Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Actividades 2015

Actividades 2015

Published by Montemor Sketchers, 2021-02-03 18:25:57

Description: Resumo de actividades de 2013 do Teatro dos Castelos.
Neste ano o grupo MoSk já estava formado e fazia parte como projeto do Teatro dos Castelos.

Search

Read the Text Version

TEATRODOSCASTELOSACTIVIDADES2015



ACTIVIDADES2015



Apesar das perspectivas para 2015 não serem as mais animadoras, este acabou por ser um ano bastante produtivo. Terminou-se o restauro dos livros de actas da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, concretizámos o projecto do salvo-conduto para a rede de muralhas e castelos do Mondego e realizámos a 1º edição do Festival das Artes do Papel, entre outras actividades menos rele- vantes. Foi também este ano que se consolidou a actividade do grupo Montemor Sketchers. Por tudo o que fomos realizando este foi também um ano de grande visibilidade mediática, com diversas reportagens nos jornais regionais e locais, uma reportagem pela agência LUSA, uma reportagem do canal de televisão TVI e ainda uma pequena entrevista para o mesmo canal integrada no programa emitido durante as festas da vila. Se tendo sido possível a tão almejada mudança para umas instalações mais adequadas à actividade que vimos desenvolvendo e que queremos potenciar, conseguimos no entanto adquirir mais alguns equipamentos e materiais para a produção de papel. E porque procurámos que todas estas actividades atingissem um público o mais vasto possí- vel, as mesmas foram de acesso gratuito para todos os participantes. Tudo isto só foi possível graças ao apoio de diversas instituições e projectos que ao longo do ano connosco foram colaborando e apoiando: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho; IT - Comércio Internacional, SA; CEARTE; Associação ICZERO; Projecto VideoLab; Moinho do Papel de Leiria; CITEC; Associação Diogo de Azambuja.



CENTROARTESDOPAPEL Serviço Educativo

PARTICIPAÇÃO NO WORKSHOP CIANOTIPIA Técnica alternativa de impressão fotográfica Atelier Contraprova, 17 Janeiro, Lisboa



PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ESTRUTURAS DO LIVRO MEDIEVAL Museu de Lisboa, Palácio Pimenta, 26, 27 e 28 Março 2015, Lisboa Professor: Arsenio Sánchez Hernampérez Membro do grupo de Conservadores-restauradores da Biblioteca Nacional de Es- panha. Foi distinguido com o Prémio Nacional de Restauro e Conservação de Bens Culturais, em 2013, pelo seu percurso excepcional, no âmbito da conservação do património documental e bibliográfico.



PARTICIPAÇÃO NO WORKSHOP “IMÁGENES DE AGUA - LA FILIGRANA, DE LA TRADICIÓN PAPELERA A LA CREACIÓN ARTÍSTICA” Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 9 e 10 Abril, Porto Formador: Victoria Rabal Licenciada em Belas Artes e em História da Arte pela Universidade de Barcelona. Desde 1982 trabalha e é directora do Museu Molí Paperer de Capellades, Barcelona. Desde 1984 dirige as oficinas de “Art-paper” do museu e ministrou numerosos cursos e conferências sobre papel. Membro fundador da IAPMA (International Association of Papermakers and Artists) Membro Honorário da ACCA (Associació Catalana de Crítics d’Art)



PARTICIPAÇÃO FESTIVAL DO ARROZ E DA LAMPREIA 2 a 11 de Março, Montemor-o-Velho



COLÓQUIO “DA PALHA AO PAPEL” a convite do Rotary Clube de Montemor-o-Velho Hotel Abade João, 26 de Maio, Montemor-o-Velho PARTICIPAÇÃO NA INICIATIVA CONVERSAS COM SABOR A CANELA Café “O AFONSO”, 11 de Dezembro, Tentúgal





CENTROARTESDOPAPEL Residências Artísticas

JULIO LIRA E ELENA PERULERO 20 a 30 de Agosto, Montemor-o-Velho A convite do Centro de Artes do Papel, o mestre encadernador espanhol, Julio Lira e a encadernadora Elena Perulero, estiveram em Montemor-o-Velho. Ao longo dos dez dias de permanência muitas foram as aprendizagens e as trocas de experiências e a certeza de que irão voltar.





CENTROARTESDOPAPEL Exposições e Eventos

FESTIVAL ARTES DO PAPEL Convento dos Anjos, 22 e 29 de Agosto, Montemor-o-Velho Dentro das actividades que vimos desenvolvendo ao longo dos últimos 5 anos destacam-se a criação de espaços oficinais dotados dos equipamentos e mate- riais necessários para a produção artesanal de papel, encadernação, gravura, tipografia tradicional, etc. Paralelamente temos desenvolvido uma actividade formativa nos domínios da encadernação, produção artesanal de papel, livro de artista, entre outras e ainda diversas acções de divulgação do papel artesanal e das artes do papel para escolas e junto do público em geral. Porque ao longo destes anos fomos contactando diversos artistas e artesãos é chegado o momento de promover, pela 1ª vez em Portugal, um evento que pretende ser um momento de encontro e troca de experiências entre todos aqueles que como nós nutrem uma paixão pelo papel, sendo também forma de divulgação junto do público em geral de diferentes artes ligadas ao papel. Assim nos dias 22 e 29 de Agosto no claustro do Convento dos Anjos em Montemor-o- Velho realizámos o Festival das Artes do Papel. Lista de participantes: Jorge Valente | Centro de Artes do Papel - Produção Artesanal do Papel Ania Chasqueira | Centro de Artes do Papel - Origami Julio Lira (Espanha) - Encadernação Elena Perulero (Espanha) - Encadernação Luciene Faverio - Marmorização Octávio Júlio - Marmorização Joana Monteiro | Clube do Tipos - Tipografia tradicional Projecto Videolab - Projecção multimédia sobre papel artesanal Maria do Mar - Dança Bruno Matos - Fotografia Montemor Sketchers - Desenho Marco Penajóia - Arqueologia















EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “IMITAR O CÉU” Bruno Matos Convento dos Anjos, 22 a 29 de Agosto, Montemor-o-Velho



EVENTO “FIBRA DE VIDEO” Espaço PARTÍCULA, 12 de Setembro, Coimbra O Centro de Artes do Papel, em parceria com o Projecto Videolab e o Espaço Partícula, apresentaram uma extensão do Festival de Artes do Papel a Coimbra. O evento constou de projecções vídeo sobre folhas de papel de José Vieira e Sérgio Gomes, ambiente sonoro de Gonçalo Barros e dança contemporânea de Maria do Mar (companhia Flic-Flac). Após apresentação no Convento dos Anjos, o Centro de Artes do Papel e o Projecto Videolab apresentaram “Fibra de Vídeo” uma instalação vídeo que tem como base os 4 elementos da natureza: água, terra, ar e fogo. Quatro projeções sobre folhas de papel de grandes dimen- sões, que procuram dialogar com a dimensão e a textura do papel e a sala de exposições. O evento foi complementado com uma dança de Maria do Mar (da companhia Flic-Flac) que interliga os 4 elementos (das projeções) e a forma como os mesmos são apresentados (disposição das folhas no espaço da sala de exposições do Partícula).



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “CITEC - 45 ANOS EM IMAGENS” Mercado Municipal, 01 a 31 de Agosto, Montemor-o-Velho Exposição retrospectiva dos 45 anos de actividade do CITEC, integrada no programa das comemorações do seu 45º aniversário.



Workshop “Imagens (d)escritas” Evento integrado na programação do Munda Lusófono Quarteirão das Artes, 11 de Outubro Um encontro de criadores da escrita e do desenho que foi também um desafio... E o desafio foi pôr escritores a escrever a partir de imagens e desenhadores a criar imagens a partir de textos. O resultado deste workshop será apresentado em 2016 sob a forma de livro.



“FONLAD - 10 ANOS” Evento internacional de performance e video-arte Diversos locais em Montemor-o-Velho, 17 de Outubro Para comemorar os seus 10 anos de existência, o festival FONLAD realizou este evento interna- cional de performance e video-arte. Foram 10 intervenções artísticas sob forma de um percur- so que por entre pedras e muralhas surpreenderam pelo contraste entre linguagens artísticas contemporâneas e a monumentalidade desta pacata vila histórica. Este evento foi mais um pretexto para (re)visitar Montemor-o-Velho ou seja cumpriu o objec- tivo que desde há muito norteia a actividade da Cooperativa Teatro dos Castelos e do CITEC, parceiros locais deste projecto, trazer novos públicos a esta vila através de propostas culturais inovadoras, mas alicerçadas no vasto e rico património edificado existente. Por outro lado para os artistas participantes foi também um desafio aliciante apresentar os seus projectos artísticos de cariz marcadamente urbano num contexto muito diferente daquele onde habitualmente são apresentados e para os quais os mesmos projectos foram criados.





CENTROARTESDOPAPEL Produtos e Serviços

RESTAURO DE LIVROS DE ACTAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-VELHO Este trabalho iniciado em 2014, consistiu no restauro com integração de zonas perdi- das, consolidação de fragilidades e encadernação total em pele com gravação a ouro de 11 livros de atas da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, sendo o mais antigo de 1858 e o mais recente de 1935. Devido ao avançado estado de deterioração de alguns dos livros este processo levou cerca de um ano para ser concluído com sucesso.



O desafio de concebermos um passaporte turístico para a Rede de Muralhas e Castelos do Mondego era o de criar um objecto gráfico que fosse único e diferente e que fosse um fac- tor importante para aumentar o nº de visitas aos monumentos da rede. A escolha do Centro de Artes do Papel não terá sido alheia ao facto de que os papéis arte- sanais por nós produzidos a partir da palha do arroz são únicos em Portugal e provavel- mente no mundo inteiro. Trata-se de um papel feito de forma artesanal a partir da palha do arroz de aspecto bastante rústico, com algumas rugosidades e apresentando frequent- emente pedaços de cascas de arroz e outros elementos vegetais. A opção por este papel artesanal único, produzido em Montemor-o-Velho, com recurso a um produto local com muito pouca valorização, a palha do arroz, iria contribuir decisiva- mente para o carácter diferenciador do passaporte a produzir. O nome “Salvo-conduto”, o design gráfico, os textos e a estética geral do documento foram também opções tomadas no sentido de dar ao documento final uma estética próxima dos livros antigos. Pelas suas características, rugosidade e não uniformidade das folhas este papel não pode ser impresso em sistemas de impressão modernos (offset e impressão digital) tendo de ser impresso em antigos sistemas tipográficos com caracteres de chumbo. Sendo por um lado uma restrição técnica a ideia de utilizar um sistema de impressão antigo reforçou a esté- tica que pretendíamos para este trabalho.



ENCADERNAÇÃO Ao longo de 2015, foram realizados diversos trabalhos de encadernação, com recurso a diferentes técnicas e materiais. Ainda durante este ano iniciou-se uma colaboração com Luciene Favero que permitiu ao Centro de Artes do Papel passar a usar os papéis marmoreados por ela produzidos.



PROJECTO QUATRO ELEMENTOS Convidada a participar no Festival das Artes do Papel, Luciene Favero, artista especializada na técnica de pintura sobre água (marmorização) apaixonou-se pelo papel de palha de arroz e em particular pelas 4 folhas gigantes (2,3 m x 1,3 m) produzidas durante o festival. Apesar da grande dimensão das folhas levantar problemas técnicos complexos, com a colaboração do mestre marmorizador espanhol António Velez Celemin foi possível marm- orizar as folhas e concluir com sucesso o projecto idealizado. Já no início de 2016 uma das folhas integrou uma mostra colectiva de arte em espanha.