Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Encarte Book Valéria Gomes.

Encarte Book Valéria Gomes.

Published by Colégio Virgem Poderosa, 2021-06-24 18:44:20

Description: Encarte Book Valéria Gomes.

Search

Read the Text Version

EDUCADIGITAL EVOLUÇÃO, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO Professora em Letras pela UVA. Atualmente na Secretaria de Educação de Acaraú é formadora de Língua Portuguesa. Está cursando \"Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica\"-UFC Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Miami. SÉRIE DE 10 “WEBINAR” PARA EVOLUIR, APRENDER E INOVAR @IRSANDRACVPCORDIMARIANA HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/CHANNEL/UC1WUK2P4UDRMSK4AENSPR0Q

EDUCADIGITAL EVOLUÇÃO, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO AVISO LEGAL Este encarte book, que foi escrito por Valéria Gomes é uma obra do livro Educadigital: evolução, aprendizagem e inovação, de autoria da Irmã Sandra Regina, não é de domínio público, os direitos autorais estão sob a autorização e utilização da mesma. A Lei de Direitos Autorais é baseada no direito à reprodução de cópias autorizadas e nesse sentido, esse bônus, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), será autenticada aos participantes que concordarem em associarem seus dados para receberem o encarte book e participarem das próximas atividades oferecidas pelo projeto de lançamento do livro Educadigital. SÉRIE DE 10 “WEBINAR” PARA EVOLUIR, APRENDER E INOVAR @IRSANDRACVPCORDIMARIANA HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/CHANNEL/UC1WUK2P4UDRMSK4AENSPR0Q

ENCARTE BOOK EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação Introdução O Projeto do livro Educadigital tem o objetivo de estimular as pessoas a perceberem a probabilidade da inserção da tecnologia digital como um encaixe perfeito de diversidade e aprendizagem como uma forma próxima de evoluir, aprender e inovar. Dessa maneira, este livro traz um pensamento de sincronização entre a aplicabilidade da tecnologia digital para uma aprendizagem significativa e eficaz. Aprender com um significado eloquente do que se pode construir com auxílio das tecnologias.

ENCARTE BOOK Valéria Gomes EDUCADIGITAL - Evolução, Aprendizagem e Inovação A prática abre caminho para o desenvolvimento da criatividade, além de fomentar a cultura da inovação, a capacidade de colaboração, de trabalho em equipe, pensamento crítico, empatia e gestão emocional. Somos todos aprendizes. Para disseminar e fortalecer o impacto da aprendizagem contextualizada, interativa e interdisciplinar com a aplicação das tecnologias digitais que convidei alguns educadores e pessoas que acreditam na evolução como uma aprendizagem constante e aceitaram a jornada através de Webinar e da escrita do Encarte Book, dividirem conosco a construção de uma aprendizagem que se faz quando se partilha, se conecta, se constrói conhecimento e pela evolução a inovação acontece. Obrigada pela partilha!

ENCARTE BOOK Valéria Gomes EDUCADIGITAL - Evolução, Aprendizagem e Inovação Valéria Gomes, escreveu um Encarte Book digital do livro Educadigital: Evolução, Aprendizagem e Inovação que traz sua visão da educação, do professor, do aluno e da escola digital no processo de ensino, na velocidade das mudanças e adaptações aos novos tempos. A percepção das mudanças que a tecnologia digital traz para que a aprendizagem garanta uma evolução irreversível de transformação cultural, conexão com o futuro e novas práticas pedagógicas. Onde é possível retomar os elementos de uso da tecnologia nos ambientes escolares e hoje considerados em “tempo real”, especialmente com a pandemia que o coronavírus (COVID 19) nos trouxe. Alinhando ao mundo em transformação, a educação como usuários customizados. Inovar é abrir o caminho por onde ninguém nunca imaginou.

ENCARTE BOOK Valéria Gomes EDUCADIGITAL - Evolução, Aprendizagem e Inovação O Educadigital — Evolução, Aprendizagem e Inovação é um mindset com essa expansão de conhecimentos, contagiante, aberto, com grandes possibilidades de uma nova cultura educativa de uso para as novas aprendizagens, para a mobilidade digital, gerando cibercultura, um novo jeito de aprender, com significado e em qualquer lugar. Que você, possa fazer uma maravilhosa apreciação do ENCARTE BOOK escrito por Valéria Gomes sobre o livro Educadigital: Evolução, Aprendizagem e Inovação da Irmã Sandra Regina.

EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação ENCARTE BOOK Valéria Gomes De imediato, percebe-se o quão atual é esse tema, como se multiplicou nos últimos anos a busca inefável por tecnologias digitais e quão notória é sua contribuição na área da educação. Em sua mais recente atualização, a educação 4.0 vem trazer inovação tecnológica, ampliando conceitos e estratégias de ensino que vão além da sala de aula, gerando uma evolução nunca experimentada. Através de metodologias diversas traz para a rotina escolar uma mistura de ensino nesse “novo normal”, com vista à conquista de uma educação digital. “Dos Santos, Costa” afirma que: A inovação surge quando se atende às necessidades humanas, sendo a educação uma delas. A inovação na educação é latente e primordial para o desenvolvimento de uma sociedade capaz de construir um conhecimento que gere transformação. Muitos são os modelos de educação desenvolvidos e adotados ao longo da história, cada um com sua particularidade, valor, importância e contribuição, com o objetivo de resolver problemas identificados na sala de aula. (DOS SANTOS, COSTA, p.212, 2017) A inovação surge a partir do momento que se atende às necessidades humanas, sendo a educação uma delas. A inovação na educação é latente e primordial para o desenvolvimento de uma sociedade capaz de construir um conhecimento que gere transformação. Muitos são os modelos de educação desenvolvidos e adotados ao longo da história, cada um com sua particularidade, valor, importância e contribuição, com o objetivo de resolver problemas identificados dentro da sala de aula. (DOS SANTOS, COSTA, p.212, 2017) Essa nova forma de se pensar a educação, surge da necessidade humana de transformar, evoluir, aprender e inovar, proposta apresentada nesse livro, através da solução educativa digital utilizada por professores, experimentada por alunos e efetivada no espaço da escola digital. Com o intuito de contribuir de forma afetiva e efetiva com a formação dos alunos, adequando contextos, atendendo aos diversos estilos de aprendizagem, além de oferecer comodidade aos alunos que estão imersos em uma realidade educativa digital, que já faz parte de sua realidade social e digital, é que se compreende a importância dessa solução Educadigital, possibilitando a autonomia, o protagonismo estudantil e a aprendizagem autogerida.

EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação ENCARTE BOOK Valéria Gomes Sob essa ótica, para desenvolver o protagonismo do aluno, é preciso motivá-lo a agir, dessa forma usar as metodologias ativas propiciam interação e personalização do ensino. As Metodologias ativas são mecanismos para promover uma aprendizagem centrada no aluno, da qual ele atua ativamente, elas “Dão ênfase ao papel de protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo”. (MORAN p.4, 2017). Para tornar esse ser reflexivo, faz-se necessário investir, não apenas no cognitivo, mas também considerar o estudante em sua integridade total, formando um cidadão crítico, tornando-o um ser social e repleto de emoção, além de considerar princípios da cultura maker, como define um dos pilares da educação, o estudante vai aprender a fazer. Nessa proposta inovadora, entra como exemplo de metodologia ativa a gamificação, que vai além de fazer atividade com jogo, utiliza conceitos, mecânicas, regras e técnicas do jogo para se obter um maior engajamento entre os estudantes, com o intuito de promover a aprendizagem, para isso tem que ter o objetivo claro, dar o feedback imediato para que o aluno reformule seu pensamento e tenha as informações certas. As metodologias ativas perpassam o ensino híbrido para atender esse modelo de aprendizagem misturada. “O ensino híbrido é uma abordagem pedagógica que combina atividades presenciais e atividades realizadas por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). ” (BACICH et al. 2015). É incalculável quantificar os benefícios que a escola digital tem a oferecer para potencializar aprendizagens, garantir o desenvolvimento de competências digitais e a mudança cultural, assim como é válido reconhecer os inúmeros desafios que implicam nessa proposta, entre os quais, oferecer com qualidade o ensino digital, de modo a ser multidimensional para o estudante, promovendo aprendizagem significativa e colaborativa.

EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação ENCARTE BOOK Valéria Gomes De tal modo, também surge outro grande desafio, a capacitação de professores, para que preparados, competentes digitais e envolvidos com a proposta, sejam mediadores no processo de ensino, transformar a informação em conhecimento e o ensino em aprendizagem. Diante disso, buscam-se mecanismos adequados que mitiguem esses entraves, pois “todas as tarefas e dificuldades são, gradualmente, interpretadas como problemas técnicos, ou seja, como questões que podem ser resolvidas pelas escolhas dos meios apropriados para um objetivo proposto” (CUPANI, p.188, 2017). É imensurável o avanço dessa forma de ensinar envolvendo aparatos tecnológicos, assim como é indubitável a importância do papel do professor digital na análise do contexto escolar, do público que se quer alcançar e das propostas norteadoras, até a avaliação de todo o processo de aplicação da solução, bem como as ferramentas das quais dispõe para qualificação de seu ofício nessa era digital. É notório que a proposta é de muita engenharia pedagógica, e requer muito planejamento e avaliação. O tema proposto é atual e pertinente, por isso tão relevante, considerando limites entre os maiores desafios, até onde vai sua extensão e considerando os efeitos de aprendizagem nessa educação 4.0. “A educação 4.0 deverá estar preparada para estas oportunidades e desafios, principalmente no ensino em que as tecnologias estão inseridas e demandam uma constante evolução”. (LIMA, p.67, 2017).

EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação ENCARTE BOOK Valéria Gomes Desse modo, o professor digital desempenha funções de um designer instrucional, pois diante de tantas informações e possibilidades que o meio virtual oferece, o professor se torna um instrutor em um projeto, nesse caso, em uma solução Educadigital, em que os estudantes são orientados a partir de um desenho que se foi pensado, para se chegar a um resultado favorável. “Batista e Menezes” (2008) veem o design instrucional como um processo criativo para obter possíveis soluções voltadas para as dificuldades de ensino- aprendizagem. Sendo assim, quanto maior a criatividade para encontrar diversas formas de alcançar resoluções dos desafios, maior será o sucesso e ainda maior será o alcance para atingir os diversos estilos de aprendizagem. Para tanto é importante a equipe unir-se em busca do mesmo propósito, coordenar a proposta, selecionar e elaborar diversas mídias pautadas pelas questões culturais, sociais e pessoais dos alunos. Nessa perspectiva, o professor digital é parte importante nesse processo, tendo que conhecer seu papel na escola digital, adquirindo competências digitais para docência e sendo responsável por sua formação, autogerindo sua aprendizagem e adentrando na heutagogia, em que o professor é o responsável por seu letramento digital, para atender as necessidades dos alunos, contando sempre com o suporte da escola, através de palestras, formações e cursos que possam ir ao encontro da necessidade do professor. Mensurar como essa nova cultura digital perfaz a educação, propiciando possibilidades de aprendizagem devido à facilidade que a tecnologia oferece é em tanto condescendente, pois pode provocar no estudante, autodisciplina e conhecimento autogerido em seu processo de aprendizagem.

EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação ENCARTE BOOK Valéria Gomes O aluno digital em sua mais nova performance, busca atender aos anseios das gerações y e z, os nativos digitais, que mantém contato com o meio digital desde sempre, que sabem compartilhar ideias, produzir mídias, publicá-las, atuar em colaboração com colegas, seres autônomos, dando abertura ao novo, começando pela mente e sendo flexíveis a novas experiências. Dessa forma, o aluno ativo anseia por conhecimento e o busca, para “Lévy, Pierre” (p.175, 2009): “Uma vez que os indivíduos aprendem cada vez mais fora do sistema acadêmico, cabe aos sistemas de educação implantar procedimentos de reconhecimento dos saberes e savoir-faire adquiridos na vida social e profissional”, portanto, o aluno desenvolve habilidades para garantir o sucesso, devido ao comportamento, atitudes que ele toma sendo capaz de usar de forma inteligente seus conhecimentos adquiridos, tomando decisões em sua jornada de estudos e reconhecendo a importância de aprender e buscar meios para se alcançar um nível satisfatório de aprendizagem. Nesse processo, os agentes centrais: professor, aluno e escola estão inseridos na cibercultura, segundo define “Lévy, Pierre” (p. 23, 2009) a cibercultura é “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço”, é o novo estilo de interação entre as pessoas, mais utilizado atualmente. Quando se realiza multitarefas, no seio de um meio ubiquitário, com facilidade de interagir de diversas formas em simultâneo, está-se em direção à interconexão com o ciberespaço, esse espaço eficaz para construção da inteligência coletiva. Assim define “Lévy, Pierre”, (2009), define ciberespaço como: [...] o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos (aí incluídos os conjuntos de redes hertzianas e telefônicas clássicas), na medida em que transmitem informações. Consiste de uma realidade multidirecional, artificial ou virtual incorporada a uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração de acesso. (LÉVY, PIERRE p. 92, 2009)

EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação ENCARTE BOOK Valéria Gomes Quando se realiza multitarefas, no seio de um meio ubiquitário, com facilidade de interagir de diversas formas em simultâneo, está-se em direção à interconexão com o ciberespaço, esse espaço eficaz para construção da inteligência coletiva. Assim define “Lévy, Pierre”, (2009), define ciberespaço como: [...] o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos (aí incluídos os conjuntos de redes hertzianas e telefônicas clássicas), na medida em que transmitem informações. Consiste de uma realidade multidirecional, artificial ou virtual incorporada a uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração de acesso. (LÉVY, PIERRE p. 92, 2009) Nesse sentido, é imprescindível que a educação faz parte desse cenário, e passa por diversas transformações a cada instante, para isso a escola precisa reinventar-se e inovar-se para acompanhar essa evolução digital e com ela também progredir, qualificando os agentes transmissores da solução digital, proporcionando experiências educacionais em meio digital e transformando a escola habitual em um ambiente voltado para a realidade do aluno que se quer atender. CONCLUSÃO

BATISTA, M.L.F.DA S., & MENEZES, M.DOS S. (2008). O DESIGN GRÁFICO E O DESIGN INSTRUCTIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. IN: DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA. BAURU. DISPONÍVEL EM HTTP://PORTAL.ANHEMBI.BR/SBDS/PDF/7.PDF. BACICH, LILIAN; TANZI NETO, ADOLFO; TREVISANI, FERNANDO DE MELLO. ENSINO HÍBRIDO: PERSONALIZAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. IN: BACICH, LILIAN; TANZI NETO, ADOLFO; TREVISANI, FERNANDO DE MELLO (ORGS.). PORTO ALEGRE: PENSO, 2015. CUPANI, ALBERTO. FILOSOFIA DA TECNOLOGIA. UM CONVITE. 3ª ED. FLORIANÓPOLIS, ED. DA UFSC, 2017. DOS SANTOS COSTA, HELEN KELLE ET AL. INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO COMO CAMINHOS PARA NOVOS MODELOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM. INFORMAÇÃO & INFORMAÇÃO, 2017. LÉVY, PIERRE. CIBERCULTURA. (TRAD. CARLOS IRINEU DA COSTA). SÃO PAULO: ED. 34, 2009. LIMA, GABRIEL LOUREIRO DE ET AL. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LABORATÓRIOS REMOTOS. 2017. MORAN, JOSE. METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS HÍBRIDOS NA EDUCAÇÃO. NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. CURITIBA: CRV. 2017.

ENCARTE BOOK EDUCADIGITAL Evolução, Aprendizagem e Inovação


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook