Jejum-Esmola-Oração
São Paulo fevereiro 2021
“E logo o Espírito o impediu para o deserto” (Marcos 1,12-15)
A quaresma é o tempo de nos preparar para a ressureição de Jesus Cristo, ensinando assim a prática do jejum, da Oração e da esmola, nos preparando para viver o período de renúncias.
“E transfigurou-se diante dElEs” (Marcos 9, 2-10)
Os cristãos buscam no tempo da quaresma uma maior conversão espiritual por meio do jejum, da esmola e da oração. Recordando também os quarenta dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos por ele suportados na cruz, transformando em abstinência daquilo que mais gostamos e para cada um se torna uma alternativa de nos aproximarmos de Deus, dando ao jejum seu verdadeiro sentido.
“tirai isto daqui E não façais da casa de meu pai uma casa dE nEgociantEs!” (JO 2,13-25)
“Ora os discípulos de João e os Fariseus jejuavam, por isso, foram-lhEs pErguntar: “por que jejuam os discípulos de João e os dos Fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?” Jesus respondeu-lhEs “podem porventura jejuar os convidados das núpcias enquanto está com eles o esposo? Enquanto tem consigo o esposo não lhe é possível jejuar. Dias virão, porém, em que o esposo lhes
“...para quE tudo o que nele crê não pereça, mas tEnha a vida EtErna.” (JO 3,14-21)
O jejum e a abstinência são um dos caminhos para sermos seres humanos melhores, de coração e alma limpas, além da transformação da própria vida, fortalecendo nossos espíritos das tentações mundanas, fugindo dos luxos e de segundas intenções. Devemos entregar estes momentos e nossas orações a Jesus, associando essa penitência a uma atitude espiritual de bom agrado, ou seja, Jejuar significa ocupar um espaço em si de fé, amor, alegria, felicidade, solidariedade e gratidão.
“quEm ama sua vida irá, perdê-la...” (JO 12,20-33)
Quando pensamos em Jejum não devemos lembrar somente de alimentos e sim de alma como jejuar palavras negativas, reclamações, raiva, pessimismo e o principal jejuar de maldade e egoísmo. Assim estaremos com a alma pura conseguindo uma ligação maior com Jesus Cristo.
Vamos conhecer alguns tipos de Jejum: Lembrando que todos podem escolher e fazer o seu jejum de acordo com suas necessidades e possibilidades. Sendo assim água e remédio não quebram o jejum!
Jejum da Igreja: Devemos retirar uma refeição do dia, substituindo por um lanche simples Jejum a pão e água: substituir as refeições após o café da manhã por pão e água sempre que sentir fome. Finalizando as 18h não devemos comer o pão e tomar água ao mesmo tempo, Jejum a base de líquidos: substituir as refeições por sucos, chás, água e caldos quentes. Tomar café da manhã Jejum Completo: Tomar café da manhã e substituir as outras refeições por água, até as 18h
Para nos prepararmos para a QUARESMA, REALIZAMOS A JORNADA QUARESMAL ONDE NOS PREPARAMOS através de jogos e tarefas diárias, DURANTE 40 DIAS PARA A PÁSCOA, DATA EM QUE CELEBRAMOS A RESSUREIÇÃO DE CRISTO. Vamos acompanhar como realizamos esse trabalho na prática?
Quarenta dias dedicados à oração, à fraternidade e ao jejum! Todas as pessoas que fazem uma ExpEriência “rEligiosa”, mesmo em outras vertentes, descobrem a necessidade de um relacionamento com Deus, um novo trato com o próximo e as exigências de equilíbrio das forças de sua própria natureza.
FIM!
Search
Read the Text Version
- 1 - 29
Pages: