Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore final joao1

final joao1

Published by joaotbarroso, 2016-09-27 15:24:05

Description: final joao1

Search

Read the Text Version

João Torres Barroso ESAD Arte+DesignFundamentos do Design Turma LD1’5 Prof. Rui Pedro Freire Junho de 2016



Indice: 1 CARATERIZAÇÃO DO CONTEXTO DE USO E UTILIZADOR 2 DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS DE PROJETO 3 REPRESENTAÇÃO RIGOROSA 4 PRODUÇÃO DO MODELO

CARATERIZAÇÃO DO CONTEXTO DE USO E UTILIZADOR

Neste trabalho foi-me proposta a realização de umalanterna que se adaptasse a um determinado tema, nestecaso «Barman». Para uma realização consciente deste tra-balho foi necessária uma pesquisa prévia da profissão para arealização de um moodboard.



Neste moodboard procurei em primeiro lu-gar transmitir a energia e diversidade do ambienteonde o barman pode trabalhar. Através de ima-gens de galardoados bares tal como, o “Artesianbar” de Londres que foi nomeado o melhor bardo mundo pois proporciona um local clássico ro-deado de luxúria com abacaxis dourados e louçatradicional checa, ou então o Provocateur Night-club ,um bar mais agitado mas não menos luxuo-so e com um design inovador com paredes dec-oradas por escadarias. De outro modo também osdiferentes aromas e sabores que convivem comeste ,como a canela ou limão, fazem com queesta profissão tenha uma enorme abundância decores. O design aparece também representadoneste painel por garrafas inovadoras de bebi-das alcoolicas, como a de vodka da “Anestasia”projectada Karim Rashid e a de Jerome Oliver da“Millesime” de champanhe. «Mixology» foi o nome dado a este tra-balho devido à enorme diversidade que convivecom o barman, desde de aromas e sabores atéa espaços e cores. Neste trabalho procurarei fo-car-me mais no esplendor da profissão tal comoo fiz no moodboard quando o destaquei comas recorrentes imagens a bons bares, a íconesmundiais de luxo, como “James Bond”, ou até osmajestosos designers apresentados.

DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS DE PROJETO

Após a definição do tema de trabalho prossegui coma recolha de inspirações. Estas ajudaram à criação de duasalternativas de projecto, em especial a escolhida. As alternati-vas são ambas muito semelhantes pois apresentei para estasprincípios de construção iguais baseados no funcionalismo,na simplicidade e na recorrente utilização de formas curvas. Embora ambas me agradassem a minha decisão tevede recair apenas por uma.

ObrasKarim Rashid Karim Rashid tem como base uma concepção poéticabaseada numa infinidade de critérios complexos: a experiên-cia humana, os comportamentos sociais, as questões globais,económicas e políticas, a interação física e mental, a forma, avisão e o desejo de cultura contemporânea. Para o fabrico daspeças tem em conta outro grupo coletivo de critérios: o inves-timento de capital, a participação do mercado,a facilidade deprodução,a difusão,a distribuição, a manutenção,o serviço,o de-sempenho,a qualidade e principalmente as questões ecológicase de sustentabilidade. É com a combinação destes dois fatoresque Rashid molda a sua empresa formando o negócio,a identi-dade,a marca e o valor que cada vez mais gente lhe reconhece.Tudo se resume ao negócio da beleza. Toda a sua empresa deveestar completamente preocupada com a beleza que no fundo éuma necessidade humana.

Karim RashidBiografia Karim Rashid é atualmente considerado um dosmaiores nomes do design. O egípcio criado no Canadá, estu-dou Design Industrial na Universidade de Carleton, prosseguiuos seus estudos em Nápoles onde tirou uma pós-graduação ede seguida, mudou-se para Milão por um ano onde trabalhou noRodolfo Bonetto studio. Em 1992, Rashid abriu um estúdio de design par-ticular em New York City onde trabalha até hoje, sendo umdos designers mais produtivos desta geração, com mais detrês mil designs em produção, desde mobiliário a acessóri-os, projectos de design de lojas ou bens de luxo. Pos-sui no seu currículo centenas de prêmios, entre eles,osgalardões Red Dot e Chicago Athenaeum Good Design.

Cloud GateAnish Kapoor Uma das esculturas mais originais e interessantesdesta décadas encontra.se no Millennium Park de Chicago.Anish Kapoor criou uma obra de arte que contém algo paratodos. Ela mostra o esplendor que é o horizonte de Chicago,refletindo a beleza da luz e o céu. É uma escultura enorme eelegante equilibrada por duas extremidades curvas. Este factoé impressionante visto que a Cloud Gate é composta por 168placas de aço inoxidável e pesa 99.5 toneladas (10x20x13m).

Anish KapoorBiografia Anish Kapoor nasceu a 12 de março de 1954 na In-dia, sendo filho de mãe iraquiana-judia, e pai hindu. Aos 16 anosmudou-se para Israel e em 1973 foi estudar Escultura para Lon-dres, vindo a receber o Turner Prize em 1991 e manteve-se nacapital britânica. Todo o seu trabalho em escultura envolve umarelação e estruturação com o espaço, e gira em torno do objeto,do seu estado físico e formal. Kapoor foi inspirado pelo construtivismo russo de El Lis-sitzky, tem várias parcenças no seu trabalho futurista.Numa per-spetiva existencial, as esculturas de Kapoor são caracterizadaspelo peso e a leveza e numa perspetiva filosófica pelo o vazio eo cheio pois resumem a inteligibilidade do trabalho de Kapoor.Os materiais utlizados por este confrontam-se, pois tanto sãonaturais como artificiais: pedra, plástico, resina sintética, terra,aço, cimento, madeira e cera. Os espelhos em aço polido e brilhante são alterados nasua forma e criam um espaço através da ilusão: são côncavosou convexos, criam efeitos de reflexo no visitante ou no espaçoque o envolve havendo a chamada distorção, bem presente naCloud Gate.

Alternativa 1Esboços Nesta alternativa de projeto explorei a forma da CloudGate. Desta forma obtive um objeto simples e funcilonal.

Alternativa 2Esboços Nesta alternativa de projeto inspirei-me novamentena Cloud Gate, mas ao mesmo tempo tirei partido da infor-mação recolhida sobre o sentido estético de Karim Rashid.

REPRESENTAÇÃO RIGOROSA

Depois da escolha da alternativa a seguir, chegou ag-ora a parte da exploração e representação rigorosa da formado produto. Este ficou, nesta fase, inteiramente decidido.

1 23,40 40 2Esboços cotados40 20 3 80 2043,4629,71Final 5 10 1- Lateral 22 2- Frente 3- Baixo 26,82 4- Trás 5/6- Cima 30 48 7- Encaixe de mesa 35,37Unidade de medida: milimetros

200,75 1 45,37 0,97 11,47 9,97 16,67 6 5 6 2,50 14020 7530,661011,97 21,02

RenderPromenores

RenderComponentes

RenderEncaixe de mesa

O encaixe de mesa é preso à superfície de trabalho do«Barman»,ou seja balcão. Este permite que o objecto esteja nahorizontal ou na vertical, sendo também de fácil desencaixe parapermitir ao seu usuário a utilização dela para outras funções.

PRODUÇÃO DO MODELO

Com a representação rigorosa da lanterna foi possiv-el avançar para a fase final do projeto: a produção de ummodelo á escala 1 por 1.Nesta ultilizei o barro como principalmaterial da minha peça, pois este é fácil de moldar.

Processo de construçãoModelo Em primeiro lugar comecei por explorar a formada lanterna em Poliuretano para poder ter a noção das di-mensões em que foi construida a lanterna. De seguida es-palhei barro ,o mais uniforme possivel, pelas fazes e deixeisecar. Em ultimo lugar lixei, tendo neste ponto maior liber-dade para explorar as curvaturas da peça.

Relação com o utilizadorModelo Esta lanterna tem como qualquer outra a função de iluminar, mas para esta se enquadrar com o seu meio ambiente adicionei um saca caricas devidamente en- quadrado na sua estrutura. Assim sendo, está em con- stante contacto com bebidas tendo de ser impermeável, sendo portanto maioritariamente constituída por poli- propileno. A sua forma foi explorada de maneira a que se torna-se fácil para o «Barman» pegar nesta: possui um estreitamento nas laterais para facilitar a sua pega e um corte embaixo para aumentar a aderência à mão, tudo isto com a ajuda do couro que reveste estas fases.






Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook