MANIFESTOÁGIL +SCRUMTEAM ENTENDA O VALOR
Agora que já temos uma ideia do que é gerenciamento deprojetos ágeis, vamos entender o que é o Manifesto ágil eseus 4 Valores e os 12 princípios. Assista um resumo do que é o Manifesto ágil (3:47min) ValoresIndivíduos e interações mais que processos eferramentasSoftware em funcionamento mais quedocumentação abrangenteColaboração com o cliente mais que negociaçãode contratosResponder a mudanças mais que seguir um plano
Vamos aos 12 princípios scrum: 1) Valor \"A maior prioridade está em satisfazer o cliente por meio da entrega adiantada e contínua de software de valor.\" 2) Flexibilidade Processos ágeis se adéquam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas, aceitando alterações de requisitos mesmo no fim do desenvolvimento. 3) frequência \"Entregar o software em funcionamento com frequência, seja na escala de semanas ou meses, dando preferência a períodos mais curtos.\"4) União “Tanto pessoas relacionadas a negócios como desenvolvedores devem trabalhar em conjunto, diariamente, durante todo o curso do projeto”.5) Motivação “Para construir projetos ao redor de indivíduos motivados, é preciso dar a eles o ambiente e o suporte necessários, confiando que farão seu trabalho”.
6) Cominucação “O método mais eficiente de transmitir informações tanto externas como internas para um time de desenvolvimento é por meio de uma conversa cara a cara.” 7) União “Um software funcional é a medida primária de progresso” 8)Sustentabilidade “Processos ágeis promovem um ambiente sustentável, com patrocinadores, desenvolvedores e usuários sendo capazes de manter passos constantes.”9)Revisão A contínua atenção a excelência técnica e ao bom design aumenta a agilidade.”10)Simplicidade “Simplicidade é a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito”.11)Organização As melhores arquiteturas, os requisitos e os designs emergem de times auto-organizáveis12)Auto avaliação “Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.”
Agora que já estamos alinhados com o conceito degerenciamento de projetos e os princípios ágeis, vamos nosaprofundar no framework.No Scrum vamos encontrar o PO,Scrum Master e o Team Scrum, éextremamente importanteentendermos o papel de cada um. Quem é o Product Owner?“É ele quem diz o que precisa e oque não precisa ser feito em relaçãoao produto que está sendodesenvolvido.”O Product Owner é quem faz a ponteentre a área de negócios e a EquipeScrum.De um lado, o Product Owner deve entender as necessidades eprioridades de todos os envolvidos na empresa para agir comoseu porta-voz. Neste sentido, ele atua como um gestor doproduto, garantindo que a solução correta é desenvolvida.Do outro lado, o Product Owner deve se comunicar com o timescrum para ajudar na ordem em que o produto será construído.O Product Owner também deve garantir que os critérios paraaceitação do produto estão especificados e que os testes queverificam esses critérios foram executados para determinar queo produto (ou release) possa ser considerado como pronto aofinal do Sprint.
Quem é o PO afinal? Quem é o Scrum Master? Dentro do papel do Scrum Master estão contempladas uma série de responsabilidades e de funções muito importantes para um projeto. Entre elas está a função de facilitador, já que o profissional vai funcionar como uma ponte que vai interligar o Product Owner com a equipe responsável pelo projeto, de forma a trabalhar com mecanismos que estimulem o potencial de execução dentro da equipe.Além disso, o Scrum Master também atua como um articuladorentre todas as partes envolvidas no processo dedesenvolvimento de um projeto, como um treinador que buscadesenvolver o potencial máximo de sua equipe para alcançarsempre os melhores resultados.
Ele também atua como um comunicador, jáque participa apoiando todo o processo egestão do projeto, sempre mantendo acomunicação clara e eficiente em todas aspartes envolvidas.Com tudo isso, o Scrum Master é umafigura estratégica dentro de projetos ágeise é ele que vai ser o responsável porgarantir que tudo o que precisa ser feito sejarealizado da melhor maneira possível deacordo com as práticas do Scrum, além deser a pessoa responsável por manter aequipe focada dentro de um objetivo.Mais ainda, é ele quem vai desenvolver aequipe de forma a extrair sempre o máximode potencial de todos, buscando entregar otrabalho da maneira que o cliente imaginou,visando sempre fazer a equipe entregarcada vez mais valor. Scrum Master na prática!
Quem é o Scrum Team?“O Time de Desenvolvimento é composto por aqueles que criamos incrementos no produto”.O Scrum não define títulos, então, todos os seus membros sãoessencialmente desenvolvedores, independente da sua funçãodentro da estrutura. É isso que se quer dizer com o conceito detime multidisciplinar: todos os membros podem desempenharqualquer função que seja necessária para o projeto. Entretanto,é comum observar por aí times que possuem membros comfunções específicas. Quem é você no Scrum?Time Auto OrganizadoOs membros da equipe seauto-organizam paradeterminar a melhor maneirade conseguir o objetivo doSprint.Pássaros voando em umaformação em V.Time MultifuncionalMembros da equipe de desenvolvimento devem, de formacoletiva, possuir o conjunto necessário de habilidades parafazer o trabalho.A equipe tem que conseguir construir durante um Sprint, umafuncionalidade potencialmente entregável, ou seja,funcionando!
Profissionais T-Shaped (Modelo T)Habilidades em forma de T significa que ummembro da equipe tem habilidades profundasem sua área, disciplina ou especialidadepreferida. Atitude Mosqueteira Os membros da equipe devem entender que a responsabilidade das entregas é do time, e não de uma pessoa. Por isso um deve colaborar com o outro. Para que uma equipe Scrum funcione bem, nunca se deve esperar que alguém diga: “Eu já terminei a minha parte. Você não fez a sua, por isso ainda não concluímos” Quem faz parte do time Scrum? Quem é você em um Time Scrum?
Acesse: www.movingbrasil.com.br [email protected]
Search
Read the Text Version
- 1 - 10
Pages: