Projeto “No poupar está o ganho” (visita de finalistas ao Dino Parque da Lourinhã)
Nós somos a turma do 4.º ano A da Escola da Torrinha que pertence ao Agrupamento Rodrigues de Freitas
O nosso trabalho chama-se “Com o O nosso trabalho final juntou o que Poupito e o Poupaço vamos fazer aprendemos no Projeto “No Poupar um festaço.” Está o Ganho” com o facto de sermos finalistas do 1º ciclo.
No início do 2.º período, resolvemos Conversamos sobre a forma de fazer essa fazer uma poupança para conseguir poupança e ficou decidido que a partir do atingir um objetivo a médio prazo, mês de janeiro cada um arranjava 1€ em realizar uma visita ao Dino Parque. tarefas de casa e colocaria num mealheiro.
No mês seguinte, cada aluno da turma adicionava 1€ ao valor do mês anterior até ao mês de junho, altura da visita de finalistas.
Todos aceitamos o desafio, até a professora participou ao arredondar todos os meses o valor amealhado.
Começamos por pensar no mealheiro da poupança e um dos colegas sugeriu que, em simultâneo, se fizesse o mealheiro dos desejos para comprar gelados.
Assim se elaboraram dois mealheiros em forma de porquinho com material reciclado.
Depois de algumas sugestões foram batizados como “Poupaço” o porquinho da poupança e o “Poupito” o porquinho dos desejos.
Construímos uma tabela de registo da turma e a tabela individual para cada um registar as entradas de dinheiro.
Nesta altura ainda não completamos a tabela porque só termina a meio de junho.
No final de cada mês, fazíamos a soma do dinheiro, com o arredondamento dos euros da professora e retirávamos para o Poupito 10% do total.
Depois, contactou-se o Dino Parque À data da visita, não sabemos bem o para saber o valor das entradas e ainda preço da camioneta, mas fizemos a empresa das camionetas. uma estimativa.
Começamos por observar o mapa de Portugal para ver onde ficava o Dino Parque.
Traçamos o percurso e fizemos a contagem dos quilómetros. Em seguida, fizemos alguns cálculos para estimar o valor do gasóleo.
Com esses dados fizemos o nosso orçamento para a viagem.
Estamos todos entusiasmados. Depois da viagem enviaremos fotografias para completar o projeto.
Assim, as famílias não vão ficar aflitas e nós conseguimos poupar para um objetivo a médio prazo.
Com o Poupaço e Poupito vamos conseguir viajar e para sempre recordar que “No Poupar Está o Ganho” nos ajudou a concretizar.
Trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto “No Poupar está o ganho” pelos Alunos/as do 4º ano A da Escola Básica da Torrinha Docente: Maria do Carmo Santos
Search
Read the Text Version
- 1 - 22
Pages: