Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Diário de Andrômeda

Diário de Andrômeda

Published by Anne Karoline Cunha, 2021-11-22 14:53:50

Description: O TRABALHO APRESENTADO FEZ PARTE DA ATIVIDADE AVALIATIVA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR "PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PSICOLOGIA IV", ORIENTADO PELA PROFESSORA MS. IZABEL FEITOSA.

TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO, Exercitar a interdisciplinaridade, avaliando, em situações específicas, a importância de fatores contextuais e individuais como constituintes de fenômenos psicológicos que configuram o desenvolvimento do adolescente em diversas esferas sociais, ALÉM DE Articular as disciplinas do semestre com a futura prática do profissional de Psicologia E Analisar as dimensões psicológicas, biológicas e culturais que caracterizam a adolescência construindo uma visão integradora dessa fase do desenvolvimento.

PARA ATENDER ESTA DEMANDA, FOI CONSTRUÍDO O RELATO DE ANDRÔMEDA COM SUAS AVENTURAS NO MUNDO DOS GAMES.

Keywords: Psicologia,Diário,Games,Adolescência,Desenvolvimento

Search

Read the Text Version

MEUS RELATOS MINHAS EMOÇÕES. O DIÁRIO DE ANDRÔMEDA

UNIFACEX - CENTRO UNIVERSITARIO FACEX CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA TRABALHO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PSICOLOGIA IV UMA HISTÓRIA ESCRITA POR: KERMANY SILVA GIOVANI HEISE ANNE KAROLINE C. DE A. CUNHA LARISSA KATELLEN P. DA COSTA ORIENTAÇÃO: MS. IZABEL FEITOSA

SOBRE O DIÁRIO O TRABALHO APRESENTADO FEZ PARTE DA ATIVIDADE AVALIATIVA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR \"PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PSICOLOGIA IV\", ORIENTADO PELA PROFESSORA MS. IZABEL FEITOSA. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO, EXERCITAR A INTERDISCIPLINARIDADE, AVALIANDO, EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS, A IMPORTÂNCIA DE FATORES CONTEXTUAIS E INDIVIDUAIS COMO CONSTITUINTES DE FENÔMENOS PSICOLÓGICOS QUE CONFIGURAM O DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE EM DIVERSAS ESFERAS SOCIAIS, ALÉM DE ARTICULAR AS DISCIPLINAS DO SEMESTRE COM A FUTURA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA E ANALISAR AS DIMENSÕES PSICOLÓGICAS, BIOLÓGICAS E CULTURAIS QUE CARACTERIZAM A ADOLESCÊNCIA CONSTRUINDO UMA VISÃO INTEGRADORA DESSA FASE DO DESENVOLVIMENTO. PARA ATENDER ESTA DEMANDA, FOI CONSTRUÍDO O RELATO DE ANDRÔMEDA COM SUAS AVENTURAS NO MUNDO DOS GAMES.



15/02/2021 OI DIÁRIO... COMECEI A JOGAR AOS 13, TINHA POUCOS AMIGOS E GOSTAVA DE BRINCAR SOZINHA, NUNCA GOSTEI MUITO DE “BRINCADEIRAS DE MENINAS”, LONGE DE SER A PRINCESINHA QUE SEMPRE PRECISAVA SER RESGATADA, GOSTAVA MESMO DA AVENTURA E SER PROTAGONISTA DA MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA, MEU IRMÃO MAIS VELHO ME APRESENTOU AOS GAMES, MUITO MAIS PRA TER COM QUEM JOGAR EM CASA DO QUE POR QUALQUER OUTRA RAZÃO, VIVIA SE GABANDO QUE CONSEGUIA ME VENCER COM FACILIDADE, ISSO ATÉ DEIXAR DE SER FÁCIL, QUANDO COMECEI A GOSTAR DO DESAFIO MEU IRMÃO JÁ NÃO SE GABAVA, VIROU FREGUÊS FÁCIL NA JOGATINA DAS MADRUGADAS, LOGO FICOU MAIS VELHO E DEIXOU DE JOGAR COMIGO, ATÉ HOJE TENHO CERTEZA QUE ELE SEMPRE FOI UM MAU PERDEDOR. OS GAMES ME REVELARAM UM NOVO MUNDO, COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER ADORO MITOLOGIA GREGA, TENHO NOME DE PRINCESA E DE CONSTELAÇÃO, MAS ME TORNEI CONSCIENTE DO MEU PRÓPRIO BRILHO QUANDO COMECEI A ME CONHECER ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS NOS GAMES, NUNCA PRECISEI DE NENHUM PERSEU PARA ESCAPAR DOS MONSTROS MARINHOS QUE SURGIAM PELO CAMINHO.



01/03/21 DIÁRIO QUERIDO... ENCARREGUEI-ME DE CORTAR A CABEÇA DA MEDUSA E TRANSFORMAR TODOS OS MONSTROS EM PEDRAS, FUI PERDENDO A TIMIDEZ, OS JOGOS ON-LINE ME AJUDARAM A CONHECER OUTRAS PESSOAS QUE PARTILHAVAM O MESMO GOSTO QUE EU, FUI ME PERCEBENDO COMO MULHER, ENTENDENDO A RELAÇÃO QUE TINHA COMIGO MESMA E ATRAVÉS DA RELAÇÃO COM OUTRAS MENINAS E MENINOS FUI ME CONECTANDO COM O MUNDO AO MEU REDOR, COMO TODO ADOLESCENTE TIVE MEUS EXAGEROS QUE AGORA EM RETROSPECTO, PERCEBO COM MAIS CLAREZA QUE TIVERAM, EM CERTA MEDIDA, BASTANTE IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA NA PESSOA QUE SOU HOJE, MEUS PAIS NÃO COMPREENDIAM TÃO BEM ESSE MUNDO DO QUAL EU GOSTAVA TANTO DE FAZER PARTE, MAS COM RESPEITO, PACIÊNCIA, ACEITAÇÃO E AFETO DEMONSTRAMOS UNS PARA OS OUTROS O QUE ERA IMPORTANTE, ACEITANDO OS LIMITES PELAS NECESSIDADES DIÁRIAS E CONSTRUINDO UM CANAL DE DIÁLOGO ABERTO SOBRE TODOS OS TEMAS POSSÍVEIS, NÃO É UMA RELAÇÃO PERFEITA, NEM PRECISA SER, MAS SABER QUE POSSO CONTAR COM ELES PARA ME OUVIR, ME FAZ SENTIR MAIS SEGURA.

COMO TODO ADOLESCENTE ENFRENTEI DIFICULDADES DE ACEITAR E COMPREENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO COM MEU CORPO E LIDAR COM AS DÚVIDAS QUE SURGIAM ENQUANTO EU CRESCIA, A INTERAÇÃO COM OUTRAS MENINAS NOS GAMES ME AJUDARAM TAMBÉM NESSE ASPECTO, PUDE PERCEBER QUE NÃO ESTAVA ENFRENTANDO TUDO ISSO SOZINHA E NÃO ERA A ÚNICA QUE TINHA TANTAS DÚVIDAS E PROBLEMAS COM ISSO, ALÉM DE TUDO ERA MUITO BOM CONVERSAR SOBRE ISSO COM PESSOAS DA MINHA IDADE.

10/09/2021 SABE... HOJE COMO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA, CONSIGO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DESSE PROCESSO, OUTRO DIA FALÁVAMOS SOBRE ISSO NA AULA DE PSICOLOGIA SOCIAL, LENDO SOBRE A COMPREENSÃO DO FENÔMENO PSICOLÓGICO À LUZ DA PSICOLOGIA SÓCIO- HISTÓRICA, FICOU FÁCIL ENTENDER A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS, A INFLUÊNCIA DO MEIO E DA CULTURA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, QUANDO LEMBRO DAS INTERAÇÕES QUE TIVE E COMO ELAS INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DA MINHA PERSONALIDADE, COMPREENDI A IMPORTANTE ALTERAÇÃO NA VISÃO DO QUE É O FENÔMENO PARA A PSICOLOGIA ANTES APRESENTANDO UMA VISÃO ENTRE AS VÁRIAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS QUE FORAM AOS POUCOS SENDO CONSTRUÍDAS, AS QUAIS APENAS OCORREM NO BALANÇO DO PÊNDULO: INTERNO/EXTERNO; PSÍQUICO/ORGÂNICO; COMPORTAMENTO/VIVÊNCIAS SUBJETIVAS; NATURAL/SOCIAL; AUTONOMIA/DETERMINAÇÃO (BOCK,2007, P.17). A MUDANÇA NA COMPREENSÃO DE QUE ESSAS DICOTOMIAS TRAZIDAS POR OUTRAS VISÕES, DIFERENTEMENTE DA PERSPECTIVA SÓCIO- HISTÓRICA, NÃO COMPREENDIAM QUE ELAS NECESSITAM UMA DA OUTRA PARA SE COMPLETAREM E ASSIM FORMAREM UMA NOVA VISÃO PARA A PSICOLOGIA.



20/09/2021 ENGRAÇADO... COMO VIVENCIAMOS TANTOS CONCEITOS DA PSICOLOGIA SEM TERMOS A MENOR NOÇÃO DAQUILO QUE ESTAMOS PRATICANDO. OUTRO DIA NUMA AULA FALÁVAMOS DE VYGTOSTKY APUD SILVA (2008), AUTOR E PSICÓLOGO BIELO-RUSSO, TEÓRICO DO SÓCIO CONSTRUTIVISMO QUE ATRAVÉS DA ÓTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-CULTURAL ELABOROU DIVERSAS TEORIAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO, DA CULTURA, O CONHECIMENTO DOS SÍMBOLOS E ETC., NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, PROPICIANDO O SURGIMENTO DE UMA ESCOLA CRÍTICA, NÃO SÓ VOLTADA PARA A MERA REPRODUÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS MAS PENSANDO NA NECESSIDADE/CAPACIDADE DE CADA UM DOS ENVOLVIDOS. PERCEBI QUE PUDE EXPERIMENTAR ISSO NA ESCOLA, E VEJO HOJE COMO ME FOI ÚTIL E AGRADÁVEL APRENDER DESSA FORMA.

12/10/2021 OI DIÁRIO... SABE QUE ESSES DIAS ESTAVA PENSANDO, REFLETINDO ENQUANTO ESTUDAVA O LIVRO DA SILVIA LANE, O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL, O QUANTO NOSSA SOCIEDADE SE TRANSFORMOU ATRAVÉS DOS TEMPOS, TODAS AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS SE REFORMULARAM, IDEOLOGIAS FORAM ERGUIDAS E DESTRUÍDAS, PARA O SURGIMENTO DE NOVAS, QUE COMO TODA IDEOLOGIA NÃO PASSA DE UMA CONSTRUÇÃO IRREAL UTILIZADA NA TENTATIVA DE DOMINAÇÃO, MAS VOLTANDO A LANE (1985), SAÍMOS DE UMA SOCIEDADE EXTREMAMENTE FOCADA NO PATRIARCADO, ONDE O PAI É O “CHEFE DA FAMÍLIA” E TODOS OS OUTROS OCUPAM FUNÇÕES ESPECÍFICAS NESSA CONFIGURAÇÃO, IMAGINA O CHOQUE DESSA GALERA AO ACORDAR HOJE PERDENDO O REFERENCIAL DA FAMÍLIA TRADICIONAL QUE TANTO CONHECIAM E SE DEPARANDO, COM FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS; PARALELA OU SIMULTÂNEA ;FAMÍLIA POLIAFETIVA ; FAMÍLIA MONOPARENTAL ; FAMÍLIA PARENTAL OU ANAPARENTAL ; FAMÍLIA COMPOSTA, PLURIPARENTAL OU MOSAICO; FAMÍLIA NATURAL, EXTENSA OU AMPLIADA;FAMÍLIA SUBSTITUTA ;FAMÍLIA EUDEMONISTA ETC.

AS INSTITUIÇÕES MUDAM CONFORME A NECESSIDADE SE APRESENTA, ACOMPANHANDO O TEMPO, A HISTÓRIA E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. COMO NA EDUCAÇÃO, NA FORMA DE SE VER O FENÔMENO ATRAVÉS DAS PSICOLOGIAS, SÓ PARA RECORDAR ANA BOCK (2002), TAMBÉM A FAMÍLIA E TODAS AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS SE TRANSFORMAM ACOMPANHANDO SEU TEMPO, E QUE BOM QUE É ASSIM, EU MESMA NÃO GOSTARIA DE VIVER NO SÉCULO 18, ONDE NEM SEQUER HAVIA SEPARAÇÃO DO PÚBLICO E PRIVADO, AS CRIANÇAS ERAM TIDAS COMO PEQUENOS ADULTOS COM A FUNÇÃO DE DIVERTIR OS ADULTOS, O CONCEITO DE INTIMIDADE E VIDA PRIVADA VEIO BEM DEPOIS, IMAGINA SÓ MINHA MÃE ENTRAR NO MEU QUARTO SEM NENHUMA CERIMÔNIA, ISSO NÃO É NADA, IMAGINA NÃO TER PAREDES PRA DECORAR COM TUDO QUE GOSTO, PELOS DEUSES!! PACIÊNCIA DIÁRIO, PRECISO DE UM TEMPO...



26/10/2021 DIÁRIOO, QUE SAUDADE!! ESTOU ESCREVENDO ESSE RELATO E REVIVENDO UM HÁBITO JÁ CULTIVADO EM OUTROS MOMENTOS. É BOM CONVERSAR COMIGO (ESPERO QUE MEUS AMIGOS TAMBÉM PENSEM ASSIM). ENFIM, HOJE DENTRO DO ÔNIBUS À CAMINHO DA FACULDADE, NOTEI ALGUNS MENINOS CONVERSANDO ALTO E RINDO BASTANTE. EU JURO QUE MINHA INTENÇÃO NÃO ERA BISBILHOTAR, SÓ QUE AS RELAÇÕES E A INTERAÇÃO DAS PESSOAS SEMPRE ME CHAMARAM ATENÇÃO. COMECEI A LEMBRAR DO MEU TEMPO DE ESCOLA (QUE NÃO ESTAVA TÃO DISTANTE ASSIM), ELES COMEÇARAM A FALAR SOBRE A PARTIDA QUE HAVIAM JOGADO NA NOITE ANTERIOR. POXA! QUANTAS VEZES EU MESMA JÁ FUI PROTAGONISTA DE CONVERSAS COM ESSA MESMA PAUTA! QUE DELÍCIA LEMBRAR DESSE TEMPO. EU ENTRAVA NA SALA, APOIAVA MEU MATERIAL NA CARTEIRA E IMEDIATAMENTE VIRAVA PARA TRÁS, ONDE MINHA AMIGA BIANCA ESTAVA SENTADA. NÓS DISPARÁVAMOS A FALAR E SOBRE A ÚLTIMA PARTIDA, SOBRE ALGUÉM QUE HAVÍAMOS CONHECIDO NO CHAT OU ALGUMA JOGADA INCRÍVEL QUE NOS FEZ GANHAR. NÓS FALÁVAMOS SOBRE OS GAMES O TEMPO INTEIRO, EU AMAVA! SINCERAMENTE, NA ÉPOCA EU TINHA LIMITES E MEU ACESSO ERA BEM REGULADO, POR ISSO LEMBRO DESSA FASE COM TANTA LEVEZA.

NO MEU TEMPO LIVRE EU E MEUS AMIGOS ENTRÁVAMOS NO JOGO, PARECIA QUE ESTÁVAMOS NUM MUNDO SÓ NOSSO! LÁ A GENTE SE DIVERTIA E NÃO HAVIAM BARREIRAS NEM PROBLEMAS OU MONSTROS QUE NÃO PUDÉSSEMOS VENCER! A GENTE ERA DEMAIS JUNTO! PAPALIA E FELDMAN (2009) NOS DIZEM QUE OS JOVENS HOJE VIVEM EM UMA COMUNIDADE GLOBAL, EM UMA REDE DE INTERCONEXÕES E INTERDEPENDÊNCIAS. BENS, INFORMAÇÕES, IMAGENS ELETRÔNICAS, MÚSICAS, DIVERSÃO E MODAS PASSAGEIRAS ESPALHAM-SE QUASE INSTANTANEAMENTE AO REDOR DO PLANETA . ERA FÁCIL FAZER AMIGOS DE TODOS OS LUGARES DO BRASIL, INCLUSIVE AINDA MANTENHO CONTATO COM VÁRIOS DELES! ALGUNS JÁ ATÉ TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER PESSOALMENTE. TUDO ISSO TAMBÉM ME FEZ LEMBRAR SOBRE A QUANTIDADE DE TEMPO QUE OS ADOLESCENTES PASSAM COM SUAS FAMÍLIAS E COMO EU DIMINUÍ DRASTICAMENTE DURANTE OS MEUS ANOS DE ADOLESCÊNCIA ESSE CONTATO. CLARO QUE HOJE EU ENTENDO UM POUCO MELHOR ESSE FENÔMENO E SEI QUE ISSO NÃO É UMA REJEIÇÃO À FAMÍLIA, MAS COMO PAPALIA E FELDMAN (2009) RETRATAM, É UMA RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DO DESENVOLVIMENTO. DIÁRIO, AGORA NESSE INSTANTE EU ESTOU ME SENTINDO NOSTÁLGICA, FELIZ E SAUDOSA. EM BREVE VOLTO PARA CONVERSARMOS MAIS SOBRE ISSO.



29/10/2021 É MADRUGADA DE SEXTA- FEIRA... E EU AQUI COM UMA NECESSIDADE ENORME DE REGISTRAR ALGO QUE TENHO VIVIDO ESTES DIAS. TENHO CONVERSADO COM MEU TERAPEUTA SOBRE A DIFICULDADE QUE TENHO TIDO EM DORMIR ULTIMAMENTE. EU REALMENTE TENHO IDO PARA A CAMA MUITO TARDE E OUVI RELATOS DE QUE TENHO CONVERSADO BASTANTE DURANTE O SONO (ANDEI PESQUISANDO, VI QUE SEGUNDO DALGALARRONDO (2019) ISSO SE CHAMA SONILÓQUIO), CLARO QUE NÃO ME RECORDO DE NADA DISSO! ACHEI GRAÇA, MAS DEPOIS LEVEI EM CONSIDERAÇÃO! ATÉ QUE PONTO ESSE MOVIMENTO PODE INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE MEU DIA? DR. LEONARDO PERGUNTOU SOBRE MEUS HÁBITOS E ROTINA NO INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA. E COMO JÁ RELATEI AQUI QUERIDO DIÁRIO, EU TENHO LINDAS LEMBRANÇAS DAQUELE PERÍODO, PORÉM, TAMBÉM RECORDO DE COISAS QUE TROUXERAM DOR. VOU TENTAR RESUMIR EM POUCAS PALAVRAS PORQUE MEUS HÁBITOS NAQUELE PERÍODO FORAM CONSTRUÍDOS COM BASE NUMA NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO E HOJE EU SEI BEM... DESDE A INFÂNCIA EU ERA EXTREMAMENTE TÍMIDA. LEMBRO DO QUANTO ME SENTIA DIFERENTE E COMO AS COISAS QUE EU GOSTAVA ERAM CONSIDERADAS “ESQUISITAS” PARA AS OUTRAS MENINAS. ENTÃO SEMPRE QUE PODIA ME INSERIA NO GRUPINHO DE ALGUNS MENINOS PARA COMPARTILHAR BRINCADEIRAS, MAS SENTIA UM VAZIO! TINHA UMA CONSTANTE SENSAÇÃO DE QUE NÃO ME RECONHECIA.

NA ADOLESCÊNCIA ESSE SENTIMENTO AUMENTOU E EU SENTIA NECESSIDADE DE ENCONTRAR ALGO QUE EU GOSTASSE DE VERDADE. QUE EU PUDESSE FAZER SEM MÁSCARAS E SEM RESERVAS. FOI QUANDO MEU IRMÃO ME APRESENTOU OS GAMES! (ESSA HISTÓRIA VOCÊ JÁ CONHECE BEM, NÃO É?) UAU, ERA ISSO! EU ERA ACEITA, ERA VISTA (MESMO QUE ONLINE). ALI CONHECI GENTE DO MUNDO INTEIRO E FOI ALI QUE CONSTRUÍ AS MELHORES MEMÓRIAS AFETIVAS! ENTÃO, EMBORA MINHA MÃE SEMPRE REGULASSE MINHA ROTINA (O QUE INCLUÍA O TEMPO NOS JOGOS), EU SEMPRE DAVA UM JEITINHO DE ESCAPAR. FOI NESSE PERÍODO QUE AS ALTERAÇÕES NO SONO COMEÇARAM A SURGIR. MAS MEU RITMO ERA OUTRO E EU AMAVA! NÃO PERCEBIA COMO ALGO QUE PODERIA CAUSAR DANO, EU SIMPLESMENTE CONTAVA OS SEGUNDOS PARA CHEGAR EM CASA E CORRER PARA O MEU QUARTO. FICAVA HORAS, MADRUGADAS A FIO JOGANDO E NO OUTRO DIA PERMANECIA EM MINHA PLENITUDE (KKK). RECORDO DE CERTO DIA EM QUE MINHA MÃE DESCOBRIU ESSE MOVIMENTO NOTURNO E ATÉ TENTOU IMPOR REGRAS, ME CASTIGOU CONFISCANDO MEU CELULAR, MAS PASSEI A JOGAR ESCONDIDO. NÃO ME ORGULHO DE MENTIR! NÃO, NÃO. SINTO ORGULHO MESMO É DE TER APERFEIÇOADO MINHAS TÉCNICAS. EU ERA DEMAIS!

POIS BEM, RELATEI TUDO DURANTE A SESSÃO E PERCEBI QUE NAQUELE PERÍODO MINHA REGULAÇÃO FISIOLÓGICA DO RITMO SONO – VIGÍLIA (SISTEMA CIRCADIANO) TINHA SIDO ALTERADA POR UMA NECESSIDADE LATENTE EM MIM, A DE PERTENCIMENTO A UM GRUPO. E EU ESTAVA TÃO FELIZ QUE ME ADAPTEI E NÃO PERCEBI NENHUM DANO IMEDIATO. DR. LEONARDO ME FEZ REFLETIR SOBRE QUAIS SÃO AS NECESSIDADES QUE NESTE MOMENTO NÃO ESTOU CONSEGUINDO ATENDER... E ME DEIXOU UMA PERGUNTA NO AR: “SERÁ QUE ESTAS NECESSIDADES ESTÃO INTERFERINDO EM SEU SONO?” EU SAÍ DA SESSÃO EXTASIADA. PENSEI SOBRE ISSO A SEMANA INTEIRA E AINDA NÃO TENHO UMA RESPOSTA CONCRETA... CERTAMENTE ISSO SERÁ PAUTA PARA O PRÓXIMO REGISTRO! QUERIDO DIÁRIO, NÃO DESISTA DE MIM. PRECISO DE VOCÊ PARA GUARDAR MEUS MAIORES QUESTIONAMENTOS!



MISSÕES DO PASSE DE ELITE 05/11/2021 DE NOVEMBRO - AGENTES SELVAGENS NO FREE FIRE... AGORA ESTOU EMPOLGADA! O PASSE DE ELITE DE NOVEMBRO AGENTES SELVAGENS JÁ ESTÁ NO JOGO E A PARTIR DE HOJE AS MISSÕES ESTÃO LIBERADAS PARA COLETAR OS EMBLEMAS E TENTAR FICAR EM PRIMEIRO NO HALL DA FAMA! AS MISSÕES SÃO RELATIVAMENTE FÁCEIS, COM ALGUMAS RARAS EXCEÇÕES. MUITAS DELAS PRECISAM DE DETERMINADOS TIPOS DE ARMAS. EXISTEM AS MISSÕES DIÁRIAS, QUE SÃO ATUALIZADAS DIARIAMENTE, TODOS OS DIAS AS MISSÕES PODEM SER TROCADAS. POR EXEMPLO: DIRIJA 800 METROS NO MODO SQUAD. TEM AS MISSÕES DO VETERANO QUE SÃO DESBLOQUEADAS APÓS COLETAR NO MÍNIMO 10 EMBLEMAS, UMA DAS MISSÕES É NO MODO CLÁSSICO, USAR 5 KITS MÉDICOS EM UM JOGO; POR ÚLTIMO, AS MISSÕES DE ELITE, QUE SÃO AS MISSÕES DISPONÍVEIS APENAS PARA OS JOGADORES QUE ADQUIRIREM O NOVO PASSE DE ELITE, UMA DELAS É GIRAR 20 VEZES NO SORTE ROYALE DE OURO OU DIAMANTE. DEVO ESTAR ME TORNANDO MUITO PERSISTENTE! É CLARO QUE HOJE EU TENHO OUTRAS PRIORIDADES, MAS PARANDO PRA PENSAR NESSAS MISSÕES COMO UMA METÁFORA DA VIDA, CONSIGO ME VER COMO ALGUÉM QUE ESTÁ AVANÇANDO ETAPAS E CONQUISTANDO MUITOS SONHOS.

ACABO DE LEMBRAR DA AULA QUE TIVEMOS SOBRE A PRÁTICA PSICOTERÁPICA BASEADA NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA. TUDO BEM, VOCÊ ESTÁ SE PERGUNTANDO O QUE UMA COISA TEM HAVER COM A OUTRA. CALMA, VOCÊ VAI ENTENDER. O CASO É QUE DURANTE A AULA LEMBREI MUITO DA PSICÓLOGA DA MINHA ESCOLA, DRA. PAULA. ME LEMBRO QUE NOS PERÍODOS MAIS DIFÍCEIS DA MINHA ADOLESCÊNCIA ELA ME AJUDOU A ENXERGAR COM CLAREZA TUDO O QUE ESTAVA DIANTE DE MIM, SEM FILTROS. EU POTENCIALIZEI A MINHA FÉ EM MIM, TIVE PAZ EM ESCOLHER MEU CAMINHO, TENDO CERTEZA QUE DURANTE A JORNADA EU IRIA CRESCER E ME DESENVOLVER UM POUCO A CADA DIA. APRENDI QUE MESMO DIANTE DAS CRISES EU POSSO ME REORGANIZAR MELHOR, ME AUTO REGULAR INTERNAMENTE E CONECTADA COM MEUS RECURSOS INTERNOS E RELACIONAIS, ESTAREI PRONTA PARA REDIRECIONAR MINHAS FORÇAS E SUPERAR AS DIFICULDADES. EU USO ESSE APRENDIZADO EM TODOS OS LUGARES. COMO NUNCA NOTEI A SEMELHANÇA? SUPERAR PEQUENOS DESAFIOS DIÁRIOS, CRESCER COM ELES. SUPERAR DESAFIOS MAIORES, APRENDER, UTILIZAR SABIAMENTE CADA EXPERIÊNCIA QUE JÁ TIVE NO AQUI E AGORA. TER FÉ EM MIM E CLAREZA SOBRE OS CAMINHOS QUE POSSO TRILHAR PARA DESENVOLVER MINHAS HABILIDADES. CONQUISTAR MINHAS MEDALHAS, TER ORGULHO DELAS E DE QUEM EU SOU HOJE.

A DRA. PAULA SEMPRE FALAVA SOBRE A OBRA DE ROGERS AFIRMAVA QUE O OBJETIVO DA PSICOTERAPIA É AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, BUSCANDO A SUA INDEPENDÊNCIA E NÃO RESOLVER SEUS PROBLEMAS. ROGERS (2004) DEFENDE QUE DESSE JEITO, O CLIENTE SERÁ CAPAZ DE LIDAR MELHOR COM SUAS EXPERIÊNCIAS POSTERIORES. COMO FORAM PRECIOSAS AS NOSSAS CONVERSAS! ESTOU DE SAÍDA, MAS VOLTO PARA CONVERSARMOS MAIS SOBRE ISSO! FICA REFLETINDO AÍ POR ENQUANTO!



DIÁRIOOOOOO, 11/11/2021 HOJE FOI LANÇADO NO MUNDO INTEIRO O CALL OF DUTY: VANGUARD, QUE É O NOVO TÍTULO DA FAMOSA FRANQUIA DE GUERRA DA ACTIVISION. VOLTADO PARA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O JOGO CHEGOU AO METACRITIC APRESENTANDO A NOTA 82 (VERSÃO DE PC), ENQUANTO NO OPENCRITIC O TÍTULO EXIBE 88% DE RECOMENDAÇÃO DOS CRÍTICOS. ESTOU COM ALTAS EXPECTATIVAS PARA JOGÁ-LO! AGORA, FALANDO DA SEGUNDA GUERRA, LEMBREI QUE ESTAVA LENDO UM ARTIGO SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL NO PÓS PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRAS, COM SUAS PESQUISAS, TRABALHOS SOBRE GRUPOS E DIFERENÇAS DE CLASSES. ABRINDO MEU CORAÇÃO, DENTRO DOS JOGOS EU JÁ VI MUITOS GRUPOS SOFREREM. É VERDADE QUE JÁ HOUVERAM PROBLEMAS SOBRE GÊNERO E NÃO É DIFÍCIL ENCONTRAR GAMERS MULHERES QUE ESCONDEM O GÊNERO POR INSEGURANÇA. VÁRIAS AMIGAS JÁ UTILIZARAM POR MUITO TEMPO NOMES NEUTROS NOS JOGOS, POR MEDO DE FAZEREM ALGO ERRADO E AS CULPAREM APENAS POR SEREM MULHERES. ORIENTAÇÃO SEXUAL TAMBÉM É UM MOTIVO PARA PRECONCEITO NOS JOGOS. EU ACOMPANHO HÁ UM TEMPO UM RAPAZ QUE É HOMOSSEXUAL E PRODUZ CONTEÚDO PARA A INTERNET DOS GAMES QUE JOGA. MESMO TENDO UM PÚBLICO FAVORÁVEL EM SUAS REDES, CONTINUA SENDO ATACADO POR OUTROS JOGADORES. MUITAS PESSOAS DIZEM: 'TINHA QUE SER GAY PARA ESTRAGAR O JOGO'. HOMOFOBIA É O QUE MAIS SOFRE NAS PARTIDAS. ELE COMPARTILHOU QUE ACREDITA QUE AS PESSOAS SENTEM QUE TÊM PODER QUANDO ESTÃO POR TRÁS DO COMPUTADOR, E ACHAM QUE PODEM DIZER QUALQUER COISA, SEM PENSAR QUE ESTÃO AFETANDO A VIDA DE ALGUÉM.

É UMA REALIDADE MUITO DIFÍCIL. LANE (1985) DIZ QUE VIVER EM GRUPOS PERMITE O CONFRONTO ENTRE AS PESSOAS E CADA UM VAI CONSTRUINDO O SEU \"EU\" NESTE PROCESSO DE INTERAÇÃO, ATRAVÉS DE CONSTATAÇÕES DE DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE NÓS E OS OUTROS. ELA TAMBÉM DIZ QUE É NESTE PROCESSO QUE DESENVOLVEMOS A INDIVIDUALIDADE, A NOSSA IDENTIDADE SOCIAL E A CONSCIÊNCIA-DE-SI- MESMO. HOJE EU ME PERGUNTO, ESTAMOS CONFRONTANDO QUESTÕES RELEVANTES DENTRO DOS NOSSOS GRUPOS? QUE TIPO DE “EU” ESTAMOS CONSTRUINDO? QUE SOCIEDADE ESTAMOS CULTIVANDO?

20/11/2021 UFA...QUE BOM QUE VOLTEI, MAS PRECISEI DE UM TEMPO PRA ME RECUPERAR DO MERGULHO NO SÉCULO 18, DESDE O MEU PRIMEIRO CONTATO COM OS GAMES NÃO SE PASSOU TANTO TEMPO ASSIM, SINTO FALTA DAS COMPETIÇÕES E ESTAR JUNTO COM MEU SQUAD DENTRO E FORA DO JOGO, JOGÁVAMOS JUNTOS, SAÍAMOS JUNTOS, PERDENDO OU GANHANDO NO JOGO, NA VIDA AQUI FORA SOMOS PARCEIROS ATÉ HOJE, NEM SEMPRE JOGAVA COM AS MESMAS PESSOAS, MAS TEM AQUELES DIAS QUE DÁ TUDO CERTO, E AÍ NÃO DAVA PRA MAIS NINGUÉM, SEMPRE ME SENTI SEGURA JOGANDO MEUS AMIGOS, SENTIA QUE ELES ME PROTEGIAM DE COISAS QUE VIA ACONTECER FORA DO NOSSO GRUPO, MAS NEM TUDO É BOM, E TEM UMAS LEMBRANÇAS BEM RUINS QUE QUERO COMPARTILHAR AQUI, SABE AQUELE PAPO DA VIDA IMITAR A ARTE OU A ARTE IMITAR A VIDA, POIS É, A REALIDADE VIRTUAL PODE SER TÃO DURA COM AS MENINAS QUANTO A VIDA REAL, A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER QUE TENTAMOS TANTO COMBATER AQUI FORA TAMBÉM ESTÁ NOS GAMES, A FALTA DE REPRESENTATIVIDADE FEMININA REAL É UM PROBLEMÃO, JÁ PASSAMOS DO TEMPO EM QUE TODOS OS HERÓIS E MELHORES VILÕES SÓ PODIAM SER HOMENS, A MULHERADA TÁ BEM COTADA EM TODAS AS MAIS DIVERSAS HISTÓRIAS, ROTEIROS E ILUSTRAÇÕES QUE VEMOS NO MUNDO DOS GAMES, MAS AINDA TEMOS MUITO QUE APRENDER, AVATARES FEMININOS SÃO EXAGERADAMENTE SEXUALIZADAS, A IMAGEM DA MULHER AINDA É EXPLORADA DE MANEIRA PEJORATIVA NA MAIORIA DOS GAMES,

GRAÇAS AOS DEUSES TEMOS MUITAS EXCEÇÕES MAS NÃO SERIA LEGAL QUE A REGRA FOSSE O RESPEITO DENTRO E FORA DAS TELAS. SEI QUE TUDO ISSO É REFLEXO DA SOCIEDADE, NA FACULDADE A GENTE VIU EM SOCIOLOGIA, PELA REFERÊNCIA DE DURKHEIM (2001), A PRESSÃO DO FATO SOCIAL, QUE TRATA DE EXPLICAR A INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DO FATO SOCIAL NA CONDUTA INDIVIDUAL, NA VISÃO DO SOCIÓLOGO PARA GARANTIR O CONHECIMENTO, INTERNALIZAÇÃO DAS REGRAS E CONVENÇÕES SOCIAIS IMPOSTAS PARA UMA MELHOR CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE, PORÉM O QUE VEMOS NA VERDADE EM MUITOS MOMENTOS A VALIDAÇÃO E REPETIÇÃO DE COMPORTAMENTOS QUE AINDA NÃO SÃO TRATADOS COM A DEVIDA SERIEDADE COMO TINHAM DE SER, AS MENINAS ESTÃO EXPOSTOS À SITUAÇÕES DE ABUSO, ASSÉDIO, VIOLÊNCIA OU ATÉ PIOR, UM MOVIMENTO VEM CRESCENDO CADA DIA MAIS COM A INTENÇÃO DE TRANSFORMAR ESSA TRISTE REALIDADE E MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES SEGUIMOS RESISTINDO, NENHUMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL É FÁCIL E SEM CUSTO, MAS JÁ PASSOU DA HORA DA MULHERADA SER LIVRE E RESPEITADA PRA FAZER O QUE ELAS QUISEREM, QUANDO, ONDE E PRINCIPALMENTE SE QUISEREM, TÔ INDO ESTUDAR MAIS, VOLTO DEPOIS...



OI DIÁRIO, 22/11/2021 TÁ CHEGANDO A HORA DE UMA BREVE DESPEDIDA! TODAS AS RECORDAÇÕES DA MINHA ADOLESCÊNCIA E DAS MINHAS VIVÊNCIAS NO MUNDO DOS GAMES TROUXERAM À TONA SENTIMENTOS SOBRE ESSAS EXPERIÊNCIAS QUE MOLDARAM QUEM EU SOU HOJE, APRENDI E APREENDI COM TODAS ELAS TANTO AS BOAS QUANTO AS RUINS, REFLETI E REFLITO AINDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TODAS ELAS NO MEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, APRENDIZADO, CRESCIMENTO, SOCIALIZAÇÃO E ETC., PARTILHAR TUDO ISSO AQUI COM VOCÊ ME FEZ COLOCAR AS COISAS EM PERSPECTIVA, TENHO LIDO MUITO SOBRE ESCRITA TERAPÊUTICA E POSSO DIZER AGORA, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, QUE É BEM EFICIENTE. O DESAFIO DE CRESCER E EVOLUIR FAZ PARTE DAS NOSSAS VIDAS, AS CONTINGÊNCIAS E OBSTÁCULOS QUE TEMOS QUE ENFRENTAR FAZEM PARTE DE QUEM NÓS SOMOS E A FORMA COMO LIDAMOS COM TUDO ISSO IMPORTA OBJETIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DA PESSOA QUE PRETENDEMOS NOS TORNAR, SEJA NOS GAMES OU NA VIDA A CONFIANÇA, O RESPEITO E A EMPATIA, IMPORTAM MUITO MAIS QUE VENCER, APRENDI COM MINHA EQUIPE QUE O ESFORÇO CONJUNTO PARA ATINGIR UM OBJETIVO PARTILHADO MOVIDO POR ESSAS CARACTERÍSTICAS TRAZEM SEMPRE RECOMPENSAS MUITO MAIS VALIOSAS QUE QUALQUER PRÊMIO OU MEDALHA. VOU FICANDO POR AQUI MEU QUERIDO, MAS PROMETO RETORNAR EM BREVE.



PRÁTICA VIVENCIAL A CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO DE ANDRÔMEDA FOI ESPECIAL! SABEMOS A IMPORTÂNCIA DO ENCONTRO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, MAS PERCEBEMOS QUE NÃO EXISTE NADA MAIS VALIOSO PARA NOSSA JORNADA ACADÊMICA E PROFISSIONAL QUE VIVER A EXPERIÊNCIA E ACOLHER O QUE RECEBEMOS DO OUTRO NESTE PROCESSO. NOS CONECTAMOS COM JOVENS GAMERS E SUAS TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA, COM SEUS SENTIMENTOS E PERSPECTIVAS. PASSAMOS A COMPREENDER UM POUCO MELHOR A COMPLEXIDADE DE CADA EXPERIÊNCIA E A REFLETIR MAIS SOBRE DIFERENÇAS! ENTRE O GRUPO, CONVERSAMOS, TROCAMOS IDEIAS, REFLETIMOS E MESMO DIANTE DE ALGUNS DESAFIOS COMO PRAZOS E A COMPREENSÃO INTERDISCIPLINAR, CONSEGUIMOS CUMPRIR COM MUITA SERENIDADE. FICA PARA NÓS MAIS UM CAPÍTULO DE MUITO APRENDIZADO E COMPROMISSO COM OS PROFISSIONAIS QUE QUEREMOS NOS TORNAR.

REFERÊNCIAS BOCK, ANA MERCÊS BAHIA, ET AL. PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA. 13ª EDIÇÃO. SÃO PAULO: SARAIVA, 2002. BOCK, ANA MERCÊS BAHIA; GONÇALVES, MARIA DA GRAÇA MARCHINA; FURTADO, ODAIR (ORGS.) PSICOLOGIA SÓCIO- HISTÓRICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA EM PSICOLOGIA. DALGALARRONDO, PAULO. PSICOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS. - 3.ED - PORTO ALEGRE: ARTMED, 2019. DORFMAN, E. (1992). LUDOTERAPIA. IN C. R. ROGERS. TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE. SÃO PAULO. DURKHEIM, ÉMILE. AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO. SÃO PAULO: MARTIN CLARET, 2001. LANE, SILVIA T. M. O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL?. COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS. NOVA CULTURAL: BRASILIENCE, 1985 MARTINS, CARLOS BENEDITO. O QUE É SOCIOLOGIA. 38.ED. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1994. PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. DESENVOLVIMENTO HUMANO. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2009. PICCOLO ROGERS, CARL, (2004) – TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE, TRAD., LISBOA, MORAES EDITORES. SILVA, L. R. (2008). UNESCO: OS QUATRO PILARES DA “EDUCAÇÃO PÓS-MODERNA. REVISTA INTER AÇÃO, 33(2), 359–378. HTTPS://DOI.ORG/10.5216/IA.V33I2.5272


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook