SPED SISTEMA DE ENVIO DE NOTAS Módulo Integrante do Sistema de Gestão RAJ TECNOLOGIA
Versão Julho/2022 INTRODUÇÃO Este manual foi desenvolvido para auxiliar na implantação do Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica da SEFAZ – Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Este software é parte do Sistema Integrado de Gestão (ERP) da RAJ Tecnologia, que complementa o módulo do Faturamento. .
Versão Julho/2022 EMISSOR DE NOTAS FISCAIS – SPED Objetivo: Apresentar as notas geradas para envio a SEFAZ. Como Acessar: RajToolBar Faturamento SPED Procedimento: clicar na opção SPED e o sistema abrirá a tela inicial. Antes de enviar a N.F, verifique se o certificado digital está corretamente instalado na máquina de trabalho. Tenha o PIN do certificado em mãos. Clique em opções Status do serviço e digite o PIN do certificado para liberar o acesso ao SEFAZ. Caso prefira, pode-se primeiramente selecionar as NFs para envio ao SEFAZ e, ao clicar em Enviar NF, o sistema automaticamente solicitará o PIN do Certificado. A comunicação estará concluída e autorizada. Para visualizar as NFs abrir Aba Emissão das NFs (No topo da Tela): Notas Fiscais Emitidas: Lista todas as notas a serem enviadas a SEFAZ ou que já foram emitidas; Transação/Logs: Histórico de todo procedimento realizado no envio da Nota Fiscal ate o retorno da SEFAZ, pós-validação da mesma. OBS: O certificado digital deve estar instalado na maquina para Emissão da N.F
Versão Julho/2022 OPÇÕES DE FILTRO Filtro por data: Fazer uma busca por período e por serie da N.F: EX: De (14/01/2011) até (21/01/2011) - Série: 02 Selecionar uma das seguintes opções: Notas a Enviar: o sistema mostra as NFs que ainda não foram enviadas no período e série filtrados. Notas Enviadas: o sistema mostra as NFs já enviadas ao SEFAZ no período e série filtrados. Busca por Nota Fiscal: digitar o número da N.F e clicar em CARREGAR ou ENTER (no teclado). Ao apresentar as N.Fs pode-se selecionar a mesma e emitir. ENVIAR N.F Selecionar as Notas depois de realizado o filtro, habilitando a variável ‘Selecionado’. Marcado todas as N.F desejadas clicar em ENVIAR N.F;
Versão Julho/2022 O sistema ENVIA AUTOMATICAMENTE e registra o RETORNO do SEFAZ (é a validação da NF enviada, ou seja, o SEFAZ responde se foi AUTORIZADO O USO DA NFe; se houve CANCELAMENTO ou se houve REJEIÇÃO). Do lado direito da tela de trabalho, o sistema mostra os detalhes de cada NFe registrados durante o envio ao SEFAZ. Serve para análise de erro no caso de rejeição. Quando a nota é emitida com êxito o sistema gera os arquivos XML e PDF, salvos em local especificado em Configurações de Ambiente. CONSULTAR SITUAÇÃO Objetivo: tem por finalidade permitir verificar as informações sobre o envio da N.F Detalhes da N.F eletrônica: Disponibilizado do lado direito da tela, permitindo visualizar as informações de retorno da SEFAZ referente à N.F enviada: Chave de Acesso; Informações sobre o Envio; Informações sobre Retorno; Status (Conforme Retorno da SEFAZ); Nota Complementar; Tipo de Emissão; Outras Informações; Consulta N.F na SEFAZ: Ao clicar no Botão (?) permite consultar a nota fiscal diretamente no site da SEFAZ.
Versão Julho/2022 Consultar pela chave de acesso; Consultar cancelamento; Consultar Cliente na SEFAZ; CANCELAMENTO Para fazer o cancelamento da N.F basta selecionar a nota e clicar no botão Cancelar quando o sistema receber o protocolo de homologação de cancelamento, automaticamente ele irá cancelar no sistema de Faturamento. OBS: usuário tem quer ter acesso de cancelamento no modulo de Faturamento e recomenda-se cancelar uma N.F apenas dentro do prazo de 24hs. VISUALIZAR IMPRESSÃO Permite visualizar a impressão da nota em PDF. ENVIAR E-MAIL Caso tenha e-mail cadastrado no favorecido da NF, o sistema envia a NFe automaticamente. Caso você não tenha enviado o e-mail, basta selecionar a nota fiscal e clicar no botão Enviar E-Mail. OPÇÕES Status Serviço: Este botão serve para verificar a comunicação entre o sistema e serviço do SEFAZ, quando a comunicação é estabelecida, deve- se digitar o numero do PIN e observar uma barra verde no topo da tela, lado direito, indicando que você está conectado no SPED.
Versão Julho/2022 Inutilização de Faixa de Numeração: possibilidade de inutilizar um número que não foi enviado ao SEFAZ e não tem possibilidade de fazer a disponibilização, pois outras notas já foram emitidas e autorizadas no SEFAZ. Recriar arquivo PDF: possibilidade de gerar o arquivo de retorno em PDF. Criar Carta de Correção: Permite gerar carta de correção da N.F em questão já fazendo relacionamento com a chave de acesso. Ao clicar para gerar é aberta uma tela com os campos que podem vir a ser modificados, feito as alterações necessárias clicar em Montar Carta. Verificar Sincronização; LINK’S UTEIS: Direcionados especificamente aos portais estaduais e federais sobre o Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica. AUTO EMISSÃO DE NFS Objetivo: Permite emitir de forma automática as notas fiscais sendo enviadas a SEFAZ dentro de um intervalo de tempo Pré-cadastrado. Botão Ativar: Ativa o envio automático durante um intervalo de tempo; Habilitar opção: Parar ao gerar Erro; Aba Erros: Responsável por listar as notas enviadas a SEFAZ que retornaram com erro. Por Exemplo: Rejeição; Aba Sucesso: Responsável por listar todas as notas enviadas a SEFAZ que não obtiveram erro. Tempo: Definir o tempo para envio de N.F; Tipo: Define o tempo em Segundos; Minutos; OBS: O certificado deve estar ativo. UTILITÁRIOS CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE Aba Definições Básicas Impressão da Danfe: se é na forma de retrato ou paisagem.
Versão Julho/2022 Logo da Danfe: é possível a configuração do Logo da empresa no formato Logo11 (60X60) quadrado ou Logo 31 (60X180) retângulo Ambiente da Danfe: Produção: emissão definitiva e real; Homologação: emissão em caráter de testes. Emissão/ Contingência: Normal: Envio padrão para SEFAZ, quando o serviço não está indisponível. SVC/SCAN: Emitir Nota fiscal no Ambiente de Contingência, nos casos em que a SEFAZ está com serviço indisponível. Formulário Seg: Emitir Nota fiscal no Ambiente de Contingência, nos casos em que a SEFAZ está com serviço indisponível. Sendo necessário cadastro juntamente na SEFAZ. Gravar arquivos em: Definir o local para salvar os arquivos gerados pelo sistema SPED (aconselhamos a criar uma pasta com nome Danfe no servidor). Impressão Nº cópias: Quantas cópias deseja imprimir. Impressora Padrão: Impressora principal para impressão de notas; Serie padrão: Colocar o número da série que é padrão para a emissão da Danfe. Certificado Digital: identificação do certificado a ser utilizado para a emissão das notas. Logo a partir de um arquivo: possibilidade de incluir o Logo a partir de um arquivo digitado. Nº de tentativas: Numero de vezes para tentar emitir a nota. Intervalo de tentativas: Tempo necessário para tentar novo envio. Intervalo após envio: Tempo necessário após enviar a nota para novo envio. Diretório dos SCHEMAS: Pasta onde ficam os arquivos de configuração para emissão de notas. Habilitar: Separar Pastas por Mês (emissão da N.F);
Versão Julho/2022 Sempre Enviar TAG do imposto da N.F; ABA CONFIGURAÇÕES DE PROXY/E-MAIL Objetivo: O usuário devera preencher as informações necessárias caso a rede de internet da empresa tenha restrições. Verificar com a área de TI da sua empresa. Configurações de Proxy: Endereço; Porta; Usuário; Senha; Formula para preenchimento de E-mail; Query para preenchimento da TAG; Configurações de E-mail: E-mail; SMTP; Porta; Conta Autenticação; Senha; Servidor requer uma conexão criptografada (SSL/TSL); Testar Conta; SELEÇÃO DE EMPRESA No caso de haver mais de uma empresa no banco de dados, selecionar por qual empresa deseja emitir a nota.
Search
Read the Text Version
- 1 - 10
Pages: