Convento do Carmo
O Convento do Carmo de Lisboa é um antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância que se localiza no Largo do Carmo e foi erguido, sobranceiro ao Rossio (Praça de D. Pedro IV), na colina fronteira à do Castelo de São Jorge, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal. O conjunto, que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa, ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755, não tendo sido reconstruído. Constitui- se em um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Atualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo. É possível que a ruína do Convento do Carmo e do vizinho Convento da Trindade, aquando daquele terramoto, esteja na origem da expressão popular: \"cair o Carmo e a Trindade\".
Souvenirs
A venda de leitões assados é um negócio que está na fa- mília há já várias gerações. Tudo começou com Domingos Silvestre, ou Domingos do Canto como era conhecido, o senhor que inventou o modo de assar “à Negrais”. Depois, foi a vez da mãe de António Silvestre Simões entrar no negócio. Nessa altura, ia-se buscar os leitões ainda vivos às estações de comboio de Mafra, provenientes de Leiria ou da Malveira. Só mais tarde começaram a chegar a Ne- grais para serem vendidos na feira. Cada comprador mar- cava o seu lote riscando o pêlo dos leitões com uma te- soura. A marca da família tinha três riscos. E a história co- meça… Aberto em 1996, a par com a loja de take- away, o restaurante da Tia Alice é hoje em dia o fiel depositário de toda a mestria e tradição de Negrais em assar leitões. Num ambiente acolhedor, a Tia Alice e a sua família presentei- am os comensais com uma ementa genuína, onde o leitão assado à moda de Negrais é o prato de eleição. De facto, o leitão assado da Tia Alice trouxe a fama ao negócio de família com mais de cem anos. O segredo está no mé- todo de assar e nos temperos e quem vem ao restaurante da Tia Alice encontra aqui os sabo- res autênticos da terra. Recentemente remo- delado, no restaurante da Tia Alice sentimo- nos em casa, num espaço onde o perdura o sabor e a tradição.
RESTAURANTE TIA ALICE NEGRAIS Largo do Rossio, N.16 2715-314 NEGRAIS Tel. 21 927 94 67 [email protected]
Museu Nacional do Azulejo
Museu Nacional do Azulejo O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, é um dos mais importan- tes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artís- tica diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra ins- talado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leo- nor (1458-1525). No acervo, destaque para um painel de azulejos representa uma panorâmica de Lisboa antes do terramoto de 1755.
A Severa inaugurada em 1955 sendo a Casa de Fados mais antiga de Lisboa que permanece na mesma família, fica situada num dos mais antigos e emblemáticos Bairros da cidade, o Bairro Al- to, local onde durante seculos existiu sempre uma grande tradição na restauração e nas artes, conjugando estes dois fatores a nosso restaurante convida-o a experimentar e presenciar ao vivo as nossas tradições e a passar uma noite acolhedora ao sabor da tradicional gastronomia Portu- guesa famosa pela qualidade dos seus produtos na companhia da canção que vai na alma dos Portugueses o FADO.
Piscina do Estoril
\"(O Cimas), como outros restaurantes eleitos em diferentes lugares do mundo, serviu de palco à história deste país.\" Alfredo Hervías Y Mendizábal, in Independente A confecção faz a delícia da clientela, a qual pode optar por especialidades que vão desde a cozinha tradicional Portuguesa a pratos requintados e internacionais, onde se destacam o cherne no forno com ameijoas, o gratinado de lagosta, e as especialidades de caça, como a lebre com feijão ou a emblemática galinhola flambeada. A garrafeira, com cerca de 20.000 exemplares, é um tesouro inestimável, em que todas as regiões estão criteriosamente represe ntadas, com as grandes colheitas e algumas novidades. Imperdível.
Notas de Viagem:
Search