Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Portfolio - Caminho Portugues

Portfolio - Caminho Portugues

Published by comunica, 2017-01-24 14:04:33

Description: Portfolio - Caminho Portugues

Search

Read the Text Version

Santiago de Compostela CAMINHOPORTUGUÊS VOCÊ VIVÊNCIARÁ AQUI:Caminhada Monumentos Vinhos Gastronomia Natureza Históricos

É um Caminho e como tal, pressupõe um itinerário,mas não se esgota nele. Santiago de Compostelafoi ao longo de todo o segundo milênio, a grandeconfluência da rede viária europeia por onde correu apregação do Evangelho.É em inúmeros itinerários jacobeus (Santiago)provenientes de todos os cantos da Europa, queencontramos os que têm origem em Portugal comvariadíssimas possibilidades de acesso ao túmulo doApóstolo. No entanto, entre todos, assume principalrelevo a estrada real Porto, Barcelos, Valença, ondeconvergem quase todos outros, reforçando esteitinerário como o principal dos caminhos portuguesesde Santiago. Este foi o itinerário escolhido pelamaioria dos peregrinos que caminharam paraSantiago, a partir do século XIV.Com a conclusão da ponte de Barcelos em 1325e a remodelação da Ponte de Lima, passou a serpossível a criação de um percurso retilíneo. Ponte deLima, Valença, Tui, Redondela, Pontevedra e Caldasde Reis definiram assim o novo itinerário medievalde Santiago de Compostela com origem no Porto.Convidamos Você a estar conosco neste belo esignificativo Caminho!



Por que ir? Existem relatos que Santiago teria pregado em vários locais ao longo do Caminho Português, o que associa o Caminho Português à passagem do Santo pela península ibérica.Reza a lenda que São Francisco de Assis também teria utilizado oCaminho Português para seguir até Compostela, existindo relatosda sua passagem por Ponte de Lima. Foi através do Caminho Português que levaram o corpo do Apóstolo de Padron até o local onde se encontra hoje, em Compostela. No Caminho Português passamos junto ao Castro Lupiário, da Rainha Lupa, figura ligada à lenda de Santiago e que deu autorização para que o Santo fosse sepultado em Compostela. O Caminho Português nos permite ter etapas com extensões moderadas e pernoitar em locais com muitos pontos de apoio e atrações.

A partir de Ponte de Lima, o caminho Português passa por muitos vestígios de uma antiga estrada construída pelos Romanos no Século I.O idioma em Portugal é o mesmo do Brasil e quando entramosna Galiza, as pessoas, pela proximidade e hábito entendemperfeitamente o português. A gastronomia e os vinhos do Norte de Portugal e da Galiza são mais um atrativo, assim como a reconhecida simpatia das pessoas do local. Quem optar em começar a peregrinação pela cidade do Porto, terá o prazer de caminhar entre duas cidades consideradas patrimônio mundial da UNESCO. Comparando o Caminho Português com os últimos 200km do Francês, paisagisticamente e patrimonialmente o Português é mais interessante para muitos peregrinos.

TRECHOS 1 Porto a Santiago 230 km 2 Ponte de Lima a Santiago 155 km

ESPANHA Santiago de CompostelaPadron Calda de Reys Pontevedra PORTUGAL Arcade O Porriño Valença Cossourado Ponte de Lima Barcelos Arcos Vilar Do PinheiroPorto

PRINCIPAIS CIDADESPortoPonte de Lima

BarcelosValença

PRINCIPAIS CIDADESPontevedraPadron

Santiago de Compostela

EQUIPAMENTOSDO PEREGRINO

Mochila reforçada para carregar seus pertences (câmera fotográfica, anorak, cantil, etc...) durante as caminhadas e passeios. Recomendamos: de 35 a 45 litros com barrigueira mais larga e alças acolchoadas. Cajado Anorak (resistente à água e ao vento) + fleece. Recomendamos: jaquetas 3 em 1, mais leves e práticas. Calça tipo suplex Recomendamos: calça-bermuda para não precisar levar short ou bermuda. Camisetas manga longa e 2 manga curta (de preferência tecido tipo dryt que não retém água). Luvas e gorro de fleece. Chapéu ou boné.Par de botas de caminhada ou tênis pré-amaciadose confortáveis.Papete (para descanso dos pés).Meias com fibra coolmax ou dry sell para caminhada(evitar algodão, pois retém água).Medicamentos particulares e materiais de higienepessoal em pequenas embalagens.Kit com primeiros socorros: Micro Pore, agulhas,algodão, linhas, óleo de arnica, band-Aid, Neosaldina,colírio, alfinete, cortador de unha.

O CAMINHO Simbolos Assim como todo Caminho emblemático, o Caminho Português é repleto de simbologia.

Vieira Um dos principais símbolos do Caminho, a vieira é a concha de um marisco muito encontrado na região costeira da Galícia. A concha de vieira é o emblema que identifica os devotos ao culto de Santiago. De acordo com a lenda, o corpo do Apóstolo, perdido no mar, foi arrastado por correntes marítimas até uma praia da Península Ibérica, chegando intacto e coberto por conchas de vieira. Na Idade Média, a vieira era usada como amuleto contra pragas e maldições. Seu lado côncavo é utilizado em roupas, mochilas ou colares, sendo a concha natural ou com uma pintura de cruz-espada, a cruz de Santiago. Credencial A Credencial é o documento oficial da Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela, órgão da Catedral de Santiago que cuida do Caminho e dosperegrinos. Na Credencial o peregrino é identificado e este é o documento que lhepermite o alojamento nos albergues do Caminho. Em cada paragem, o peregrino deve obter um selo (carimbo), que certifique a passagem por pontos e lugares do “Camino”. Este documento é analisado no final da peregrinação na Oficina do Peregrino, para a obtenção da Compostela. Compostela Ao chegar em Santiago, você receberá a “Compostela”, um belo diploma escrito em latim, igual aos concedidos na Idade Média coroando sua peregrinação. A “Compostela” é um documento que por ele se reconhece que o peregrino alcançou a meta. Os selos da credencial servem para testemunhar a passagem diária nos distintos locais e etapas do caminho. Pedras As Pedras são símbolos marcantes do Caminho de Santiago. Com frequência se vêem aglomerados de pedras, às vezes em grande quantidade! Elas podem ser colocadas em cima de marcos de distância ou simplesmente à margem do Caminho. Uma pedra simbólica deve ser levada pelos peregrinos, da sua própria Terra, para ser depositada num ponto significativo do “Camino”. A cruz de Santiago A bela cruz vermelha possui a forma de espada, e uma ponta como lâmina, que pode ser enfiada no chão. A cruz serve como adorno para roupas de confrarias e dos Cavaleiros de Santiago, além de adornar artigos para presentes, como abridores de cartas, chaveiros, entre outros. Foi usada pela primeira vez pela Ordem dos Cavaleiros de Santiago, simbolizando o Apóstolo defensor dos cristãos na guerra da Reconquista.

O CAMINHO Sinalização A sinalização dos Caminhos Portugueses de Santiago tem sido feita recorrendo ao sistema convencionado para toda a Europa para identificar de forma simples os itinerários jacobeus e que é a seta amarela pintada em muros, paredes, pavimentos, árvores, postes, etc, em todos os locais onde pudessem ocorrer dúvidas, particularmente nos cruzamentos e bifurcações. Também há marcos de pedra com a distância à Catedral de Santiago, incluindo um azulejo azul com uma vieira amarela posicionada de acordo com o sentido da marcha ou, noutros casos, apenas o mesmo azulejo colado em paredes e muros.



O CAMINHO Gatronomia A Gastronomia do Caminho Português engloba a cozinha portuguesa e a cozinha Galega, da região da Galícia. Também não podemos deixar de citar os maravilhos vinhos, alguns deles inclusive cultivados na propria região.



O CAMINHO Monumentos e Arquitetura O Caminho Português é repleto de maravilhas arquitetônicos e manumentos, incluindo é claro, a famosa Catedral de Santiago.



O CAMINHO Caminho de Encontros Acreditamos que um dos principais valores do Caminho de Santiago é ser um Caminho de Encontros: consigo, com os lugares, com as pessoas e também um caminho para ser realizado com tranquildade.



Faça sua reserva agora mesmo!(31) 3494-2727 | [email protected] WWW.ANDARILHODALUZ.COM.BR


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook