Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Harald - 40 Anos

Harald - 40 Anos

Published by fabio, 2023-01-23 17:28:18

Description: Harald - 40 Anos

Search

Read the Text Version

DIFERENCIAIS uma das formula- ções do chocolate Unique. Alinha Unique é admirada porque derrete rapidamente na boca, tem brilho e snap, Para amantes do chocolate, é para de- um dos indicadores de um chocolate com gustar com calma, prestando atenção nas 100% manteiga de cacau. Desse modo, ne- intensidades de sabores e aromas enquanto nhuma outra gordura é adicionada. Já o per- ele desmancha na boca. centual registrado nas embalagens refere-se à receita como um todo, somando a manteiga Devido à origem e à forma de cultivo em e a massa de cacau e os demais ingredien- seu solo nativo, favorece harmonizações, tes. Ele reflete a intensidade de sabor de cada trazendo em si os sabores sutis de sua terra de origem. Essa é uma das características que fazem de Unique um chocolate com terroir9, como o vinho ou o café. Ele pode ser degustado puro ou combinado com os ingredientes que melhor ressaltam a perso- nalidade de suas diferentes versões. MELKEN, O CHOCOLATE NOBRE Alinha Melken abriga um portfó- cado de produtos que engloba chocola- lio robusto de chocolates nobres, tes ao leite, meio amargo, blend e branco, que trazem o equilíbrio entre cacau, além de opções zero açúcar e plant-based. leite e açúcar. E esse é o grande se- Além disso, possui vermicellis e granulés gredo do sabor clássico de chocolate feitos de chocolate que dão muito mais sa- que encanta o consumidor. bor às receitas, além de um excelente efei- Por proporcionar facilidade no ma- to decorativo em função de seu brilho. Esta nuseio é ideal para quem faz e vende linha agrega, ainda, recheios e coberturas bombons, trufas, ovos de Páscoa, bolos, prontas para uso que agilizam, facilitam e sobremesas. Faz ganaches delicadas e padronizam produções em maior escala, molda com mais brilho e sabor. com muito sabor e qualidade. Melken conta com um leque diversifi- 9 Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) Terroir é um “conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo ◆ A LINHA DE PRODUTOS ◆ 51 das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço”.

Coberturas A MARCA LÍDER EM COBERTURAS É TOP Nesta categoria, a Harald aplica a tecnologia adquirida jun- Alinha de coberturas TOP é ideal para fazer to ao Grupo Fuji Oil e aplicada a produtos mais fáceis de casquinhas mais finas ou banhar doces e manusear, com maior rendimento e ótimo sabor. O resultado sobremesas, trazendo sempre mais praticida- se materializa nos produtos das linhas TOP e Confeiteiro. de, com muito sabor e qualidade. É perfeito para a produção de bombons, pães de mel, ovos de chocolate, alfajores, bombas de cho- colate e muitas outras receitas que precisam de uma casquinha crocante e brilhante. O ren- dimento também se destaca: com 1 kg de TOP é possível banhar até 90 pães de mel com cas- quinhas de cerca de 20g de cobertura. Com um portfólio clássico composto por sabores Ao Leite, Meio Amargo, Blend e Bran- co, e inovando mais recentemente com sa- bores exclusivos de Avelã, Intenso e Milky, as coberturas TOP dispensam têmpera, bastando apenas derreter e usar. Todas as variações são disponíveis em gotas de 1,010 kg, e as mais tra- dicionais também são encontradas em barras de até 2,100 kg.

◆ A LINHA DE PRODUTOS ◆ 53

Bases para Confeitaria Produtos Produtos para tornar o trabalho mais simples e aumentar o rendimen- to para confeitarias e padarias compões as bases da Harald. O portfólio conta com coberturas, recheios, gotas e docinhos que dão sabor, textura e acabamento a sobremesas e doces diversos. Três marcas contribuem com essas bases para confeitaria: Confeiteiro, com soluções diversas para vários tipos de profissionais; Melken, com recheios e docinhos para quem busca desempe- nho e sabor; e TOP, com chips ideais para cookies, pães e outros preparos similares. Em comum, a qualidade e a paixão em fazer melhor a cada dia. COBERTURAS E RECHEIOS FORNEÁVEIS Enquanto Ao Leite é o sabor tradicio- nal que todo mundo gosta; a opção Meio Ingredientes voltados a rechear, finalizar Amargo, com maior percentual de sólidos e decorar pães, roscas, biscoitos e pizzas de cacau, tem textura firme e sabor mais são o foco da linha Confeiteiro. Por suas intenso. As duas são comercializadas em características e pelo volume e peso das barras de 1,010 kg, 2,100 kg e 5,000 kg, e embalagens é indicada para grandes pro- em gotas em embalagens de 1,010 kg. duções em pizzarias, padarias, confeitarias e buffets. O destaque fica por conta de dis- O sabor da cobertura Blend, disponível pensar têmpera para banhar e cobrir. em barras de 1,010 kg, confere equilíbrio entre o dulçor do açúcar e o amargo do ca- Bastante abrangente, a linha é com- cau. Já a opção Branco, como não leva só- posta de mistura para coberturas, recheios lidos de cacau na composição, tem o sabor forneáveis, produtos para acabamento e característico do leite e tem três tamanhos decorações; e produtos prontos para uso, de barras: 1,010 kg, 2,100 kg e 5,000 kg. como Brigadeiros, no ponto para enrolar ou usar como recheio, no sabor Chocolate, Recheios – A linha de recheios da Ha- vendido em baldes com 2,020 kg. rald é forneável, sendo uma referência para o mercado de food service por aguentar Cobertura – Nas variações Ao Leite, altas temperaturas mantendo a qualidade Meio Amargo, Blend e Branco, essa cober- do produto intacta. Indicados para pizzas, tura é resistente ao calor, sendo ideal para pães, crepes, tapiocas, pastéis e churros, as regiões mais quentes do Brasil. É versá- esses recheios podem ser combinados til, podendo ser utilizada para banhar tru- com outros ingredientes, a exemplo de fru- fas e pães de mel e também como ingre- tas e granulados, e são disponíveis em qua- diente de base em massas de biscoitos, tro sabores: Chocolate ao Leite, Chocolate roscas e recheios com o sabor das frutas com Avelã, Chocolate Branco e Goiaba. brasileiras.

RECHEIOS E DOCINHOS Oferecendo desempenho e sabor para as criações de confeiteiros e doceiros, a marca endossa a qualidade de recheios, cremes ganache e docinhos. No caso dos recheios, a principal característica é a cremosidade ideal para rechear bolos, tortas, ovos de Páscoa e sobremesas. Acondicionados em bal- des de 4,500 kg, são fabricados com sabor Choco- late ao Leite e Leitinho. Esta linha é complementada com Recheio e Cobertura em mangas para confei- tar, com 1,010 kg. O Creme Ganache, indicado para recheios e co- berturas para bolos e tortas, em sabores de Chocolate ao Leite, Branco e Meio Amargo, está disponível de baldes de 1,000 kg e de 4,000 kg, contando ainda, com sabor Cho- colate com Avelã, em balde com 1,000 kg. Já o Beijinho sabor Coco e o Brigadeiro sa- bor Chocolate compõem a linha de docinhos da família Melken. Destinados a serem usados como base para as conhecidas e tradicionais re- ceitas de festas, são embalados em potes de até 1,005 kg. CHIPS Nesta categoria, a linha TOP contribui com dife- rentes apresentações para o preparo de mas- sas forneáveis, assim como de sorvetes, preservan- do a usual praticidade que favorece sua adequação a várias necessidades culinárias. São gotas Chip- show e Cobertura Líquida para sorvetes. As Gotas Chipshow TOP podem ir ao forno e, por isso, são perfeitas em cookies, pães, muffins, cupcakes, biscoitos, bolos amantei- gados, colombas e panetones. Em embala- gens de 1,010 kg, são disponíveis nos sabo- res Ao Leite, Avelã e Branco. Já as coberturas líquidas são mais uma especialidade Harald desenvol- vidas especialmente para o sorvete artesanal de qualidade. Mantém-se perfeita em cubas ou baldes térmicos, formando uma “casquinha” uniforme em poucos segundos. Acondicionadas em baldes de 4,000 kg, são produzidas nos sabores Limão, Morango, Chocolate ao Leite, Chocola- te Branco e Chocolate Meio Amargo. ◆ A LINHA DE PRODUTOS ◆ 55

Acabamentos e Decorações Comer é um ato que sempre começa pelos olhos – se está bonito, a fome aumenta, principalmente com as sobremesas. Os pro- dutos Harald para acabamentos e decora- ções transformam os doces em joias da con- feitaria. Com quatro linhas, a Harald cobre toda a gama de necessidades dos doceiros, con- feiteiros, transformadores, profissionais e artesãos da chocolataria brasileira, entre muitos outros apaixonados pelo chocolate. Os produtos Confeiteiro Raspar & Co- brir apresentam coberturas que facilitam a decoração de bolos e tortas; os Flocos de Arroz TOP trazem textura crocante; os Granulés e Vermicellis Melken formulados com chocolate nobre para trazer um sabor que vai além da decoração; e os confeitos variados da linha Confeiteiro, para finalizar docinhos e sobremesas de forma divertida e inusitada. CONFEITEIRO RASPAR & COBRIR FLOCOS DE ARROZ TOP Essas coberturas têm formu- São utilizados para trazer textura lação própria para a decora- e crocância para as sobre- ção de bolos e tortas, sendo mesas e podem render exce- perfeitas para a modela- lentes produções quando gem de flores, laços e pe- acrescentados aos cho- ças que dão charme colates e coberturas, e encanto a doces e ao moldar tabletes, bolos de confeitaria. bombons ou ovos Também faz raspas de Páscoa. e todas as cober- turas decoradas, garantindo ma- ciez e resistên- cia ao calor.

GRANULÉS E VERMICELLIS MELKEN Formulados com chocolate nobre esses acabamentos somam excelente sabor à ca- pacidade de derretimento na boca. São ideais para finalizar e decorar tortas, bolos e doces gourmet e chegam ao usuário em sacos de 400 gramas ou embalagens menores de 130g. Os Granulés – quadradi- nhos uniformes – são feitos com Chocolate Melken Ao Leite, Branco e Meio Amargo. Há ainda a linha de Granula- dos Vermicelli, que além de sabor, conferem textura aos doces. A Harald disponibiliza os nas opções Chocolate Melken ao Leite e Branco. CONFEITEIRO Confeitos variados para finalizar docinhos e sobremesas e sim- plificar o trabalho do chocolateiro e doceiro compõem as di- ferentes opções de acabamentos da linha Confeiteiro: Granulado Macio, Granulado Crocante e Escama Crocante. O Granulado Macio sabor Chocolate, por exemplo, é o aca- bamento perfeito para brigadeiros tradicionais. Já o Granulado Crocante sabor Chocolate, resistente a temperaturas mais al- tas, adequa-se muito bem à mistura em massas. Com a finalidade de colorir receitas diversas, dando mais charme para donuts, muffins e cupcakes, o Granulado Cro- cante Colorido é a opção com mais versatilidade, depen- dendo exclusivamente da criatividade do transformador. Entretanto, se o objetivo é produzir acabamentos rústicos as Escamas Crocantes sabor Chocolate são a opção ideal. Essa releitura do granulado tradicional é uma alternativa prática e apetitosa, que modifica o aspecto das produções trazendo excelentes resultados. ◆ A LINHA DE PRODUTOS ◆ 57

Ingredientes Chocolate e cacau em pó da Melken e o açúcar impalpável acrescido de amido na medida certa da linha Confeiteiro são al- guns dos ingredientes produzidos pela Ha- rald com matéria-prima de primeira linha. O Açúcar Impalpável é um curinga na confeitaria, possibilitando decorações prá- ticas e sofisticadas, além de facilitar a mol- dagem de massas decorativas. Já os Pós, são fundamentais para dar coloração e sabor à massas dos mais variados tipos, trazendo o melhor do chocolate também para a base de alguns preparos.

Produtos por marcas » COBERTURA » BASES PARA » CHOCOLATE › Amazônia 70% de cacau › Ao leite CONFEITARIA › Brasil 35% Branco › Brasil 35% ao Leite › Meio amargo › Gotas Chipshow › Bahia 63% › Bahia 53% › Blend › Gotas Chipshow Avelã » CHOCOLATE ›- Branco › Gotas Chipshow Branco › Ao leite › Avelã › Cobertura líquida › Meio amargo › Blend › Intenso • Chocolate › Branco › Zero Açúcar › Milky ao Leite › Plant-based • Chocolate » BASES PARA CONFEITARIA › Recheio e Cobertura ACABAMENTOS Branco • Chocolate ao Leite • Leitinho E DECORAÇÕES • Chocolate › Cremes Ganaches • Chocolate ao Leite › Flocos de Arroz TOP Meio Amargo • Chocolate Branco • Chocolate com Avelã » BASES PARA » ACABAMENTOS • Chocolate Meio Amargo CONFEITARIA E DECORAÇÕES › Docinhos › Brigadeiro › Granulado Macio • Beijinho sabor Coco sabor Chocolate • Brigadeiro sabor Chocolate sabor Chocolate › Granulado Crocante › Cobertura sabor Chocolate » ACABAMENTOS • Branco Barra › Granulado Crocante E DECORAÇÕES • Ao Leite Barra Colorido • Ao Leite Gotas › Escama Crocante › Decorações • Blend Barra sabor Chocolate • Granulé • Meio Amargo Barra - Chocolate Ao Leite • Meio Amargo Gotas » INGREDIENTES - Branco › Recheios de Frutas › Raspar & Cobrir - Meio Amargo • Frutas Vermelhas Ao Leite • Vermicelli • Maracujá › Raspar & Cobrir - Chocolate Ao Leite Branco • Morango Branco › Recheios Forneáveis › Raspar & Cobrir ◆ A LINHA DE PRODUTOS ◆ 59 • Chocolate Ao Leite Meio Amargo • Chocolate Branco • Chocolate com Avelã

CAPÍTULO 06

O40s parónxoims os O FUTURO ESTÁ NA PRESERVAÇÃO DE AÇÕES, VALORES E PRINCÍPIOS Barras de chocolate, coberturas, decorações, docinhos, recheios, cacau e chocolate em pó e tantos outros produtos calçaram o caminho da Harald nesses 40 anos, contribuindo para torná-la marca líder em chocolates e coberturas no Brasil. Esses mesmos elementos – e outros que virão, afinal a inovação é contínua – seguirão asfaltando uma rodovia rumo a novos mercados, desenvolvimentos, aplicações, fortalecendo cada vez mais seus valores de uma empresa familiar brasileira com alma alemã que se uniu à excelência japonesa no cuidado com detalhes, estética e outros. A paixão por fazer melhor une-se cada vez mais a tecnologia, sofisticação e sustentabilidade, com resultados que se materializam já em 2023, com a inauguração da fábrica nova, em construção ao lado da atual. Sustentável – ou Green como preferem alguns para adjetivar uma construção ou um projeto voltado ao bem-estar social, dos funcionários e do entorno –, modular e equipada com o que há de mais moderno no universo da indústria de alimentos, está sendo construída e equipada com toda a experiência do Grupo Fuji Oil. Sérgio Tango, presidente da Harald desde abril de 2019, informa que a nova planta industrial possibilitará “fabricar produtos especiais, diversificando o portfólio e aplicando diferentes tecnologias. Além do aumento gradual de capacidade é uma fábrica totalmente adequada à sustentabilidade e tem a missão de trazer mais produtividade”. ◆ OS PRÓXIMOS 40 ANOS ◆ 61

O Grupo Fuji Oil prevê dar continuidade a produtividade de cada um dos mais de 600 CERTIFICAÇÕES: A SEGURANÇA aos investimentos na Harald. Tão logo a plan- funcionários”, resume o presidente. ta nova entre em operação, a fábrica “antiga” DO FORNECEDOR AO CONSUMIDOR será reformulada. Além do mais está prevista Esses comentários mostram que os pla- Qualidade, confiabilidade e segurança alimentar, a injeção de recursos para os próximos dez nos do Grupo, a médio prazo, até 2024, são anos, principalmente em produtividade, sus- bastante agressivos e preveem, entre outros entre outras metas, são crescentes e dependem de toda tentabilidade e qualidade. aspectos, crescimento em mercados novos e a cadeia, não apenas de um dos elos. No caso da Harald, as já conquistados, em linha de produtos mais conquistas são exemplificadas de diversas formas. A meta, com esses planos, é manter o Bra- nutricionais, mais adequados ao Good for sil em posição de destaque no Grupo. “O Bra- You, movimento internacional que estimula As certificações comprovam a preocupação e mostram os in- sil é a segunda área de chocolates do grupo, o consumo de produtos e alimentos bons, vestimentos permanentes e crescentes no desenvolvimento dos ao lado dos Estados Unidos” comenta Tango, seguros e nutricionalmente equilibrados, próprios potenciais e no estímulo aos seus parceiros para o cumpri- tomando como referência o crescimento da capazes de promover o bem-estar das mento de padrões que contribuam para o resultado final, pois, não empresa no último triênio. pessoas, com transparência e qualidade. basta conquistar, é fundamental manter e renovar periodicamente cada uma delas. No período de 2019 a 2022, a Harald cres- A longo prazo, a estratégia é preservar ceu 50% em produtividade, resultante de al- as conquistas e ultrapassar novas frontei- Apenas de 2016 a 2021, a partir da migração da ISO 22.000 para terações e organização de processos e prá- ras com produtos elaborados com base FSSC 22.000, certificação reconhecida pelo GFSI (Global Food Safety ticas. Também expandiu a presença no B2B de cacau, agregando canais de vendas e Initiative, iniciativa empresarial global focada na melhoria contínua (Business to Business, expressão em inglês mercados, ampliando as opções para os dos sistemas de gestão da segurança alimentar) e conferida pela SGS para venda entre empresas), principalmente consumidores. ICS certificadora Ltda., conduziu a novas conquistas, como o ingresso no fornecimento para as indústrias alimentí- no programa UTZ, com o selo sendo outorgado pela Savassi Certifica- cias, duplicando o faturamento com aumento Quantificando essas metas, Tango defi- dora, comprovando a utilização de produtos oriundos da agricultura de 40% na tonelagem de produtos, o que re- ne que o “principal mercado é o especia- sustentável. presenta significativo ganho em lucratividade. lizado, do público transformador, e o de- “Mantivemos a paixão e demos uma organi- safio é levar mais produtividade para essa As habilitações Halal, conferida pelo organismo certificador SII- zada ao estilo japonês, aumentando também audiência que representa 80% do fatura- LHALAL, e Kosher, pelo OK Kosher Certification, comprovam que mento e da produção atuais”. os produtos Harald são condizentes com os princípios definidos pelo islamismo e preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação, respectivamente. Agregou a esses títulos o ingresso na RSPO (Rou- ndtable on Sustainable Pal Oil ou Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável em tradução para o português), garantida pelo IBD Certificações.

“A marca busca desenvolver o potencial de suas linhas de produtos e contribuir com as pessoas, compreendendo todo o contexto e necessidades decorrentes do cenário socioeconômico” Sérgio Tango Sustentabilidade evolutiva ESG (Environment, Social & Governance), no caso da Harald, não é tendências de mercado e comportamento de consumo que possam novidade e também é um dos principais pontos da estratégia gerar oportunidades, além de conduzir atividades em harmonia com o do Grupo Fuji Oil. meio ambiente. “Temos muitos programas em meio ambiente, redução de E os passos para a solidificação dessas premissas vêm sendo dados, resíduos e de emissões. A empesa está cada vez mais volta- inclusive pela matriz que, pelo segundo ano consecutivo, conquistou a da ao cuidado ambiental, com reuso de água, por exemplo”, classificação Triple A da CDP, entidade sem fins lucrativos que mobiliza e garante Tango, frisando que “a nova fábrica segue preceitos incentiva investidores, empresas e governos a tomarem ações urgentes ambientalmente muito sustentáveis”. Além disso, alinhada para construir uma economia verdadeiramente sustentável, com o intui- aos códigos da matriz, a Harald está implantando uma série to de construir e acelerar ações colaborativas para um desenvolvimento de iniciativas para ter presença efetiva dentro das práticas que funcione para as atuais e futuras gerações, medindo e compreen- ESG, afinal, como ressalta Tango, “queremos fortalecer nosso dendo o impacto ambiental. protagonismo na construção de uma sociedade sustentável e avançar cada vez mais como grupo”. Esse é o score máximo do levantamento que, em 2021, foi alcança- do por apenas 14 empresas em todo o mundo, e a holding foi a única No caso da Harald, como mostrado ao longo deste livro, o do Japão a conquistar esse marco. S – que simboliza o Social – sempre foi presente, pela inclusão, pelo bem-estar e pelas oportunidades proporcionadas aos cola- boradores, à satisfação de clientes e consumidores, ao relaciona- mento com a comunidade e à segurança e qualidade dos produtos. O E, ou se preferir o A de ambiental, é comprovado pelas certificações e pela forma como os fornecedores são selecionados, afinal, uma em- presa FSSC 22.000 cobra de seus parceiros aderência às normas. Já o G, correspondente à Governança, faz parte da excelência, como o código de ética que vem do Grupo Fuji Oil, da governança profissiona- lizada, que garante uma empresa saudável e muito ética. Com base na missão, visão e valores do grupo, no cenário brasi- leiro, a Harald segue com o propósito de contribuir para o bem-estar das pessoas, agindo de maneira proativa para garantir a produção de alimentos seguros e confiáveis para a sociedade, oferecendo serviços de capacitação para culinária que atendam as diferentes demandas e expectativas do público que atua ou deseja atuar profissionalmente com chocolates. “A marca busca desenvolver o potencial de suas linhas de produtos e contribuir com as pessoas, compreendendo todo o contexto e necessi- dades decorrentes do cenário socioeconômico”, constata o presidente, elencando entre as iniciativas o lançamento de alimentos alinhados às ◆ OS PRÓXIMOS 40 ANOS ◆ 63

Parceiros comprometidos Preocupação social e ambiental também são comprovadas com a preocupa- ção em trabalhar com cacau 100% nacional, com origem assegurada, adqui- rido junto a uma empresa sustentável desde o início, a Gencau, que conta com código interno de conduta e audita os produtores para acompanhar de perto o cacau que adquire e processa. Como salienta Diego Relva Mathias, diretor comercial da Gencau, a em- presa “utiliza boas práticas de produção e é focada em ESG, como a própria Harald, que é nossa principal parceira”. Há outros parceiros com a mesma preocupação, como a AAK, que ras- treia toda a cadeia de suprimentos, desde a plantação até a extração. Eduardo Monteiro, gerente Comercial Brasil dessa empresa especializada em óleos vegetais, parceira da Harald desde 2016, explica: “Sustentabilidade é um valor fundamental nesta empresa e está baseado em três pilares principais: melhor abastecimento, melhores operações e melhores soluções. A AAK foi fundado- ra do RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil), visando a promover a sus- tentabilidade da cadeia de palma e palmiste. Além disso, participa do programa Kolo Nafaso, que promove o empoderamento de comunidades de mulheres da África Ocidental, que tradicionalmente realizam a colheita de carité.” Acesse Pioneira no processamento de cacau na floresta o site amazônica, garante origem e rastreabilidade “Somos apaixonados por cacau”. Esse é o mantra da Gencau Indústria e Comércio de Ingredientes Alimen- tícios, empresa que tem como objetivo fornecer ingredientes de cacau de extrema qualidade, com origem assegurada. Se atuar de forma sustentável desde o produtor rural até o cliente final é um desafio para muitos, para a Gencau está no DNA e é o único caminho que trilha, desde sua fundação em 2020, tendo realizado sua primeira venda em 16 de junho do mesmo ano para a Harald, que é seu primeiro e principal parceiro. A Gencau trabalha com cacau 100% nacional, originado no Pará (Medicilândia) e na Bahia (Ibirapi- tanga). Limpeza, seleção e processamento de nibs são realizados no Pará, em planta instalada em meio à Floresta Amazônica. Na sequência, a matéria-prima é enviada para a planta de processa- mento na sede, em Tambaú (SP), onde, com tecnologia de ponta, a Gencau produz liquor, manteiga e cacau em pó, comercializados nacional e internacionalmente. A essa estrutura soma-se a fábrica na Bahia, que está pronta e entrará em operação em 2023. A Gencau entende o produtor rural como o verdadeiro responsável pela complexidade de aroma e sa- bor propiciado pela amêndoa de cacau. Por isso, vem estreitando seu relacionamento com os lavradores e, por meio de seu processo de compra direta, possibilita remuneração mais justa ao produtor e conse- gue identificar lote por lote de cacau adquirido, garantindo rastreabilidade em todos os produtos finais. O relacionamento é garantido pelo Código de Conduta para Fornecedores, que é celebrado com o produtor e prevê visitas periódicas às propriedades por técnicos da Gencau para auditoria da con- dução da propriedade, relações de trabalho, livres de queimadas e desmatamentos recentes, entre outros requisitos mandatórios para realização de novos negócios.

Princípios semelhantes norteiam os propósitos do Grupo Fuji Oil em suas ações voltadas à solução de problemas sociais, for- necendo alimentos saudáveis, saborosos e sustentáveis à base de plantas, além de ingredientes que reduzam o impacto am- biental e respeitem os direitos humanos em toda a cadeia de mantimentos. A empresa – confirma Tango – está comprometida em realizar a aquisição sustentável de óleo de palma, cacau, soja e grãos de carité, suas principais matérias-primas, além de intensi- ficar a busca por fornecedores sustentáveis que previnam o desma- tamento e trabalhem para eliminar o trabalho infantil. “Construir um time de trabalho multifuncional entre a Harald e a AAK foi o diferencial para essa grande história. Hoje eu tenho a liberdade de dizer que é uma grande satisfação poder olhar para trás e ver o que construímos: res- peito, transparência, integridade e muito sucesso, representados no crescimento de nossos negócios. Tenho certeza de que essa história ainda terá bons capítulos a serem escritos”, prevê o gerente Comercial Brasil da AAK. Veja o vídeo Relacionamento a longo prazo: princípio fundamental Faz o melhor acontecer e torna mais saborosos, mais saudáveis e mais sustentáveis produtos que as pessoas amam consumir. Esse é o lema da AAK, empresa especializada em óleos vegetais para os segmentos de Chocolate & Con- feitaria, Padaria, Laticínios, Alimentos a base de plantas (plant-based foods) e Nutrição Especial1. A experiência e o profundo conhecimento conquistados ao longo de 150 anos de vida posicionam a AAK entre as principais fornecedoras de gorduras vegetais especiais para chocolates. Em 2016, com a inauguração da unidade da AAK em Jundiaí (SP), foi iniciada a parceria com a Harald, “entendendo que as empresas coincidiam em seus valores, como responsabilidade nos negócios a longo prazo, foco em agre- gar valor para o cliente e qualidade, além da proximidade geográfica das empresas que traria grandes benefícios logísticos”, confirma Eduardo Monteiro, gerente Comercial Brasil, ao comemorar o fato de que “ao longo desses últimos seis anos a parceria cresceu, e hoje a empresa acredita, cada vez mais, no sucesso do relacionamento a longo prazo com a Harald. Por isso, a AAK tem a satisfação de estar participando da construção dessa história”. O sucesso da parceria fundamenta-se no modelo de negócio desta especializada em óleos vegetais, o co-development, que promove a união entre as equipes técnicas de ambas as empresas na busca das melhores soluções para atender a necessidade da Harald e dos seus consumidores, sempre visando à melhoria contínua de seus produtos e negócios. Globalmente, a AAK possui mais de 4.000 funcionários distribuídos por 25 escritórios regionais de vendas, 15 Centros de lnovação e mais de 20 unidades de produção. Sediada em Malmo, Suécia, é listada na Bolsa de Acesse Valores de Estocolmo. o site 1 Esses setores também são usualmente citados em inglês: Chocolate & Confectionery, Bakery, Dairy, Plant-based foods e Special Nutrition. ◆ OS PRÓXIMOS 40 ANOS ◆ 65

Mantendo-se na vanguarda, de forma profissa! AHarald transforma vidas muito antes de essa aos seus parceiros. O postura ser prática usual das empresas. “A receita lançamento do concei- do sucesso da empresa está na convergência entre to “Harald é Profissio- paixão e processos com excelência”, preconiza Tan- nal” também reforça go. Para ele, essa “é uma fórmula muito particular de o posicionamento da fazer negócios, presente em toda a organização”. marca. Afinal, não bas- ta conquistar, é funda- Fazer a tradução do Brasil para o Japão e vice-versa mental manter e reno- – esclarece o presidente da Harald – é o mesmo que var periodicamente cada uma delas. “manter a alma brasileira e absorver a excelência japo- nesa. O sucesso depende de muito trabalho de basti- Em outras palavras: A paixão é o DNA, dores. E é nesse rumo que vamos seguir: focar nossa diferenciando a Harald como empresa e atenção naqueles que compram, nos que são e que- empreendimento no mercado, que in- rem se tornar profissionais, nos fornecedores e nos de- veste no desenvolvimento e aquisição mais players ao redor da Harald. Isso nos destaca no de novos talentos em todos os meios mercado e continuará a nos manter na vanguarda”. em que atua. O principal desafio é man- ter a postura e o cuidado diferenciados, Qualidade, confiabilidade e segurança alimentar, reconhecidos e admirados pelos stake- entre outras metas, são crescentes e dependem de holders, sejam colaboradores e gestores, toda a cadeira, não apenas de um dos elos. As certi- sejam clientes, fornecedores e parceiros. ficações, por exemplo, comprovam a preocupação e mostram os investimentos crescentes no desen- volvimento dos próprios potenciais e no estímulo Acesse Leite em pó uruguaio tempera o melhor chocolate brasileiro o site Maior exportadora de lácteos América Latina, comercializando 70% de sua produção para mais de 60 países, hoje a maior e exportadora do Uruguai, a Cooperativa Nacional de Produtores de Leite (Conaprole) é formada por mais de 1.800 produtores, que na safra, respondem por 5,2 milhões de litros de leite por dia. Com sua origem datando de 1936, desenvolveu ampla linha de lácteos. A Conaprole define-se como “o projeto lácteo que reúne a paixão e o conhecimento de mi- lhares de colaboradores”, ciente de que além de constituir-se centro de desenvolvimento dos produtores e de suas famílias, ao mesmo tempo em que assegurar o suprimento diário de leite para a população uruguaia, com seus produtos projeta o mundo das próximas gerações. Dia após dia, através da excelência nos processos, a empresa busca criar valor e garantir bem-estar aos clientes internos e externos, mantendo altos padrões de qualidade e segu- rança alimentar, sempre de forma sustentável. Em sua linha de produtos, os carros-chefe são leite em pó, integral e desnatado, manteiga em bloco industrial, soro de leite parcialmente desmineralizado, leitelho (soro de manteiga em pó) e alguns tipos de queijos como muçarela, provolone, parmesão, entre outros. Tendo o Brasil entre os três principais destinos fora do país de origem, ao lado de China e Argélia, a Conaprole há mais de 20 anos optou por abrir em Ivoti (RS) sua única filial estrangeira, onde também possui um Centro de Distribuição, ficando a área comercial instalada em São Paulo. Entre seus clientes mais tradicionais em território brasileiro está a Harald, que tem o leite em pó como insumo estratégico na fabricação dos chocolates e, há mais de 20 anos, adquire o produto em grande quantidade, com elevado valor agregado, da Conaprole, em sacas de 25 kg.

CÓDIGO DE CONDUTA A Harald se empenha em melhorar constantemente sua atuação, porque “Fazer melhor é fazer com paixão!”Para isso, em suas atua- ções, a Harald tem como prioridade a ética e transparên- cia. Esses princípios e valores estão expressos na Filosofia de Gestão e são presentes em todos os canais de atuação da Orga- nização como compromisso de conformidade ética e legal. Agir de maneira justa, honesta e seguir as regras são premissas para os negócios e as participações da Harald, mantendo-se sempre atenta e preparada para agir conforme necessário para garantir que estas regras sejam cumpridas. Como parte do Grupo Fuji Oil, a empresa atua globalmente alinha- da com o compromisso de seguir o Código de Conduta, o Green Book (disponível integralmente no site da Harald – www.harald.com.br), de maneira transparente e correta com os clientes, colaboradores, fornecedores e terceiros. A Harald mantém canais gratuitos e anônimos, disponíveis 24 horas por dia, para denúncia de qualquer comporta- mento que não esteja em conformidade com as leis e ética desse guia. ◆ OS PRÓXIMOS 40 ANOS ◆ 67

CAPÍTULO 01 - REFERÊNCIAS https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/dia-do-chocolate-historia-e-curiosidades,6036a7c55f0b1692bff9df206f7a2a23pty7mmjk.html, pesquisado em 24 de outubro de 2022 https://docepedia.com/artigo/conheca-a-deliciosa-historia-do-chocolate-e-como-ele-ganhou-o-mundo/, pesquisado em 24 de outubro de 2022 https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2022/04/14/chocolate-conheca-a-historia-e-seus-beneficios.html, pesquisado em 24 de outubro de 2022 https://www.daninoce.com.br/gastronomia/pequenos-prazeres/14-curiosidades-sobre-o-chocolate/, pesquisado em 24 de outubro de 2022 https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/04/15-curiosidades-sobre-o-chocolate.html, pesquisado em 24 de outubro de 2022 https://www.abicab.org.br/paginas/chocolate/o-chocolate/, pesquisado em 24 de outubro de 2022 PEDREIRA, Jumar S (Coordenação Editorial. São Paulo: Editora Ipsis, 2012. ROSA, Bianca. Do Cacau ao Chocolate. São Paulo: Ar Editora, 2020



EMPRESAS PARC EIRAS




Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook