Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Da Horta Para a Cozinha

Da Horta Para a Cozinha

Published by Inês Nunes do Valle, 2020-09-26 17:11:08

Description: 10 receitas de Pequeno Almoço

Keywords: Pequeno Almoço

Search

Read the Text Version

DA HORTA PARA A COZINHA PEQUENO ALMOÇO

Crepioca Overnight Oats Papas de Aveia Panqueca Alemã Pudim de Chia Barquinhos de Papaia Mirtilos com Aveia Panquecas Creme de Chia com Frutos Vermelhos

CREPIOCA Conforme prometido, aqui fica a receita de crepioca. Esta é uma receita da minha filha. A tapioca apareceu há pouco tempo na nossa cozinha. E são os mais jovens que aderem mais rapidamente e nos convencem e ajudam também a mudar de hábitos. Faço muitas vezes para o pequeno almoço. Espero que gostem. Crepioca com mel, nozes e canela. Ingredientes: 2 ovos 3 c. de sopa de tapioca 1 c. de sopa de mel Nozes q.b., 1 pitada de canela Fruta (facultativo) 1 c. de sobremesa de manteiga Preparação: Numa tigela bata muito bem os ovos e a tapioca para ficar tudo muito homogéneo. Numa frigideira passe a manteiga com papel absorvente, só para lhe dar alguma gordura e verta o preparado, como se estivesse a fazer um crepe. Quando começar a borbulhar, vire com uma espátula e deixe alourar do outro lado. Num prato coloque o crepe polvilhe com canela, deite o mel e coloque as nozes. Também pode acompanhar só com a fruta e mel, como fiz hoje. Bom apetite. Dica: se quiser a crepioca mais fininha, utilize só um ovo e 2 c.



OVERNIGHT OATS “overnight oats”? Sabe o que são? Aveia em camadas, que fica durante a noite no frigorífico. Mas nem só de aveia vivem os overnight oats. Para além da aveia, juntamos outras coisas maravilhosas, como fruta, iogurte, sementes, especiarias e frutos secos. Um pequeno almoço fantástico, rápido porque é feito á noite e é tão bom que parece que começa o dia com uma sobremesa. A receita original penso que já ninguém sabe qual é, pois cada um vai colocando as camadas mais a gosto. O que acho interessante, para além da rapidez, é que a receita permitir ser feita por cada um de nós, com os ingredientes favoritos. Ingredientes para 1 frasco 1º passo 2 colheres de sopa de flocos de aveia grossos ou finos 2 colheres de sopa de leite (para embeber a aveia) 2º passo Fruta a gosto, eu gosto de por nesta camada banana 3º passo Iogurte natural grego 1colher de chá de canela 4ºpasso fruta (kiwi, frutos vermelhos, ou outra a gosto) 5ªpasso Frutos secos Raspa laranja e/ ou lascas de coco 1 colher de sopa de mel Apetite.

Preparação: Num frasco hermético e devidamente esterilizado, coloque os flocos de aveia e o leite. Depois coloque a primeira fruta. Junte o iogurte e polvilhe com a canela. Disponha outra camada de fruta (aqui pode colocar algumas sementes se gostar). Por fim finalize com os frutos secos, raspas de laranja e a colher de mel e o coco. Tape o frasco e leve ao frigorífico durante a noite. De manhã abra o frasco e é só comer do próprio frasco. Como lhe disse, esta receita não tem uma regra, vá experimentando e vai ter um pequeno almoço diferente todos os dias. Bom Apetite



PAPAS DE AVEIA Já tomou o seu pequeno almoço hoje? Primeira refeição do dia, e todos sabemos quanto ela é importante. Precisamos de energia para enfrentar um dia de trabalho, mas temos de ter cuidado com o que estamos a comer. Hoje trago-vos uma sugestão para evitar o pão e os bolos, e muito rápida de fazer. Espero que gostem. Papas de Aveia com Banana Ingredientes 1 banana madura 1 chávena de flocos de aveia 1 + ½ chávenas de leite vegetal ou de vaca 1 chávena de água 1 c. de açúcar amarelo ou de coco 1 c. de sobremesa de extracto de baunilha 1 pitada de sal 1 pau de canela Canela em pó q.b. Preparação: Comece por esmagar a banana com um garfo. Num tacho junte todos os ingredientes, mexa até a aveia engrossar. Se gostar das papas mais líquidas é só acrescentar mais água ou mais leite. Deixe cozer 2 a 3 minutos.



PANQUECA ALEMÃ Muitos de nós gostamos de panquecas, cá em casa gostamos. São óptimas para o pequeno almoço, para lanches e até como sobremesa. Mas a sua confecção nem sempre corre bem. Ficam irregulares, queimam-se e até se agarram à frigideira. Os alemães resolveram esses problemas todos. Inventaram uma panqueca, grande, feita de uma só vez, no forno. Espero que gostem Panqueca Alemã Ingredientes: ¼ chávena de farinha 2 c. de sopa de açúcar 1 c. de sopa de raspas de laranja 1 pitada de sal 3 ovos 2/3 de chávena de leite 1 c. de café de extracto de baunilha 2 c. de sopa de manteiga Preparação: Ligue o forno a 200º e coloque uma frigideira a aquecer. Entretanto numa bimby coloque todos os ingredientes, menos a manteiga e bata até ficar um creme homogéneo.

Muitos de nós gostamos de panquecas, cá em casa gostamos. São óptimas para o pequeno almoço, para lanches e até como sobremesa. Mas a sua confecção nem sempre corre bem. Ficam irregulares, queimam-se e até se agarram à frigideira. Os alemães resolveram esses problemas todos. Inventaram uma panqueca, grande, feita de uma só vez, no forno. Espero que gostem Panqueca Alemã Ingredientes: ¼ chávena de farinha 2 c. de sopa de açúcar 1 c. de sopa de raspas de laranja 1 pitada de sal 3 ovos 2/3 de chávena de leite 1 c. de café de extracto de baunilha 2 c. de sopa de manteiga Preparação: Ligue o forno a 200º e coloque uma frigideira a aquecer. Entretanto numa bimby coloque todos os ingredientes, menos a manteiga e bata até ficar um creme homogéneo.



PUDIM DE CHIA As sementes de chia têm a vantagem de se poderem misturar com vários ingredientes. A maior vantagem é podermos prepara-las de véspera. Assim os pequenos almoços, e lanches são mais fáceis de preparar. Comer saudável não quer dizer comer sem graça e sem doce. Há muitas opções, e esta é uma delas. Espero que gostem Ingredientes: 3c. de sopa de sementes de chia 1chávena de leite, ou leite 1c. de sopa de mel 1c. de sobremesa de canela 1c. de sobremesa de extracto de baunilha Para preparar a taça: Iogurte grego natural Fruta a gosto Sumo de limão, opcional Preparação: Numa taça junte todos os ingredientes para o pudim, mexa bem e leve ao frio durante a noite. De manhã coloque fruta a gosto numa picadora e reduza a puré, com umas gotas de limão. Usei framboesas da horta. Numa taça coloque o pudim de chia, que deve estar grosso, coloque uma quantidade generosa do puré da fruta por cima e depois adicione o iogurte. Finalize com fruta para decorar. E aí tem um óptimo pequeno almoço. Bom Apetite.



BARQUINHOS DE PAPAIA COM IOGURTE E GRANOLA Não é propriamente uma receita, mas sim mostrar-vos como podemos ter um pequeno almoço saboroso, rápido, nutritivo e… bonito. E para além disso diversificado. É onde creio que residem os nossos principais problemas com esta refeição tão importante. Não comer todos os dias a mesma coisa, mas também ser rápido na confecção. Espero que gostem. Papaia recheada com iogurte e granola Ingredientes: 1 papaia Iogurte grego q.b. Granola q.b. Mel q.b. Canela q.b. Preparação: Corte a papaia ao meio, com uma colher retire-lhe as sementes. Recheie a papaia com iogurte, salpique com mel e canela. Em cima coloque granola e/ou frutos secos a gosto. E já está o seu pequeno almoço feito. Não vai ter desculpas com o tempo. Bom Apetite.



MIRTILOS COM AVEIA Dica: Pode rechear como quiser, com pudim de chia, com iogurtes a seu gosto, com muesli ou com mais fruta. Setembro, é o mês de recomeços. Voltamos das férias, as crianças vão para a escola, voltamos ás nossas rotinas. É também o mês em que equacionamos o que falta fazer até ao final do ano, que chega muito rapidamente. E também o mês que vamos ter mais força de vontade para retomar o exercício físico e praticar uma dieta mais saudável. Principalmente a refeição do pequeno almoço, que por vezes é muito negligenciada. Assim trago-vos mais uma receita rápida, saborosa e boa para a saúde. Espero que gostem. Pequenos Almoços – Mirtilos com Aveia Ingredientes: 1 chávena de mirtilos congelados 1 chávena de flocos de aveia 1c. de sopa de sementes de linhaça, opcional ½ chávena de iogurte grego natural 1 c. de sopa de mel 1 pitada de flor de sal Amêndoas lascadas, para decorar ½ chávena de mirtilos, para decorar Preparação: Coloque todos os ingredientes, excepto as amêndoas e os mirtilos para decorar, numa Bimby ou em outro processador e triture tudo muito bem até obter um creme homogéneo. Coloque o creme num prato, decore com amêndoas e mais mirtilos. E está feito!



PANQUECAS Se pudesse comia panquecas todos os dias ao pequeno almoço. Mas as dietas não nos deixam. Mas hoje fugi do diabinho da dieta e lá fiz panquecas. Espero que gostem. Panquecas Ingredientes: 1 chavena de farinha 1 chavena de leite 1 ovo 1 pitada de sal 1 c. de sobremesa de canela raspa de 1 limão ou laranja 1 c. de sopa de açúcar 1 c. de sobremesa de extracto de baunilha Preparação: Coloque todos os ingredientes numa Bimby ou em outro processador, bate bem, até ficado bem homogéneo. Numa frigideira anti aderente, aqueça e bem e vá deitando conchas de massa. Quando a massa começar a borbulhar está na altura de virar. Retire com uma espátula. Sirva quentes com mel, ou outro doce ou fruta a gosto. Bom Apetite



CREME DE CHIA COM FRUTOS VERMELHOS Hoje vamos falar de pequenos almoços. Durante muitos anos fomos assimilando que era uma das refeições mais importantes. Faz sentido, após o período de jejum que fazemos durante a noite, é natural que o nosso corpo precise de alimento. É uma refeição enraizada na nossa cultura, apesar de muitos a dispensarem, outros gostam de mudar de variar e outros ainda mais tradicionais tomam o seu pequeno almoço como o conhecemos desde o princípio do século XX. Pois nem sempre esta refeição foi como a conhecemos hoje. Na Idade média só os ricos podiam tomar o pequeno almoço e ele era constituído por pão, queijo, vinho, galinha e cerveja. Depois foi-se acrescentando os ovos e a manteiga. Deixámos há muito tempo os excessos da Idade Média. Hoje os pequenos almoços são mais leves. Vamos ajustando o nosso pequeno almoço à variedade, ás novas alternativas e ás ideias novas sobre esta refeição. Cá em casa mantemos o nosso lema “variar” e manter o que gostamos. Hoje trago-vos um pequeno almoço mais alternativo, com novas sugestões, ditas mais saudáveis. Espero que gostem. Ingredientes 1 chávena de leite, pode ser vegetal 3 c. de sopa de sementes de chia 1 c. de sobremesa de canela 1 c. de sopa de mel 1 c. de café de sal Iogurte grego natural Frutos vermelhos, a gosto Preparação: De véspera coloque numa taça a chia, o leite, a canela, o mel e o sal, mexa bem e deixe no frio durante a noite para hidratar. Prepare o prato ou a bowl, coloque frutos vermelhos, usei amoras apanhadas já este ano e congeladas, depois coloque o creme de chia, de seguida o iogurte e finalmente mais frutos vermelhos. Se for muito gulosa (o) coloque mais um pouco de mel e polvilhe com canela. Bom Apetite.



GRANOLA NO FORNO Uma dieta saudável, ou uma dieta equilibrada? Há muitas teorias acerca disto. Hoje usa-se e abusa-se da palavra saudável. Só comer legumes é saudável para uns, para outros é comer carne e peixe. Há ainda quem defenda que saudável é comer leguminosas, outros acham que as leguminosas são tudo menos saudáveis. Acabamos todos por ter uma opinião sobre este assunto, mas também todos nós por vezes nos questionamos, afinal o que posso comer? Para mim uma dieta saudável, é uma dieta equilibrada, no sentido em que como de tudo de uma forma comedida e ponderada: carne, peixe, legumes, fruta, leguminosas, lacticínios, cereais e de vez em quando, doces. Todos sabemos que há ingredientes mais nocivos à saúde do que outros e cabe-nos a nós ter essa preocupação em função das nossas intolerâncias para determinados ingredientes, por doença, alergia, etc. etc. Uma coisa é certa, cada vez menos como produtos processados, produtos com muito açúcar processado, produtos com muita gordura. E a pensar nisto, hoje trago-vos uma óptima alternativa aos bolos e pão para o pequeno almoço. Esperoque gostem Granola no Forno Ingredientes: 200 ml de mel 2 c. de sopa de água ½ vagem de baunilha 1 chávena de aveia ½ chávena de arroz tufado ¼ chávena de sementes de sésamo ¼ chávena de sementes de girassol ½ chávena de sementes de abóbora 1 chávena de amêndoas



Este E-book foi criado por @dahortaparaacozinha, a quem se reservam os direitos de propriedade.


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook