MUITO MAIS CONTEÚDO MUITO MAIS EMJ BAIXE AGORA!
ÍNDICE – JULHO 2022 CAPA EDUCAÇÃO Fundado em As férias escolares chegaram e nós Mantenedora: Maria José Souza Vicente 26 preparamos uma lista de atividades para passar o tempo. Diretora Pedagógica: Elcineide Josefa Vicente . Diretor Financeiro: Gildo Pereira do Nascimento Supervisora Pedagógica: Débora Thayse V. Nascimento Coordenador Pedagógico: Benylton Andrade Correia SEÇÕES 14 POPZERA 5 FALA, ESTUDANTE! 6 SAÚDE 16 EU, AUTOR 8 MODA 17 FALA, PROFESSOR 10 TECNOLOGIA 18 ECONOMIA 12 ATUALIDADES SALA DE AULA 20 PORTUGUÊS Livros e mais livros para você passar o tempo nas férias. 24 MATEMÁTICA Cuidado com as contas de água e luz durante as férias. Dicas de como calcular o uso para não haver desperdício. 32 LÍNGUA INGLESA Dicas de cursos para fazer nas férias com direito a certificado. 35 ARTE Mude o visual do seu quarto com dicas simples e práticas. 37 EDUCAÇÃO FÍSICA Movimentar-se durante as férias é muito importante. Vamos lá? 39 CIÊNCIAS Experimentos práticos e divertidos para alegrar suas férias em casa! 41 HISTÓRIA Os museus de Recife, Olinda e Jaboatão para visitar em julho. 42 GEOGRAFIA Por que choveu tanto em junho e vai chover ainda mais em julho? 44 REDAÇÃO A redação nota 1000 do RevTeste 2022.1 corrigida e comentada! REPORTAGENS 45 CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA – VOCÊ SABE O QUE É? A importância de entende, observar e controlar o acesso das crianças e jovens aos conteúdos da tv, revistas, livros e internet. 47 A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANO DE ESTUDOS Não basta estudar por estudar; tem que planejar. 48 MANTER A ROTINA NAS FÉRIAS É IMPORTANTE! Nem dormir tão tarde, nem acordar tão cedo. Saiba como Imprimir uma rotina justa durante as férias escolares. 58 FÉRIAS PRA QUÊ? SAIBA A RESPOSTA. Quem disse que alunos e professores não precisam de férias?
Sempre preparado! Sempre EMJ! A sua jornada rumo a um futuro de sucesso começa aqui!
FALA, ESTUDANTE! AUTOBIOGRAFIA Olá, me chamo Rafael José de Luna Cavalcanti. Vou contar a vocês um pouco a meu respeito e sobre o que tenho feito para crescer e me tornar o desenhista profissional que quero ser. Eu nasci em Recife, no ano de 2009 e sou filho de Inês Regina da Silva e de José de Luna Cavalcanti Filho e tive uma infância muito feliz. Minha jornada rumo à vida profissional que almejo se iniciou a partir dos desenhos que eu fazia aos 05 anos de idade e, claro, ainda muito inexperiente. Era comum que eu ficasse frustrado por não saber desenhar bem, mas depois de 07 anos, ganhei um pouco mais de experiência após praticar e estudar muito sobre o assunto. Na escola onde estudo (o Educandário Maria José), os professores começaram a conhecer os meus desenhos. Eles também perceberam que eu tenho o sonho de me tornar um desenhista profissional e também um youtuber que fala sobre técnicas de desenhos e também sobre games e seus gráficos. Fiquei muito feliz em ser reconhecido e ter sido chamado para produzir a capa de lançamento da Revista Presente. Este é só o primeiro passo rumo ao futuro de sucesso como o desenhista que tanto quero ser!
SAÚDE Má postura e uso excessivo do celular podem causar a síndrome de text neck Marcelo Amato orienta que “o aparelho deve estar sempre que possível na altura dos olhos” Os jovens estão entre os grupos que mais usam o celular, chegando a dedicar quatro horas por dia ao aparelho – Foto: Freepik A cena mais comum de ver nos dias atuais são pessoas com a cabeça baixa olhando para o celular. Há casos tão graves que a pessoa se desliga do que está acontecendo ao redor a ponto de correr risco de vida, por exemplo, ao atravessar a rua. Esse ato é conhecido como síndrome de text neck – texto e pescoço, em inglês -, um tipo de tensão que causa dores fortes na parte superior dos ombros e pescoço e atingindo a coluna cervical. O uso excessivo do celular ou tablet, por horas, pode causar alguns problemas ortopédicos. Essa flexão forçada da cabeça pode lesionar a coluna cervical. O neurocirurgião e cirurgião de coluna Marcelo Amato, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FM-RP) da Universidade de São Paulo, explica que essa “condição clínica da síndrome surge com dores e tensões na região dos ombros e pescoço e não deve ser negligenciada, principalmente em casos crônicos, porque podem ocorrer problemas como hérnia de disco e bico de papagaio”, avalia. A estimativa é que 75% da população mundial faz uso de celular ou dispositivos móveis diariamente por questões de trabalho ou lazer por longos períodos. A prática de exercícios físicos sempre ajuda a amenizar essas dores localizadas.
O tratamento da síndrome de text neck é feito de forma conservadora. Normalmente são utilizados medicamentos, como relaxantes musculares e analgésicos, calor local e em alguns casos reabilitação muscular. A cirurgia nessa região não está descartada, mas pode e deve ser evitada, para isso basta corrigir a postura quando fizer uso dos aparelhos móveis. Marcelo Amato orienta que “o aparelho deve estar sempre que possível na altura dos olhos”. Recente pesquisa realizada pela empresa Global Web Index mostra que o Brasil é o terceiro país do mundo em que as pessoas dedicam mais horas do seu dia ao celular. Ou seja, são três horas e 14 minutos por dia conectados. Entre o grupo de jovens, o número sobe para quatro horas por dia. O ortopedista Luciano Temporal ensina que é necessário ter muita atenção com a postura corporal durante o uso desses aparelhos. \"Quando estamos sentados devemos apoiar os cotovelos sobre uma superfície e colocar o telefone à nossa frente sem abaixar a cabeça, deixando a mesma numa posição neutra\", orienta. Entretanto, o especialista adverte que a medida apenas minimiza os problemas. “Nunca deixamos de correr riscos, até porque nossa atenção está voltada muito mais para o celular do que para nossa postura\", alerta. Uma dica para evitar lesões é sempre fazer alongamentos nas áreas mais sobrecarregadas durante a utilização dos celulares. Outra orientação é evitar longos períodos usando o celular - ou fazer intervalos, se isso for preciso. Em caso de lesões já detectadas, é possível tratá-las através da manipulação muscular (técnica em que os fisioterapeutas utilizam as mãos), alongamentos, RPG (Reeducação Postural Global), ou exercícios para fortalecer e alongar a musculatura corporal.
MODA Cabelos coloridos viram febre entre jovens Cada vez mais comum entre jovens, adolescentes e até crianças, os cabelos coloridos fazem sucesso, mas exigem cuidados especiais com os fios A proximidade do verão vai deixando tudo mais colorido: as peças de roupas, as bijuterias, as bolsas, os acessórios em geral. E também os cabelos. Cresce a quantidade de pessoas que estão descolorindo as madeixas — no entanto, não para ficarem loiras, como de praxe, mas para, por cima, passar tintas com as chamadas cores fantasia: rosa, verde, azul, amarelo, roxo, vermelho. Todas com uma diversidade de tons quase infinita. Para a cabeleireira Bianca Amafer, a pandemia, ao lado da variedade de cores, é responsável por essa tendência. Em casa, as pessoas estão mais à vontade para mudar. “Com o home office, elas estão mais livres, não precisam tanto usar a imagem para provarem a competência delas no trabalho”, afirma. A visagista e colorista Caíssa Frota ainda observa que muita gente está aproveitando para dar um tempo aos fios e deixá- los naturais. As profissionais contam quem têm clientes de todas as idades. “Não é algo infantil ou de adolescente. As possibilidades são tantas que dá para fazer em pessoas mais velhas. Tem o acobreado rosé, o moreno iluminado rosé”, detalha Bianca. Caíssa, no entanto, admite que é bem mais raro ver pessoas pintando os cabelos com cores coloridas a partir dos 45 anos. “Acho que ficam achando que não têm mais idade para mudar assim”, lamenta. Com as crianças, a visagista explica que é preciso ser mais cauteloso, mas não é um impeditivo. “Primeiro, não devemos encostar o descolorante na pele, porque tem amônia. Segundo, temos de tomar cuidado com os vapores e com o cheiro”, explica. A alternativa mais comum, segundo ela, é fazer só uma ou duas mechas. Os pequenos já ficam contentes e correm menos risco. Foi assim, aos 12 anos, que Mayara Maia, estudante de biologia, começou a colocar cores fantasia nos cabelos. A mãe só deixou uma mecha: vermelha. Aos 17 anos, descoloriu inteiro e pintou de azul, pela primeira vez. “Minha mãe dizia que era uma fase, mas eu acho que não. Continuo me vendo pintar o cabelo, mudando a cor, o corte em qualquer idade. Eu não gosto de ficar sempre do mesmo jeito, é questão de gosto”, conta.
Ela nunca foi dessas que choram por cada centímetro cortado. Caso não gostasse do resultado, paciência. E até fazia experimentos pouco promissores, como cortar sozinha. “Eu cortava em casa, com minhas amigas. Ia ao salão, ficava torto ou curto, não ligava, porque crescia”, relembra. No início deste ano, Mayara, hoje com 23 anos, estava com mechas laterais. Mas, há três meses, ela repetiu a experiência dos 17 anos e descoloriu inteiro. Chegou até a ir a um casamento com as madeixas rosas e azuis. Presas em uma trança, o efeito ficou incrível. Mas não veio de graça: “Os fios ficaram bem mais ressecados por causa do descolorante, embaraça mais fácil.” Para minimizar os problemas, a estudante segue o cronograma capilar. Cabelos descoloridos Lady Gaga tem trocado a cor do cabelo com frequência. De vez em quando, ela simplesmente fica loira. O cabelo já descolorido permite a variação A visagista Caíssa deixa claro que a atenção aos cabelos coloridos é por eles terem sido descoloridos previamente e não por conta da tinta com cor fantasia. “É o mesmo processo de alguém que adotou o loiro platinado. É um cabelo danificado. Descoloração é um dano, mas aí a gente tenta minimizar e reverter, cuidando bem. Se você tem um machucado no joelho, não vai usar calça jeans ou passar esponja”, compara. O cronograma capilar, feito por Mayara, é algo que a profissional recomenda aos clientes de forma geral. “O hábito mais importante é cuidar do cabelo sempre. Se você quer ser uma pessoa saudável, não adianta comer uma salada uma vez por mês, tem de Lady Gaga tem trocado a cor do cabelo com ser regularmente. É a mesma coisa.” frequência. Ao descolorir o cabelo, Bianca afirma que se faz um (foto: Instagram/Lady Gaga) compromisso. “Fazemos teste de mecha para ver a resistência do fio, usamos uma oxidação baixa, entregamos o melhor cabelo possível, mas isso é só 50% do processo. Eu oriento sobre como fazer em casa”, afirma. Cuidando, ela garante que é possível, sim, ter um cabelo descolorido — e pintado por cima, ou não — comprido, saudável e bonito. A perda gradativa da cor é uma questão inerente a quem usa cores fantasias. Mas Bianca explica que, quanto mais vibrante e com mais pigmento for o tom escolhido, mais vai demorar. “Tons pastéis sairão mais rápido”, afirma. Mas ela alerta que algumas cores também desbotam de uma forma mais bonita: “A cor rosa, por exemplo, volta para o loiro. Já o azul desbota, mas não fica loiro. Daí, a única solução é cortar os fios.” Caíssa explica que o ideal, em todo caso, é que não se lave o cabelo todo dia — isso evita o desbotamento rápido. Além do cronograma capilar, ela orienta usar produtos liberados para low-poo ou no-poo, sem parabenos e outras substâncias nocivas. “Usamos xampu abrasivo porque colocamos no cabelo componentes que não são biodegradáveis. Os compostos não biodegradáveis fazem mal para o cabelo, para o meio ambiente e exigem o uso de um xampu abrasivo, que faz mal para o fio e vai desbotar a cor”, explica. Manu Gavassi aproveitou o cabelo platinado para levar cores ao MTV Miaw 2020 Vocabulário: profissional que usa um conjunto de técnicas para valorizar a beleza de um rosto. (foto: Instagram/Manu Gavassi)
TECNOLOGIA Cursos oferecem formação para quem pensa em tecnologia Há chances para quem deseja entrar no mercado de trabalho, além de escolas voltadas exclusivamente para mulheres e pessoas negras, com o objetivo de promover a diversidade na TI. O mercado de trabalho para desenvolvedores não para de crescer. Interessados em investir nessa carreira e que não têm meios de pagar por um curso, pode se candidatar tanto para uma bolsa gratuita. Entre as opções, há algumas voltadas para mulheres e outras para pessoas negras, com o objetivo de promover a diversidade na TI. Também é válido buscar informações em órgãos como as secretarias de educação de prefeituras e governos estaduais sobre bolsas e programas de capacitação. Plataformas e projetos gratuitos • +1 Code O projeto tem como objetivo transformar jovens de periferia em programadores por meio de cursos gratuitos. Os interessados podem fazer um cadastro e passam por uma entrevista. As aulas são semanais e promete um professor exclusivo por aluno. Os treinamentos duram seis meses. Site: https://mais1code.com.br/ • Coursera O Coursera conta com uma série de cursos gratuitos preparados por universidades e empresas. Há cursos tanto instituições como USP, Unicamp e ITA quanto de empresas como Cisco, Intel e Microsoft, entre várias outras. As aulas são gravadas e, via de regra, os conteúdos são legendados. Além de materiais para assistir e ler, os alunos precisam realizar testes ao final de cada lição. • Cursos Para quem se interessa por programação, a plataforma oferece conteúdo de Python, Java, PHP, lógica de programação e desenvolvimento de apps para celulares, por exemplo. Há ainda conteúdo focado em certificações para gerenciamento de dados, segurança da informação, gestão de infraestrutura em nuvem e outras áreas aquecidas da TI. Site: https://www.coursera.org/ • Generation Brasil Generation é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2014 pela consultoria McKinsey que oferece cursos gratuitos de curta duração (até 3 meses) para pessoas entre 18 e 30 anos que não estejam empregadas. Há turmas abertas para desenvolvimento web, mobile e na plataforma .NET. Site: https://brazil.generation.org/
• Khan Academy Assim como o Coursera, o site oferece vários cursos em diferentes níveis sobre linguagens como HTML, CSS, SQL e JavaScript. Há ainda cursos com noções básicas de lógica e conteúdo de matemática, português, ciências e história, para quem precisa reforçar os conhecimentos do ensino fundamental e médio. Site: https://pt.khanacademy.org • Programadores do Amanhã O projeto pretende capacitar jovens negros para atuarem no mercado de tecnologia. Os cursos são totalmente online e ensinam como desenvolver sites e programas. Os estudantes ainda recebem aulas de inglês e de metodologias ágeis. Cada jovem possui um mentor, responsável por acompanhar o aprendizado e ajudar com a inserção no mercado. Estudantes de qualquer escola pública do Brasil podem se candidatar para as 50 vagas do curso. Site: https://programadoresdoamanha.org/ • Reprograma Iniciativa voltada para mulheres que não têm recursos ou oportunidades para aprender a programar, a Reprograma oferece um curso online, livre e gratuito de tecnologia para meninas de 14 a 18 anos. As interessadas passam por um mês de oficinas e 400 são selecionadas para o curso sobre tecnologia, que envolve desde conhecimentos de desenvolvimento de produtos digitais até aulas de marketing. Site: https://www.reprograma.com.br/ • Santander Becas O programa de bolsas do Santander oferece oportunidades de formar talentos em desenvolvimento de software, que podem ser contratados pelo próprio banco. Uma das ofertas disponíveis é o Santander Bootcamp 2022: programa online gratuito para quem deseja aprender programação para web ou mobile. São 50.000 bolsas para todo o Brasil. Site: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html • Soul Bilíngue A ONG Soul Bilíngue oferece bolsas de estudo internacional, imersão na língua inglesa, mentorias e acolhimento emocional para jovens de baixa renda. Em um formato gamificado, os selecionados para o programa ficam imersos durante seis meses em atividades diversas envolvendo o inglês com aulas semanais e mentorias com estrangeiros e brasileiros proficientes no idioma. Os alunos mais comprometidos e assíduos ganham bolsas de estudo de inglês no exterior. Site: https://www.soulbilingue.com/ • Como decidir? O presidente da Associação Brasileira de Startups e fundador da edtech Sirius, Felipe Matos, indica uma lista de temas e perguntas que ajudam no processo de decisão por uma escola online. ✓ Conteúdo dos cursos: em geral, as escolas publicam uma lista de tópicos que são abordados durante as aulas. Verifique se os temas estão alinhados com o que você precisa saber para entrar no mercado. Por exemplo, esses conhecimentos são cobrados em entrevistas e testes para as vagas desejadas? ✓ Formato: antes de investir, fique atento se o curso é apenas playlist de vídeos e textos, se eles oferecem experiências de aprendizado no seu próprio tempo ou têm aulas ao vivo. E fique atento para identificar se o curso possui apenas teoria ou reserva tempo para projetos e exercícios práticos? ✓ Comunidade: o curso promove algum tipo de troca e interação com os outros alunos, seja por meio de um fórum ou grupo em aplicativo ou rede social? A escola promove algum evento ou oferece a possibilidade de mentoria com profissionais do mercado? ✓ Parcerias e empregos: a escola oferece parcerias com empresas para desenvolvimento de conteúdo ou ações de relacionamento? Existe algum tipo de apoio para o aluno conseguir emprego? \"Uma boa dica é sempre falar com outras pessoas que passaram pelo curso para entender mais sobre ele e se é para você\", comenta Matos.
ATUALIDADES Quais são as profissões do futuro que você precisa conhecer? Além do mercado de tecnologia, outros têm crescido bastante, como é o caso da área ambiental e de bem-estar. Quer saber em quais profissões ficar de olho? Confira a seguir! • 1. Desenvolvedor de Softwares O desenvolvedor é o responsável por construir o mundo digital. Todos os sistemas, aplicativos de celular e programas de computador são criados por esse profissional. Isso tem, inclusive, estimulado os jovens a buscarem cursos de graduação na área. Afinal, quanto mais pessoas e empresas utilizam softwares, maior é a demanda por profissionais qualificados. É o que anda acontecendo nos últimos anos e essa tendência parece ter chegado para ficar. Por isso, quem escolhe ser desenvolvedor tem grandes chances de se dar bem no mercado — e dificilmente ficará sem emprego. Mas as oportunidades não caem do céu, viu? É preciso investir em formação e estudar bastante! • 2. Analista de Big Data Com tanta gente e dispositivos conectados o tempo inteiro à internet, a quantidade de dados armazenados online é gigantesca. E como lidar com esse volume enorme? O que fazer com tudo isso? Quem categoriza, trata e analisa toda a informação obtida dos dados é o Analista de Big Data, uma das profissões do futuro mais faladas do momento. Parece uma carreira interessante para você? Os dados são muito valiosos não só para as empresas como também para várias instituições e governos. A partir deles, é possível extrair informações valiosas e que podem servir para os mais diversos objetivos, como entender o comportamento de consumidores e identificar tendências. • 3. Especialista em Segurança da Informação Aqui, a relação com a informação é diferente. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre a profissão, saiba que o objetivo do profissional de Segurança da Informação é garantir disponibilidade, autenticidade e confidencialidade de conjuntos de informações. Isso porque muitas organizações precisam proteger ao máximo suas informações, como é o caso dos bancos e outras instituições financeiras. Dá para imaginar que, se os seus sistemas são invadidos, os prejuízos e as perdas são enormes. • 4. Analista de Marketing Digital O Marketing Digital é uma área que tem crescido bastante nos últimos anos. Os recursos disponíveis na internet e nas redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para as marcas. Qual é a empresa, hoje, que não se preocupa em marcar presença nos meios digitais, não é verdade? Com as redes sociais, as empresas conseguem ter um relacionamento diferente e mais próximo com os clientes, o que traz vantagens para os dois lados. Por mais que o Marketing exista há um tempo, as tecnologias digitais fizeram a área ganhar outras proporções. Se acha que ela tem a ver com você, investir nessa carreira pode ser uma boa ideia! • 5. Gestor Ambiental Não é surpresa para ninguém que a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. Tanto que até mesmo os governos de diferentes países têm feito acordos para tentar reduzir os impactos causados pelo homem na natureza. Esse contexto faz com que o Gestor Ambiental esteja entre as profissões do futuro. Será que você se identifica com ela? O trabalho desse profissional é preservar e recuperar o meio ambiente, ajudar empresas a usarem de forma consciente os recursos naturais, tratar os resíduos gerados, entre outras ações.
• 6. Terapeuta Alternativo Nunca se falou tanto em qualidade de vida e bem-estar como hoje. O desenvolvimento de problemas de saúde física e mental é cada vez mais comum, sendo um reflexo tanto do contexto social quanto da rotina corrida, cheia de obrigações, tarefas e responsabilidades. Diante disso, as pessoas estão percebendo que precisam cuidar mais delas mesmas para estarem bem. Além da Medicina tradicional, muitas têm buscado Terapias Integrativas e Complementares para o tratamento de dores, estresse, depressão, ansiedade e outros problemas. • 7. Gestor de desenvolvimento de negócios de Inteligência Artificial O gestor de desenvolvimento de negócios cria, estabelece e insere programas eficientes nas empresas para acelerar as vendas por meio da Inteligência Artificial (IA). O especialista é capaz de criar, por exemplo, fluxos conversacionais, como chatbots. O profissional desenha, planeja e cria conteúdos, encontra possíveis riscos e problemas e gerencia o desenvolvimento de squads. Ainda é capaz de analisar dados com aplicação de técnicas de aprendizado de máquina — também conhecido como Machine Learning. • 8. Arquiteto e Engenheiro 3D O arquiteto e o engenheiro 3D são profissionais que usam as ferramentas tecnológicas para a criação de projetos em três dimensões. Assim, eles precisam conhecer e dominar as ferramentas para entregarem resultados cada vez mais inteligentes e otimizados aos clientes do ramo de construção civil. • 9. Gestor de Sustentabilidade Essa é uma especialidade mais promissora que não está tão associada às inovações tecnológicas. O gestor de sustentabilidade estuda maneiras eficientes de usar os recursos disponíveis na natureza de maneira equilibrada e consciente. Dessa forma, o profissional precisa ter formação e especialização em cursos ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade. • 10. Geneticista O geneticista é um especialista que manipula e modifica o mapeamento genético dos seres vivos, como animais, plantas e seres humanos. A principal finalidade é melhorar os seus aspectos genéticos. Para ser geneticista é preciso realizar um mestrado ou doutorado. Saiba que, quanto mais capacitações nessa área, maiores são as chances e oportunidades de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. • 11. UX designer O UX designer é o profissional responsável pela usabilidade de um site, serviço ou produto. Sua principal função é levar em consideração as necessidades funcionais e emocionais dos clientes e ajudar a criar uma boa experiência do usuário. É daí que vem UX — de User eXperience. Para conseguir alcançar bons resultados, os especialistas elaboram testes de usabilidade e consultam os usuários para compreender suas principais intenções. Com o crescimento do uso das ferramentas tecnológicas e do mercado digital, essa função é de grande importância para os empreendedores. • 12. Gestor de Resíduos Por causa dos prejuízos ambientais provocados pelas indústrias, o gestor de resíduos ganha destaque no mercado, assim como no caso do gestor de sustentabilidade. Ele é capaz de mudar o destino do material eliminado pelas fábricas e, assim, evitar o descarte incorreto no meio ambiente. Também busca incentivar a reciclagem e a reutilização dos materiais. Alguma destas profissões do futuro tem a sua cara? Escolher uma carreira para seguir não é uma tarefa fácil. Mas, saiba que, quanto mais informação você tiver, mais certeira vai ser a sua decisão! Além disso, agora que já conhece algumas das principais profissões do futuro, dá para ter uma ideia das áreas que mais crescem no mercado de trabalho. Só vale dizer que uma coisa é certa: não dá para apostar em uma profissão sem investir em qualificação profissional. Uma boa formação é o que dá a base necessária para um futuro de sucesso! E o mercado oferece diversos cursos capazes de contribuir com sua carreira. É necessário que você analise as características de cada área e escolha o que é sua cara.
POPZERA Quadrinhistas da Marvel e DC ilustram lendas brasileiras Chupa-cabra, Loira do Banheiro, Boitatá e outros tradicionais mitos brasileiros ganharam contornos de super-heróis (ou vilões) Uma mulher forte, no sentido mais literal da palavra, com habilidades sobre-humanas e criada longe de quaisquer centros urbanos. Dedica sua vida, então, a combater ameaças que afetam, principalmente, os mais indefesos. Poderíamos estar falando de algumas de dezenas de personagens dos quadrinhos: Mulher- Maravilha? Tempestade? Não. O alvo da descrição é a brasileiríssima Caipora. A personagem não é a única lenda brasileira com características de supers da ficção. O boto cor de rosa, por exemplo, alterna entre forma humana e animal – como Mutano, da DC – e dá pra traçar alguns paralelos entre o Chupacabra e o Venom, da Marvel. Pensando nisso, um quadrinhistas brasileiros que trabalham para as maiores editoras do planeta se juntaram para ilustrar os mitos brasileiros – com a mesma qualidade que vemos os Vingadores e a Liga da Justiça.
O projeto envolve mais de 50 artistas. Todos com um trabalho relevante dentro da indústria. Entre eles estão o desenhista Ronan Cliquet, paulistano que desenha pra Marvel desde os 17 anos, e a colorista gaúcha Cris Peter, consagradissíma no mercado e responsável por trabalhos em títulos como Batgirl e X-men. As ilustrações foram feitas com um objetivo bem claro: produzir um livro que reunisse todas as artes.
EU, AUTOR Giganotosaurus carolinii Autor: Cristian Johnnata Barbosa da Silva Turma: 7º Ano A Turno: Manhã
FALA, PROFESSOR Por que sou professor? (ou por que sou tão feliz sendo professor?) Lembro que dos 11 aos 17 anos acordava todos os dias bem cedinho, tomava banho, tomava o café da manhã e ia para o colégio. Hoje, com 26 anos, não mudou absolutamente nada nessa rotina. Como professor, continuo levantando da cama com o dia amanhecendo, continuo tomando meu bom cafezinho, e, depois, \"#partiucolégio\". Já imaginou a sua vida da mesma forma? Já imaginou repetir essa mesma rotina até se aposentar? Acredito que muitos cansam só de imaginar. E, de fato, estar fazendo a mesma coisa há tantos anos pode ser cansativo e muito chato, não é verdade? No meu caso, não! É por fazer isso quase Victor Mesquita, professor de História do todos os dias que sou feliz! Então, em três pontos vou Educandário Maria José explicar a você o porquê de eu ter escolhido essa profissão e não outra (já imaginou um Mesquita cozinheiro? Ou policial? Quem sabe um atendente de lanchonete?). •1°: Ser professor é a minha missão, minha contribuição como ser humano. Penso que nossa vida deve ter uma missão, certo? Imagina viver só por viver. Um dia após o outro, sabendo que em algum momento tudo vai acabar, e você só existiu... Acredito que nós, eu e você, precisamos de um propósito, uma razão para viver que nos traz prazer, felicidade. Pense comigo: o que você mais gosta de fazer? Será que fazendo isso você tornará melhor a vida das outras pessoas, ou as ajudará, ou as fará mais feliz? Sou professor, em primeiro lugar, para tentar fazer você achar o seu lugar no mundo. Contribuir com a vida dos meus alunos é a minha meta diária. •2°: Ser professor é nunca ter um dia chato e repetitivo Imagina trabalhar diante de uma máquina todos os dias. Para alguns seria o paraíso trabalhar com calma, tranquilidade, operando algum computador ou robô. Para mim, seria o oposto! Eu preciso lidar com pessoas, ouvir suas histórias, suas dificuldades, suas piadas... Preciso de uma rotina que me faça rir, falar, escutar, aprender. Quando faço isso, me sinto vivo, me sinto em casa, em família. Então, ser professor é saber que nenhum dia vai ser igual ao outro. Todos os dias vão ser diferentes porque todos os dias nós somos diferentes, nós falamos de coisas diferente na sala de aula. A minha felicidade vem de interagir com vocês, de aprender com vocês. •3º: Ser professor me permite fazer as coisas que mais gosto de fazer: aprender e ensinar. Como professor, sou um eterno estudante. Preciso aprender, revisar, buscar livros, séries, filmes e animes que me ajudem a aprender mais, a ensinar melhor. Será que eu lembro tudo o que aconteceu na Roma Antiga? E quais foram as batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial? Qual foi a primeira batalha que Napoleão Bonaparte ganhou? Às vezes a memória falha. Preciso revisar, reaprender. E, para mim, não tem nada mais gostoso! Sou professor porque aprender é a minha maior paixão e minha maior obrigação. Nenhuma outra profissão me permitiria ser mais feliz, porque é como professor que, todos os dias, posso fazer o que amo fazer. “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.” Rubem Alves
ECONOMIA O que é Inflação? Inflação é um termo da economia que significa aumento generalizado de preços de bens e serviços. O resultado é que o poder de compra da população cai porque os preços estão mais altos, tornando os produtos menos acessíveis. Em resumo, com a inflação, o dinheiro vale menos gradativamente e, com o passar do tempo, serve para comprar uma quantidade menor de bens ou serviços. • Cálculo da Inflação A inflação é \"medida\" ou averiguada mensalmente por meio do consumo das famílias. Essa forma de medir os preços gera o que, em economia, é denominado índice. No Brasil, o índice da inflação é o INPC (Índice de Preços ao Consumidor) que é verificado todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Todas as famílias têm padrões de consumos diferentes. Por exemplo, algumas consomem carne todos os dias e outras somente uma vez ao mês. Assim, para compreender o comportamento dos preços para a média das unidades familiares, o IBGE estabeleceu o que chama de população-objetivo. Nesse grupo estão compreendidas as famílias cujo rendimento mensal varia entre um e cinco salários mínimos. Essas famílias fornecem aos técnicos do IBGE os preços de produtos que adquiriram ao longo do mês. Esses produtos são definidos periodicamente por meio de um instrumento denominado POF (Pesquisa do Orçamento Familiar). Nessa pesquisa constam os serviços, bens e produtos consumidos pelas população-objetivo, que informa o quanto pagou por cada um. Índices da Inflação Considerando a diferença de padrões das famílias, há outros índices que também são usados pelo IBGE para calcular a inflação no Brasil. O principal deles é o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que resulta da observação de outros índices de verificação de preços. Entre eles está o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), usado para averiguar o consumo das famílias que recebem entre um e 40 salários mínimos, independente da fonte de rendimento e residentes nas áreas urbanas. Também são usados para medir a inflação o IPCA-15 e o Índice da Cesta Básica.
• Variações de Preços Alguns produtos representam maior importância na variação de preços do que outros. Entre eles estão os serviços permanentes, como eletricidade, fornecimento de água e coleta de esgoto, telefonia e transporte. No cálculo de preços, esses serviços têm maior peso, por exemplo, que uma bala ou uma lata de óleo de cozinhar. A comparação de preços é mensal e anual. Por isso é possível saber o comportamento de preços e, a partir deste dado, a possibilidade ou não de inflação. Efeitos da Inflação A inflação é marcada por efeitos internos e externos. Internamente, o processo é marcado pelo aumento da quantidade de dinheiro para a aquisição de produtos. Já do ponto de vista externo ocorre a desvalorização da moeda. • Extremos de Inflação O Império Romano e a Alemanha viveram os dois exemplos clássicos de extremos de inflação na história. No império Romano, na era do imperador Diocleciano, houve a desvalorização da moeda imperial, os denários. As moedas eram confeccionadas com ouro puro e tiveram que ser fabricadas com o metal impuro. O imperador não percebeu a causa, lançou a culpa sobre os comerciantes e puniu quem praticasse preços acima dos fixados. No século XX, a Alemanha viveu o que foi considerado e maior inflação da história. Entre janeiro de 1919 e novembro de 1923, os preços aumentaram 1.000.000.000.000%. O nível da inflação foi uma das causas preponderantes para a deflagração da 1ª Guerra Mundial e os alemães acusaram as nações signatárias do Tratado de Versalhes do prejuízo. • Deflação A deflação é o processo inverso da inflação. Com ela, os preços em geral caem e, caso não haja controle da política econômica, o resultado do processo é a recessão do país. • Juros Entre os principais sinais da inflação estão os juros. Em resumo, juros é o preço do dinheiro. Consistem no que será pago sobre o que foi tomado de empréstimo em operações financeiras, são cobrados em moeda e corrente e expressos em percentagem. • Taxa Selic Taxa Selic é o nome da taxa de juros que o governo brasileiro usa para calcular os juros de quem empresta dinheiro. A Selic também é chamada de Taxa Referencial e é calculada todos os meses pelo Copom (Comitê de Política Econômica), que é subordinado ao Banco Central do Brasil.
PORTUGUÊS Dicas de livros para ler nas férias Ler livros nas férias é uma maneira de ampliar o vocabulário divertindo-se e estimulando a imaginação e a criatividade. \"Ler um livro vai além da obrigação da preparação para provas escolares ou vestibulares, tornando-se uma oportunidade para adquirir conhecimento, ampliar o vocabulário, exercitar a imaginação e ser mais criativo(a). Que tal dar um espaço para as obras literárias como forma de lazer nas férias? A literatura é rica em gêneros textuais, conta com autores para todos os gostos e livros para todos os bolsos. Há também as obras de domínio público, que podem ser acessadas gratuitamente. O Brasil tem grandes nomes em seu hall de escritores. Muitos estão presentes na rotina dos estudantes, tais como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira e outros. As instituições de ensino buscam estimular a leitura por meio das listas de obras literárias de seus vestibulares. Além dos escritores brasileiros já consagrados, há espaço para a literatura estrangeira (desde os clássicos até os contemporâneos). Ficção e realidade estão presentes nos livros que acompanham o estudante durante sua vida. Alguns enredos rendem tanto que são adaptados para o cinema e TV.\" • O que ler nas férias? Se você ainda não sabe o que ler nas férias, opção não falta! É possível trazer sensações diferentes para a leitura, como colocar músicas de fundo que correspondem às cenas dos livros (alguns mais atuais trazem sugestões), anotar suas frases preferidas, pesquisar curiosidades sobre o ambiente em que a história se passa. Há também a possibilidade de conciliar o tradicional livro físico com os e-books. 1. Machado de Assis Fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis está presente nas aulas de literatura e língua portuguesa de escolas de todo o país, assim como é figura recorrente em provas de vestibulares e em algumas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Machado começou sua carreira com obras do Romantismo e depois deu uma virada em seu estilo de escrita, dando o pontapé inicial no Realismo no Brasil. Conheça algumas de suas obras: - Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881): Já imaginou uma obra em que o morto conta a história de sua vida? Esse é o enredo de Memórias Póstumas
de Brás Cubas, uma revolução para a literatura da época (e ainda hoje). Brás Cubas conta diferentes episódios de sua vida, sem ordem cronológica, e convida o leitor a mergulhar em suas experiências. - Quincas Borba (1891): Quincas Borba, personagem que aparece em Memórias Póstumas de Brás Cubas, deixa sua herança para o ingênuo Rubião no fim do século XIX. Ao mudar para o Rio de Janeiro, Rubião terá que conviver com o jogo de interesses da sociedade e conhecerá mais sobre a relação de poder entre as camadas sociais. - Dom Casmurro (1899): Os adolescentes Bentinho e Capitu são apaixonados um pelo outro, mas a ida de Bentinho ao seminário separa os dois. Em sua preparação para ser padre, ele conhece Escobar, jovem que vira seu amigo e companheiro de fuga do local. Anos mais tarde, já casado com Capitu, Bentinho passa a desconfiar de sua companheira a partir da morte de Escobar, ficando a dúvida se houve ou não adultério. O leitor terá que ver os relatos e descobrir se existe traição ou se o fato é apenas resultado do ciúme do protagonista. 2. Graciliano Ramos Graciliano Ramos trouxe para a literatura brasileira uma visão real, crítica e dura da vida humana, em especial no sertão brasileiro. Temas como a seca, a fome, a rotina do sertanejo, o funcionalismo público, a figura autoritária do pai e política estão presentes em suas obras. Confira alguns de seus livros: - Vidas Secas (1938): Principal livro de Graciliano Ramos, Vidas Secas traz a história da família de retirantes comandada pelo vaqueiro Fabiano e sua mulher. Os personagens partem rumo ao sul, buscando um local em que haja água, comida e oportunidade de emprego. A obra explora a miséria do sertão e aborda aspectos psicológicos dos personagens. - São Bernardo (1934): traz a história de Paulo Honório, homem de origem humilde que busca crescer na vida e abre mão de sua humanidade, tornando-se bruto e violento. A narrativa conta com duas formas do protagonista: narrador e personagem. Enquanto personagem, Paulo Honório aparece no passado, mas como narrador o tempo do texto é o presente. - Memórias do Cárcere (publicação póstuma - 1953): Graciliano Ramos foi preso em 1936, sendo solto em 1937 por pressão dos intelectuais brasileiros. Dez anos depois, o autor escreveu suas memórias do período em que ficou preso, falando sobre violência, atraso político, perseguição e outros temas. 3. Rachel de Queiroz Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz foi uma romancista, cronista e jornalista que ganhou destaque com obras de cunho social, em forma de Romance, para falar da luta do povo contra a seca e a miséria. Em seu primeiro livro, “O quinze”, a autora baseou-se no que vivenciou com a escassez de água e comida que motivou sua ida com a família para o Rio de Janeiro. Estão entre suas obras: - O Quinze (1930): O livro aborda a grande seca de 1915 e os dilemas dos retirantes nordestinos: sair em busca de uma vida melhor ou permanecer na sua amada terra?
- A Donzela e a Moura Torta (1948): O livro reúne crônicas de Rachel de Queiroz que foram publicadas em jornais cariocas. - Memorial de Maria Moura (1992): É a história de uma filha de fazendeiro que fica órfã e larga suas terras por causa da cobiça de seu padrasto e primos. Acompanhada por alguns empregados, ela enfrenta dificuldades no sertão e começa a liderar saques e roubos, virando uma lenda como fora da lei. 4. Clarice Lispector De origem ucraniana, Clarice Lispector veio para o Brasil ainda criança fugindo da perseguição aos judeus. A escritora, também jornalista, colocava em suas obras problemas enfrentados pelas mulheres em diferentes idades e tabus do universo feminino. A autora teve, ainda, uma fase voltada para a literatura infantil. Fazem parte de suas obras: - Perto do Coração Selvagem (1944): Alternando entre o presente e passado, Perto do Coração Selvagem mostra a adolescência e juventude de Joana, uma órfã que é rodeada de personagens que influenciam na formação de sua personalidade (positiva ou negativamente). - O Lustre (1946): O Lustre é focado nos sentimentos de Virgínia, na forma como ela enxerga e vive o amor. Clarice Lispector não trata do ambiente em que está a personagem, mas do interior da protagonista, que tem a história contada da infância até a vida adulta. - A Hora da Estrela (1977): Último romance de Clarice Lispector, traz para os leitores a personagem Macabéa, a qual tem a história contada pelo narrador fictício Rodrigo S.M. Alagoana que vive no Rio de Janeiro, a protagonista não é convencional, e o leitor pode acompanhar seus delírios, desejos e sentimentos que resultam em um desfecho diferente do que foi por ela sonhado. 5. Lygia Fagundes Telles Primeira brasileira a ser indicada ao prêmio Nobel de Literatura, Lygia Fagundes Telles integra a Academia Brasileira de Letras e a de Ciências de Lisboa. Suas obras focam na psicologia feminina e no ambiente urbano. Conheça alguns livros da autora: - Ciranda de Pedra (1954): Esse livro traz a visão da filha caçula de um casal de classe média que passa por uma separação. A jovem expõe os podres da vida de fachada das famílias tradicionais e o jogo de poder presente na sociedade da época. Temas como ciúmes, traição e transtornos psiquiátricos são tratados de forma inovadora nessa obra. - As Meninas (1973): Ousado por tratar da repressão em tempos de Ditadura Militar, o livro As Meninas fala de censura e tortura, relatando os conflitos vividos por três jovens universitárias que moravam em um pensionato de São Paulo. Os leitores podem acompanhar as confidências de cada uma delas e conhecer mais sobre a época. - Conspiração de Nuvens (2007): O livro reúne ficção e realidade em um compilado de contos inéditos e lembranças da infância, histórias sobre viagens, crônicas e perfis sobre intelectuais brasileiros com os quais Lygia conviveu.
• Literatura Estrangeira A literatura estrangeira é responsável pelo crescente número de leitores adolescentes e jovens. Muitas obras chegam aos brasileiros por meio de suas adaptações para filmes, séries e programas de TV. Com a repercussão nos meios de comunicação, os fãs costumam procurar os livros que deram origem aos roteiros para conhecer as histórias de forma mais aprofundada. Entre os livros de língua estrangeira muito procurados estão: • Harry Potter • Senhor dos Anéis • Divergente • As Crônicas de Gelo e Fogo (série de livros de Game Of Thrones) • The Maze Runner • Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma (Jane Austen) • Crônicas de Nárnia Uma oportunidade para quem curte outro idioma é procurar seu livro favorito ou o que deseja para ler na língua original e exercitar a leitura instrumental e interpretação. Divertir-se e aprender: uma ótima escolha para o período de férias escolares! Por Lorraine Vilela Equipe Brasil Escola
MATEMÁTICA Receitas e despesas: o que são e como calcular seus valores? Autor: O Economista - 3 de maio de 2019 Há dois pontos essenciais quando falamos em receitas e despesas. Pois, tão importante quanto entender o significado de cada um dos termos, é saber como eles devem se relacionar para que a sua vida financeira seja estável e você não passe por apertos. Para começar, vamos aos conceitos. • O que é receita? Receita é o que você ganha em um determinado período, normalmente, usamos um mês. Para calcular a sua receita, leve em conta o seu salário líquido, que é o valor que você efetivamente recebe depois de descontados os impostos e os benefícios. Por exemplo, se você recebe R$ 1.380,00 e tem descontado R$ 130,00 de impostos, R$ 60,00 de INSS, R$ 45,00 de vale-transporte, o seu salário líquido é de R$ 1.145,00. A esse valor, some também outras fontes alternativas de renda, se você tiver. Digamos que você faça uns trabalhos extras, tenha uma poupança e receba uma pensão, chegando a esses valores: ✓ Poupança: R$ 483,65 ― depois falaremos um pouco mais sobre a poupança e seus valores; ✓ Trabalhos extras fixos: R$ 180,00; ✓ Pensão: R$ 250,00. Somando tudo, a sua receita mensal é de R$ 2.058,65. Aqui entra o detalhe da poupança. Normalmente, guardamos dinheiro para alguma emergência ou para realizar algum projeto, como já vimos aqui no blog. Então, você até pode incluir a poupança na renda mensal, mas se você não pretende gastá-la com as despesas rotineiras, é melhor não a somar aqui. Diante disso, temos uma receita mensal de R$ 1.575,00. Use a poupança como uma reserva mesmo e faça o controle do quanto depositar e de quanto ela rende de forma separada das contas diárias. Ao longo da nossa série ainda vamos falar bastante sobre esse investimento, que é a forma mais popular de guardar dinheiro no Brasil. • O que é despesa? Despesa é tudo aquilo que você gasta em um determinado período. Quem não lembra do pai ou da mãe dizendo, quando você ainda era criança, que “só dava despesa”? Bom, eles estavam falando de tudo aquilo que precisavam gastar com você ao longo do mês, como material escolar, roupas, calçados e alimentação, e também para a manutenção deles e da casa, como comida, aluguel, lazer, carro, entre outros. Ao colocar tudo na ponta do lápis, pode parecer que você tem muito mais despesas que receitas, mas é só porque há mais itens na lista e, não necessariamente, que os valores que saem são maiores do que os que entram. O importante aqui é não deixar nada de fora na hora de calcular os gastos, por isso, liste as grandes despesas, como moradia, alimentação, transporte, educação e saúde, mas também os pequenos, como uma ida ao cinema, um almoço ou jantar fora, a prestação de uma roupa e a mensalidade da academia. Vamos supor que a sua lista de despesas fique assim:
✓ Moradia (aluguel, água e esgoto, energia elétrica, gás e internet): R$ 720,00; ✓ Alimentação: R$ 280,00; ✓ Transporte: R$ 80,00; ✓ Lazer: R$ 100,00; ✓ Saúde: R$ 100,00 (reserva mensal); ✓ Prestações: R$ 45,00. A soma das suas despesas mensais é de R$ 1.325,00. Saber se esse valor é alto ou baixo vai depender do valor da sua receita. Pegando o nosso exemplo anterior, vamos levar em consideração que você tenha uma receita de R$ 1.575,00. Dessa forma, ainda sobram R$ 250,00. Se isso é bom ou ruim, tudo vai depender dos seus objetivos. • Receitas e despesas: qual a relação perfeita entre elas? Pegando o nosso exemplo de receitas e despesas, temos um resultado positivo ao diminuir os gastos dos ganhos. A princípio, isso é bom e significa que você tem um bom planejamento financeiro, pois conseguiu pagar todas as contas e ainda sobrou dinheiro. Essa sobra pode ser aplicada na sua poupança ou até ser usada para comprar algo que você precise à vista, evitando juros e uma dívida para outros meses. O “a princípio” ali em cima não quer dizer que sobrar dinheiro é ruim, apenas que, talvez, você queira economizar mais por mês. Se for esse o caso, o primeiro passo é voltar à lista de despesas e ver em que você pode economizar. Talvez, reduzir os gastos com lazer por um tempo seja o caminho, ou não cair na tentação de comprar algumas besteiras no mercado ou, até mesmo, economizar em água e energia elétrica ― que faz bem para o bolso e o meio ambiente agradece! Diante do que falamos até aqui, deu para perceber que não há uma resposta exata para qual é o equilíbrio perfeito. Tudo vai depender dos seus objetivos. Agora, o que não pode acontecer de jeito nenhum é deixar as despesas ficarem maiores que as receitas. Chegar a esse ponto é dor de cabeça na certa, pois pode desencadear vários problemas e virar uma bola de neve sem fim. Se envolver o cartão de crédito e o cheque especial do banco, a situação fica pior ainda, porque entram os juros bancários que, sabemos, são exorbitantes. Não vamos entrar em detalhes agora sobre como resolver problemas com dívidas, pois esse é um assunto de outro artigo, no qual falaremos exclusivamente sobre como sair do vermelho. Por hora, a nossa dica é: não chegue a esse ponto. Se você colocar tudo no papel e ver que vai faltar dinheiro para alguma despesa, priorize aquilo que não pode esperar, como aluguel e alimentação, e deixe o restante para o próximo mês. Evite a todo custo fazer uma dívida que vai desequilibrar suas finanças. ` Para calcular certinho as suas receitas e despesas, você pode usar a planilha de controle das finanças pessoais. Nela, você consegue colocar os valores que recebe mensalmente e também aquilo que gasta, tudo dividido por categorias, para que nenhum detalhe fique de fora. Outro ponto interessante da planilha é que ela é feita para um ano inteiro. Então, além dos gastos de um mês, você já pode planejar os próximos. Para fazer o download gratuito, é só clicar na imagem abaixo: https://docs.google.com/spreadsheets/d/14etuAc5lhxckuIJeXNqbYJ5XMEWxVxBC/edit?usp=sharing&ouid= 114749774016660867318&rtpof=true&sd=true
MATÉRIA DA CAPA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA AS FÉRIAS ESCOLARES PERFEITAS O ano já está chegando na metade e, para as crianças, esse é o período das tão sonhadas férias escolares. Vamos mostrar aqui diversas opções de ações e atividades que podem ser feitas com as crianças dentro de casa. Ficou curioso? Então, acompanhe com a gente! INVISTA EM PROGRAMAS RELEVANTES PARA AS CRIANÇAS A nossa primeira dica para que você consiga organizar um período de férias em casa que seja positivo para as crianças é investir em programas relevantes para elas. Para tanto, é necessário escolher atrações que sejam do interesse dos pequenos, e de preferência que contribuam com o desenvolvimento deles. Mesmo durante as férias, as crianças continuam em fase de amadurecimento e, por isso, atividades que estimulem a aprendizagem são de grande valia. Uma boa ideia é criar um pequeno calendário com as atividades principais a serem aprendidas e realizadas nas férias. Dependendo da idade, a família pode fazer isso em conjunto, deixando cada um dar suas sugestões e todos terem o mesmo direito ao voto. Abuse e use da imaginação! Pegue uma cartolina grande e permita que a criança desenhe os dias da semana. Caso ela não saiba escrever, vocês podem destinar animais ou desenhos para cada um dos dias. Abaixo deles você pode indicar a atividade que será realizada em casa dia. Envolver as crianças na escolha dos programas com certeza aumenta o entusiasmo pela prática, inclusive de atrações que, a princípio, não chamaria tanto a atenção delas. Se você curtiu a sugestão, mas não faz a menor noção do que propor para o período, não tem problema. Os próximos tópicos do nosso guia de férias para as crianças apresentam inúmeras propostas. Continue a leitura e confira!
PROPONHA RESPONSABILIDADE COM AS TAREFAS DE CASA Uma ótima ideia para férias em família durante a pandemia é aproximar as crianças das tarefas da casa. Isso não significa que eles devam ter obrigações domésticas diárias, mas, sim, que possam aprender algumas atividades básicas da rotina familiar. As tarefas a serem propostas vão variar conforme a idade da criança e a sua capacidade de realizá- las. Como cada um é diferente, essa missão e decisão são exclusivas dos pais. Alguns exemplos são: ✓ ajudar a varrer o chão; ✓ arrumar a cama; ✓ lavar a louça; ✓ levar o lixo para fora; ✓ encher as garrafas de água; ✓ colocar as roupas dentro da máquina de lavar; ✓ recolher as roupas do varal; ✓ passar um pano nos móveis; ✓ verificar se tem alimentos vencidos nos armários; ✓ organizar os brinquedos no final do dia; ✓ recolher objetos espalhados. Outra ideia legal para fazer com essas atividades é variar o que é destinado a cada um. Essa ação também pode ser decidida em uma reunião familiar e os calendários costumam funcionar bem, principalmente se forem criados em conjunto. Atenção! Além de algumas tarefas exigirem supervisão constante, essa é uma brincadeira pensada para as férias. Por isso, é interessante que você incentive o seu filho a cumpri-la, mas não cobre em excesso. Tenha em mente que ele pode estar cansado do ritmo proposto pela escola. Se você sentir que está ficando pesado para ele, espace mais o tempo para realizar cada uma das missões. Tornar a atividade lúdica, criando personagens, também pode ajudar. PESQUISE A POSSIBILIDADE DE SE FAZER ATIVIDADES ONLINE Sabe aquele assunto que o seu filho sempre teve curiosidade para conhecer, mas não tinha tempo? As férias são uma ótima oportunidade para começar a aprender coisas novas. Mais uma vez, é necessário esclarecer que as crianças não devem ter obrigações escolares durante o período de descanso. As atividades devem ser realizadas com cautela, e somente se for um real desejo dos pequenos. Existem muitas páginas online que proporcionam essa possibilidade, como essa plataforma da BIC Colorir e diversos canais educativos do YouTube. As opções são inúmeras: ✓ modelagem com massinha; ✓ desenho; ✓ ilustração; ✓ animação; ✓ línguas estrangeiras; ✓ canto; ✓ gravação de vídeos para YouTube; ✓ culinária; ✓ ciências; ✓ jogos, como xadrez e dama. Converse com o seu filho e veja quais são os assuntos que ele tem mais interesse. Investir em atividades educativas durante as férias é uma ótima forma de brincar e absorver aprendizado.
Se você tiver tempo, também pode participar com a criança. Esse envolvimento dos pais estimula, motiva e aumenta o interesse da criança pelo que está sendo proposto. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de trabalhar, por meio de brincadeiras, alguns assuntos em que eles têm uma maior dificuldade. SUGIRA PROGRAMAÇÕES QUE ENVOLVAM AS CRIANÇAS POR UM TEMPO MAIS LONGO Um dos principais problemas das famílias nas férias escolares, principalmente quando as crianças precisam ficar dentro de casa, em um espaço menor e mais delimitado, é pensar em tarefas que as envolvam por um longo período. Normalmente, as atividades caseiras tendem a não despertar tanto o interesse dos pequenos, fazendo com que durem pouco. Isso é um problema, pois o repertório dos pais necessita ser extenso para suprir o tempo livre dos filhos. Para tentar evitar essa situação, a nossa dica é para que você proponha, pelo menos em algum momento do dia, atividades que sejam mais longas. Existem diversas opções e a seguir vamos mostrar algumas para você se inspirar! • Projetos de construção Crianças são curiosas por natureza. Uma ótima proposta de atividade é criar projetos de construção. Pode ser qualquer objeto que seja do interesse deles. Se o seu pequeno curte prédios, vocês podem fazer uma maquete em conjunto, utilizando materiais reciclados como rolos de papel higiênico, folhas e massinhas de modelar, por exemplo. Outra ideia legal é construir os próprios brinquedos. Uma tradição antiga, que tem ficado um pouco esquecida, mas que estimula a criatividade e é uma brincadeira muito legal, é a confecção de pipas. Os adultos precisam ajustar o brinquedo para que ele suba, mas as crianças podem ficar responsáveis por toda a parte de decoração e acabamento. Além de maquetes e pipas, existem muitas outras ideias para construção de brinquedos com materiais que você provavelmente tem em casa. Se considera que falta imaginação para desenvolver essas atividades, pegue um papel e uma caneta e anote essas opções: ✓ cabana de jornal; ✓ castelo com caixas de papelão; ✓ formas geométricas com canudos; ✓ castelo de cartas; ✓ casinha utilizando papel e papelão. Por fim, não podíamos deixar de falar das possibilidades de construção que podem envolver brinquedos prontos, como é o caso dos blocos de montar, que permitem inúmeras combinações de peças e ideias. • Fabricação de algo Além da construção de brinquedos, outra atividade que exige da criatividade infantil e que pode envolver a criança por um bom tempo é a fabricação de algum item. Os pequenos gastam tempo pensando no projeto, depois realizam a fabricação e, por fim, ainda brincam com o ele. Por esse motivo essa ideia é tão legal e consegue preencher um bom tempo das férias escolares. Aqui, mais uma vez, devem prevalecer os gostos da criança. Se o seu filho curte esportes, você pode incentivá-lo a fabricar o seu próprio material esportivo. Existem diversos vídeos no YouTube com materiais acessíveis para a prática esportiva, como as raquetes de papelão, as bolas de papel ou as petecas feitas com jornal e sacola plástica. Depois de criar o objeto, disponibilize materiais de artes de qualidade para que a criança consiga deixar o brinquedo com a cara dela. Se for necessário pintar no papelão, considere uma boa canetinha ou marcador permanente, que pode ser usado em diversas superfícies. Se for em folha, você pode utilizar lápis e assim por diante.
Lembre-se que a ideia não é que a fabricação seja perfeita, mas sim que o seu filho possa trabalhar a coordenação motora fina de modo divertido e ainda consiga produzir um objeto com as próprias mãos. Por isso, não se apegue se ele utilizar uma qualidade elevada de cola ou se o recorte ficar torto. • Leitura de histórias em quadrinhos O incentivo à leitura é uma missão para os pais. Apesar de os pequenos terem momentos destinados à leitura na escola, o tempo dessa atividade, muitas vezes, não é suficiente para que um hábito possa ser criado na rotina das crianças. Ler é uma atividade incrível, que desperta a imaginação e a inteligência e, por isso, precisa ser estimulada. Para as férias escolares, período de maior descontração, você pode oferecer para o seu filho revistas em quadrinhos. Aposte na variedade de personagens e histórias, até que ele tenha um favorito. A partir daí, provavelmente ele vai querer focar na história preferida dele. Se o seu pequeno ainda não sabe ler, você precisa entrar em cena e participar desse momento. Mesmo quando a leitura ficar por conta dos adultos, existem diversas formas de fazer a criança participar mais ativamente da história. Uma delas é conversar ao mesmo tempo que lê. Perguntar o que ela acha que acontecerá, por exemplo, já é uma forma de instigar a imaginação e fazê-la pensar no que está ouvindo. Além da leitura de livros prontos, você também pode propor que o seu filho crie a própria história em quadrinhos. Ele pode escrever falas pequenas para os personagens ou apenas desenhar a história e contar com as próprias palavras. ENCONTRE MANEIRAS DE TORNAR A CASA DIVERTIDA Uma das ações que os adultos podem colocar em prática para tornar as férias escolares dentro da residência mais animadas é fazer com que a casa fique mais divertida. Independente de qual seja o tamanho do lugar que a família vive, existe sempre a possibilidade de criar ações para que o ambiente seja mais atrativo para os pequenos. Como essas atividades dão um pouco mais de trabalho e precisam de uma participação ativa dos adultos, a sugestão é deixá-las para o final de semana. Caso o seu filho esteja tendo contato com um número restrito de crianças, essa é uma ótima oportunidade para convidar um amiguinho para que ele possa interagir e ainda se divertir muito dentro de casa.
A seguir separamos duas grandes ideias que podem ser realizadas com as crianças para deixar a casa mais alegre. Não se esqueça de que você pode (e deve) adaptar as sugestões à sua realidade e ao gosto do seu filho. • Viagem ao quintal Qual criança não sonha em acampar no quintal? Essa atividade pode receber o nome de viagem ao quintal, a fim de torná-la mais atrativa para as crianças. Os adultos podem criar um cenário que remeta a uma viagem, despertando a imaginação tão presente na infância. Para proteger as crianças do frio noturno e dos insetos, recomenda-se a utilização de barracas. Se você não tiver uma em casa, é possível utilizar sacos de dormir e escolher lugares que sejam cobertos, como uma garagem. Para a noite ser especial, separe histórias, prepare jogos de tabuleiro e cartas e pense em um menu diferente, que possa ser degustado de dentro da barraca ou no conforto do quintal. Ah! E não se esqueça: se o seu filho não tem irmão e não tiver a possibilidade de convidar um amigo, a sua participação é indispensável para que a noite seja animada! • Acampamento na sala A nossa próxima dica é para aqueles que não têm quintal em casa ou para as famílias que querem variar nas brincadeiras divertidas. A atividade que vamos sugerir é um superacampamento na sala. Isso mesmo! Qualquer criança vai adorar. Mais uma vez, é possível criar um cenário que envolva a brincadeira, incentivando a imaginação dos pequenos. Para que se sintam mais envolvidos no processo, permita que eles mesmos construam o seu próprio acampamento. Vale usar cadeiras para servir como base da cabana, lençóis, colchão e cobertas. A partir disso, deixe que as próprias crianças pensem e criem o que considerarem mais legal. Esse processo, além de muito divertido, é um grande aprendizado. Assim como na atividade anterior, é necessário que os pequenos gostem e se sintam à vontade com a brincadeira. Também é indicado que outras pessoas participem na missão. Então, se você não tiver mais de uma criança em casa e não puder chamar um amigo, já sabe né? Terá que participar! PLANEJE PROGRAMAÇÕES PARA DIAS ESPECIAIS A nossa última dica para você proporcionar férias escolares perfeitas para as crianças é adicionar ao calendário de planejamento programações para dias especiais. Como o nome já diz, essas atividades devem ser aquelas que não serão realizadas rotineiramente, mas que fazem os pequenos contarem nos dedos o tempo que falta para chegarem. Os adultos e as crianças podem decidir em conjunto quais serão as brincadeiras a serem realizadas nesses momentos específicos. As ideias podem ser variadas e mudar conforme o gosto e os costumes de cada família. Além disso, é extremamente necessário considerar a disponibilidade em ajudar os filhos nessas tarefas. Sabemos que programações especiais costumam exigir a presença de adultos, então não se esqueça de abrir a sua agenda no momento do planejamento. A seguir vamos trazer algumas sugestões para que você possa se inspirar. Quem sabe uma delas não será perfeita para a sua realidade? Continue acompanhando e descubra! • Criança na cozinha A primeira opção de atividade para um momento especial é criar o dia da criança na cozinha. Nele, os pequenos podem participar da preparação de todas as refeições, ou os pais podem escolher uma específica. Os pratos a serem preparados podem variar de dificuldade conforme a idade das crianças, mas sempre há como adaptar e encontrar alguma alternativa que se encaixe às possibilidades dos participantes.
Como esse dia especial deve contar com a ajuda e a supervisão de um adulto, é necessário que você considere o seu tempo livre. Se ele não for muito, uma boa ideia é investir em um lanche da tarde que seja prático de preparar, como um bolo, por exemplo. As crianças adoram e há adaptações para todas as idades, inclusive opções sem açúcar. Se os seus filhos já são maiores e você curte cozinhar com as crianças, deixe esse dia para o final de semana e aumente a dificuldade da receita. Nesse caso, uma boa pedida é fazer o almoço ou o jantar em conjunto. Um rodízio de pizza caseiro pode ser uma ideia fácil, prática e saborosa! • Noite do cinema Para os papais muito ocupados ou para os fãs de filmes, a atividade especial pode ser uma incrível noite do cinema. Vocês podem escolher um filme, uma trilogia, ou até mesmo um seriado que a família toda goste de curtir junto. Para tornar o momento diferente do que simplesmente sentar e ver televisão, a ideia é montar um cenário legal. Se o seu sofá for confortável e amplo, leve uma coberta e deixe tudo ainda mais aconchegante. Se a sua sala tem espaço para um colchão, você pode apostar em um acampamento em família na frente da televisão. Para comer não se esqueça de estourar pipoca doce e salgada na panela. Outros aperitivos que a criança gosta também podem completar essa atividade. Ah! E se o seu filho for muito pequeno, não vai ter jeito: você precisará escolher desenhos animados ou filmes para crianças que sejam do interesse dele. • Exposição de artes Em geral, as crianças adoram desenhar e brincar com materiais de artes. Com o seu filho não deve ser diferente. Uma boa ideia para passar o tempo e investir no desenvolvimento infantil é apostar em atividades que envolvam pintar, desenhar, modelar esculturas com massinha, entre outras. O ideal é que os pequenos fiquem à vontade para criar no seu tempo. Por isso, uma boa ideia para um evento especial é combinar uma data para reunir todos os trabalhos do seu filho para que ele faça uma exposição de artes. O tempo para planejar essa missão pode variar conforme o interesse e a ansiedade da criança em mostrar os seus trabalhos. Uma ou duas semanas parece razoável para que ela consiga produzir algumas obras e não perca o interesse na exposição. Você pode convidar familiares para conferir os trabalhos, ou fazer uma chamada de vídeo, caso não esteja tendo contato com os parentes. Outra boa ideia é pedir que a criança dedique os trabalhos a pessoas queridas para ela. • Dia sem televisão A nossa última dica para um dia especial vai exigir muita imaginação dos pais e também das crianças: um dia inteiro sem televisão. Em um primeiro momento pode parecer difícil, mas existem inúmeras possibilidades de atividades, conforme você pôde conferir neste guia. Basta planejar bem para que o dia seja variado e divertido. Essa é mais uma ideia em que as crianças podem ser protagonistas. Eles podem escolher as brincadeiras favoritas e você também pode adicionar algumas tarefas que gostaria que completassem o dia. O importante é que as horas sejam exploradas longe das telas. Se o seu filho que vive a geração Alpha e não olha tanta televisão, mas fica muito tempo no computador ou no tablet, você pode fazer o dia sem aparelho eletrônico. A ideia é que os pequenos experimentem momentos realmente diferentes e que serão marcantes nas férias escolares. Depois das nossas dicas, esperamos que você esteja preparado para montar um bom roteiro de férias escolares e que possa proporcionar ao seu filho grandes momentos, mesmo em meio ao cenário pandêmico que nos encontramos. Incentivar a imaginação, brincar em família e fazer com que eles se sintam parte da rotina é uma missão que pode dar um pouco de trabalho, mas que trará muitas alegrias.
INGLÊS Como Aprender Inglês de Graça: Cursos Gratuitos Karina Matos Karina Matos Se você é daquelas que sempre imaginou que para aprender inglês e possuir conhecimentos sólidos seria necessário desembolsar uma fortuna, este artigo veio para te mostrar que isso não é bem verdade. Os cursos de inglês gratuito, são uma das diversas facilidades que a internet proporciona para quem deseja aprender inglês em definitivo e sem gastar muito. Continue lendo para saber mais sobre os diversos cursos de inglês ofertados na internet de forma gratuita e com excelência. Confira! •Cursos de inglês gratuito: Curso Santander Em parceria com a instituição do British Council do Reino Unido, o banco Santander vai oferecer 5000 mil vagas para cursos de inglês gratuito. O curso será online e irá abranger do nível A1 ao C1 por meio do desenvolvimento de jogos e exercícios de fixação. Já a carga horária será de 48 aulas, que são equivalentes a duas horas de estudo semanal e com duração de três meses. Além disso, os interessados podem fazer um teste de nivelamento e também recebem o certificado de conclusão do curso de inglês. Basta clicar aqui. •BBC Learning English A BBC (British Broadcasting Corporation) também é uma das instituições que fornecem cursos de inglês gratuito. A corporação possui o programa BBC Learning English, que ensina o idioma por meio de um portal no qual é ministrado o curso de inglês. Além disso, por meio do portal, o aluno tem acesso a diversos materiais gratuitos, como áudios, vídeos e textos. Dessa forma, o aluno pode realizar o download dos materiais sem dificuldade e estudar no conforto de casa. Para se inscrever no curso da BBC, basta acessar este link. •Cursos de inglês gratuito – MOOC O MOOC (Massive Open Online Courses) é mais um dos programas da instituição British Council do Reino Unido. O programa MOOC oferece cursos de inglês de diferentes tipos e voltados para atender professores, estudantes, assim como também para pais que desejam aprender o idioma para ajudar os filhos em casa. Além disso, dentro do programa MOOC, existe o curso temático English for the Workplace que é voltado para o inglês utilizado no mercado de trabalho. Caso tenha interesse em conhecer os cursos de inglês online e gratuito oferecidos pelo programa MOOC, basta acessar este link. •Cambridge English A Cambridge University também fornece cursos de inglês gratuito por meio da instituição parceira Cambridge English. Com mais de 100 anos de experiência, a Cambridge University conta com alto nível de reconhecimento pelos métodos que usa para o ensino. O curso conta com diversos materiais gratuitos e atividades que visam a preparação para exames. Para acessar o conteúdo, acesse o portal do Cambridge English. •ESOL Courses Outro site grátis que pode ser uma ótima opção para um curso de inglês gratuito é o ESOL Courses. A sigla ESOL quer dizer English for speakers of other languages e é um portal aberto que disponibiliza grande quantidade de materiais e diversos cursos de inglês, todos online.
Além disso, os cursos de inglês gratuito da ESOL Courses abrangem diversos níveis de conteúdo, voltados tanto para alunos, quanto para professores. • Curso Unesp Já para aquelas pessoas que pretendem aprimorar suas habilidades com um curso de inglês gratuito, voltado para a escrita, é possível utilizar os cursos que a UNESP oferece. A instituição disponibiliza em seu site aulas gratuitas de escrita na língua inglesa. O curso voltado para a escrita inclui textos, vídeos, atividades e até mesmo fóruns que auxiliam muito no ensino do idioma. Caso tenha interesse no curso da Unesp, basta clicar neste link para acessar agora mesmo o curso de inglês gratuito. • Instituto Federal Outra instituição nacional que oferece cursos de inglês é o instituto federal, no caso o IF. Além disso, o instituto oferece diversos cursos em diversas áreas e sobre diversos assuntos. No entanto possui também uma categoria de idiomas, onde é possível encontrar cursos de inglês gratuito e totalmente online para os mais variados níveis. • Alisson Alisson é uma das primeiras plataformas a disponibilizar um curso de inglês gratuito e online. Inaugurado em 2007 ainda é um excelente site para se aprender, contanto com um vasto número de cursos, seu foco principal é melhorar as habilidades daqueles que fazem o curso. Dessa forma, o curso Alisson busca ajudar esses alunos a conseguir empregos ou então obter uma promoção em seu atual trabalho. Isto faz com que a plataforma tenha disponível excelentes cursos para diversos níveis. • Future Learn O Future Learn, possui um diferencial em relação aos outros cursos apresentados, visto que muitos deles podem ser feitos por conta do próprio aluno. Já o Future Learn é um curso de inglês gratuito que traz incentivos para que seus alunos socializem entre si e tenham conversas com outros alunos que realizam o mesmo curso, o que pode ser uma proposta interessante visto que o curso possui mais de um milhão de inscritos nas aulas. Os cursos oferecidos pelo Future Learn são provenientes de 40 lugares ao redor do mundo todo e incluem instituições de renome tais como o British Museum e o British Council. No site as aulas são disponibilizadas semanalmente e é possível acompanhar o andamento das aulas com sua turma, o que é altamente recomendável, ou então assistir por conta própria no seu ritmo. • edX O site Edx é um dos maiores relacionados ao ensino de inglês no mundo. Criado pelo MIT em conjunto com Harvard, nesta plataforma é possível encontrar vários cursos ministrados por professores reais das melhores universidades. Assim como a grande maioria dos cursos universitários, as aulas no curso de inglês gratuito edX são ministradas ao longo de algumas semanas e levam um certo tempo para serem concluídos, aqui também é possível acompanhar o curso junto com a turma, ou então seguir seu ritmo e encaixar o andamento do curso na sua rotina. • Udemy O Udemy é uma plataforma de cursos que disponibiliza uma grande quantidade de material, sobre os mais variados assuntos e temas, disponibilizando desde aulas sobre computação avançada a idiomas.
Contanto com dezenas de milhares de cursos, o Udemy também disponibiliza um bom número de cursos de inglês gratuito. Até mesmo os cursos que não são gratuitos possuem a vantagem de serem extremamente acessíveis a qualquer um. No Udemy é possivel ter acesso a palestras em vídeo, bem como diversos materiais gratuitos e também questionários que irão te auxiliar a aprender a língua inglesa de forma natural. Uma das vantagens é que você pode aprender na velocidade que quiser e testar seus conhecimentos após assistir uma aula ou ler uma das lições escritas. •Open Learning O Open Learning apresenta uma proposta diferente para o ensino dos cursos em seu site. Ou seja, nesse caso, o ensino não foca em professores universitários, mas em pessoas que possuem os conhecimentos e estão dispostas a compartilha-los. No entanto também há algumas universidades o que traz equilíbrio entre cursos profissionais e casuais No open Learning, qualquer um pode criar ou fazer seu próprio curso. Assim, a plataforma consegue reunir uma grande quantidade de cursos privados, e disponibiliza-los de forma gratuita a qualquer pessoa que queira aprender inglês definitivamente, mas não tem dinheiro para investir em um curso pago. Lá é possível encontrar dentre diversos cursos e áreas, curso de inglês gratuito. •Canvas Network O Canvas network se destina aqueles alunos que não cansam de aprender, sendo assim destina-se a qualquer um que mesmo após terminar seus estudos ainda desejam continuar na trajetória rumo ao conhecimento e se esforçar para aprender mais. O Canvas oferece diversos cursos de muitas universidades. Além disso, diversas de suas aulas possuem qualidade a nível profissional. O site incentiva os alunos a aprenderem de forma conjunta acompanhando as aulas e dialogando sobre as lições desenvolvidas, ainda assim é possível seguir seu próprio ritmo e os materiais estão disponíveis quando o curso terminar. •Coursera A plataforma Cousera é extremamente famosa e proporciona aprendizado segundo seu próprio ritmo, onde você pode acompanhar os cursos a mediada que eles ocorrem de forma síncrona ou então acompanhar o material após a sua finalização, sendo que esta escolha fica totalmente a seu critério. Cada curso possui vídeos instrutivos, assim como diversos questionários após a finalização, o que permite ao aluno testar seus conhecimentos de diversas formas. Além disso, existe também a opção de tarefas que os próprios colegas corrigem, o torna a plataforma extremamente interessante. A Coursera possui em sua estrutura uma grande quantidade de instituições parceiras que oferecem diversos cursos, incluindo entre eles universidades que ofertam cursos de inglês gratuito.
ARTE 4 atividades para fazer com seu filho nas férias! POR GRAFITTI As férias são uma oportunidade maravilhosa para estreitarmos os laços com as pessoas queridas. Longe do trabalho e dos compromissos, podemos relaxar e fazer apenas as coisas que nos dão prazer. E por que não aproveitar essa época gostosa para encontrar atividades para fazer com seu filho? Atividades artísticas sempre são uma ótima pedida. Além de entreterem adultos e crianças, trabalhos manuais são perfeitos para estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. A criança que entra em contato desde muito nova com artesanato e com atividades artísticas aumenta a sua sensibilidade, o seu senso estético, as suas habilidades cognitivas e se torna uma pessoa mais criativa e inovadora. Esses momentos ficarão para sempre na memória de pais e filhos, fortalecendo a amizade, a confiança e o afeto mútuos. Mas que tipo de atividades podemos fazer? Veja algumas dicas abaixo: 1. Pintura e desenho As crianças adoram desenhar e pintar. Muitas vezes, elas podem espalhar a sua arte por todo canto (até em lugares indesejados, como as paredes da sala). Mas, se você participar, certamente essa será uma atividade muito mais divertida! Tente oferecer algo diferenciado, como guache em bisnaga, canetas coloridas e giz pastel. Livros de desenho também são muito legais, e as crianças os adoram!
2. Trabalhos em EVA O EVA é um material emborrachado, geralmente vendido em placas dos mais diversos estilos e cores. Maleável, presta-se a vários tipos de trabalhos manuais, como flores, bonecas, painéis e o que mais a sua imaginação preferir. Uma maneira interessante de trabalhar com EVA é utilizando furadores, que podem ser de diversos formatos: bichinhos, flores, corações e formas geométricas. Aproveitando a época de fim de ano, você e as crianças podem fazer enfeites para decorar a casa. 3. Massa de modelar Uma atividade divertida, educativa e que estimula a criatividade e a coordenação motora é a brincadeira com massinha de modelar. Essa atividade pode ser realizada tanto por crianças mais pequenas (cuidado para não ingerir a massinha) como pelas maiorzinhas. Hoje em dia, no mercado, há muitos modelos de massinhas de modelar, seguras, atóxicas, coloridas e com moldes diversos para tornar a brincadeira ainda mais interessante. Depois que as crianças terminarem de modelar, você pode guardar as “obras de arte” dos pequenos. 4. Scrapbook O scrapbooking é uma atividade que nunca sai de moda, que consiste em personalizar um caderno ou um álbum de fotografia, colando nele desenhos, figuras, enfeites e tudo o mais que a imaginação mandar. Vocês podem montar um scrapbook de férias, com fotos, desenhos e outras lembranças dos inúmeros momentos divertidos que vocês desfrutaram juntos. Será uma recordação inesquecível, que estará sempre ao alcance das mãos. As crianças poderão, inclusive, levar o scrapbook à escola para mostrar aos amigos e aos professores. Usando a criatividade, você pode encontrar ainda mais atividades para fazer com seu filho durante as férias, passando momentos prazerosos com os seus pequenos, que serão sempre lembrados com carinho.
EDUCAÇÃO FÍSICA 11 atividades físicas para crianças fazerem nas férias Vamos conhecer alguns exercícios divertidos para os pequenos gastarem energia? As férias escolares são momentos excelentes para aproveitar o tempo livre da criançada e incentivar a prática de atividade física. Todo mundo sabe a importância de praticar exercício e manter o corpo ativo. Prevenir doenças e manter o bem-estar são só alguns dos benefícios. Os hábitos saudáveis devem começar cedo, ainda na infância. Para ser considerada uma criança ativa, o pequeno deve praticar 60 minutos de exercício diariamente, mesmo que isso seja dividido ao longo do dia. Vamos conhecer algumas atividades físicas para as crianças fazerem nas férias? • Pular corda Uma das brincadeiras mais amadas pelas crianças mexe com o corpo inteiro e não precisa de muitos aparatos para a diversão começar. Basta pegar uma corda, se ela for grande ainda é possível várias crianças para participarem da brincadeira. Além de gastar energia, esta atividade desenvolve a coordenação motora e promove a compreensão de ritmo. • Capoeira Muitos pais têm receio em colocar os seus filhos em aulas de luta por conta do contato físico intenso. Na capoeira, ele não existe. Nesta modalidade, as crianças aprendem a se defender e estimulam o reflexo, coordenação motora e equilíbrio. Além de “jogar”, na capoeira os pequenos também cantam e tocam, desenvolvendo ritmo e musicalidade. A prática é liberada para crianças acima de 5 anos. • Balé A principal dança praticada pelas crianças estimula o alongamento, flexibilidade, postura e fortalecimento muscular. As coreografias também oferecem alguns benefícios, como: noção espacial, criatividade, musicalidade e coletividade. As aulas de balé podem começar cedo, a partir dos 3 anos de idade. Contudo, o uso da sapatilha de ponta só é recomendado para quem já tem mais de 12 anos. E vale lembrar que meninos também podem fazer balé e desenvolvem os mesmos conhecimentos. • Peteca Outra brincadeira que tem sido um pouco esquecida pelas crianças é a peteca. Ela é uma excelente forma de atividade física, pois estimula o movimento e o desenvolvimento da coordenação motora. Os pequenos podem começar confeccionando os brinquedos e depois aproveitar a diversão.
•Circo Dentro das aulas de circo, as crianças são expostas a diversas atividades lúdicas que estimulam o lado criativo e treinam habilidades específicas. Por exemplo, as manobras nos tecidos e os saltos no trapézio garantem fortalecimento muscular e flexibilidade. •Judô Muito mais do que um simples esporte, essa luta é uma filosofia de vida. Entre os benefícios físicos do judô, estão: força muscular, alongamento e bom reflexo. Já entre as vantagens mentais, temos o respeito pelo adversário e a disciplina. Apesar de ser para todo mundo, essa arte marcial é altamente recomendada para crianças agitadas, que não têm controle de sua força e precisam de mais concentração e autocontrole. A prática do judô pode começar aos 5 anos, quando o pequeno já consegue aprender como cair sem se machucar. • Futebol A paixão nacional não podia ficar de fora da lista. O esporte pode ser praticado por um grupo grande de crianças ou então só em dois brincando com chutes ao gol. Se as crianças tiverem idades variadas, fique de olho na criação das equipes para que a partida seja justa. • Bicicleta Andar de bicicleta é a atividade ideal para toda a família participar e movimentar o corpo. Se a criança for pequenininha, não esqueça de usar os modelos com rodinhas. Escolha um parque perto de casa e aproveite para passarem uma tarde deliciosa e divertida pedalando ao ar livre. Para completar o dia no parque, descanse comendo um saboroso piquenique saudável com cookies e biscoitos, snacks, pipoca e frutas. •Natação Você possui piscina no seu condomínio ou em casa? Aproveite as férias de verão para colocar as crianças na água. Se você não possui uma piscina, tire um dia para levar os pequenos ao clube ou parque aquático. Algumas academias e espaços culturais também oferecerem aulas de natação exclusivas para crianças. Nadar é uma atividade física saudável e divertida para todas as idades. Dentro da água, você ainda pode realizar algumas outras brincadeiras divertidas, como o vôlei, corridas, marco polo, polo aquático e muito mais. •Parede de escalada Essa brincadeira, na verdade é um esporte que estimula a força, coordenação motora, autocontrole e determinação. A atividade é ideal para crianças maiores de 7 anos de idade, já que a parede de escalada exige uma boa estratégia para encontrar o melhor caminho para o topo. • Ioga Prática comum entre os pais, a ioga também é uma atividade física recomendada para as crianças. Postura, concentração, alongamento, controle da respiração e consciência corporal são os principais benefícios deste exercício. As brincadeiras que apresentamos hoje são fáceis de serem incluídas na rotina, simples e acessíveis de se fazer. Qual era a sua atividade favorita quando criança? Conte para a gente nos comentários. Uma vida saudável começa na infância, por isso invista em uma alimentação nutritiva e equilibrada e atividades físicas para as crianças. Desta forma, os pequenos vão se acostumar com hábitos saudáveis desde os primeiros anos.
CIÊNCIAS Aproveite as férias para realizar experiências com as crianças em casa A curiosidade e a vontade de colocar a “mão na massa” são características dos pequenos Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro) Aproveite as férias para realizar experiências com as crianças em casa Entenda a importância dos experimentos na infância As crianças são pequenos cientistas por natureza. É por meio da tentativa e do erro, da observação de causas e efeitos, e da prática contextualizada que as crianças constroem sua compreensão do mundo e começam a desenvolver seu pensamento crítico. É por isso que as experiências científicas para crianças são tão interessantes e proveitosas! Na infância, é tão importante aprender brincando e colocar a “mão na massa”, que existem metodologias de ensino totalmente alinhadas com tais ideias. Duas delas são a aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas, em que os estudantes lidam com problemas reais e interdisciplinares. Essas metodologias têm como foco a participação ativa da criança na construção do seu conhecimento. São os pequenos que levantam hipóteses, refletem sobre possíveis soluções, colocam em prática suas teorias e, assim, têm um aprendizado mais significativo. Essas duas metodologias são grandes tendências da Educação, pois assim como nos experimentos científicos, são um forte estímulo à criatividade, à curiosidade, à habilidade de resolver problemas e ao pensamento crítico. A curiosidade sem limites, a paixão por novas descobertas e a vontade de colocar a “mão na massa” são características das crianças • Vulcão de lava Os vulcões caseiros estão entre as experiências científicas para crianças mais conhecidas e, também, entre as mais divertidas! Para construir o seu vulcão, providencie: ✓ uma garrafa PET vazia de 2 litros; ✓ papel pedra ou papel machê; ✓ bicarbonato de sódio; ✓ sabão em pó; ✓ corante vermelho, amarelo ou laranja; ✓ vinagre. Primeiro, chame seu filho para a construção do vulcão. A garrafa PET forma a base — corte a parte de cima para formar a “cratera”. Em volta da garrafa, vocês podem usar papel pedra, papel machê ou até mesmo jornal e cola para moldar o vulcão. Depois, coloquem dentro da cratera: ✓ 2 colheres de sabão em pó; ✓ 6 colheres de água; ✓ 1 xícara e meia de vinagre; ✓ os corantes de sua preferência.
Para provocar a erupção, basta adicionar a essa mistura cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio. • Ciclo da água Que tal fazer uma pequena atmosfera dentro de uma jarra? É isso mesmo! Com esse experimento, as crianças podem aprender mais sobre o ciclo da água e os fenômenos da natureza. Você vai precisar de: ✓ uma jarra de vidro temperado; ✓ um prato fundo; ✓ água; ✓ cubos de gelo. Ferva um pouco de água e, depois, transfira o líquido quente para a jarra de vidro. Coloque o prato virado para cima na boca da jarra e espere um pouco até que o vapor da água acumule no prato. Em seguida, coloque alguns cubos de gelo em cima do prato, e voilà: começará a chover dentro da jarra. Isso porque o ar quente da jarra encontrará o ar frio que está em cima do prato, o que vai provocar a condensação do vapor e a formação de gotas de água. É exatamente isso que ocorre na atmosfera. Antes de explicar esses fenômenos para seu filho, deixe-o refletir um pouco e levantar hipóteses, para que ele possa participar ativamente da construção do conhecimento. • Disco de Newton Já ouviu falar no disco de Newton? Esse é um experimento bastante conhecido na Física e pode deixar os pequenos fascinados! Anote aí os materiais: ✓ papelão; ✓ cartolina branca; ✓ tintas nas cores vermelho, laranja, amarelo, azul, verde, violeta e anil; ✓ cola branca; ✓ furador de papel; ✓ um lápis ou palito de churrasco; ✓ fita adesiva. Primeiro, corte o molde de um círculo no papelão e encape com a cartolina branca. Use uma régua para marcar 7 divisões triangulares no círculo, todas com o mesmo tamanho — parecerá uma pizza. Faça um furo bem no centro e passe o lápis ou vareta, fixando-o com auxílio de uma fita adesiva. Por último, pinte cada uma das divisões com uma das cores do arco íris. Espere secar e pronto: use o apoio do lápis ou da vareta para girar o disco o mais rápido que puder. A mistura das cores durante a rotação fará com que todas desapareçam e o círculo se torne branco. Agora que você viu por que as experiências científicas para crianças são excelentes pedidas para momentos de diversão e podem contribuir bastante com o desenvolvimento dos pequenos, que tal experimentar todas as dicas que demos?
HISTÓRIA Museu da Cidade do Recife oferece atividade gratuita nas férias; confira a programação Na oficina \"A Cidade e o Museu: um mapa afetivo\", participantes poderão conhecer um pouco sobre os mapas da cidade e expressar suas impressões sobre os locais do Recife Por Portal Folha de Pernambuco Nestas férias, o Museu da Cidade do Recife convida a garotada para a oficina \"A Cidade e o Museu: um mapa afetivo\", onde poderão conhecer um pouco sobre os mapas da cidade e expressar suas impressões sobre os locais do Recife que fazem parte do seu dia a dia. A oficina de desenho gratuita é oferecida às famílias durante a visitação ao Museu, de terça a sábado, das 10h às 16h. Mas neste sábado (9) e na terça- feira (12), as oficinas terão uma edição especial, com duração mais longa. Além do desenho, incluem atividades de colagem e carimbos com a temática do patrimônio da cidade. Para participar não precisa inscrição prévia, basta comparecer no horário da atividade. No sábado (9), a oficina \"A Cidade e o Museu: um mapa afetivo\" acontece nos períodos da manhã e da tarde, das das 10h às 12h e das 14h às 16h. Já na terça-feira, a atividade especial será das 14h às 15h. Serviço: Férias no Museu da Cidade do Recife Oficina \"A Cidade e o Museu: um mapa afetivo\" De terça a sábado, das 10h às 16h - Até 31 de julho Edição especial Sábado (9 de julho) - 10h às 12h e das 14h às 16h. Terça-feira (12 de julho) - das 14h às 15h A oficina é gratuita, assim como o acesso ao Museu. Visitas em grupo podem ser agendas pelo telefone (81) 3134.3761 ou pelo e-mail [email protected].
GEOGRAFIA Por que está chovendo tanto? Entenda fenômeno de Ondas de Leste, que afeta cinco estados do Nordeste Por Clarissa Góes e Pedro Alves, TV Globo e g1 PE As precipitações no Grande Recife têm relação com um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que também causa chuvas em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A Agência Pernambucana de Águas e Clima explicou que região está no início do período chuvoso, quando são esperados sistemas que provoquem fortes precipitações. Esse período vai até o fim de julho e, por vezes, até o início de agosto. Nos últimos dias, ocorreu um \"resquício\" de frente fria que veio do Sul do país e se juntou a um Distúrbio Ondulatório de Leste. Fenômeno Ondas de Leste provocou chuvas que causaram mortes em Pernambuco — Foto: Arte/g1 Os Distúrbios Ondulatórios de Leste, também chamados de Ondas de Leste, são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil. Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil. \"A previsão climática realizada por todos os centros estaduais do Nordeste do Brasil, indicou que aqui, para a parte leste do Nordeste, a previsão é de que as chuvas, o acumulado para o trimestre de junho a agosto, fique acima do normal\", disse. Embora em menor intensidade que nos dias anteriores, a previsão é de que continue a chover na região, bem como na Zona da Mata, Agreste e Sertão, de acordo com a Apac. \"Se já é um período em que chove muito, com chuvas acima do esperado, espera-se que em alguns momentos nós tenhamos essas chuvas intensas também\", explicou Aparecida Fernandes. \"Hoje, ainda tem previsão de chuvas né mas aqui na Região Metropolitana e na Mata Norte. As chuvas devem ser de intensidade fraca e pontualmente moderada. Na Mata Sul, no Agreste e no Sertão já é de chuva
de moderada. A Mata Sul ainda está um pouquinho mais forte, mas não há previsão de chuvas fortes como teve nos últimos dias\", declarou. De acordo com o instituto, as chuvas podem variar de 50 a 100 milímetros ao dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, e devem atingir as capitais São Luís e Fortaleza, além das regiões \"norte cearense, noroeste cearense, leste maranhense, norte maranhense, oeste potiguar, oeste maranhense, metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe, norte piauiense, sertões cearenses, central potiguar, centro-norte piauiense, agreste potiguar, leste potiguar\". Também é importante se atentar a possíveis desastres que podem ser causados pelas tempestades. Conforme o Inmet, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. No Loteamento Nova Prazeres, em Marcos Freire, quase toda a população perdeu tudo. As águas do Rio Jaboatão cobriram a maioria das casas, levando móveis, eletrodomésticos, roupas, motos, carros e outros bens materiais dos moradores. Na manhã desta terça, muitas ruas ainda estavam alagadas. A limpeza das casas só foi possível depois que as águas baixaram um pouco na tarde da segunda-feira (29). Alguns lugares ainda não têm energia, nem água. Os moradores retiram as sujeiras com água de poço ou com ajuda de vizinhos. O gari José Lopes, de 44 anos, ainda não conseguiu voltar ao lar. Esteve abrigado durante três dias na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Marcos Freire, e estava arrumando as coisas porque conseguiu um abrigo provisório na Escola Municipal Professora Tecla Teixeira. \"Nem a cheia de 2020 chegou a ponto deste ano. Eu perdi tudo, tudo. Só não a casa, porque tem que ver se afetou a casa. Se tem rachadura. Só consegui salvar essa cadelinha. Tentei voltar ontem, mas está tudo revirado. Tá tudo acabado\", explica. José Lopes ainda sofreu uma lesão na perna, podendo ter uma piora com as águas do último sábado. \"Ontem, a gente teve que ir no Tecla Teixeira para cadastrar pela prefeitura. Andando com esses ferimentos dentro d'água, porque eu trabalho como gari, mas o que importa a gente ter a vida, né?\", aponta José.
REDAÇÃO A Redação Nota 1000 do RevTeste 2022.1 Como todos já sabem, os alunos do 9º ano produziram, no RevTeste aplicado no início de junho, textos dissertativos que valeram como a Verificação de Aprendizagem da disciplina de Redação. Na II Unidade, os alunos aprendem a desenvolver os textos argumentativos. Assim, o texto copiado abaixo trata-se da parte do Desenvolvimento de um texto dissertativo., excluindo-se, assim, a Introdução e Conclusão do mesmo. Leia a produção vencedora. É fato que mundo está cada vez mais moderno e tecnológico, o que causa mudanças em diversas áreas da sociedade e, dentre elas, o mercado de trabalho. A tecnologia, que está cada vez mais avançada, faz com que robôs passem a executar tarefas que sempre foram realizadas por humanos. Nesta troca, algumas vantagens são percebidas pelas empresas: máquinas não adoecem, não recebem salários, não estão ligadas a sindicatos, dentre outras. É o caso da rede de fast food MC Donald’s que, seguindo o fluxo, está cada vez mais mecanizada, apresentando totens para a realização dos pedidos que, antes, precisavam de um atendente para anotar tudo. Além disso, conseguimos observar consequências desastrosas na vida de muitas pessoas. Muitas estão passando necessidade por terem perdido o emprego para as máquinas. Aumenta, com isso, o índice de pobreza do nosso país. A capacitação de profissionais para lidar com a tecnologia não é uma realidade na maioria das redes onde, normalmente, troca-se o funcionário antigo por um “mais bem preparado” para lidar com a nova realidade do trabalho. Porém, vale ressaltar que, em muitos casos, os “empregados que não adoecem” não realizam trabalhos que são diretamente dependentes do ser humano, como dar aula, por exemplo ou até mesmo construir e programara própria máquina que, futuramente, “roubará” sua posição na empresa. Aluna: Maria Luiza Melo de Albuquerque Turma: 9º Ano A Turno: Manhã
FAMÍLIA A importância da classificação indicativa por José Eduardo Cardozo e Paulo Abrão “Não se engane, tem coisas que o seu filho não está preparado para ver.” Eis o mote da campanha que a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça lança, em parceria com os meios de comunicação e as entidades de proteção das crianças e adolescentes. O objetivo é conscientizar sobre a importância da classificação indicativa. Com a redemocratização, esta importante conquista da sociedade foi concebida na Constituinte para substituir e se opor ao entulho ditatorial da antiga Divisão de Censura. Ela foi regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e recebeu muitos aperfeiçoamentos nos últimos anos. Ela atua na mediação entre dois valores fundamentais para uma sociedade democrática: o direito à liberdade e o dever-poder de proteção dos direitos humanos das crianças. A educação no Brasil, em sentido amplo, é dever do Estado e da família. Ela é promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Daí que os órgãos do Estado democrático são instados a atuar para que as liberdades de expressão (dos artistas e roteiristas) e de exibição (das empresas de rádio, cinema, teatro e televisão) estejam aliadas à preservação dos direitos dos pais em decidir sobre a educação de seus filhos – e aos direitos próprios das crianças e adolescentes de serem protegidos em uma fase vital de seu desenvolvimento biopsicossocial. O que está em jogo é o pleno desenvolvimento das próximas gerações e seu preparo para o exercício da cidadania. Em nosso modelo, são as emissoras que se auto classificam, segundo três conteúdos temáticos: drogas, violência e sexo. Os critérios se distanciam das subjetividades governamentais, pois são fixados previamente e construídos socialmente a partir de consultas públicas e estudos especializados sobre o comportamento das crianças e sua tendência de imitar aquilo que assistem.
Ambiente social saudável Um elemento estruturante da política é que, respeitada a gradação da faixa horária protetiva das 6h às 23h, tudo pode ser exibido. A supervisão coercitiva do Estado é limitada e não admite censuras, vetos ou cortes de conteúdos, sejam prévios ou posteriores. Os números demonstram o seu sucesso: de um total de 5.600 obras, somente em 48 casos ocorreu reclassificação em 2011. A eficácia se explica pela concepção de se promover concomitantemente o máximo de exercício de liberdade e o máximo de direito à proteção. Os direitos são restringidos de modo mínimo, apenas naquilo que é adequado, necessário e proporcional à garantia de um equilíbrio que não lesione os seus conteúdos essenciais. Entre um modelo ultraliberal, sem notícias no mundo ocidental, no qual tudo poderia ser exibido em qualquer horário e a responsabilidade pela formação dos jovens estaria terceirizada ao mercado, e um outro tipo radicalmente oposto, em que o Estado é onipresente e realiza controle prévio sobre conteúdos (como, a propósito, ocorre em muitas democracias ocidentais), o Brasil concebeu um modelo social, elogiado internacionalmente, cuja grande virtude reside na ideia de justo meio. Esta campanha remete ao propósito social da classificação indicativa: o de ser um instrumento da liberdade, compreendido como uma condição de possibilidade para que os pais e mães consigam dar efetividade às suas escolhas, precaver danos e planejar cada vez mais seu tempo de convivência com a família. Trata-se de um instituto a serviço da construção de um ambiente social saudável, condizente com os grandes desafios do desenvolvimento do Brasil, no presente e no futuro.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA A Importância de ter um Cronograma de Estudo Por Maria Eduarda Um dos fundamentos para quem quer ir bem nos estudos é a organização. E há uma técnica indispensável para que você estudante possa se manter organizado e em dia com as suas tarefas, o cronograma. O cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle de tarefas, com data, tempo e horário para concluir cada uma delas de forma organizada e eficiente. Há muitos benefícios e vantagens em adotar esse tipo de planejamento. Entre eles: o aumento de produtividade; aumenta o aproveitamento do estudo e capacidade de concentração; melhora o preparo para provas e testes; melhora a gestão de tempo e cria o hábito de ter uma rotina organizada. Essa forma de planejamento é muito adotada por estudantes que buscam alcançar altos resultados em provas. E hoje iremos dar algumas dicas de como elaborar um cronograma que atenda às suas necessidades. 1- Organize seus horários Separe quais os horários que você tem livre para os estudos e para as suas outras tarefas, organizando-os através de uma tabela de cronograma. Ps: Você pode criar uma ou encontrar modelos prontos na internet. Estudo intercalado e distribuído 2- Atente ao tempo O recomendado por especialistas é estudar 45 minutos seguidos e tirar uma pausa de 5 minutos para descanso. Após a pausa, comece a estudar uma matéria complementar, não o mesmo conteúdo que já estudou nos primeiros 45 minutos. Ou, intercalar com uma matéria de outra área. 3- Defina quais são as matérias ou assuntos mais importantes Se você está estudando para um concurso, isso é fácil, basta ler o edital, pois lá terá a quantidade de questões e as pontuações de cada disciplina. 4- Marca texto e post-it Enquanto você for lendo textos, destaque as partes mais importantes, preferencialmente em marca texto amarelo (essa cor ajuda na memorização). Sempre que possível, também faça anotações em post-it e cole nas páginas do caderno, livro, apostila e até mesmo em algum quadro de tarefas onde você possa sempre reler. 5- Memorize, não decore. Embora muitos confundam esses termos, quando a aprendizagem está em jogo a melhor saída é a memorização, pois todo o conteúdo que você está estudando tende a fixar-se por mais tempo. Já decorar é uma técnica a curto prazo e menos eficiente nos estudos. 6- Faça testes práticos online ou em apostilas Através desses testes você põe em prática tudo aquilo o que está estudando e a partir do resultado deles, você poderá se auto avaliar e descobrir quais temas ainda precisa se dedicar mais. Portanto, faça testes, provas e simulados. 7- Faça resumos Escreva resumidamente ressaltando os aspectos mais importantes do tema que você está estudando. Só o ato de escrever já te ajuda a memorizar e entender melhor o que está aprendendo. Revise o conteúdo 8- Estude tudo Não basta estudar apenas uma vez sobre um tema específico, nem sempre as ideias passadas por eles se fixam de primeira. Portanto, revise todos os temas que você já estudou, esse ato te ajuda a memorizar e a entender o que não entendeu da outra vez.
AO ESTUDANTE A importância da rotina nas férias escolares Férias são momentos de não se preocupar com horários, de dormir tarde e fazer o que você quiser, quando quiser. Certo? Na prática, as férias podem até acontecer assim, mas você sabia que manter a rotina nas férias traz muitos benefícios para a família toda? Pense no seguinte: você passa boa parte do ano seguindo a rotina de acordar num determinado horário por causa da escola. Então, de um dia para o outro, começa a acordar e dormir mais tarde, comer em horários aleatórios e não seguir nada do que fazia antes. Como você acha que seu cérebro fica nessa situação? Podemos dizer que ele fica, no mínimo, perdido. Nosso cérebro gosta de conforto e previsibilidade. Ele leva algumas semanas para se acostumar com uma rotina diferente. Por isso, manter a rotina nas férias é algo que merece atenção. Continue a ler e confira. #1: Melhor disposição para as atividades Estabelecer uma rotina não é algo automático. A neurociência afirma que nosso cérebro leva cerca de 21 dias para internalizar novos hábitos. Por isso, as mudanças de hábito são difíceis no começo. Quando você muda seus horários de acordar, dormir e comer, por exemplo, você diz para o seu corpo que ele precisa se adaptar a um novo hábito. Nos primeiros dias, é mais fácil você se sentir desconfortável do que confortável. Logo, o primeiro benefício de manter a rotina nas férias é ter mais disposição para se divertir. #2: Ajuda a organizar melhor a programação Preciso manter uma rotina rígida com meus filhos nas férias? Com certeza, não. Um conselho é manter os horários de dormir e acordar. Eles ajudam a organizar o dia e colaboram na hora de fazer a programação da diversão. Além disso, quando você sabe que horas sua família acorda, consegue aproveitar melhor a programação das férias. Quer ver? Se você e sua família acordam cedo, vocês podem, por exemplo, aproveitar um passeio ao ar livre com mais tranquilidade e menos tumulto. #3: Facilita a adaptação no retorno às aulas Ainda faltam algumas semanas para a volta às aulas, mas se você muda sua rotina de sono durante as férias, terá mais dificuldade para pegar no ritmo quando as aulas voltarem. Lembra que dissemos que o cérebro gosta de conforto? Então, por mais que um pouco de flexibilidade valha a pena, não é legal deixar a rotina totalmente de lado. Sabe por quê? Quando as férias acabam, a maioria das crianças que fugiram da rotina de sono pode levar semanas para se acostumarem novamente com os horários. Isso pode acarretar em prejuízo no desempenho escolar.
Cada aluno é um mundo... ...e todo mundo importa!
Search
Read the Text Version
- 1 - 49
Pages: