EFA- CP_4 MANIFESTAÇÕES DE INTOLERÂNCIA Maria Úrsula Silva
É uma atitude mental que não permite INTOLERÂNCIA A Intolerância não é um fenómeno aceitar ideias ou diferenças de opinião recente, já na história antiga, existiram do outro, que não tem capacidade de impérios que se construíram à base do conviver com as diferenças nem de extermínio de populações, como é o aceitá-las. Já se nota alguma mudança caso dos Romanos que impunham a nas gerações atuais, porém de sua cultura por se considerarem tempos em tempos, assistimos ao superiores. Também na Idade Média a enfraquecimento desses valores. A Igreja Católica perseguiu e puniu Intolerância está presente em todos os aqueles que possuíam uma crença seres humanos e em todo o lado. diferente da que pregava. No tempo da «Colonização » as A Intolerância pode apresentar-se de diferenças entre as populações que aí diversas formas: Social; Racial; habitavam e os europeus foram motivo Religiosa; Sexual; Cultural; de de violência e perseguições. Género.
Podemos encontrar intolerância extrema em INTOLERÂICIA DE GÉNERO regimes ditatoriais,em que a intolerância política se mistura com a religiosa e cultural, É muito comum em relação ás mulheres, julgando-as como como no caso do Holocausto (1933/1945) na seres inferiores, aos homens, sem capacidade, quer seja no Alemanha. A ideologia nazi defendia uma raça trabalho, na política ou em qualquer outro aspeto da vida pura, em que as características de uma nação do quotidiano. Desde o final do século 19 organizações eram defendidas ao extremo,daí a femininas oriundas de movimentos operários protestavam perseguição aos Judeus. em vários países da Europa e Estado Unidos reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição do horário de trabalho, aumento de salário e fim do trabalho infantil, o direito ao voto. Só em1945, a Organização das Nações Unidas assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Ainda hoje as mulheres são vitímas de maus tratos, assédio sexual no local de trabalho, etc.
INTOLERÂNCIA DE GÉNERO É a descriminação contra as pessoas, de acordo com o seu sexo, em geral as mulheres são as mais afetadas, através de ideias, Clique para adicionar texto palavras e atos. Continuamos a assistir, em pleno século XXI á descriminação das mulheres, em todo o mundo são 2,4 biliões que não têm os mesmos direitos que os homens. Profissionalmente, na política, na economia ou socialmente. Intolerância em relação á orientação sexual é o julgamento em relação ás pessoas que pertencem á comunidade LGBTQIA+( homofobia). Neste grupo estão incluídas pessoas (lésbicas, gays, bissexuais, entre outros. É o sentimento de repulsa, aversão e ódio às pessoas de diferentes identidades de género e sexualidade, assim como a intolerância de pessoas transexuais E transgêneros, ou seja, pessoas que não se identifiquem com o seu género biológico, e que são vitímas de violência extrema.
INTOLERÂNCIA CULTURAL E SOCIAL É quando a cultura de uma pessoa é considerada melhor que a outra. Descriminar estrangeiros que residem num país duferente do seu , a sua vivência e costumes ou até mesmo o idiom( xenofobia). Atualmente assustimos a uma crise migratória de refugiados, que pelo impacto que podem causar nos paises que os acolhem ,passam a ser vistos como inimigos. O preconceito social, pode estar relacionado com o nível de escolaridade, padrão social de vida, pelos bens que possui, cargos profissionais, etc .Acontece devido ás diferenças de vida e previlégios sociais entre ricos e pobres.
Search
Read the Text Version
- 1 - 5
Pages: