Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore NAVEGAR JULHO 2023

NAVEGAR JULHO 2023

Description: NAVEGAR JULHO 2023

Search

Read the Text Version

23 julho
2023 R E I N V E N T A N D O






 O






 F U T U R O

TRÁFEGO RIVLIS TRÁFEGO TOTAL // IFR // Movimentos IFR totais Variação Mensal e Evolução Anual - 2022 / 2023 TRÁFEGO RIVSMA // Movimentos IFR totais Fonte INTRAF Em junho de 2023 o tráfego IFR na RIV de Lisboa totalizou 57.363 movimentos, significando um aumento de 1,8% face aos JUNHO '23 56.356 voos registados no mês de junho de 2019, e um acréscimo de 7,6% face a junho de 2022. Em termos médios, este mês foram controlados 1.912 voos IFR diários, registando-se um ganho de 34 voos diários face a junho de 2019. Por seu turno, na RIV de Santa Maria o tráfego IFR em junho de 2023 totalizou 15.971 movimentos, traduzindo-se num acrés- cimo de 11,4% face aos 14.341 voos controlados no mesmo mês, mas em 2019, e num crescimento de 16,8% face a junho de 2022. Em termos médios foram controlados este mês 532 voos IFR por dia, tendo-se registado um ganho de 54 voos diários face a junho de 2019. Na RIV de Lisboa, no acumulado até junho de 2023, comparativamente com o tráfego acumulado de 2019, verifica-se um aumento de 5.174 voos IFR, ou seja, uma evolução de 1,6%. Face ao período idêntico de 2022 a evolução é de 13,6%. Já na RIV de Santa Maria, no tráfego acumulado até junho de 2023, comparativamente com o mesmo período em 2019, o ganho regista-se em 4.900 voos IFR, isto é, mais 6,2%. Comparativamente ao 1º semestre de 2022 o acréscimo é de 13,6%.

01
-
NAV
Portugal
entra
em
operação CONTEÚDOS com
dados
ADS-B 02
-
NAV
Portugal
assina
contrato para
implementação
do
projeto MADWINDS 03
-
Operacionais
do
ANSP
Búlgaro visitam
a
NAV
Portugal 04
-
C-DAYS 05
-
Aeroporto
de
Santa
Maria
com
novo
ILS 06
-
Tributo
a
Coldplay 07
-
Alteração
da
estrutura
orgânica
da
Direção de
Estudos
e
Projetos
e
nomeação
dos
titulares dos
cargos
de
chefia
QSAM
e
CNS 08
-
Lesões
Músculo-Esqueléticas Relacionadas
com
o
Trabalho
(LMERT) 09
-
Breves 10
-
A
trilogia
da
dieta
mediterrânica 11
-
 Oldies
but
Goldies


Mais de 75% do espaço aéreo do Atlântico Norte fornece agora vigilância do tráfego aéreo em tempo real NAV Portugal entra em operação com dados ADS-B A NAV Portugal iniciou no dia 14 de junho Existe assim pela primeira vez uma visibili- a utilização operacional dos dados ADS-B dade completa do tráfego aéreo, baseada (Automatic Dependent Surveillance-Broad- em informação de vigilância, numa grande cast) da Aireon na sua Região de Informa- parte dos fluxos de tráfego aéreo entre a ção de Voo (FIR) de Santa Maria, através da Europa e as Américas do Norte, Central e do integração desta informação no seu siste- Sul. A área agora coberta pela NAV Portugal ma de Controlo de Tráfego Aéreo. através do ADS-B por satélite era anterior-

01 mente gerida através de trajectos baseados “A NAV Portugal congratula-se por introdu- em planos de voo apresentados nos moni- zir uma melhoria tão relevante nos sistemas tores dos Controladores de Trafego Aéreo e de vigilância que suportam os serviços de respetivas Posições de Controlo. navegação aérea na RIV de Santa Maria. O nosso sistema ATM (SATL) utilizado no Cen- O fluxo de dados ADS-B por satélite, com- tro de Controlo Oceânico em Santa Maria, binado com os sistemas ADS-B terrestres, as suas capacidades de processamento e radar SSR e WAM (Wide Area Multilatera- as suas soluções tecnológicas têm vindo a tion) da NAV Portugal, já disponíveis nos evoluir ao longo do tempo para responder arquipélagos dos Açores e da Madeira, pro- ao aumento do tráfego aéreo Norte-Atlânti- porcionar-nos-á um melhor conhecimento co. Após a introdução do ADS-C, posterior- da situação, contribuindo para a melhoria mente complementado por sensores de es- dos níveis de segurança já disponibilizados tações terrestres, inicia-se agora a utilização a todas as aeronaves que navegam no seu operacional da informação ADS-B recebida espaço aéreo. pelos satélites que cobrem toda a área da RIV de Santa Maria”, sublinhou Gonçalo Vale, Com a introdução da vigilância ADS-B ba- Administrador da NAV Portugal. seada em satélite na RIV de Santa Maria, agora mais de 75% do espaço aéreo do Clique nas ligações seguintes para saber Atlântico Norte tem vigilância em tempo mais sobre este desenvolvimento estrutu- real do seu tráfego aéreo, aumentando a rante, quer sob o ponto de vista técnico com segurança e oferecendo serviços de tráfego o Diretor de Estudos e Projetos Carlos Alves, aéreo mais eficientes aos utilizadores do es- quer operacional com o Diretor de Opera- paço aéreo. ções da Região Atlântica José de Sousa.

02 NAV Portugal assina contrato para implementação do projeto MADWINDS Foi assinado no passado dia 23 de junho o modo a caracterizar os regimes de ventos que contrato do MADWINDS para a aquisição dos afetam o Aeroporto da Madeira e de identificar equipamentos Radar de Banda X e Lidar a o tipo de Sistema que melhor se adequaria às instalar no Aeroporto Internacional da Madeira. respetivas necessidades operacionais, tendo a Este equipamento visa dotar esta infraestrutura NAV Portugal sido incumbida de desencadear aeroportuária de um sistema de deteção e alerta o respetivo procedimento concursal. para fenómenos meteorológicos de turbulência e de windshear, nas zonas de aproximação às O Sistema em causa encontra-se sujeito a pistas 05 e 23. um período de avaliação de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias consecutivos, após a Em causa estão equipamentos meteorológicos formalização dos testes de aceitação nos locais complementares de apoio à navegação aérea (SAT). que servem para recolher informação mais completa, melhorando o conhecimento dos É importante ressalvar que este novo Sistema padrões atmosféricos que afetam aquele não é bastante para suprimir situações de aeroporto e, por conseguinte, modelos de inoperacionalidade do Aeroporto da Madeira previsibilidade mais amplos e abrangentes. em decorrência de fenómenos extremos de vento. O objetivo primordial deste projeto e Adjudicado à empresa espanhola DTN Services deste conjunto de equipamentos que agora and Systems spain, S.L. este fornecimento tem irá ser montado é o de proporcionar um um preço contratual de € 2.793.600,00+IVA e conhecimento efetivo das condições de vento um prazo de execução de 820 dias. que estão a ocorrer e, consequentemente, constituir um suporte nas tomadas de Previamente ao lançamento do procedimento decisão sobre as condições de operação, foi efetuado um exaustivo trabalho de estudo aumentando a confiança nas operações e e preparação das especificações técnicas, em permitindo melhorar a gestão do tráfego aéreo, coordenação com o IPMA e demais entidades das companhias de aviação e da gestão de regionais da Região Autónoma da Madeira, de operações aeroportuárias.

03 Operacionais do ANSP Búlgaro visitam a NAV Portugal A convite da NAV Portugal, 5 Controladores de o Chefe da Formação (Ricardo Dowling) e Tráfego Aéreo Búlgaros da empresa BULATSA um Especialista TOPSKY (Nelson Cabrita), a (3 de Sofia, 2 de Burgas), visitaram no dia 15 comitiva operacional acompanhou o turno da de junho os nossos serviços de tráfego aéreo. manhã por forma a observar como se processa Face à demanda crescente de tráfego nos a abertura de posições de Ground e TMA, aeroportos de Sofia e Burgas e à necessidade de bem como as coordenações e procedimentos uma adequação dos procedimentos - e sendo entre executivos. Estas observações foram Faro o órgão mais semelhante à realidade intercaladas com discussão teórica em em questão - a TWRFAR disponibilizou-se reunião, onde se avançaram soluções para para receber a comitiva Búlgara e com eles os 2 aeroportos representados face aos seus partilhar os seus procedimentos, realidade layouts e volumes de tráfego. operacional e soluções para alguns dos problemas com que os nossos colegas da Sendo um encontro muito positivo de BULATSA se deparam. intercâmbio de experiências e conhecimentos, estas iniciativas servem também para estreitar Recebidos pelas Chefias da TWRFAR os laços e criar novas pontes com os colegas (Nuno Sousa e Carlos Saboga), bem como que nos visitaram.

C-DAYS 04 Decorreu no Porto, entre os dias 14 e 16 de junho, zação da gestão de topo - nas coimas que po- a 9ª edição da Conferência C-Days. dem ir até 10M€ e no reforço dos mecanismos de controlo nas cadeias de fornecimento. Organizada pelo Cento Nacional de Cibersegu- rança, e sobre o lema “Mais Confiança”, a NAV Outros dos temas preponderantes foram a intro- Portugal não deixou de estar presente através dução acelerada de mecanismos de inteligên- do seu Gabinete de Cibersegurança. cia artificial nas diferentes fases do processo de deteção de incidentes (por exemplo no recon- Com diversos painéis a decorrer em simultâ- hecimento de padrões de ataque), bem como neo, destacamos as questões regulamentar- a progressiva introdução e implementação nos es e políticas públicas decorrentes da imple- processos dos SOC (Security Operations Cen- mentação e entrada em vigor da diretiva NIS2 ters) de processos e mecanismos SOAR (Secu- (EU2022/2555) - com impacto na responsabili- rity Orchestration Authiomation and Response).

05 Aeroporto de Santa Maria com novo ILS A NAV Portugal procedeu à substituição das De resto este investimento assenta numa es- antenas do Localizer e Glide Path do ILS da pis- tratégia de desenvolvimento contínuo que a ta 18 do Aeroporto de Santa Maria. NAV Portugal empreende desde há vários anos, como podemos constatar com a construção Os trabalhos, que tiveram início a 29 de maio, das novas salas de operação de Santa Maria incluíram a remoção das antenas e estruturas e Lisboa, o novo sistema de gestão de tráfego de suporte e cablagem antiga, procedendo-se aéreo TOPSKY em operação há poucos meses à substituição das infraestruturas para a pas- na Região de Informação de Voo de Lisboa, o sagem de cabos e instalação de nova cabla- início da substituição do RADAR de Montejunto gem, das antenas e dos equipamentos. no atual mês de julho e a execução do projeto MADWINDS em breve na Madeira” - enfatizou A intervenção, devidamente aprovada pela ainda. ANAC, terminou no passado dia 15 de junho de 2023 com o voo de certificação, essencial para O Instrumental Landing System (ILS) ou Siste- verificar a conformidade do equipamento com ma de Aterragem por Instrumentos é um siste- os requisitos operacionais. ma de auxílio à navegação aérea que utiliza instrumentos de bordo e terrestres para guiar A obra orçada em 250.000,00€ insere-se no a aeronave durante a fase final da aterragem. compromisso da NAV Portugal em manter o Fornece informações precisas sobre a posição mais alto nível de operacionalidade do Aeropor- e trajetória da aeronave em relação à pista de to de Santa Maria. aterragem, permitindo que seja mais seguro e preciso, mesmo em condições meteorológicas Nesta circunstância o Administrador da NAV desfavoráveis. Portugal Pedro Ângelo afirmou que: “Na NAV Portugal investimos em tecnolo- Com o ILS os pilotos podem realizar aterragens gia e inovação para oferecer um serviço de em condições de operação com menor visibili- navegação aérea seguro e eficiente. dade, aumentando a capacidade de operação do aeroporto. Além disso, o sistema reduz a ne- Os aeroportos onde operamos contam com os cessidade de complicadas manobras de aprox- mais modernos sistemas de navegação, como imação, o que significa economia de com- o novo ILS de Santa Maria que agora entra em bustível e redução do tempo de voo. operação.

06 Tributo a Coldplay O teatro Tivoli BBVA em Lisboa vai ser palco nos dias 13 e 14 do mês de julho a um “Tributo aos Coldplay”. Ah… mas pelo facto de eu não ter conseguido assistir a nenhum dos concertos em Coimbra, o que é que me levaria a ir assistir a este tributo…? Perguntará a maioria das pessoas… A resposta é: TUDO! O efusivo e recente regresso do Coro NAV à atividade cruzou-o com um irrecusável convite do seu Maestro - Manuel Rebelo - para integrar este tributo, como grupo vocal convidado e parceiro do evento. O promotor do espetáculo - Vocal Emotion, academia de cantores - é coordenado pelo atual maestro do coro NAV e o coro da NAV vai mesmo subir ao palco do Tivoli para fazer parte de um concerto inesquecível, integrado no extenso elenco de cantores Vocal Emotion. O público vai encontrar uma energia inesgotável com mais de 100 cantores em palco, orquestra de cordas e banda rock a ilustrar o repertório da banda britânica, num formato único e surpreendente. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline - lojas aderentes e locais habituais - e na bilheteira do Teatro Tivoli. Venha assistir aos sucessos “Viva la Vida”, “Yellow”, “Magic”, “Speed of Sound” e muitos outros da banda que cativou mais Portugueses em 2023, interpretados pelas vozes mais afinadas que contribuem diariamente para a maior segurança que os céus Portugueses poderiam ter!

07 Alteração da estrutura orgânica da Direção de Estudos e Projetos e nomeação dos titulares dos cargos de chefia QSAM e CNS Com a passagem à reforma das chefias GESMAN agora criado, foi nomeada a Eng.ª Paula Luísa e SQI, o Conselho de Administração deliberou Costa Teixeira Santos proceder à alteração da estrutura orgânica da Direção de Estudos e Projetos. Já na sua reunião de 7 de junho de 2023, o Conselho de Administração deliberou proceder Assim, na sua reunião de 1 de junho de 2023, e à cessação do Acordo de Comissão de Serviço em Ordem de Serviço, procedeu à extinção dos do exercício de funções do cargo de Chefia de órgãos GESMAN - Gestão da Manutenção e SQI Projetos CNS do Técnico Superior Especialista - Safety, Quality e Interfaces, criando em sua André Gustavo Botelho Maia, nomeando para substituição o órgão QSAM-Qualidade, Safety o desempenho das mesmas funções na DEP/ e Manutenção, na dependência direta do DEP. CNS a Técnica Superior Especialista Ana Sofia Para o exercício de funções de chefia QSAM, Clemente Cabrita.

08 Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT) Hugo Mateus DIPRAQ/GIQUA O que são Lesões Músculo-Esqueléticas Re- tas lesões surgem associadas a: lacionadas com o Trabalho (LMERT)? ° Postura inadequada adotada por lon- São lesões que resultam da ação de fatores gos períodos de tempo; de risco profissionais como os movimen- tos repetitivos, a sobrecarga e/ou a postura ° Realização de movimentos repetitivos adotada durante o trabalho, entre outros. As (por exemplo, uso do teclado e do rato); dores nas costas, no pescoço e nos pulsos pertencem a este grupo de lesões, que afe- ° Utilização de ecrãs. tam ossos, músculos, tendões, ligamentos, nervos e, até, a circulação sanguínea das zo- Por forma a informar e a sensibilizar para a nas atingidas. Ocorrem no exercício de uma adoção de boas práticas na posição de tra- dada atividade profissional, designando-se, balho sentado, com ecrãs de visualização de por esse motivo, “relacionadas com o traba- dados, foi elaborada a brochura LMERT e as lho”. posições de trabalho sentado com ecrãs. Para mais informações consulte o Folheto De acordo com a Agência Europeia para a Recomendações Básicas para uma boa pos- Segurança e Saúde no Trabalho, estas doen- tura de trabalho com ecrãs, elaborado pela ças são o problema de saúde mais reporta- UCS. do em contexto laboral. Caraterizam-se por dor leve, aguda ou crónica que leva a limita- Já para obter mais informações sobre alon- ções funcionais que vão desde situações de gamentos, consulte o Folheto Alongamen- desconforto pontual até lesões incapacitan- tos no Local de trabalho, elaborado pela Co- tes permanentes. missão Europeia. Para os trabalhadores que desempenham funções na posição de trabalho sentado, es- Eventuais questões ou sugestões relaciona- das com este assunto ou outros assuntos de SST, podem ser remetidas para: [email protected].

BREVES 09 //NOTíCIAS SECUR com novo titular do cargo de chefia O Conselho de Administração, na sua reunião de 15 de junho de 2023, deliberou nomear o Técnico Especializado André Nascimento para o exercício de funções do cargo de Chefia SECUR-Security (da DSS - Direção de Safety e Security) e Gestor de Requisitos de Segurança, com efeitos a partir do dia 19 de junho de 2023. COLÓNIAS DE FÉRIAS – 2023 À semelhança de anos anteriores, só interrompido em 2020 e 2021 pela pandemia, a NAV Portugal vai desenvolver novamente o projeto de Colónias de Férias para os filhos dos seus colaboradores. Dividida por 7 turnos de uma semana, estas Colónias de Férias têm lugar uma vez mais lugar no Campo de Férias do Cadaval entre 16 de julho e 2 de setembro. Com 55 crianças da NAV inscritas - entre os 6 e os 17 anos de idade - e distribuídas pelos vários turnos (alguns deles esgotados, tal é a procura…), este verão promete para todos os participantes, sendo que alguns deles têm esta experiência da Colónias de Férias do Cadaval ano após ano. PARA LÁ DA NAVEGAÇÃO AÉREA // Aposentações José Pedro Diniz Soares Controlador de Tráfego Aéreo, entrou para a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea a 11 de janeiro de 1989 para a Direção de Exploração e Navegação Aérea de Lisboa/ Aeroporto Sá Carneiro. Até à data da sua reforma, a 1 de junho de 2023, exercia funções na DOPLIS/APP. Luís Henrique Freitas Gago Câmara Leandres Controlador de Tráfego Aéreo na DOPATL/CCO e TWR de Santa Maria, ingressou na ANA - Aeroportos e Navegação Aérea a 27 de janeiro de 1987, para a Direção de Exploração da Navegação Aérea Atlântica/Serviço de Tráfego Aéreo CCO. Terminou as suas funções na DOPATL, dando início à sua reforma em junho de 2023. Jorge Manuel Mateus Anjos Ferreira Controlador de Tráfego Aéreo, entrou para a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea a 5 de janeiro de 1988 para a Direção de Exploração da Navegação Aérea Atlântica/Tráfego Aéreo CCO. Exerceu a suas funções de CTA na DOPLIS/CONLIS Rota até à altura da sua reforma em junho de 2023. Vitália Maria Tavares Resendes Técnica de Informação e Comunicações Aeronáuticas, entrou para a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea a 24 de abril de 1982 para a Direção de Exploração da Navegação Aérea Atlântica/Comunicações – Rádio telefone. Reformou-se em junho de 2023 quando desempenhava funções na DOPATL/Comunicações Ponta Delgada.

10 A trilogia da Dieta Mediterrânica Na última newsletter falámos da Dieta Mediterrânica e em que consiste. Mas sabem que existe uma trilogia Mediterrânica? Pão, azeite e vinho. Quem diria certo? Então passo a explicar: Esta trilogia foi a base da alimentação dos povos do mediterrâneo, que acabaram por lhes dar um significado simbólico e religioso: • O pão representa os alimentos vegetais, estando sempre presente à mesa. Começou com açodar, migas e sopas, mas se formos a ver bem, na tradição portuguesa também há sempre pão na mesa. Deste grupo alimentar é de realçar o pão de centeio e a broa de milho como os mais consumidos. • O azeite é a gordura predileta e efetivamente a mais saudável. O ácido oleico que o constitui é uma gordura monoinsaturada e preventiva de doenças cardiovasculares. • Por fim, o vinho é o símbolo do convívio em redor da mesa. Claro que consumido com moderação. As videiras e o vinho foram introduzidos pelos fenícios, gregos e romanos na Península Ibérica. INÊS PANÃO Nutricionista Cédula Profissional 3011N [email protected]

11 Interior
do
Aeroporto
de
Lisboa
nos
anos
40 Tens
«Oldies»
para
partilhar
connosco?
Envia-nos,
se
possível
com
legenda,
para
[email protected]

REINVENTANDO O



 F U T U R O N A V
 P O R T U G A L 2 0 2 3


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook