O NINOVSESSOTIGQAUNIDNOTAL
INVESTIGANDO O NOSSO QUINTAL NOME ESCOLA: TURMA:
O NOSSO PARQUE Criado em 1990, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, com uma área de 1500 hectares, protege uma importante área de Restinga no município de Guarapari. Além dessa rica vegetação, possui uma fauna admirável, inclusive com espécies que só existem ali, como o sapinho-de-setiba chamado Melanophryniscus setiba. Um dos atrativos mais procurados é a Lagoa de Caraís, que se rompe em determinadas épocas do ano, proporcionando um espetáculo: suas águas avermelhadas misturam-se com as águas claras do mar de Guarapari. Para chegar à Lagoa é necessário percorrer a trilha
da Restinga, passando por diversas formações vegetais. Esse trajeto é um passeio especial, contemplando e vivenciando a paisagem e a presença de espécies da fauna e flora silvestre. Apure seus sentidos e bom passeio!
N OL S
boas práticas Ao ingressar em uma área natural, temos que estar atentos aos procedimentos, pois aqui vivem diversas espécies e, algumas, podem oferecer perigo. • Use tênis, para deixar a caminhada mais segura e confortável; • Leve água para hidratar-se durante o passeio; • Lendo as placas e prestando atenção às informações dos monitores; • Utilize protetor solar, na Restinga o Sol é intenso; • Leia as placas e preste atenção; • Siga as demarcações das trilhas.
Identifique seu trajeto nesta imagem em perspectiva. Destaque, também, os locais que mais que mais te atraíram, a partir do seu olhar.
Nossa flora A Restinga é uma vegetação que se desenvolve na planície costeira em todo litoral brasileiro. As plantas tiveram que se adaptar à esse ambiente ensolarado, com solo arenoso e pouca água. Perceba como as folhas são menores algumas mais grossas e possuem uma pequena camada protetora – parecida com uma cera para refletir o sol. Essas adaptações evitam a perda de água nesse ambiente tão quente e luminoso. A cada visita ao Parque, novas flores revelam sua beleza, o que faz essa imersão na natureza um momento especial.
• Quantifique as espécies floridas que avistou durante a visita ao Paque. • Pegue um punhado do solo, olhe bem e esfregue entre os dedos indicador e dedão, veja como ele é diferente em cada formação vegetal da Restinga. Compare-os e descreva cada tipo que encontrar no caminho.
• Desenhe a flor que achar mais atrativa e note como a fauna interage com elas. Desenhe e compare diferentes tipos de folhas
Desenhe e compare diferentes tipos de folhas
Nossa fauna Pegadas, sons, cheiros... São alguns vestígios dos animais que podemos reconhecer ao adentrar numa área natural! Os Parques, por terem uma grande biodiversidade, são locais especiais para observar e identificar diferentes espécies de animais. Mas, um olhar atento, pode descortinar uma diversidade ainda maior: aves, insetos, répteis, mamíferos.
Quantifique cada espécie de animais que você encontrou! Mamíferos Répteis Aves Insetos
Fique atento: algumas dessas pegadas você pode encontrar no caminho Jaguatirica Irara Cachorro-do-mato
Desenhe alguma pegada diferente que percebeu durante o trajeto.
Essas aves são comuns no Parque. Tente observar em sua visita. Sabiá-da-praia Socó-boi Pitu-piru
Sutilezas O Biólogo Paulo Cesar Vinha era um especialista na identificação de fungos. Apaixonado pela Restinga, estava sempre atento às sutilezas desse mundo fascinante da micologia, que é a ciência que estuda os fungos. Veja quanta vida existe num pequeno espaço, não só fungos, mas plantas, insetos, liquens...
Desenhe algum cogumelo que tenha encontrado pelo caminho.
Encontre um local agradável para sentar. Descreva ou desenhe quantos organismos você consegue perceber a partir da sua perspectiva, sem sair do lugar, apenas olhando ao redor.
Tente identificar os diferentes sons que você está ouvindo, a direção de onde vêm e a quem pertencem, anotando no círculo abaixo, estando você no ponto central.
anotações
anotações
anotações
anotações
INVES IGANDO O NOSSO QUINTAL
Search
Read the Text Version
- 1 - 32
Pages: