Os óleos que curam Qualidade de vida A fitoterapia dos óleos medicinais totalmente naturais e benéficos para a saúde. resce no Brasil e no mundo, a cada destilação, decantação, compressão de frutos, da aromaterapia, têm suas propriedades apli- dia que passa, a busca por alternati- extração, entre outras. cadas por meio de substâncias odorantes ca- Cvas diferentes com relação à prática O avanço da tecnologia científica fez com pazes de tratar doenças e diversos problemas medicinal. O natural foi definitivamente colo- que muitos desses óleos se tornassem medi- de saúde. cado em pauta pela sociedade como algo que camentos que são utilizados no dia a dia das Cada um dos óleos possui uma finalidade é efetivo na melhoria da saúde humana, e ao pessoas. Mas, o que se tem buscado hoje é a medicinal diferente, por exemplo: óleo de mesmo tempo não prejudica a natureza como utilização de tais óleos da forma como são ex- cravo-da-índia é um analgésico poderoso, bas- as grandes produtoras de medicamentos. traídos da natureza, sem o uso de componen- tante utilizado na área dentária, o de lavanda Chamados de óleos essenciais, essa fer- tes químicos e de forma a ausentar a industri- serve como anticéptico em aromaterapia e em ramenta natural para o tratamento de enfer- alização de tais medicamentos naturais. algumas utilizações médicas, assim como o da midades está cada vez mais sendo utilizada e A fitoterapia estuda o uso das plantas apli- árvore-do-chá. Os tratamentos não agridem 51 procurada por pessoas que se interessam pelas cado nas práticas medicinais, cosméticas e o organismo e funcionam efetivamente, pois técnicas alternativas medicinais. Extraídos terapêuticas. Dessa forma, os óleos essenciais, cada um desses óleos ativa uma parte do corpo de plantas através de diversas técnicas como além de usados como matéria-prima, através com grande poder de cura natural.
Devagar com o Etanol Sustentabilidade uito se fala sobre a atual “febre” dos principalmente pelos altos preços que o pe- dos como fertilizantes, mas na maioria das ve- Um biocombustível que, antes de tudo, representa um problema social e ambiental biocombustíveis, em que todas as tróleo tinha atingido na época. Houve até a zes são despejados em rios. A extensão das áreas agrícolas onde a cana- Mmontadoras de veículos adotaram criação do Proálcool (Programa Nacional do rapidamente a bandeira do etanol como uma Álcool) com a ideia de fomentar a produção -de-açúcar é cultivada já é enorme, e a tendên- enorme publicidade, mostrando que seus pro- do combustível a partir da cana-de-açúcar. cia para o futuro mostra crescentes ampliações, dutos são ecologicamente corretos, incentivan- Mas, em nenhum momento é possível ver prejudicando principalmente a produção de do ainda mais a utilização desse componente nos grandes meios de comunicação discus- gêneros alimentícios que chegam todos os dias como combustível dos automóveis. Mas, pou- sões relacionadas às desvantagens do uso do à mesa dos brasileiros. Ademais, as áreas de cas pessoas sabem das reais questões que envol- etanol. Ao contrário, o que há constantemente preservação ambiental também são atingidas vem a alta produção brasileira de etanol, princi- são publicidades utilizando até a imagem de pelo avanço dessa monocultura, que empobre- palmente direcionada ao mercado externo. artistas e personalidades incentivando a troca ce o solo e gera lucro apenas para alguns lati- Desde a década de 1970, o Brasil vem pro- da gasolina por esse biocombustível. fundiários e não para a população em geral. duzindo etanol em grande escala, motivada Desde suas primeiras etapas de produção, Quando se fala em direitos humanos, os tra- o álcool demanda sérios prejuízos ambientais balhadores das lavouras de cana sempre são como a queimada e os resíduos derivados da submetidos a péssimas condições de trabalho, fermentação alcoólica que poderiam ser usa- com baixos salários, prejudicando assim a vida no campo e aumentando os índices de desi- gualdade social em um país onde ela já existe em grande escala. Há a extrema necessidade de se repensar a produção etílica destinada a combustíveis, para que de fato seja favorável a melhoria da qualidade de vida do povo. O Bra- sil ainda não pode propagar a bandeira do eta- nol como um combustível do futuro, uma vez que, atualmente, ele é apenas uma ferramenta de lucro, de destruição ambiental, reduzindo a fertilidade do solo e poluindo o ar e a água.
Vendendo a biodiversidade brasileira Meio ambiente A biopirataria que assola a região amazônica. site “Planeta Sustentável” espe- dos tratados estabelecidos pela Eco92 que visa Comunidades indígenas, através de suas cializado em notícias relaciona- à regulamentação do acesso a tais recursos. lideranças, também entraram na luta pela O das ao meio ambiente e à sus- Além do contrabando dos elementos da preservação dos recursos naturais de suas tentabilidade publicou, no mês de janeiro, fauna e da flora brasileira, a biopirataria repre- terras. Fazendeiros latifundiários da madeira, um infográfico completo relacionado ao senta a apropriação e manipulação dos conhe- técnicos da indústria farmacêutica e demais tráfico de produtos ilegais na Amazônia. cimentos das populações tradicionais no que exploradores colocaram em risco a vida de Animais, árvores, produtos indígenas, ouro, se refere aos saberes que eles possuem, sendo comunidades inteiras através de ataques em mulheres e muitos outros elementos fazem que exploradores usufruem de tal saber para busca de bens para serem comercializados. parte de um comércio sem leis que explora acumular riquezas e vender informações. ONGs como a Amazonlink em parceria a natureza sem medidas, além de provocar O problema, que já é antigo e atinge in- com o Ministério do Meio Ambiente traba- mortes e problemas sociais. tensamente a região, recebeu um projeto de lham com a implementação de projetos que A biopirataria é o nome dado ao ato de ex- lei no ano de 2003, feito pela então ministra auxiliam os povos locais a protegerem seus pa- plorar, manipular, comercializar e exportar do meio ambiente Marina Silva. A ideia da trimônios, tanto material quanto imaterial. Os recursos biológicos. Todas essas atitudes vão ministra foi criar mecanismos legais para projetos sociais executados visam à proteção 53 contra normas estabelecidas pela Convenção colocar em prática as providências assina- do meio ambiente através da conscientização 53 sobre a Diversidade Biológica de 1992, um das no tratado de 1992. dos moradores.
Search