Andebol Escola EB 2,3 de Eiriz
História do Andebol O Andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX. Em 1920, Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, lançou as bases do Andebol de 11, praticado num campo de Futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores. Após a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores entrou em declínio, enquanto a de 7 se impunha como um desporto europeu, sobretudo nos meios escolares. O Andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976. É hoje um dos desportos coletivos mais populares a nível mundial.
Objetivo do Jogo O objetivo do jogo é fazer com que a bola entre na baliza adversária, marcando golos, e evitar que o mesmo aconteça na sua baliza, ou que o adversário tome posse da bola. O andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por 2 equipas, cada uma constituída por 7 jogadores efectivos (um guarda-redes e seis jogadores de campo) e 5 suplentes, um dos quais pode ser guarda-redes.
Regras O Andebol, como o próprio nome indica, é jogado apenas com as mãos. A movimentação em campo tem características semelhantes às do Basquetebol (passe, receção e remate). A receção da bola é importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno. O campo é retangular e possui duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente à baliza não pode ser pisada por qualquer jogador, com exceção do guarda-redes
Campo oficial de Andebol O campo de Andebol tem 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Este campo tem várias linhas que são: as linhas de 9 metros, de 7 metros e de 4 metros, a linha de meio-campo e a linha lateral. A baliza tem 3 metros de largura por 2 metros altura.
A bola de Andebol Os jogadores não podem dar mais de 3 passos com A bola de Andebol varia no a bola na mão. perímetro e no peso, consoante os escalões que é jogada. É golo, só quando a bola ultrapassa completamente A bola só pode ser jogada com as a linha de baliza. mãos ou com qualquer parte do corpo acima dos joelhos. Esta não pode ser agarrada durante mais de 3 segundos
Início do jogo O árbitro faz o sorteio da posse da bola ou da escolha Ao apito do árbitro, o jogador da equipa que fica do campo. com posse da bola dá início ao jogo, com o lançamento de saída e posicionado no centro Após o intervalo, o da linha do meio-campo. Adversários a 3 m lançamento de saída é deste jogador. feito pela equipa que não iniciou o jogo. Não pode resultar golo direto do lançamento de saída.
Substituições Não há limite para o número de substituições por jogo. Ocorrer com o jogo a decorrer, não sendo necessária a autorização prévia de qualquer membro da equipa de arbitragem. O jogador suplente só pode entrar após a saída do jogador a substituir.
Reposição da bola em jogo A bola é considerada fora de jogo quando transpõe completamente as linhas laterais ou a linha de baliza: ➔ lançamento pela linha lateral ➔ lançamento de canto ➔ lançamento de baliza
Faltas e incorreções As acções consideradas faltas são sancionadas com lançamento livre. Para a marcação destes lançamentos livres Se ocorrer entre a linha dos 6 e 9 m o lançamento livre é marcado fora da linha dos 9m, o mais próximo possível do local da falta. lançamento (livre) de sete metros: Nesta falta é assinalada uma interrupção do tempo de jogo. Todos os jogadores têm de estar atrás da linha dos 9m e o marcador tem de ter os apoios atrás da linha de 7m, não podendo mexer um dos apoios.
Principais gestos técnicos Receção Deve ser feita com as duas mãos, colocadas em forma de concha. Os braços deverão estar fletidos para amortecer a bola.
Principais gestos técnicos Passe Pode ser realizado com uma ou com as duas mãos, em apoio ou com salto, de ombro, pulso ou picado. Deve, no entanto, facilitar a receção do colega.
Principais gestos técnicos Drible Pode ser usado para progredir ou para proteger a bola. Com os dedos bem afastados e o pulso em permanente flexão e extensão o jogador empurra a bola sucessivamente para o solo.
Principais gestos técnicos Remate em suspensão O jogador salta e roda ligeiramente o tronco para trás. Quando atinge a altura máxima de impulso, inclina o tronco e remata com o braço estendido e a máxima força.
Principais gestos técnicos Remate em apoio O jogador esconde a bola atrás do seu corpo e à altura da cintura, rodando de repetente e rematando, surpreendendo, assim, a defesa baixa.
Professora: Maria José Bastos
Search
Read the Text Version
- 1 - 16
Pages: