A dispersão das sementes! Professora: Rosária Antunes. Aula: Ciências. Trabalho realizado no dia: 7 de Junho de 2021 Na escola: EB 2,3 de Eiriz, Paços de ferreira.
Qual é a importância da dispersão das sementes? A dispersão ou disseminação é o movimento ou transporte de sementes para longe da planta- mãe. O mecanismo de dispersão de sementes poderiam ser definidos como os meios pelos quais a espécie vegetal (semente) tenta \"conquistar\" novas áreas. Essa capacidade de distribuição aleatória da germinação no espaço, seria o fator fundamental da heterogeneidade das populações vegetais. Essa heterogeneidade, por sua vez, teria sido o fator mais importante na manutenção e na expansão dos vegetais sobre a Terra.
A dispersão pelo vento! Nesse tipo de dispersão o vento atua como agente dispersor de estruturas vegetais e animais (como cistos de ciliados). Entretanto, duas características precisam ser levadas em conta: a primeira é o peso, pois algo muito pesado não conseguiria ser levado muito longe pela ação do vento. A outra característica são adaptações presentes em sementes e outros organismos que auxiliam o seu transporte.
A dispersão pela água! A água também é um agente dispersor importante de frutos e sementes. Geralmente, a água é responsável por transportar essas estruturas de plantas que crescem próximas a rios e lagos. Assim como na dispersão pelo vento, frutos e sementes apresentam características que permitem seu transporte pela água. Um exemplo disso é a presença de ar nessas estruturas, o que facilita a flutuação. Podemos citar o coco-da-baía como um tipo de planta com dispersão pela água, pois sua semente pode ser facilmente levada pelas correntes marítimas.
A dispersão pelos animais! Os animais geralmente são os grandes responsáveis pelo transporte das sementes. Diversas espécies de animais, como o mico-leão-dourado e o lobo- guará, alimentam-se de frutos e eliminam as sementes junto às suas fezes em áreas distintas daquela que eles as encontraram. Estima-se que o mico-leão- dourado, alimente-se de aproximadamente 88 espécies diferentes, sendo responsáveis por uma grande dispersão na Mata Atlântica. Além de eliminar pelas fezes, alguns animais regurgitam as sementes dos frutos que digeriram. Esse comportamento é muito comum em algumas aves. Mico- leão- dourado lobo-guará
Exercícios de aplicação!
1. A dispersão da semente é um processo importante para a sobrevivência de algumas espécies vegetais, uma vez que garante: a) que a semente sempre caia em um local propício para o seu desenvolvimento. b) que a semente seja depositada em um ambiente húmido. c) que novos indivíduos não sejam gerados próximos à planta-mãe, diminuindo, assim, a competição. d) a formação do fruto, que atrai outros dispersores. e) que a semente seja transportada até áreas ricas em indivíduos de sua própria espécie, favorecendo o desenvolvimento. R:. c) que novos indivíduos não sejam gerados próximos à planta-mãe, diminuindo, assim, a competição. 2. Frutos carnosos de coloração forte e odor agradável estão diretamente relacionados com a atração de agentes dispersores. A dispersão por animais é denominada de: a) autocoria. b) barocoria. c) zoocoria. d) hidrocoria. e) Hemerocoria R:. c) zoocoria.
3. O coco é um fruto que apresenta um mesocarpo fibroso que retém ar. Essa característica nos permite concluir que a semente do coco é dispersa: a) pelo vento. b) pela água. c) por pássaros. d) por mecanismos presentes na própria planta. e) por morcegos. R:. b)pela água.
4.Desse modo, esses animais têm papel importante na dispersão de sementes e na organização das comunidades vegetais tropicais. Com relação à dispersão de sementes pelos vertebrados, pode-se afirmar que: a) os animais frugívoros que têm visão monocromática, como alguns canídeos, são ineficazes no processo de dispersão de sementes. b) a única forma de dispersão realizada pelos mamíferos é por meio do transporte acidental nos pelos. c) a dispersão por meio das fezes é possível porque as enzimas digestivas não digerem o embrião de algumas sementes. d) os peixes não se alimentam de frutos e, por isso, não participam do processo de dispersão de sementes. e) os animais onívoros só promovem a dispersão de sementes quando ingerem as vísceras de animais frugívoros. R:. c) a dispersão por meio das fezes é possível porque as enzimas digestivas não digerem o embrião de algumas sementes.
Trabalho realizado por: Clara Moura, Nº6, 6ºD Lucas Domingues, Nº14, 6ºD Soraia Nunes, nº 19, 6ºD
Search
Read the Text Version
- 1 - 10
Pages: