Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore PROJETO ETERNIZANDO HISTORIAS

PROJETO ETERNIZANDO HISTORIAS

Published by stefanybatista17, 2020-11-24 09:30:05

Description: REVISTA PROJETO ETERNIZANDO HISTORIAS

Search

Read the Text Version

NOVEMBRO EDIÇÃO 01 2020 ETERNIZANDO HISTÓTIAS PROJETO FOTOGRAFIAS DE CASAIS



PEÇAS DE METAL ENCONTRADAS NOS BÁLCÃS, DATAM DE 5.300 A.C. FONTE:TODA MATÉRIA Introdução Resumo Breve resumo do retrato um breve resumo do projeto Breve História da fotografia Objetivo Justificativa Metodologia Desenvolvimento Conteúdo Linguagem e Técnica Linguagem e estética Linguagem e comunicação FIGURA 5-COMPARATIVO ENTRE A GRANDE ANGULAR E A 50 MM EM CURTAS DISTÂNCIAS FONTE: FOCUS FOTO FIGURA 6- ENSAIO DE CASAL NO PICO DO OLHO D’ÁGUA MAIRIPORÃ FOTO:STEFANY BATISTA

RESUMO Esse projeto apresenta o tema Eternizando Histórias, nele a fotografia é um meio de comunicação visual, tendo como objetivo registrar momentos e histórias. A importância do ensaio de casais é eternizar os momentos, congelar uma memória, retratando expressões, sentimentos e estética. Os ensaios serão realizados em ambiente externo com objetivo de utilizar a luz natural e explorar a linguagem e a estética da ambientação e composição. Conclui-se que o projeto tem como objetivo alcançar a qualidade das imagens e desenvolver cada vez mais a parte técnica e a percepção do que há de único em cada casal, incorporando ao meu portfólio e através das imagens carregadas de sensibilidade, trazendo satisfação para os meus clientes.



INTRODUÇÃO Para o desenvolvimento desse projeto de uma PEÇAS DE METAL ENCONTRADAS NOS BÁLCÃS, DATAM DE 5.300 A.C. FONTE:TODA MATÉRIA forma abrangente trazendo assim as referências necessárias, um breve resumo da história do \"Tudo o que conhecemos sobre os seres humanos pré- retrato.O retrato começou na antiguidade, foram históricos é resultado de muitas pesquisas e estudos de encontrados nos tempos pré-históricos, sendo um antropólogos, arqueólogos, historiadores é outros meio de comunicação e uma arte muito utilizada profissionais que procuraram reconstituir o modo de para homenagear os governantes e deuses vida das sociedades pré-historicas partir de pedaços de daquela época, as esculturas geralmente eram objetos, pinturas nas paredes das cavernas e outros feitas em pedras, argila e metal. A arte pré-histórica artefatos encontrados em várias partes do mundo.\" constituiu uma das formas mais capazes para que (GOMBRICH, 2001, p 24) os pesquisadores pudessem reconstruir a cultura existente no princípio da humanidade, ela se manifestou de diferentes formas, incluindo produções artísticas como gravaturas feitas em pedras, esculturas e estatuetas. As primeiras obras foram retratadas em pinturas realizadas com cera, uma técnica muito resistente. Mais adiante na idade média, o retrato alcançou outras áreas como o desenho e a pintura, retratando com perfeição a fisionomia humana conquistando outros artistas e inspirando obras futuras, com o passar dos anos o retrato foi produzido por meio de diversas linguagens artísticas.

FIGURA1 - JABEZ HOGG FAZENDO UM RETRATO NO ESTÚDIO DE RICHARD BEARD 1843FONTE: WIKIMEDIA COMMONS. Por volta da década de 1842 muitos retratos já eram realizados em estúdios fotográficos, os retratos representavam os poderosos e eram relativamente caros, se tornou um dos principais gêneros da arte secular e muito popular dentro de todos os gêneros da fotografia, se projetou através dos pedidos de famílias nobres, para eternizar ou presentear a figura retratada. Os primeiros retratos fotográficos alcançados através do daguerreótipo, exigiram muita calma da pessoa que estava sendo retratada na foto, pois era um processo demorado que sujeitava a pessoa a permanecer imóvel por um longo tempo. A classe média, com seu recém conquistado poder de consumo, gostava de poder ser amplamente retratada - algo que antes era prerrogativa da aristocracia - através de um método cuja natureza mecânica parecia garantir uma relação direta entre o modelo e sua imagem. (ROIZ,2016 p.100)

RETRATO DA ATRIZ LAURA CARDOSO FEITO POR NANA MORAES FONTE: NANA MORAES Os retratos foram sendo atualizados com os anos e a buscas por retratos que apresentassem a identidade de pessoas passaram a serem uma questão importante para artistas e fotógrafos. Alguns fotógrafos buscam retratarem a identidade da pessoa fotografada, o rosto e suas características sempre prendem as atenções de diferentes públicos. Registrar alguém especificamente se tornou algo importante desde o começo até os dias de hoje e se tornou habitual, a fotografia facilitou os meios de reprodução dos retratos e a propagação deles. O retrato fotográfico é um encontro entre personagens: aquele que o retratado acredita ser, aquele que ele gosta de ser e aquele que o fotografo acredita que ele seja. Todas essas variantes trabalham juntas na concepção de uma identidade hibrida, imprecisa, até, mesmo imaginária. Mas quando o retratado é um artista, um novo personagem entra em cena, contando pontos na composição da identidade: a obra artística. Ao representar o artista em interação com a sua obra, a fotografa Rosa de Luca realiza não apenas um livro de retratos das motivações da arte contemporânea (ALZUGARAY, 2006)

Já no casamento o retrato tem suas CASAMENTO NA MANSÃO MABEL EM TAGUATINGA – BRASÍLIA FONTE: AMERICO SPERANDIO vantagens e desvantagens, por causa da personalidade e estilo pessoal de cada ENSAIO PÓS CASAMENTO NA PRAIA DE MARIA FARINHA FONTE: AMERICO SPERANDIO casal, a fotografia de imagens tradicionais consistem em retratos delicados do casal O estilo tradicional ainda é muito praticado, e dos convidados do casamento que porém não é o único estilo usado, atualmente normalmente são fotografias formais e temos muitas opções e estilos para o antes, ensaiadas para que as fotos saiam durante e depois de um casamento, estilos perfeitas sem a interferência de algo inovadores, criativos e descontraídos como o indesejado. Em alguns lugares do mundo pré-wedding, save the date ou apenas um a tradição fazia com que os retratos em ensaio de casais, possibilitando desde os estúdios fossem os únicos registros do casais mais recentes de registrarem o começo casamento. Após os retratos formais, de sua história, até os casais que já estão a eram feitas capturas de imagens dos anos juntos realizarem novos registros que momentos principais como o beijo, a não foram possíveis antes. cerimônia, a primeira dança, o buquê sendo jogado, entre outras fotografias \"Como diz o termo, o estilo tradicional na fotografia de casamento é o mais antigo e talvez seja o mais comum praticado hoje, especialmente se olharmos o mercado mundial. As imagens criadas neste estilo podem ser resumidas em uma única palavra-posadas. Elas são cuidadosamente montadas para mostrar o melhor do cliente. Geralmente há muito pouco esforço em criar imagens que capturem a realidade. De fato, pode ser dito deste estilo que não se captura imagens, se cria.\"(GLEN, 2014 p 46)

A fotografia é um meio de comunicação Os processos utilizados antigamente visual e cada nicho trás uma história que eram muito parecidos com os atuais, pois retrata áreas da vida e do cotidiano. É muito também produziam um negativo que comum ligarem o retrato e fotografia a um poderia ser reutilizado para produzir único contexto. Às vezes, as duas opções se várias imagens positivas. Os registros ligam, porém não possuem o mesmo servem para recordar momentos, significado. A fotografia registra qualquer tipo aqueles que talvez sem eles jamais de imagem, enquanto o retrato registra poderíamos lembrar, em certos casos o pessoas, em grupo ou sozinhas, assim que passamos pela vida, sendo uma também, capturando os detalhes faciais. forma de trazer a memória, a fotografia se encontra muito presente nos dias de hoje, \"O retrato é um gênero baseado nas e esses momentos irão virar lembranças relações humanas e tem como principal futuras. Recentemente, os processos característica a interação do fotógrafo com fotográficos modernos sofreram uma as pessoas que fotografa.\" (ELIAS, 2019,p 29) série de refinamentos e melhoramentos, a gravação digital de imagens está A primeira fotografia foi tirada pelo crescentemente dominante. Registrar francês Joseph Nicéphore entre momentos únicos e espontâneos são 1826-1827 e foi produzida com uma prioridades para transformar as imagens câmera escura, sendo exigidas cerca passíveis de retratar a essência do casal e de oito horas de exposição a luz do contar histórias. sol. A primeira foto foi tirada pelas janelas de Niépce na França, porém a \"Toda fotografia tem atrás de si uma invenção da fotografia é atribuída a historia... Toda fotografia é um resíduo do mais de um autor,pois os estudiosos passaso. Um artefato que contém em si um defendem que a fotografia um um fragmento determinado da realidade processo de acúmulo de avanços de registrado fotograficamente.” (KOSSOY, diversas pessoas ao longo do tempo. 2001 ,p.45)

Os ensaios atualmente são algo mais .Desenvolvendo cada vez mais a parte descontraído, criativo e personalizado. técnica e a percepção do que há de único Segundo a editora Europa o conceito é em cada casal, revelando a mensagem e a bem atual, pois até meados dos anos 2000 história que toda fotografia transmite. Assim o que se oferecia eram retratos feitos em incorporandoaomeuportfólioeatravésdas estúdios. De meados de 2007 pra cá, os imagens carregadas de sensibilidade, trazer casais começaram a aceitar ensaios em satisfaçãoparaosmeusclientes. locações externas que tinham a ver com a O presente projeto se justifica com base história deles. Os ambientes externos são em contar histórias através da fotografia, uma boa opção, pois os casais podem os ensaios estão muito em alta e é a reviver uma memória, como o primeiro sensação entre os casais modernos, encontro, um lugar que seja marcante ou ganhando cada vez mais espaço e apenas um cenário inspirador onde repercutindo nas redes sociais. A queiram marcar a sua história. Outrora as proposta é registrar imagens precisas, fotos se resumiam em ensaios mais com qualidade e criatividade, assim, tradicionais, o casal brindando entre si, por eternizando a história do casal. exemplo. Isso mudou bastante, dando A metodologia aplicada nesse projeto é espaço para fotografias mais pessoais e uma pesquisa em referenciais inovadoras. Atualmente as fotos dos bibliográficos. Para realizar esse projeto ensaios são distribuídas de maneira digital, foram usados dados de coletas de sendo muito usadas em redes sociais, informações de como aconteciam o diferente de antes que eram mais usadas processo de fotografia, observações de para álbuns e porta-retratos. retratos e da fotografia antiga e atual e práticas em alguns ensaios de casais, O objetivo é alcançar a qualidade das para isso usei imagens novas que imagens, trazendo segurança e conforto possam acrescentar o meu portfólio, através de um beijo, um sorriso, uma desenvolvendo assim, o objetivo que eu demonstração de carinho, a felicidade no olhar e a conexão entre eles..

quero para o conteúdo do projeto, que é alcançar boas imagens com qualidade, técnicas e satisfação. Todos ensaios para esse projeto foram produzidos através de ambientes externos diferentes aos quais mais combinavam com cada casal, sobre a luz natural e em horários diversos, utilizando uma Canon T6, uma lente 50 mm 1.8.



DESENVOLVIMENTO As imagens do projeto foram registradas por uma câmera Canon T6 lente padrão 50 mm f/1.8, essa lente apresenta uma abertura máxima de f/1.8 e distância focal, escolhida pela alta capacidade de proporcionar as distâncias mais próximas da visão de nossos olhos, ela produz fotos mais naturais do que objetivas, não distorcendo a imagem FIGURA 5-COMPARATIVO ENTRE A GRANDE ANGULAR E A 50 MM EM CURTAS DISTÂNCIAS FONTE: FOCUS FOTO

O plano fotográfico serve para organizar os elementos no enquadramento da imagem. Os planos podem ser divididos em: plano geral, plano médio, plano americano, primeiro plano, plano detalhe, entre outros. Essa divisão é baseada no distanciamento entre a câmera e o objeto fotografado, quando existe algum elemento na foto que não é o assunto principal, porém nos chama a atenção, dizemos que está em segundo plano. Em minhas imagens foram usados o plano geral, em que o objeto ocupa a maior parte da imagem, havendo uma interação entre o objeto e o ambiente formando um todo que se completam. FIGURA 6- FOTOGRAFIA DE PLANO GERAL, PLANO MÉDIO E PRIMEIRO PLANO FOTO:STEFANY BATISTA O plano médio que geralmente é utilizado para fotografar as pessoas desde os pés até a cabeça, podendo variar o enquadramento, nesse caso a pessoa ocupa a maior parte do enquadramento, e os demais elementos são informações adicionais que contribuem no equilíbrio da imagem. E o primeiro plano, que é utilizado para revelar expressões, semblantes, gestos, fisionomias e emoções, isolando o objeto principal, não dando tanta importância para o ambiente que se encontra, geralmente se enquadra o rosto e alguns detalhes interessantes que equilibram a foto.

O plano fotográfico serve para O plano médio que geralmente é organizar os elementos no utilizado para fotografar as pessoas enquadramento da imagem. Os desde os pés até a cabeça, podendo planos podem ser divididos em: variar o enquadramento, nesse caso a plano geral, plano médio, plano pessoa ocupa a maior parte do americano, primeiro plano, plano enquadramento, e os demais detalhe, entre outros. Essa divisão é elementos são informações adicionais baseada no distanciamento entre a que contribuem no equilíbrio da câmera e o objeto fotografado, imagem. E o primeiro plano, que é quando existe algum elemento na utilizado para revelar expressões, foto que não é o assunto principal, semblantes, gestos, fisionomias e porém nos chama a atenção, emoções, isolando o objeto principal, dizemos que está em segundo não dando tanta importância para o plano. Em minhas imagens foram ambiente que se encontra, geralmente usados o plano geral, em que o se enquadra o rosto e alguns detalhes objeto ocupa a maior parte da interessantes que equilibram a foto. imagem, havendo uma interação entre o objeto e o ambiente formando um todo que se completam.

FIGURA 7- ENSAIO DE CASAL NO PICO DO OLHO D’ÁGUA MAIRIPORÃ FOTO:STEFANY BATISTA Para reproduzir a figura 6 foi utilizada uma profundidade de campo reduzida porque o protagonismo era o casal em si, para obter esse resultado foram aplicadas 1/640 de velocidade, f/3.5 e ISO 100. Já a figura 7 foi 17:00 para obter o efeito de contraluz por mim desejado, foram aplicadas. FIGURA 8- ENSAIO DE CASAL NO PICO DO OLHO D’ÁGUA MAIRIPORÃ FOTO:STEFANY BATISTA

As imagens tiveram algumas composições como a regra dos terços, repetições. Composição é a ordem dos elementos na imagem, integrando a posição do elemento principal e dos secundários, as cores, a textura, formas, espaço e luz são apenas algumas das variantes, construindo uma imagem equilibrada e agradável de se ver. A regra dos terços é muito utilizada desde a antiguidade por pintores, escultores, arquitetos, entre outros, ela é uma das formas mais populares tanto na arte quanto na fotografia para compor as imagens, ela divide a imagem em nove partes iguais onde o foco de interesse deve estar no cruzamento das linhas que divide o quadro em terços, muito usada em celulares também, esse tipo de composição é uma maneira básica para estruturar as imagens tornando-as mais atraentes. FIGURA 9 - ENSAIO DE CASAL NO PICO DO OLHO D’ÁGUA MAIRIPORÃ FOTO:STEFANY BATISTA

As linhas chamam a atenção do observador para onde você quiser, quando usadas corretamente. As linhas na fotografia não são definidas tão rigorosamente quanto as linhas na geometria. Qualquer coisa que liga duas partes de uma foto ou se estende pela sua composição é uma linha, elas podem dar uma estrutura na imagem. As repetições podem ser formadas de vários elementos, por exemplo, por cores, linhas, formatos, entre muitos outros, na repetição pode haver quebra de padrão, fazendo com que os nossos olhos tenha atenção não somente para o elemento repetido, porém para a quebra dele. FIGURA 10- ENSAIO DE CASAL EM PARANAPIACABA FOTO:STEFANY BATISTA FIGURA 11 - ENSAIO DE CASAL EM HOLAMBR FOTO:STEFANY BATISTA

A pós produção nada mais é do que um tratamento digital feito nas imagens fotográficas através de um determinado software de edição, quando bem aplicada, usado de forma correta, se torna é muito importante e qualquer alteração feita nas imagens são chamadas de pós produção. Uma imagem tratada pode ficar ainda melhor após uma edição e tratamento, o Photoshop e o Lightroom são os programas mais usados para a pós produção na fotografia pelos seus diversos recursos e ferramentas, porém existem outros programas mais simples. A manipulação digital não acontece apenas com o objetivo de corrigir os defeitos ou de melhorar uma foto que já é boa, com a ajuda dos recursos dos programas pode-se alterar as cores, o contraste, a saturação, as distorções variadas, a sobreposição de imagens, entre outras coisas mais. Quando uma edição é realizada corretamente, ela agrega valor ao produto final. Todas as fotos do projeto foram passadas por uma seleção no Lightroom para ser feita a correção das cores, e no Photoshop finalizei com a continuação da correção, o contraste, as cores, brilho, iluminação, saturação e eliminação de alguns objetos indesejáveis.

FIGURA 13- ENSAIO DE CASAL EM PARANAPIACABA – FOTOGRAFIA DEPOIS DE SER TRATADA FOTO:STEFANY FIGURA 12- ENSAIO DE CASAL EM PARANAPIACABA FOTOGRAFIA ANTES DE SER TRATADA FOTO:STEFANY BATISTA

A comunicação desse projeto trás consigo a poética na fotografia que é tão valiosa quanto a imagem que ela traz e é de tanta importância que ao interpretá-la pode se tornar testemunha do ocorrido no momento. As minhas fotografias visam expressar o amor, o carinho, a cumplicidade, a alegria, o companheirismo, as emoções, retratando através dessa arte os sentimentos, trazendo o que há de mais belo entre os casais, que é o amor.

CONCLUSÃO Esse projeto traz como ponto de grande relevância a eternização de histórias, de maneira ao qual eu pude expressar através da fotografia os sentimentos e a cumplicidade entre os casais. Minha trajetória no projeto foi de extrema importância pessoal e profissional, uma vez que tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos nessa área compreendendo a fotografia como algo muito além da técnica exigida no registro. O projeto foi fundamental para o aperfeiçoamento das minhas práticas profissionais, aflorando mais a tão necessária sensibilidade do fotógrafo. Eu gostaria de ter mais criatividade para direcionar os fotografados, pois muitas das minhas imagens estão registradas em poses repetidas, adoraria ter captado fotos inovadoras e surpreendentes que ainda não tenham no mercado. Um dos meus ensaios não saiu da forma que eu desejava por conta do horário em que o casal chegou no local, a luz natural já estava muito dura por volta do meio dia, com isso eu não tive um aproveitamento total do ensaio como planejado. As pesquisas realizadas para esse projeto foram de suma importância para a realização do mesmo, contando um pouco da história da fotografia em geral, do retrato e um pouco da fotografia social de casais. As referências usadas são muito significativas e essenciais, me incentivaram a continuar na área e buscar através das especificações desenvolver cada dia mais a parte técnica e a prática, assim agregando e enriquecendo o meu portfólio com um trabalho de muitos aprendizados e ensinamentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALZUGARAY, Paula. Construir identidades. In Contemporânea Arte Artistas / (fotos/photografhy Rosa De luca: texto Paula Alzugaray). São Paulo: Alles Trade Editora, 2006. ELIAS, Érico. Retratos Fotografe melhor, São paulo, n. 272, p. 1-100, 1 maio 2019. GLEN, Johnson. Fotografia avançada de casamento: a captura das grandes memórias. Santa Catarina: Photos, 2014. GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Rio de Janeiro: TLC, 2019. HACKING, Juliet. Tudo sobre fotografia. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 2. ed. rev. São paulo: Atelie editorial, 2001. ROIZ, Aydano (ed.). Técnica e pratica: fotografia social: fotografia de noivos. São paulo: Europa, 2016. v. 1.
















Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook