização criado pelo serviço da psicologia e do AGP. APRENDIZADO Estar preparado para recepcionar os clientes, independentemente da circunstância, sala cirúrgica organizada, todos os colaboradores com seus EPI’s. Mantido padrão do checklist de cirurgia segura, independentemente do momento de pandemia, mantendo a segurança do cliente.
ASSISTÊNCIA CME ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Ar comprimido: por recomendação da Anvisa houve a suspensão da utilização do ar comprimido nos materiais ventilatórios, passando a utilizar a secadora automatizada para todos os materiais. Lâminas de laringoscópio: acrescentou o processo de esterilização em autoclave de baixa temperatura (autoclave de peróxido de hidrogênio) após a termodesinfecção das lâminas. Materiais ventilatórios: realizado a esterilização de alta e de baixa temperatura para todos os materiais conforme indicação. PONTOS POSITIVOS Parceria entre os processos para melhor adequação e soluções perante novo cenário. Paramentação correta. Melhor interação da equipe multiprofissional. PONTOS NEGATIVOS Insegurança/medo da equipe frente à possibilidade de adoecimento pelo vírus. Alinhamento para padronização das novas rotinas. Dificuldade com o empoderamento das ações, tomada de decisões na priorização do preparo de materiais de algumas equipes. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Não aplicável. APRENDIZADO Integração com a equipe multiprofissional e cooperação.
PSICOLOGIA HOSPITALAR ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Visita de familiares: realizadas virtualmente por meio de tablets ofertados pela Instituição, avaliando cada paciente sua condição, grau de comunicação, nível de conhecimento da doença em relação à família e como essa família compreende a doença e a hospitalização. Boletim médico: adaptado e oferecido por telefone, momento que a psicologia atua com a equipe médica e família. Atendimento ao familiar: que por conta do distanciamento exigido pela pandemia, após admissão do paciente no Hospital, a psicologia deve realizar atendimento por telefone ou vídeo chamada com a família, para entrevista e levantamento de informações sobre o paciente e da dinâmica familiar, momento em que é selecionado um responsável por ficar recebendo as informações médicas. PONTOS POSITIVOS Aproximação das equipes. Visualizar a importância do contato para as famílias. Garantir humanização e informações aos familiares. PONTOS NEGATIVOS Abarcar ações diferenciadas da rotina. Resistência da equipe médica. Afastamento dos profissionais pelo adoecimento e remanejamento e contratação rápido para dar conta da demanda. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Ações semanais entregando bombons e doces com frases motivacionais. Rodas de conversas. Dinâmica de grupo – Mandala das emoções: momento que ofertamos espaço para validação das emoções vivenciadas pela equipe e ressignificação desses sentimentos fortalecendo características próprias dos profissionais de saúde como o altruísmo. APRENDIZADO Que o trabalho em conjunto ainda é engrandecedor, e a humanização deve ser entendida como uma postura tão importante quanto a tecnologia empregada na recuperação do doente. Que a parceria do Hospital com a família faz parte do processo e não pode ser visto como algo separado. Que a equipe de Enfermagem é parceira no processo de humanização, que o RH e a Psicologia Hospitalar formam uma parceria no que diz respeito à questão da humanização para equipe, cada um com seu olhar e objetivo.
FONOAUDIOLOGIA ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Rotina de atendimentos, restritos aos paciente de risco. Adesão aos protocolos institucionais de prevenção. PONTOS POSITIVOS Oportunidade de desenvolver empatia. Fortalecimento da equipe, proporcionando o cumprimento da escala. Fortalecimento da equipe multidiscliplinar, pois em momentos críticos, reconhecemos que juntos somos mais fortes e mais eficientes. PONTOS NEGATIVOS Acesso restrito aos apartamentos para trabalhar com maior proximidade, na dieta do bebê (amamentação). AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Inclusão de orientações específicas da patologia em questão, no momento da abordagem aos bebês de risco. APRENDIZADO Não aplicável.
FISIOTERAPIA ADULTA ADAPTAÇÃO PROCEDIMENTOS - POP Restrição quanto ao uso de ventilação não invasiva, por conta de sua baixa efetividade nos pacientes com comprometimento pulmonar causado pela Covid-19. Revisão dos critérios do procedimento de aspiração de vias aéreas superiores, sendo utilizado somente quando não existia outra opção para higiene brônquica. Proibição de retirada dos pacientes de seus respectivos apartamentos, para deambulação e ou passeio em cadeira de rodas. Alteração no procedimento de retirada de prótese endotraqueal (extubação), adicionando um ambu com filtro durante a fase final do procedimento pelo inevitável estímulo de tosse causado. PONTOS POSITIVOS Melhora na interação multidisciplinar, fortalecimento do sentimento de respeito entre as classes. Melhora na comunicação entre os setores e passagem de plantão. Investimento em aquisição de materiais. PONTOS NEGATIVOS Necessidade de fortalecimento em atividades voltadas para a educação continuada. Reuniões para discutir indicadores assistenciais setoriais, para uma melhor assistência. Dificuldade no alinhamento dos protocolos institucionais. AÇÃO DE HUMANIZAÇÃO Não aplicável APRENDIZADO A necessidade de uma melhoria nas atividades da educação continuada.
Elaboração Dra. Sandra Azevedo Assessora da Qualidade Elaine Lôbo Analista da Qualidade Elycarla Marques Analista de Risco Luiz Henrique Analista da Qualidade Editoração Vitória Alcântara Assessora de Comunicação Projeto Gráfico Jessiel Rocha Analista de Marketing
Search
Read the Text Version
- 1 - 32
Pages: