SEJA BEM VINDO A ESSE NOVO DESAFIO! A PARTIR DE AGORA, VOCÊ FAZ PARTE DO TIME QUE CONTRIBUI PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ATUAÇÃO DAS CÂMARAS E CONSELHOS DA FIEMG. PROFISSIONALISMO, ATITUDE POSITIVA E ENGAJAMENTO SERÃO SEMPRE A CHAVE SUCESSO. A NOSSA PARCERIA ESTÁ COMEÇANDO E TEMOS CERTEZA QUE O SUCESSO ESTÁ GARANTIDO. PARA TORNAR MAIS FÁCIL A SUA INTEGRAÇÃO, PREPARAMOS ESTE GUIA DE FORMA SIMPLES E ORGANIZADA, ALGUMAS RECOMENDAÇÕES E ORIENTAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS DIVERSAS ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO E COMPREENÇÃO DE COMO PODERÁ CONTRIBUIR. SEJA BEM-VINDO À NOSSA EQUIPE!
AFINAL ... VOCÊ SABE O QUE SÃO AS CÂMARAS E OS CONSELHOS E QUAL A ATUAÇÃO DA GERÊNCIA DE GESTÃO, CÂMARAS, CONSELHOS E REPRESENTAÇÕES?
O QUE SÃO AS CÂMARAS E CONSELHOS DA FIEMG? AS CÂMARAS E CONSELHOS SÃO CONSTITUÍDOS PARA ANALISAR, DEBATER E FAZER PROPOSIÇÕES AO PRESIDENTE DA FIEMG PARA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS ADEQUADO À ATIVIDADE INDUSTRIAL E FORTALECER SUA PARTICIPAÇÃO NAS DECISÕES POLÍTICAS, COM BASE NO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA FEDERAÇÃO.
A FIEMG IMPACTA A INDÚSTRIA, A SOCIEDADE E O MUNDO O FOCO DA FIEMG É A DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA E A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS. AS AÇÕES DO PRESIDENTE DEPENDEM DAS AÇÕES E DEMANDAS QUE VEM DAS CÂMARAS E CONSELHOS. POR MEIO DAS CÂMARAS E CONSELHOS A FIEMG CONHECE OS ANSEIOS DA INDÚSTRIA, E ASSIM DEFENDE SEUS INTERESSES EM TODOS OS SETORES, VISANDO CONSTRUIR UMA INDÚSTRIA MAIS FORTE. AS CÂMARAS E CONSELHOS TÊM O OBJETIVO DE APOIAR O PROCESSO DE DECISÃO, IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES E PROPONDO FORMAS DE DESENVOLVIMENTO. COM ISSO, TORNA AS AÇÕES E SERVIÇOS DO SISTEMA FIEMG MAIS ADEQUADOS À REALIDADE DAS INDÚSTRIAS, PROPORCIONANDO MAIOR AGILIDADE AO ATENDIMENTO E COLABORANDO PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL.
COMPOSIÇÃO DAS CÂMARAS E CONSELHOS AS CÂMARAS E OS CONSELHOS SÃO ÓRGÃOS COLEGIADOS CONSTITUÍDOS A PARTIR DA DETERMINAÇÃO DO PRESIDENTE DA FIEMG E APROVADOS PELA DIRETORIA EXECUTIVA. AS CÂMARAS PODEM SER INTEGRADAS POR ATÉ 45 MEMBROS, E O CONSELHO POR ATÉ 30 MEMBROS COM CONHECIMENTO E/OU ATUAÇÃO NO SETOR REPRESENTADO PELA CÂMARA OU CONSELHO, COM A SEGUINTE COMPOSIÇÃO: Um Presidente: Empresário Industrial, Presidente de Sindicato ou Representante de Sindicato; Presidentes de Sindicatos ou Representante de Sindicato; Representantes Industriais com poder de decisão ou representante indicado pela diretoria da empresa Representantes de Entidades do setor; ✓ Nota: A critério do Presidente da FIEMG, a composição da Câmara ou do Conselho poderá ser alterada para inclusão de pessoas de reconhecida experiência no setor. a) O Presidente da FIEMG integra as Câmaras e os Conselhos como membro nato; b) A critério do Presidente da Câmara/Conselho, o membro que perder a condição de empresário industrial ou representante do sindicato patronal, poderá deixar de fazer parte do órgão colegiado. c) A criação de Câmaras/Conselhos no âmbito das Regionais da FIEMG somente poderá ser feita com a aprovação prévia do Presidente da FIEMG e ficarão sob a responsabilidade do Vice- Presidente da respectiva Regional, que deverá deliberar diretamente com o Presidente da FIEMG sobre as atividades e proposições; d) Qualquer divulgação externa de resultados ou proposições das Câmaras/Conselhos, inclusive no caso das Regionais da FIEMG, deverá receber prévia aprovação do Presidente da FIEMG. e) A criação e/ou utilização de logomarca própria para cada Câmara/Conselho é expressamente vedada para todos os fins e por quaisquer meios de comunicação.
E AFINAL, QUEM FAZ A GESTÃO DAS CÂMARAS E CONSELHOS? A GERÊNCIA DE GESTÃO, CÂMARAS, CONSELHOS E REPRESENTAÇÕES - GCCR ATUA NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL AOS NEGÓCIOS, À COMPETITIVIDADE E AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA REALIZANDO O ASSESSORAMENTO ÀS CÂMARAS E CONSELHOS DA FIEMG E FAZENDO A GESTÃO DE REPRESENTAÇÕES NOS COLEGIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS GARANTINDO QUE OS ASSUNTOS E SOLUÇÕES DE INTERESSE DA INDÚSTRIA SEJAM DEVIDAMENTE ANALISADOS E ENCAMINHADOS ÀS PARTES INTERESSADAS E DECISÓRIAS. E AGORA VOCÊ FAZ PARTE DESSE MOVIMENTO! VOCÊ ESTÁ PRONTO?
CÂMARAS E CONSELHOS DA FIEMG CÂMARAS CONSELHOS 1. Câmara da Indústria Automotiva; 1. Conselho de Assuntos Legislativos; 2. Câmara da Indústria da Comunicação e Audiovisual; 2. Conselho de Desenvolvimento Local e Regional; 3. Câmara da Indústria da Construção; 3. Conselho de Educação e Treinamento; 4. Câmara da Indústria da Defesa e Segurança; 4. Conselho de Infraestrutura; 5. Câmara da Indústria de Alimentos; 5. Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento 6. Câmara da Indústria de Base Florestal; 7. Câmara da Indústria de Energia, Petróleo e Gás; Sustentável; 8. Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração; 6. Conselho da Micro e Pequena Empresa; 9. Câmara de Obras Industriais; 7. Conselho de Política e Mercados Internacionais; 10. Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios 8. Conselho de Política Econômica; 9. Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas; 10. Conselho de Relações do Trabalho; 11. Conselho de Tecnologia e Inovação; 12. Conselho FIEMG Jovem; 13. Conselho Tributário.
VAMOS FALAR DAS ATRIBUIÇÕES DO SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A)? O SERVIÇO DE SECRETARIO(A) EXECUTIVO(A) DAS CÂMARAS É EXERCIDO POR UM FUNCIONÁRIO DESIGNADO PELA FIEMG, APROVADO PELO PRESIDENTE DA RESPECTIVA CÂMARA/CONSELHO, COM O APOIO DA GERÊNCIA DE GESTÃO, CÂMARAS, CONSELHOS E REPRESENTAÇÕES. SELECIONAMOS PARA VOCÊ INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: ➢ PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO: ✓ Das ações e demandas, mantendo a base do Plano de Diretrizes atualizada, preenchida de forma clara e objetiva.
➢ ENGAJAMENTO: ✓ Respeitar o prazo de lançamento das informações no plano para que os relatórios mensais de monitoramento não sejam comprometidos. ✓ Elaborar e enviar as memórias das reuniões no prazo determinado. ➢ REUNIÕES ✓ Preparar pautas de interesse do setor/tema. ✓ Utilizar o Plano de Diretrizes como principal insumo. ➢ SENSIBILIZAR ✓ Conscientizar seus gestores sobre a importância das Câmaras e Conselhos para o Sistema FIEMG e da autonomia que seus designados como secretário executivo precisa para atuar nesse papel.
➢ DEFESA DE INTERESSE ✓ Debater e fazer proposições para construção de um ambiente mais adequado à atividade industrial. Executar ações em sinergia com outras Câmaras e Conselhos. ➢ BUSCAR SINERGIA ✓ Executar ações em sinergia com outras Câmaras e Conselhos. ➢ RELACIONAMENTO ✓ Envolver os membros para o desenvolvimento das ações. ✓ Manter a GCCR atualizada referente às informações e ações das Câmaras e Conselhos. ➢ REUNIÃO MENSAL DE ALINHAMENTO COM A ANALISTA DE APOIO ✓ Defina uma periodicidade para alinhar as ações, demandas, plano de diretrizes, definir metas, discutir pauta, entre outros. ✓ Ficou com alguma dúvida? Conte sempre com a Gerência de Gestão, Câmaras, Conselhos e Representações para melhor condução dos trabalhos!
E ENTÃO, VAMOS FALAR SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA EXECUTIVA? REALIZAR ATIVIDADES DIVERSAS PARA ASSESSORAR OS SECRETÁRIOS EXECUTIVOS COM O OBJETIVO DE PROMOVER A SINERGIA ENTRE AS CÂMARAS, CONSELHOS E ENTIDADES FIEMG. ALÉM DISSO, ACOMPANHAR AS AÇÕES DESTES VISANDO POTENCIALIZAR O ENGAJAMENTO E REALIZAÇÕES DAS C E C. PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: ✓ Organização das reuniões e eventos. ✓ Elaboração do Calendário Anual de Reuniões e posterior divulgação aos membros. ✓ Elaboração e envio de Convite para as Reuniões. ✓ Acompanhamento das Reuniões. ✓ Contribuir no planejamento e execução das ações e demandas realizados pelas Câmaras/ Conselhos. ✓ Divulgar aos membros a Memória da Reunião aprovada. ✓ Criação e aprovação de pautas com os Secretários Executivos. ✓ Apoio na elaboração da memória de reunião.
AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE AS ATRIBUIÇÕES, VAMOS FALAR UM POUCO DAS NOSSAS EXPECTATIVAS: EFETIVIDADE DA CÂMARA E DO CONSELHO ✓ Investigar o absenteísmo dos membros. ✓ Tornar as Câmaras e Conselhos mais atrativos para garantir o engajamento dos membros. RESULTADOS ESPERADOS ✓ Identificar ações e demandas efetivas e alinhadas ao planejamento estratégico da FIEMG para aconselhamento a Presidência da FIEMG.
UM POUCO SOBRE AS NOSSAS FERRAMENTAS DE ENGAJAMENTO PARA NORTEAR E MONITORAR A EXECUÇÃO DAS AÇÕES FORAM CRIADAS IMPORTANTES FERRAMENTAS, TAIS COMO: ✓ PLANO DE DIRETRIZES Planilha criada para planejar e monitorar as ações, demandas e orçamento, e registrar os aconselhamentos. Está planilha é uma das ferramentas utilizada para a elaboração do Relatório de Monitoramento e um dos critérios de avaliação de desempenho das Câmaras e Conselhos. ✓ REGIMENTO INTERNO Estabelecer o Regimento Interno das Câmaras e Conselhos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. ✓ PORTARIA DE CRIAÇÃO / NOMEAÇÃO Dispõe sobre a criação e nomeação do Presidente das Câmaras e Conselhos. ✓ AVALIAÇÃO DAS CÂMARAS E CONSELHOS É uma ferramenta de feedback, importante instrumento de medição para avaliação da atuação das Câmaras e Conselhos. Está avaliação permite realizar uma autoanálise, para melhorias e alavancar as Câmaras e os Conselhos. ✓ INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Com objetivo de facilitar a integração e comunicação criamos um grupo da secretaria executiva no Telegram e os grupos das Câmaras e Conselhos no whatsapp. E para melhor uso das ferramentas, foram elaboradas cartilhas com as regras de utilização.
Criado para promover mais sinergia entre Câmaras e Conselhos e facilitar a comunicação entre GCCR e os secretários executivos. Cada Câmara e Conselho possui um grupo de whatsapp para integração e comunicação entre o presidente, secretário executivo, membros e analista de Apoio. SEJA O PROTAGONISTA DO SEU DESENVOLVIMENTO E EVOLUA COM A GENTE. “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!!!”
Search
Read the Text Version
- 1 - 17
Pages: