VOL. IIIDESENVOLVIMENTO Transformar requisitos em produto Um software é a realização e transformação do processo de ideação em realidade.
Bom, agora claramente acabou a análise, correto?Não! A análise perdura durante todo o processo dedesenvolvimento.Isso é meio confuso, não é? Afinal estamos falando sobre a“etapa” de desenvolvimento e então todas aquelas questõessobre a análise ficam para traz e agora o “correto” é iniciaruma etapa de desenvolvimento.Seria muito bom se fosseassim, MAS o caminhodentro do código fonte deum sistema é um poucomais complicado do queseguir um “script” épraticamente uma fase de“leitura, interpretação eanálise psicológica” docódigo. E adivinhem... ascoisas podem mudardurante essedesenvolvimento.
Bom... agora que vimos e parece que as coisas podem piorar no meio do caminho, o que fazer?Mapear os cenários possíveis ( criar efetivamente os casos de teste) Como isso funciona isso... Pense em um mapa mental, observe as conexões que existem.Cada “nó” ou “conexão” é umcenário de teste, para cadacenário de testes temos nomínimo 3 casos de testes. Emraras exceções esse númeronão se aplica.Essa fase é extremamente importante, aqui será odivisor de águas de um requisito ou projeto que podemuito bem dar certo ou na mesma proporção dar errado.Estima-se que 30% do esforço de desenvolvimento édestinado para a fase de testes e mesmo assimainda existem algumas falhas em produção. Agora,imagine sistemas que não passam por esseprocesso?
Após essa investigação, começam a surgir as primeiras aplicações testáveis. Aqui cada cenário de teste será testado individualmente, para garantir que os requisitos levantados foram tratados adequadamente. Aqui podem aparecer bug’s e esses bugs também precisam ser tratados. Aqui também são aplicadas as primeiras de técnicas de teste.Como são essas técnicas?Teste funcional: também conhecido como teste da caixa preta.Esse teste é baseado na analise funcional do software ele garanteque os requisitos funcionem conforme o especificado, ele não sepreocupa na forma como ele foi implementado, é inseridos algunsdados e espera-se na saída o resultado de como foi projetado osrequisitos.Requisitos: Se o sistema é efetuado conforme suas especificaçõesTeste de Usabilidade: tem por objetivo verificar a facilidade que osoftware ou site possui de ser claramente compreendido emanipulado pelo usuário.
Tratamento de erros: Se os possíveis errosque possam acontecer tem tratamento antes deacontecer suas falhas.Manual: Interação entre homem e maquina.Interfaces de integração: Verifica se o sistematroca informações com outros sistemas.Controle: Verifica se o sistema tem algumcontrole de dados, validações e integridade, logsde auditoria. Leia maisDepois desses pontos, precisamos observar aimportância de um e método para gerir esseprocesso de desenvolvimento.Para explicar melhor essa evolução assista essevídeo que aborda a importância do método para oprocesso de inovação.Aperte o play Alagarta e a borboleta – da criatividade à inovação: Martha Gabriel - TEDx
Departamento de Tecnologia e Informação.
Search
Read the Text Version
- 1 - 6
Pages: