12 Para se cantar bem!
O Projeto Cantar, é uma realidade para poucos! A diferença de quem canta para quem não canta, é justamente conhecer o que o seu corpo consegue fazer, e, como utilizar as ferramentas corretas. Pensando nisso, a 4U Musiq desenvolveu 12 passos para se cantar bem, um projeto que em 12 aulas vai desenvolver todo o seu potencial no canto, e transformar no cantor que deseja e pode ser.
O seu Coach Léo Marxx Com mais de 20 anos de experiência como Produtor, Arranjador, Compositor e Vocal Coaching, Léo Marxx desenvolveu o seu próprio método de ensino vocal, ajudando e orientando centenas de cantores a executar o melhor do seu canto e sua musicalidade com técnica, segurança e profissionalismo.
Integra ao Renascer Praise como Produtor e Arranjador Musical e Vocal, participou de diversos projetos com o Praise em grande parte do país com grandes produções musicais, e também de diversos projetos para cantores do Gospel e do mercado nacional. E toda essa experiência está disponível nesse projeto que vai ter colocar num outro nível musical e vocal. Faça parte de nossos grupos!
HISTÓRIA DO CANTO
O que é o Canto? ✓ Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo.
O que é ser um Cantor? ✓ Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor (ou cantora). O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista.
Quais tipos de Canto? ✓ Os cantores apresentam músicas, que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela.
Quais os formatos do Canto? ✓ O canto pode ser praticado “solo” ou em duetos, trios, quartetos etc. ✓ Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes (grupos de mesma voz).
O que é Cantar? ✓ Em muitos aspectos, o canto é uma forma de fala “sustentada”. Pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado.
História do Canto ✓ Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia revelam-nos a existência de uma prática coral ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas.
História do Canto 300 – 1450 (Idade Média) ✓ Música Sacra e Canto Gregoriano ✓ Monidia (1 melodia sem acompanhamento) ✓ Schola Cantorum (Sec. IV) – cantores meninos e adultos (Canto Eclesiástico) ✓ Execução Direta (Sem alternância) ✓ Canto Salmodiado ✓ Silábica , Neumática (notação musical “Coro em uníssono” ✓ Melismática (Solista – canto em que uma só silaba é entoada em diversas notas. ✓ Extensão pequena – Região Central da Voz ✓ Pequenos Intervalos (diferença de altura entre 2 notas) – Distância (altura) ✓ Linhas melódicas longas e fluentes ✓ Proibido uso de instrumentos para acompanhamento ✓ Voz lisa, canto suave. Sem variação de dinâmicas. Sem passar qualquer
História do Canto Musica Secular ou Profana ✓ Canções em latim ✓ Menestréis – Trovadores (Homens e Mulheres) que viajavam sós ou em pequenos grupos se apresentando profissionalmente a serviço da corte ou não. ✓ Poetas Cantores dos Séc. XI, XII e XIII (França e Alemanha) ✓ Os instrumentos acompanhavam as vozes, ou em danças instrumentais ✓ Música monofônica ou polifônica
História do Canto Polifonia – Séc. XIV e XV ✓ Evolução da polifonia (Vários sons) ✓ Desenvolveu-se muito um tipo de escrita, inventada anteriormente, que privilegiava a simultaneidade de melodias - o que chamamos polifonia (a técnica de composição nesse estilo chama-se contraponto “é uma técnica usada na composição onde duas ou mais vozes melódicas são compostas levando-se em conta, simultaneamente:o perfil melódico de cada uma delas’) ✓ Improvisos por parte dos cantores de forma livre semelhante ao Jazz.
História do Canto Séc. XVIII ✓ Com a revolução industrial vem junto com a burguesia as salas de recitais e os empresários da música ✓ Com o vínculo entre a música e literatura nasce o Lied (canção em alemão para cantor e piano ou acompanhado por orquestra)
História do Canto Séc. XIX ✓ Houve uma abordagem mais \"científica\" do canto, a partir da invenção do laringoscópio. ✓ Na mesma época em que ocorreu uma expansão da orquestra, em salas de concerto mais amplas, para acomodar um público cada vez maior, a produção musical passou a exigir vozes com uma grande amplitude, que pudessem despontar em meio a mais de uma centena de instrumentos.
História do Canto Séc. XIX ✓ Desenvolveu-se o gosto por uma voz possante, com grande equilíbrio timbrístico, bastante encorpada e com vibrato constante, muitas vezes à custa do sacrifício da perfeita articulação da palavra. Este é o conceito de uma bela voz que muitos têm ainda hoje.
História do Canto Séc. XX ✓ Desenvolveu-se o gosto por uma voz possante, com grande equilíbrio timbrístico, bastante encorpada e com vibrato constante, muitas vezes à custa do sacrifício da perfeita articulação da palavra. Este é o conceito de uma bela voz que muitos têm ainda hoje. ✓ Popularização da voz e da música ✓ Preocupação não só com a colocação correta da voz, mas técnicas e sistemas de afinação para um vibrato mais contido o que não acontecia na música antiga, houve uma releitura do antigo.
História do Canto Séc. XX ✓ Invenção e o desenvolvimento dos meios de gravação ✓ Difusão do som: o fonógrafo e o gramofone (toca-discos antigos) , o microfone (é um transdutor que converte o som em sinais elétricos), o rádio, o cinema falado, a fita magnética, o vinil, o CD e a Internet - o que perderíamos chamar de \"a indústria da repetição\".
O que é Gênero Musical? Gêneros musicais ou géneros musicais são categorias que contêm peças musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades. Entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos gêneros, podem-se apontar: instrumentação; texto; função; estrutura.
Exemplos Gêneros Musicais - AXÉ MÚSICA - DANCE MUSIC GRUNGE - MARCHINHA - BAIÃO - DEATH METAL - HEAVY METAL - MAXIXE - BLUES - DISCO - HIP HOP - MOD - BOSSA NOVA - FORRÓ - INDIE - MODINHA - BREGA - JAZZ - JOVEM GUARDA - MPB (MÚSICA POPULAR BRASILEIRA) - COCO - FLAMENCO - LUNDU - MÚSICA ALTERNATIVA - COUNTRY - FOLK - MANGUE BEAT - MÚSICA CAIPIRA - CHORO - FREVO - MARACATU - MÚSICA CLÁSSICA - CUMBIA - FUNK - MARCHA-RANCHO - MÚSICA ELETRÔNICA -
Exemplos Gêneros Musicais - MÚSICA GOSPEL - PUNK ROCK - SAMBA DE BREQUE - TROPICALISMO - MÚSICA ROMÂNTICA - QUADRILHA - SAMBA-CANÇÃO - VALSA - NEW AGE - RAP - SAMBA-ENREDO - VANGUARDA - ÓPERA - REGGAE - SAMBA ROCK - WORLD MUSIC - PAGODE - REPENTE - SKA - PARTIDO-ALTO - ROCK AND ROLL - SERTANEJO UNIVERSITÁRIO - POLCA - RUMBA - SOUNDTRACK - POP - SALSA - SOUL BRASILEIRO - PUNK - SAMBA - TANGO
A Técnica de Hoje! Hoje a técnica está muito mais aprimorada pela quantidade de recursos tecnológicos que temos e de profissionais para cuidar de cada área da voz, mas a técnica vocal em si é a mesma, constituída pela sua fisiologia e a COMPREENSÃO de sua estrutura, para que entendendo que o seu corpo canta, você com essas estruturas e técnicas execute o seu melhor som, vamos aprender sobre fisiologia?
Search
Read the Text Version
- 1 - 23
Pages: