Grupo Fraternidade Vacibnaaixsiónphaorsa
A primeira vacina a surgir foi contra a varíola, a partir da crescente preocupação com essa doença no século X, cientistas da época criaram um método chamado de variolação: transformavam cascas das feridas que a varíola causava em pó. Contudo, anos depois, em meados de 1796, Edward Jenner realizou pesquisas e percebeu que pessoas que moravam em áreas rurais não ficavam doentes com a varíola quando já haviam contraído uma doença semelhante a ela, a cowpox, que atingia bovinos. Após isso, Edward realizou um experimento em uma criança, aplicando nela um pouco dessa variante animal da varíola.
Mesmo tendo alguns sintomas, o garoto não foi tão abalado pela doença e se recuperou, fazendo com que Jenner avançasse para o segundo passo de seu experimento, aplicando no jovem o vírus da varíola. Para a realização do pesquisador, a criança não desenvolveu a doença, pois já estava imune contra ela. Após essa grande descoberta, as vacinas tomaram forma, sendo hoje usadas para imunizar pessoas contra inúmeras doenças, já que elas ativam o sistema imunológico e ensinam nosso corpo a combater as doenças num possível contato futuro com elas.
As vacinas que não podem faltar nas carteirinhas das crianças: BCG Tríplice Viral Tetra Viral Hepatite B Hepatite A Influenza Penta/DTP HPV VIP/VOP Pneumocócica 10-valente Rotavírus Meningocócica Febre Amarela
O Zé Gotinha foi um personagem criado pelo artista Darlan Rosa, em 1936, com o objetivo de trazer mais crianças para tomarem a vacina da poliomelite. Aproveitando a propaganda feita nas redes de televisão e rádios o Zé Gotinha também foi utilizado para divulgar outras vacinas da época.
Grupo Fraternidade saVlavcaimnavsidas!
Search
Read the Text Version
- 1 - 6
Pages: