Smartbag - Embalagem
Introdução O projeto Integrador desenvolvido nesse termo, foi a partir de uma criação de um produto ou serviço. O nosso grupo resolveu criar um produto juntamente com um aplicativo para que os dois pudessem se complementar. Criamos então, uma bolsa com diversos aparelhos tecnológicos e um aplicativo que possui diversas funções dentro dele para que facilite a jornada do nosso consumidor.
Desenvolvimento da embalagem Para a criação da embalagem, primeiro elaboramos um briefing com o que gostaríamos de ter nela. A nossa principal função em relação a embalagem, era que ela protegesse o nosso produto, e após isso pensaríamos como seria o seu design. No design nos espelhamos no projeto em geral, principalmente na identidade visual e movimentos artísticos, e com isso analisamos quais informações seriam interessantes de estar nela. Depois de algumas discussões, chegamos a conclusão que seria em uma caixa de papelão. Por fora a sua cor seria verde (cor padrão do nosso projeto) e dentro branca ( cor secundária). Para que pudessem identificar que essa embalagem era nossa, na tampa da caixa, colocamos com impressão em alto relevo o símbolo da marca em branco de forma simples, minimalista e delicado. Lembrando que dentro da caixa, a bolsa será encoberta por bolinhas de isopor, um papel ao envolto do produto, no fechamento com o nosso símbolo em verde e a bolsa dentro de um saco plástico para ter proteção.
Desenvolvimento da embalagem A forma da impressão da embalagem será colocada na planta para que a máquina consiga entender o processo. Ela será feita na cor verde na parte externa, mas com uma camada de verniz que traz proteção e estética, e na parte interna será branca. Na parte da tampa da embalagem o símbolo da marca será em branco, em alto relevo e fosco.
Processo de montagem O processo se inicia pela base, por meio da união das partes laterais no retângulo com uma cola transparente e resistente. Após isso passa para o retângulo da frente unindo as suas duas laterais nele. Com a base formada, a parte que resta é a tampa. Para poder fechar o quadrado da caixa, une-se as duas laterais no retângulo( todo esse processo ocorre com a cola). Com a base formada, a parte que resta é a tampa. Na tampa, dobra o retângulo maior para o fechamento da caixa, e a tira do retângulo para que consiga fechar a caixa. Na ponta do fechamento da caixa, no retângulo de tira, terá a mesma cola para garantir segurança e proteção do produto que será aplicada no retângulo da frente na base. Quando o consumidor receber o produto, abrirá pela tira do retângulo. Um fato importante é que independente da força que fizer para abrir, a tinta não descascará com a cola. Como é uma embalagem de 60 cm, o consumidor fica a vontade para guardar seus pertences dentro dela, pois o design e a embalagem são pensados na reutilização.
Fatores ergonômicos Relacionando a ergonomia com o nosso projeto, o que seria mais fácil de exemplificar é em relação ao produto, pois em questão da embalagem não há muitos benefícios para o ser humano, levando em conta que é uma embalagem simples. Ergonomia Física: quando pensamos no resultado final do nosso produto é fácil analisar a ergonomia física que possui. O principal objetivo da bolsa, é oferecer conforto para o nosso cliente com o uso de peças tecnológicas e um aplicativo que facilitará o percurso do nosso público. Além de pensar no conforto, pensa-se também na saúde, como dores nas costas, que serão evitadas com o carregamento calculado por pessoa.
Fatores ergonômicos Ergonomia cognitiva: nessa ergonomia o uso do aplicativo é um ponto importante de destacar. Com o aplicativo, a pessoa tem uma conexão com um sistema que a traz um conjunto de funções que podem satisfaze-lo no percurso. Quando ele acesa o aplicativo ele aplica uma ação motora pelo clique, esperando uma resposta tecnológica.
Fatores ergonômicos Ergonomia organizacional: por essa etapa envolver mais questões organizacionais, também é possível analisar de outras maneiras. O produto é único, porém se mais pessoas ao redor tiveram, poderão compartilhar novas descobertas. Pensando na questão da empresa, houve um grupo de pessoas que planejaram todo o conceito e design da bolsa, e um outro grupo que planejou qual seria a funcionalidade do aplicativo, e entre eles compartilharam suas informações relevantes para chegar em um resultado final. Todos os tópicos da ergonomia consegue ser exemplificado de forma mais clara agora no final do projeto. Pois mesmo antes de saber os conceitos já pensávamos em cada descrição dos tópicos, só que de maneira separada.
https://www.quant-ux.com/#/test.html?h=a2aa10aGMzXOMwSRyUPYpIYftKrVePpwOVkEpvq7h1HwvjnIi3kgPAlaKALy
Search
Read the Text Version
- 1 - 35
Pages: