ESPECIALCUIDADOS NO TRÂNSITOMOTORISTAS X PEDESTRESQUEM VENCE ESSA GUERRA?Diariamente nos des- do trânsito e das várias rela- locamos de um lu- ções que se estabelecem en- gar para o outro. Ao tre motoristas e pedestres. longo de nosso per- curso, mudamos de papéis PARE! no trânsito: ora somos mo- Vale a pena refletir sobre o toristas, ora pedestres. E trânsito, para compreendê-lo conforme assumimos um ou melhor e entender nossas rea- outro papel, mudamos de ções como seus participantes. interesses e comportamen- tos. Em geral, todos esses SIGA! deslocamentos são feitos de Conscientes dos proble- maneira mecânica. Automa- mas que envolvem a circu- ticamente cruzamos ruas, lação de motoristas e pe- somos comandados por si- destres estaremos melhor nais, passamos por viadutos preparados para adotar um e passarelas e andamos nas comportamento mais huma- calçadas sem tomar cons- no no trânsito e diminuir o ciência de toda a dinâmica número de acidentes. POR QUE PEDESTRES E MOTORISTAS VIVEM NUM ETERNO CONFLITO? O pedestre o tráfego não vire um caos. Diante deseja chegar de um sinal de trânsito, por exem- o mais depressa plo, o pedestre deverá aguardar possível ao seu a sua vez para atravessar, as- destino, com toda sim como o motorista deve- segurança, pelo me- rá esperar o sinal abrir para lhor acesso e sem obstá- prosseguir. Se um dos dois culos que atrapalhem ou atra- quebra estas regras, provo-sem sua marcha. O motorista, por ca a irritação do outro que sesua vez, deseja exatamente o mes- sente desrespeitado em seusmo. E é ai que começam os confli- direitos. E as consequênciastos, porque motoristas e pedestres podem ir desde a pacífica tole-vão disputar os mesmos espaços rância até a agressão verbal ouno trânsito. Cada um, então, vai física. Ou, o que é pior, tudo aca-precisar ceder um pouco para que bar num acidente.
2POR QUE PEDESTRES E MOTORISTAS VIVEM NUM ETERNO CONFLITO? Como pessoas e cidadãos, ambos julga com muito mais direito à cir- posta pelo motorista.têm direitos iguais. Mas, na práti- culação que os demais participan- Ele próprio assume a condição deca, essa igualdade não existe. Fa- tes do trânsito.tores sociais e econômicos estabe- cidadão \"inferior\" e se torna cúmpliceleceram uma relação de poder que Por outro lado, a auto-imagem do da desigualdade de que é vitima, emfavorece o motorista pelo \"status\" pedestre só vem confirmar essa vi- espaços urbanos que se transformam,que o automóvel lhe confere. Ele se são deturpada. O pedestre normal- cada vez mais, em habitats próprios mente se submete à prioridade im- dos veículos e hostis ao homem.O ESTADO EMOCIONAL INFLUI NO COMPORTAMENTO DE UMA PESSOA AO VOLANTE? Qualquer alteração emocional veículos, dirigindo em alta velocida- afetam o pedestre e contribuem parapode comprometer a atuação do mo- de e ultrapassando perigosamente os tornar o trânsito cada vez mais agres-torista. Inseguranças, medos e ansie- carros à sua frente, porque não tole- sivo. Principalmente nas grandes ci-dades são transportados para o volan- ram a frustração de serem superadas. dades, onde a vida agitada expõe oste, pondo em risco sua vida, a de seus Ou daquelas que desabafam tensões, indivíduos a um maior número de si-acompanhantes, dos pedestres e dos conflitos e preconceitos quando diri- tuações de tensão. Concientizar-sedemais motoristas. É o caso de pesso- gem. Ou ainda, do jovem que busca disso é o primeiro passo para adotaras que compensam sensações de infe- no carro um meio de auto-afIrmação. um comportamento mais equilibra-rioridade através da potência de seus Essas alterações emocionais também do, a pé e ao volante.QUANDO O MOTORISTA PASSA A PEDESTRE, COSTUMA ADOTAR UMA CONDUTACONSCIENTE EM RELAÇÃO AOS OUTROS MOTORISTAS? Quando o motorista sai da \"armadura\" quem está de carro. A não ser pelo fato de gada, indicando que vão entrar na rua quedo carro, ele vive todas as dificuldades de que talvez esteja um pouco mais prepara- ele atravessa. Esse conhecimento, entre-um pedestre e sofre na pele a fragilidade de do para interpretar alguns sinais de que se tanto, não garante que ele vá aguardar pa-quem está a pé. Neste momento ele se sen- utiliza no papel de motorista. Por exemplo, cientemente na calçada a oportunidade dete tão ameaçado quanto os demais pedes- ao atravessar uma rua transversal, ele pode passar. Por outro lado, de nada adiantará eletres. O fato dele ser um motorista não vai ter o cuidado de observar se os carros que estar atento a esses sinais, se os motoristasalterar o seu comportamento em relação a passam na via principal estão com a seta li- não os utilizarem adequadamente.
3COMO CADA UM - PEDESTRE E MOTORISTA -CONTRIBUI PARA O AUMENTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO? A maioria dos pedestres não está prepa- básicas para sua segurança. Atravessar e do álcool, o não uso do cinto de seguran-rada para a convivência no trânsito. Ape- fora da faixa, por exemplo, é um hábito ça e a falta de cuidado com a manutençãosar de ser o elemento mais frágil, o pedes- comum. Quanto aos motoristas, o desres- do veículo surgem como principais causa-tre arrisca sua vida transgredindo regras peito à sinalização, o abuso da velocidade dores de acidentes graves.A FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO TEM ALGUM EFEITO NA DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES? A fiscalização é uma eficiente medi- a um comportamento adequado no sempre é aplicada com a freqüência, oda na prevenção de acidentes. Em todo trânsito. Por outro lado, a impunidade rigor e o valor necessários. Os técnicoso mundo, a experiência demonstra anda de mãos dadas com o comporta- de trânsito concordam que a impuni-que a fiscalização e punição dos infra- mento irresponsável e o aumento dos dade é uma das principais causas dostores estão diretamente relacionados acidentes. Na realidade, a multa nem elevados índices de acidentes.O QUE REPRESENTA A FIGURA DO GUARDA DETRÂNSITO PARA MOTORISTAS E PEDESTRES? O guarda de trânsito é um elemento é que o pedestre vê no guarda uma au- alguém que está ali exclusivamentefundamental na disciplina e organiza- toridade destinada somente aos veícu- para surpreendê-lo numa infração eção do trânsito de pedestres e moto- los e nunca o consulta. Por outro lado, mutá-lo, quando o seu papel é orien-ristas. Mas o que ocorre muitas vezes o motorista vê no guarda a imagem de tar motoristas e pedestres.
4QUE TIPO DE PEDESTRE ESTÁ MAIS EXPOSTO A ACIDENTES DE TRÂNSITO? Errar é humano. Qualquer pessoa está a acidentes estão as crianças, os idosos, tores importantes a considerar. Logo desujeita a uma imprudência, por pressa, os alcoólatras e os deficientes. Do ponto saída, o motorista leva vantagem sobredesatenção ou outro motivo. No entan- de vista da segurança, a idade, a condi- o pedestre porque, dentro do carro, eleto, entre os pedestres mais vulneráveis ção física e a estatura (dimensão) são fa- assume as dimensões de seu automóvel. Quanto às condições de, não interpreta adequadamente informações físicas, os idosos e relativas ao trânsito e não está preparada para to- deficientes são mar as decisões que ele exige a todo instante. os mais pre- judicados, Outro agravante é que, pelo menos até os sete porque têm anos, a criança ainda não sabe ler ou não lê fluente- menor mo- mente e; portanto, não se utiliza das placas e sinais bilidade. para se orientar. Tudo isso faz dela um pedestre de Isto afeta reações totalmente im- até o sim- previsíveis sem falar ples ato na fragilidade de- de atra- corrente de sua vessar uma pequena esta- rua, já que tura. Os adul- o tempo dos tos precisam sinais é calcu- estar aten- lado em função tos a essa de pessoas que realidade, para que se dispõem de plenas conscien- condições físicas. O idoso tizem detem ainda o problema de lentidão de reflexos, cau- que cabesado pela idade avançada que retarda sua reação a eles ze-aos estímulos do trânsito. A nível mental, os refle- lar pela se-xos são importantes tanto para pedestres como gurança daspara motoristas, já que decisões como aguardar crianças noou ir adiante, dobrar ou seguir em frente, desviar trânsito, sejaou não são exigidas a cada minuto de ambos. como motoristas, No que diz respeito à criança, seu maior proble- pedestres, autori-ma é imaturidade. A criança distrai-se com facilida- dades ou pais.
5POR QUE TANTOS PEDESTRES DESPREZAM PASSARELAS E SUBTERRÂNEOS EARRISCAM SUA VIDA EM TRAVESSIAS PERIGOSAS? O despreparo para enfrentar o trânsito, a pressa e princi- palmente a falta de conscientização das pessoas quanto às suas responsabilidades como pedestres levam a atitudes como essas. Respostas obtidas em pesquisas de rua exem- plificam bem a questão. \"Estou atrasado\", \"Não vi que ti- nha passarela (ou faixa), \"É mais rápido\", \"Tenho preguiça de subir e descer justificativas dadas pelos pedestres para não utilizar acessos seguros, destinados à sua circulação.O PEDESTRE QUE TEM CARRO TOLERA MELHOR OS ABUSOS DOS MOTORISTAS COMO, POR EXEMPLO, ESTACIONAR NAS CALÇADAS Assim como o motorista se esquece que costuma estacionar seu carro sobrede que é pedestre enquanto dirige, o in- as calçadas, certamente achará absur-verso também acontece. Os interesses do alguém fazer o mesmo na calçada demudam de acordo com o papel do indi- sua casa, dificultando a passagem devíduo no momento. Aquele motorista moradores e pedestres.QUAL O EFEITO DA BUZINA E DO FAROL ALTO SOBRE O PEDESTRE?COMO ELE ENTENDE ESSES SINAIS? Assim como nos relacionamos com comunicação no trânsito. Quando uti- descaso aos sinais, por parte dos mo-as pessoas através de palavras e ges- lizados da maneira correta pelo moto- toristas, pedestres ou de ambos. Destatos, existe um sistema de comunicação rista e interpretados adequadamente forma, um pedestre pode se irritar comprópria do trânsito, cuja finalidade é o pelos pedestres, podem ajudar muito uma buzina, quando o bem-intencio-bom entendimento entre todos os seus a orientá-los. Infelizmente, na prática, nado motorista pretendia apenas des-componentes. A buzina, os faróis e o isto não acontece. Seja por desconhe- pertar sua atenção para um sinal quepisca-pisca são alguns dos sinais para a cimento, interpretação incorreta ou está verde para os veículos.EXISTE ALGUMA LEI QUE REGULAMENTE O TRÂNSITO DE PEDESTRE?SE EXISTE, QUAL A PENALIDADE PARA OS INFRATORES? O Código Nacional de Trânsito regula- xa própria, obedecendo à sinalização. Atravessar nos cruzamentos, a nãomentaotrânsitodemotoristasepedestres. ser quando houver sinalização para Quando não houver faixa própria, esse fim. É DEVER DO PEDESTRE: atravessar a via pública perpendicu- Nas estradas, andar sempre em larmente às calçadas e na área de seu Utilizar vias em agrupamentos capazes prolongamento. de perturbar o trânsito, ou para a práticasentido contrário ao dos veículos e em de atividades de lazer, esportes, desfiles efila única, utilizando obrigatoriamente Obedecer à sinalização. similares, salvo em casos especiais e com ao acostamento, onde existir. devida licença da autoridade competente. AINDA SEGUNDO O CÓDIGO, Nas vias urbanas, onde não houver É PROIBIDO AO PEDESTRE: Andar fora da faixa própria, nos lu-calçadas ou faixas privativas a ele des- gares onde ela existir.tinadas, andar sempre à esquerda da, Permanecer ou andar nas pistas, ex-via, em fIla única e em sentido contrá- ceto para cruzá-las onde for permitido. Os pedestres que desrespeitarem es-rio aos dos veículos. sas normas estarão sujeitos a receber Cruzar a pista de viadutos, pontes ou multa de até 1% do salário mínimo em Somente cruzar a via pública na fai- túneis, exceto onde exista permissão. vigor na região.
6 POR QUE ALGUNS MOTORISTAS ACELERAM ENQUANTO O SINAL AINDA ESTÁ FECHADO, INTIMANDO OS PEDESTRES? Esta é mais uma questão relacionada torista age dessa maneira não com o pro- e fica irritado com o sinal vermelho queao desrespeito do homem pelo próprio pósito deliberado de assustar o pedes- interrompeu seu caminho, esquecendohomem no trânsito. Muitas vezes o mo- tre. Em geral ele apenas está com pressa os direitos de quem atravessa.RECADO FINAL Na guerra do trânsito não há ven- que tornam o trânsito cada vez tecer nossos estoques de respeitocedores. No saldo final, somos to- mais violento. Seja como pedestres humano, tolerância e solidarieda-dos vítimas da competitividade, ou como motoristas. Temos uma de. Só assim conseguiremos decla-imprudência e falta de civilidade missão urgente a cumprir: reabas- rar a paz no trânsito.VOCÊ ENTENDE A LINGUAGEM DO TRÂNSITO? Estes são Passagemalguns dos de Pedestressinais queorientam otrânsito. Elespodem con-tribuir para obom entendi-mento entremotoristase pedestres.Veja o quesignificam eos respeite.Parada Obrigatória Proibido Trânsito Pedestre Ande Pedestre Ande Proibido Trânsito Proibido Trânsito de Proibido Trânsito de Conserve- de Pedestres pela Esquerda pela Direita de Bicicletas Veículos Automotores Veículo de Carga se à DireitaEstacionamento Proibido Estacionar Proibido Parar Mão Dupla Crianças Obras Arte Escolar CiclistasRegulamentado e Estacionar
Search
Read the Text Version
- 1 - 6
Pages: