MEU AMIGO INVISÍVEL HISTÓRIA, ILUSTRAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO VERIDIANA P.R. CASTRO
JUCA ERA UM GAROTO DE OITO ANOS. MUITO INTELIGENTE, MAS MUITO TEIMOSO E EGOÍSTA APESAR DAS TENTATIVAS DOS PAIS EM TORNÁ-LO MAIS AMÁVEL, JUCA NÃO MUDAVA DE COMPORTAMENTO. JUCA TOCAVA MESMO O TERROR ONDE PASSAVA. JÁ HAVIA SIDO EXPULSO DE DUAS ESCOLAS E ESTAVA PRESTES A SER EXPULSO MAIS UMA VEZ. SEUS PAIS NÃO SABIAM MAIS O QUE FAZER. JUCA ERA ACOMPANHADO POR PSICÓLOGO, PSICOPEDAGOGO, BENZEDEIRAS E NADA..., CONTINUAVA MESMO TEIMOSO. APRONTAVA TODO TIPO DE TRAQUINAGEM E IMPLICAVA MUITO COM O IRMÃO. CERTA VEZ, SUA MÃE PEDIU AO ANJO DA GUARDA (ESPÍRITO PROTETOR) DE JUCA, QUE LHE AJUDASSE DE ALGUMA FORMA, POIS TEMIA O FUTURO DO FILHO. JUCA ADORAVA JOGAR FUTEBOL. ERA A ÚNICA BRINCADEIRA,QUE ELE OBEDECIA AS REGRAS. NUM FINAL DE SEMANA, ENQUANTO ELE SE PREPARAVA PARA O JOGO DE FUTEBOL, JUCA TEVE UMA VISITA DIFERENTE. ENTROU SEM BATER, EM SEU QUARTO, LUCAS, UM GAROTO QUE PARECIA TER A SUA IDADE. – JUCA! MEU NOME É LUCAS! – LUCAS?! COMO VOCÊ ENTROU AQUI?! O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AQUI? – TIVE PERMISSÃO PARA ENTRAR E VIM PARA ACOMPANHAR VOCÊ DURANTE UM TEMPO. – EXPLICOU LUCAS.
– EU NÃO QUERO NINGUÉM COMIGO! – GRITOU JUCA. – NÃO VOU TE INCOMODAR. SÓ QUERO SER TEU AMIGO. TAMBÉM, NÃO PODEREI FICAR MUITO TEMPO CONTIGO, PORQUE ESTOU EM APRENDIZADO, NO MEIO DE UM CURSO. – CONCLUIU LUCAS. COMO LUCAS FOI MUITO GENTIL, JUCA PERMITIU SUA COMPANHIA. – JUCA, DISSE LUCAS, PRECISO TE CONTAR UM SEGREDO. - AGORA NÃO, LUCAS, ESTOU COM PRESSA! – RETRUCOU O JUCA. – É IMPORTANTE! – INSISTIU LUCAS. – DEPOIS VOCÊ FALA! – TEIMOU JUCA. LUCAS, ENTÃO, SE CALOU. ESPEROU A OPORTUNIDADE PARA REVELAR PARA JUCA, O SEGREDO.
CHEGANDO NO CAMPO DE FUTEBOL, OS TIMES JÁ ESTAVAM À ESPERA DE JUCA. – COMO VOCÊ DEMOROU, JUCA! JÁ ÍAMOS COMEÇAR SEM VOCÊ! – ESSE AQUI É O LUCAS, GALERA! ELE É MEU NOVO AMIGO. POR CAUSA DELE ME ATRASEI. OS GAROTOS ARREGALARAM OS OLHOS. ACHAVAM QUE JUCA ENLOUQUECERA. NÃO VIAM NINGUÉM COM ELE. – DE QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO, JUCA? – PERGUNTOU RONI. – DESSE GAROTO AQUI, O LUCAS! FALA ALGUMA COISA, LUCAS! – RETRUCOU O JUCA. – ESSE ERA O NOSSO SEGREDO, JUCA! SÓ VOCÊ ME OUVE E VÊ. – DISSE LUCAS. – COMO ASSIM, LUCAS?! VOCÊ É REAL! COMO SÓ EU CONSIGO TE VER E OUVIR?! ESTOU LOUCO? – DISSE JUCA, MUITO ESPANTADO. OS GAROTOS CONTINUARAM SE OLHANDO, AMEDRONTADOS, NÃO ESTAVAM ENTENDENDO NADA. – SERÁ QUE JUCA ESTÁ FICANDO LOUCO? – COCHICHOU BETO NO OUVIDO DO JOÃO. – PARECE QUE SIM, BETO. – RESPONDEU JOÃO. – FALA COM ELES, LUCAS! – INSISTIU JUCA. – NÃO ADIANTA, JUCA, NÃO VÃO ME OUVIR E NEM ME VER. É MELHOR IRMOS PARA CASA. TEMOS MUITO PARA CONVERSAR. – EXPLICOU LUCAS.
– SE AFASTE DE MIM, FANTASMA! VOCÊ SÓ PODE SER FRUTO DA MINHA IMAGINAÇÃO! SOME DE VEZ, NÃO QUERO E NÃO PRECISO DE VOCÊ! – SAIU GRITANDO E CORRENDO PARA CASA, JUCA. CHEGOU À CASA, ENTROU COMO UM FURACÃO NO QUARTO, BATEU A PORTA E JOGOU-SE NA CAMA. – AI, MEU DEUS! SÓ PODE SER CASTIGO! ESTOU FICANDO LOUCO! LUCAS ESPEROU UM POUCO, ATÉ QUE JUCA SE ACALMASSE, PARA ENTRAR NO QUARTO E CONVERSAR COM ELE. DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, JUCA ADORMECEU.
LUCAS PODIA FALAR COM ELE SEM QUE ELE SE ASSUSTASSE. – JUCA, FICA TRANQUILO! VOCÊ NÃO ESTÁ FICANDO LOUCO! NÃO SOU FRUTO DE TUA IMAGINAÇÃO! JUCA AINDA ASSUSTADO, NÃO QUERIA OLHAR PARA LUCAS, MAS LUCAS INSISTIU. – VEJA JUCA, AO TEU LADO, TEU CORPO DORME. ESTAMOS NO PLANO ESPIRITUAL. AGORA, VOCÊ É COMO EU, UM ESPÍRITO. – EXPLICOU LUCAS. – AI, MEU DEUS! O QUE ESTÁ ACONTECENDO?! EU TÔ MAIS LOUCO AINDA? EU MORRI? É ISSO?! LUCAS SORRIU E DISSE: – NÃO JUCA. NÃO É NADA DISSO! QUANDO DORMIMOS, NOSSO ESPÍRITO SE AFASTA DO CORPO E PERCORRE ESPAÇOS, VISITA PARENTES E PODE ATÉ ESTUDAR E TRABALHAR DURANTE ESSE REPOUSO FÍSICO. – COMO EU NUNCA PERCEBI AS COISAS ASSIM? – PERGUNTOU JUCA. – HOJE, ESTAMOS EM UM MOMENTO ESPECIAL. TEMOS AUTORIZAÇÃO PARA ESTARMOS JUNTOS E EU VOU TE LEVAR PARA CONHECER UM LUGAR, NO QUAL, LEMBRARÁ DE FATOS ACONTECIDOS EM OUTRA VIDA. – DISSE LUCAS. – NÃO ESTOU ENTENDENDO NADA! EU VIVI OUTRA VIDA? – INTERROGOU JUCA. – NÃO SE PREOCUPE, NO MOMENTO CERTO, VOCÊ ENTENDERÁ. PARTIRAM.
CAMINHARAM ATÉ CHEGAREM EM UM CASARÃO, JÁ EM RUÍNAS, PELA AÇÃO DO TEMPO E DAS INTEMPÉRIES. ENTRARAM. JUCA, ESTAVA COM MEDO, MAS... DE REPENTE... JUCA COMEÇA A TER LEMBRANÇAS. – SIM, PARECE QUE CONHEÇO ESSE LUGAR, ESSAS JANELAS, O QUINTAL, O JARDIM... E CAMINHA PELOS AMBIENTES. QUANDO ENTRA EM UMA DAS SALAS, A QUAL TERIA SIDO SEU ESCRITÓRIO, AS LEMBRANÇAS SE FAZEM MAIS FORTES. VÊ-SE SENTADO NA POLTRONA, PRÓXIMO À MESA, MEDITANDO SOBRE AÇÕES QUE IRIA PRATICAR PARA FICAR COM AS PROPRIEDADES DA FAMÍLIA. FAZ O NECESSÁRIO E CONSEGUE O SEU INTENTO, MAS VIVE UMA VIDA DE TURBULÊNCIA, CULTIVANDO DESAFETOS.
INSEGURO, ANSIOSO E SÓ, DESENCARNA VITIMADO POR TUBERCULOSE. SEM HERDEIROS, SEM AMIGOS E SEM PAZ NO CORAÇÃO, CHEGOU AO PLANO ESPIRITUAL. PERMANECEU EM REGIÕES INFERIORES, POR CAUSA DOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE REVOLTA QUE ALIMENTAVA.
A MISERICÓRDIA DIVINA A TODOS ACOLHE. NO MOMENTO DE ARREPENDIMENTO FOI RESGATADO POR ALGUÉM QUE O AMAVA. RECEBEU A OPORTUNIDADE DE REENCARNAR NO MEIO DAQUELES A QUEM OFENDEU. JUCA RECORDA-SE DE TUDO. EMOCIONADO PEDE PERDÃO PELO COMPORTAMENTO QUE VEM TENDO NA NOVA ENCARNAÇÃO.
– LUCAS, SERÁ QUE DEUS VAI ME PERDOAR? – SIM JUCA. DEUS RENOVA AS NOSSAS OPORTUNIDADES SEMPRE QUE NOS DISPOMOS A ACEITAR SEUS DESÍGNIOS. – ENTENDO SUA VISITA, LUCAS. ESPERO QUE, AO ACORDAR, EU ME LEMBRE DE TUDO ISSO, E MELHORE DE VERDADE. – DISSE JUCA. – JUCA, PODE SER QUE VOCÊ NÃO SE LEMBRE DE TUDO AO ACORDAR. MAS TRARÁ NO CORAÇÃO A NECESSIDADE DA MUDANÇA. É PRECISO MUDAR. AINDA ESTAREI CONTIGO, POR MAIS UM TEMPO. VOCÊ VAI ME VER E OUVIR. MAS SERÁ NOSSO SEGREDO. – COMENTOU LUCAS. – OBRIGADO, LUCAS, MEU AMIGO INVISÍVEL.
Search
Read the Text Version
- 1 - 10
Pages: