Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Informativo - Lucas do Rio Verde

Informativo - Lucas do Rio Verde

Published by lcom.comunicacao, 2020-04-03 10:01:43

Description: Informativo - Lucas do Rio Verde

Search

Read the Text Version

ABRIL 2020 EDIÇÃO Nº37 F O QUE É O CORONAVÍRUS (COVID-19)? Coronavírus é uma família de vírus, que Transmissão humano-humano: A via de causam infecções respiratórias. transmissão entre humanos é considerada semelhante à descrita para outras corona- O novo agente do Coronavírus foi desco- vírus através das secreções de pessoas in- berto em 31/12/19 após casos registrados fectadas, principalmente por contato direto na China. Provoca a doença chamada de Co- com gotículas respiratórias (capaz de trans- ronavírus (COVID-19). mitir a distâncias de até 2 metros) e mãos ou características contaminadas com essas Esse vírus tem esse nome porque seu for- secreções seguidas de contato com a muco- mato, quando observado em microscópio, se sa da boca, nariz ou olhos. assemelha a uma coroa. Os sintomas são semelhantes a um res- Suspeita-se que coronavirus foi transmiti- friado. Podem, também, causar infecção do do de algum tipo de animal silvestre para os trato respiratório inferior, como as pneumo- humanos e, posteriormente, a transmissão nias. Os principais indícios são: febre, tosse de pessoa para pessoa. e dificuldade para respirar. Vale destacar que o vírus pode ficar incubado por duas sema- Transmissão animal-humano: A forma nas, período em que os primeiros sintomas como o vírus poderia ser transmitido da fonte levam para aparecer desde a infecção. animal para os primeiros casos humanos é desconhecida. Tudo aponta para contato dire- to com animais infectados ou suas secreções. PREVENÇÃO O Ministério da Saúde orienta cuidados bá- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; sicos para reduzir o risco geral de contrair Não compartilhar objetos de uso pessoal, ou transmitir infecções respiratórias agu- como talheres, pratos, copos ou garrafas; das, incluindo o Novo Coronavirus. Entre Manter os ambientes bem ventilados; as medidas estão: Limpar e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência; Evitar contato próximo com pessoas que Evitar contato próximo com animais selvagens sofrem de infecções respiratórias agudas ou e animais doentes em fazendas ou criações. que apresentem sintomas da doença; Medidas de distanciamento devem ser tomadas também, durante este período de Realizar lavagem frequente das mãos, pandemia, como por exemplo, nas áreas especialmente após contato direto com de descanso, refeitórios, mercador, filas de pessoas doentes ou com o meio ambiente. ônibus, banco; Se não houver água e sabonete, usar um Logo, tudo isso passa. desinfetante para as mãos à base de álcool; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Está com algum sintoma de Coronavírus (Covid-19)?

INFORMATIVO 02 LUCAS DO RIO VERDE SISTEMA DE EXCELÊNCIA OPERACIONAL O sistema de Excelência atualizado. Uma boa prática é atrelar a aplicação do 5S aos desper- operacional está sempre em Para abril teremos atuali- dícios e indicadores da área. atualização. Por isso você precisa ficar bem informado e zação e publicação dos Books Se o 5S estiver implementado em todos os sensos, a trans- 2020 e demais formulários. formação das pessoas será a base para o atendimento dos IMPORTANTE: resultados. Os desperdícios mais comuns que podem estar co- nectados ao 5S são: Sempre que necessitar de um em pequenas quantidades, evi- formulário acesse a intranet tando desperdícios de folhas. para pegar o mesmo. Acesse:http://intranet.brf- Não salve formulários em pas- -corp.com/new/home/#!/ tas, área de trabalho. Mante- modulos/arearestrita/index. nha-se atualizado. cfm?Codigo=122 Imprima formulários, cadernos E confira as atualizações O SEO É SEU É O SEO É SEU É MEU É NOSSO MEU É NOSSO #eufaçoparte #eufaçoparte O 5S é um programa que auxilia as pessoas a manterem o ambiente em um nível de organização e limpeza que seja um facilitador para a execução das tarefas conforme o padrão, au- xiliando a enxergar com mais facilidade alguns desvios como desperdícios e defeitos, etc. E então sua área está com muito desperdício? É Hora de praticar o 5S

INFORMATIVO 03LUCAS DO RIO VERDE TREINAMENTO PARA FORMAÇÃO DE BRIGADISTAS O cuidado com a vida dos co- ros socorros. laboradores da BRF é um prin- Para estarem preparadas a cípio básico para a segurança, saúde, integridade física e har- ajudar aos demais colaborado- monia do ambiente de trabalho. res, este grupo de voluntários recebe formação técnica, teó- A NR-23 (Norma Regula- rica e prática específica sobre mentadora nº 23), descreve a primeiros socorros e combate brigada de incêndio como um a incêndio dentre outros. Essa grupo de pessoas voluntárias, equipe também é responsável e que são treinadas e capaci- por identificar possíveis riscos tadas para auxiliarem os de- no ambiente de trabalho e por mais colegas de trabalho em emitir relatórios e pareceres, emergências, especialmente, além de fiscalizar o estado de em casos de incêndios e auxí- conservação dos equipamen- lio a atendimento em primei- tos de segurança. O QUE É O PAE? Plano de Atendimento a Emergência, (PAE) é um levanta- e material da BRF e retornar o processo produtivo com maior mento dos riscos e o estudo do planejamento de ações /ativi- rapidez e segurança possível. dades das respectivas funções do PAE, incluindo a atuação da Brigada de Emergência, prestadores de serviços, ajuda exter- Visando preservar a integridade física dos colaborado- na e colaboradores no sentido de obter melhor utilização, dos res bem como reduzir perdas ao patrimônio e danos ao meios e materiais existentes, para redução das consequências meio ambiente, foi realizado Treinamento do PAE (Plano de em eventuais emergências, proteção do patrimônio humano Atendimento a Emergência) com a equipe de vigilância que atende a BRF.

INFORMATIVO 04 LUCAS DO RIO VERDE ERGONOMIA EM AÇÃO SAIBA MAIS REALIZAÇÃO JORNADA DE TRABALHO TEMPO DE TOLERÂNCIA TEMPO DE PAUSA PARA APLICAÇÃO DA PAUSA Até 6h Até 6h20 20 minutos Até 7h20 Até 7h40 45 minutos Até 8h48 Até 9h10 60 minutos TÉRMICA PSICOFISIOLÓGICA 36.13.2.6 da NR 36 - Distribuição das pausas deve ser de maneira a não incidir na primeira hora de trabalho, contíguo ao intervalo de refeição e no final da última hora da jornada. A introdução de pausas não pode ser acompanhada do aumento da cadência individual; As pausas Térmicas previstas devem ser obrigatoriamente usufruídas fora dos locais de trabalho, em ambiente que ofere- çam conforto térmico e acústico, disponibilidade de bancos ou cadeiras e água potável; As pausas Ergonômicas devem ser obrigatoriamente usu- fruídas fora dos postos de trabalho, em local com disponibili- dade de bancos ou cadeiras e água potável. PAUSA TÉRMICA CLT – Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943 NORMA REGULAMENTADORA Nº 17 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. 17.6.3. da NR 17 Nas atividades que exijam sobrecarga Art.253 – Para os empregados que trabalham no inte- muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e rior das câmaras frigorificadas e para os que movimentam membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonô- mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e mica do trabalho, deve ser observado o seguinte: vice-versa, depois de 1 (uma) hora e 40 (quarenta) minu- b) devem ser incluídas pausas para descanso; tos de trabalho continuo, será assegurado um período de 20 (vinte) minutos de repouso, computado esse intervalo OBJETIVO DAS PAUSAS como de trabalho efetivo. Parágrafo único - Considera-se artificialmente frio, para QUAL A NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DA PAUSA? os fins do presente artigo, o que for inferior, nas primeira, segunda e terceira zonas climáticas do mapa oficial do Minis- SAIBA MAIS tério do Trabalho, Industria e Comercio, a 15° (quinze graus) na quarta zona a 12° (doze graus) e nas quinta, sexta e sé- tima zona a 10° (dez graus). NORMA REGULAMENTADORA Nº 36 Perfeito funcionamento das funções vitais; 36.13.2 da NR 36 Para os trabalhadores que desenvolvem ati- Equilíbrio entre desgaste e reposição para boa manuten- vidades exercidas diretamente no processo produtivo, ou seja, ção do estado físico e funcional do organismo; desde a recepção até a expedição, onde são exigidas repetiti- Recuperação e equilíbrio necessário para a manutenção vidade ou sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pesco- da saúde; ço, ombros, dorso e membro superiores e inferiores, devem ser Redução do cansaço físico e mental; asseguradas pausas Psicofisiológica distribuídas, no mínimo, de acordo com o seguinte quadro:

INFORMATIVO 05LUCAS DO RIO VERDE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO – USO DOS UNIFORMES Manipuladores de No mês de março foi realizado a Rota da alimentos são muitas Qualidade para o produto ícone Salsicha vezes responsáveis SHG420. pela veiculação de mi- crorganismos causa- O movimento abordou de forma dinâmica, dores de doenças ao os padrões que são verificados na Rota da homem. Desta for- Qualidade da Salsicha SHG420, envolvendo ma, a higiene pesso- a todos sobre conscientização de como po- al, saúde e os hábitos demos ajudar no dia a dia de trabalho para higiênicos são fatores garantir os padrões de Qualidade. fundamentais que de- vem ser analisados a Foi uma mobilização de muita relevân- fim de se evitar uma cia, onde conseguimos trazer mais um possível contamina- pouco de conhecimento e enriquecimento ção aos alimentos. aos nossos colaboradores, na busca de um produto de Qualidade para os nossos con- O uso correto do sumidores e clientes. uniforme é um fa- tor muito importante REGRAS para ajudar na qua- lidade do nosso pro- Vamos lembrar algumas regras da utili- cesso produtivo. zação deles: CDVAFADEOAODECSZCAPUQTEÊOAMAUULRERECAMPDSDMTARLITIDFUIRFIBÁDREENERNARCARINEODEDOES-ÓANSENNQNSEDÇTEVU,O:AEEITFEDR!DAEE!FA!MEMZASDAEEZAOSR. Uma vez vestindo o uniforme, a touca não pode ser retirada, inclusive no refeitório e na área de lazer; Na área de lazer não é permitido sen- tar-se ou se deitar no piso, assim como nas demais dependências da fábrica; QUALIDADE ESTÁ EM TUDO QUE FAZEMOS!

INFORMATIVO 06 LUCAS DO RIO VERDE

Construindo pontes! INFORMATIVO 07LUCAS DO RIO VERDE DIA DA MULHER No mês de março, a BRF - Unidade de Lucas do Rio Verde, realizou vários momentos para celebrar o dia da Mulher.

INFORMATIVO 08 LUCAS DO RIO VERDE TORNEIO DE FUTEBOL GERÊNCIA AGROPECUÁRIA No dia 1 ° de março, foi organizado pela Equipe de Sustentabilidade o Torneio de Futebol Society dos funcionários da Gerência Agropecuária, com o objetivo de aumentar a interação, cooperação e união das equipes. No total foram oito equipes masculinas e três femininas, proporcionando um domingo com muito esporte e diversão. O torneio premiou as melhores equipes masculinas e femininas: 1 ° Lugar (SPORT e PCA 1) 2° Lugar (PSG IA e EXTENSÃO) 3º Lugar (FC e PCA 2) Goleiro menos Artilheiro ...... vazado Cleiton Jaquiel da Silva PSD IA A equipe de Sustentabilidade foi Hoepers criada através do Programa SEO - Sistema de FC Excelência Operacional, com viés de executar as agendas de atividade, aumentando os laços dentro da empresa e integração, como Dias de Campo das cadeias produtivas, Eventos Técnicos e demais eventos recreativos.

INFORMATIVO 09LUCAS DO RIO VERDE PROGRAMA “EU LIDERANDO” No mês de março foi realizado treinamento aos gestores, para seu auto desenvolvimento, mostrando as diversas no módulo de Auto Desenvolvimento e Gestão do Tempo. Esse ferramentas disponíveis, tanto na empresa, quanto no dia treinamento, faz parte do programa “Eu Liderando”, um pro- a dia, bem como estimular o uso destas, e a importância grama de formação para supervisores. de gerir o tempo, conectando o diário de bordo e como direcionar as ações e prioridades. Os gestores tiveram oportunidade receber informações E X P E D I E N TE Esta é uma publicação de consumo interno da Unidade de Lucas do Rio Verde , dirigida exclusivamente ao seus colaboradores COORDENAÇÃO EDIÇÃO ANDREIA BUSANELLO - [email protected] LCOM COMUNICAÇÃO - (49) 3566-2083 - Videira (SC)


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook