Lendas da Amazônia em quadrinhos - Ano I Nº I 2011 - R$ 1,50 A LENDA DO
Nota do autorA Amazônia Brasileira possui um patrimônio cultural tão grandequanto a sua dimensão territorial: a região é rica em folclore, emlendas que proporcionam um campo vasto de conhecimentos e emo-ções. É considerada berçário do imaginário popular, fonte de inspi-ração e criação de histórias com personagens oriundas da própriafloresta. Pensando em você, que tem interesse em conhecer umpouco da Amazônia é que Viaje lançou a História em Quadrinhos“Anhangá”, nos traços do design Ayrton César. A história é contadapelo indiozinho ECO, criado pelo artista. Anhangá é uma visagemque protege os animais das mãos dos caçadores e de todos os pre-dadores dos rios e animais da selva. Leia e seja mais um protetorda floresta Amazônica.ObjetivoFortalecer os movimentos pela proteção do meio ambiente;Manter vivos o folclore e as ledas Amazônicas;Conscientizar de que é possível sim:Homem e natureza viverem em harmonia;Utilizar e repor seus recursos de forma sustentável.Atenção: Os ecos que a natureza emite hoje por meio das catás-trofes ambientais, a grande maioria, são resultados da ação dohomem.A revista em quadrinhos custa R$ 2,80Local de venda:OnlineSite: www.viajepeloamazonas.comImpressaMabtour – Viagens e TurismoEnd.: Rua Monsenhor Coutinho, 600 – Térreo do edifício MaximinoCorrêa, 600 – loja 01 – Centro
Olá, amiguinhos!Meu nome é ECO. Vivo na floresta Amazônica hámilênios. Ela é a minha casa, por isso, temos quecuidar das árvores, dos rios e dos animais. Aqui,tenho tudo que preciso para ser feliz. É das suas riquezas que tiro o meu alimento sem destruir nada. Respeitar a natureza é muito importante para a saúde do Planeta, entendeu?
E você? Já conhece a Floresta Amazônica? Não? Huuummm... Então, prepare-se: A partir de agora, você vai viajar porum mundão verde que abriga a maior floresta tropical e amaior bacia de água doce do mundo, com rios caudalosos,piscosos e cheios de mistérios... A pesar do avanço da destruição em parte dela, é importante saber que, no maior estado do Brasil, o Amazonas, por exemplo, encontramos ainda mais de 90% de área virgem, com uma variedade de fauna e flora imensuráveis.
Sua grandeza chama a atenção para a sua rica biodiversidade, seus biomas e santuários naturais. Você sabia que esse mundão verde serve também de fonte de inspiração do imaginário popular? É o maior laboratório das mentes criativas. A Amazônia é um celeiro de conhecimentos e emoções. Com tantos mistérios, não faltam personagens que dão corpo e alma às histórias e lendas extraídas das entra- nhas desse potencial que só eu, ECO e seus habitantes, conhecem.– Então, amiguinhos, as histórias que iniciamosaqui vão proporcionar viagens a lugaresinesquecíveis aonde a pesquisa, a ciência, atecnologia e os satélites nunca alcançarão. Emais: você vai até lá sem tirar o pé do chão.Vamos nessa?
– Começamos com a lenda do Anhangá, umavisagem, protetora da mata. Nosso objetivo é, também, ensinar que é possível sim, utilizarmos os recursos naturais de forma sustentável, ou seja, tudo que tirar da natureza, tem que repor....
É dessa forma que vivo em harmonia com a natureza! Agora, convido você a fazer parte desse time que zela pela conservação e preservação dela, ok?É bom saber que a maioria dos nomes que a históriamenciona é de origem indígena. ANHANGÁ, porexemplo, que significa em Tupi-Guarani ALMA QUECORRE.
Você á sabe que ... Sombra, espírito, visagem, fan- Anhangá é uma alma que tasma e assombração dão nome acorre. E alma, o que é ...? esse ser, conhecido também como protetor das matas. – Anhangá age como o Curupira, o protetor dos animais, persona- gem da nossa próxima edição.Anhangá é uma visagem invocada. Sua aparição ocorrejunto à uma ação de perigo. Por exemplo: no caso depescador, a alma protetora da floresta surge como umPirarucu-Anhangá e Jurará-Anhangá, Duendes de Pira-rucu e de Tartaruga e também em forma de galinha domato, um macaco, um morcego, um rato e outros.
No fabulário regional Anhangá aparece de diversas formas e situações: Mira-Anhangá (visagem de gente); Tatu-Anhangá (visagem de tatu); Suasu-Anhangá (visagem de veado); Tapiíra-Anhangá (visagem de boi).Em qualquer das aparições, Anhangá é sempre sinal deameaça para os destruidores da natureza. E mais: por ondeAnhangá passa o lugar fica mal-assombrado e, basta um as-sovio para a caça ou a pesca desaparecer, misteriosamente!Mortos de medo, os predadores da floresta ficam enlou-quecidos!
É ... Mas nem sempre Anhangá consegue assustá-los. Caçadores e pescadores tão logo reconhecemseu assovio, tentam corrompê-lo, apelando parao seu principal ponto fraco (no segundo quadro:Fiiiiiiiuuuuuuuuu), um cigarrinho de tabaco: - Oh, meu compadre me dê uma boa caça, que lhe presenteio com um pouco de tabaco.
Quando Anhangá reconhece que a caçada é para o sustento da família, o pedido é atendido. E, quando isso acontece, a promessa também é cumprida, assim: O beneficiado corta uma vara ...
...Racha a sua ponta e nela introduz otabaco, mortalha para cigarros e fósforo.Em seguida, deve espetar a vara próximaao local onde a caça foi abatida, dizendo: - Oh, compadre aí está o prometido. Até hoje, todos que voltaram ao local, nunca acharam se quer vestígio do ofertório.Mas existem também aqueles caçadores quedizem não ter medo de Anhangá. Esses são osmais judiados pela visagem: eles apanham semsaber de quem. Só sentem o pedaço de pau lhesurrar...
Outros tentam abater Anhangá que se defende em forma de veado branco ...... No momento do ataque, o caçador tem a seguintesurpresa: o veado reage com fúria, atacando o caça- dor, soltando fogo pelos olhos.
Alguns tentam evitar a presença de A presença insistente das Anhangá assim: soltando foguetes; ações criminosas tem dado defumando a mata com resina da trabalho pra Anhangá que põecastanha de caju, ou; fazendo cruz de pra correr os algozes da nos- sa floresta e, assim, evitado madeira. que haja maior devastação e escassez das nossas reservas naturais. Então, Anhangá, faz parte de um elenco de mitos e lendas ama- zônicos que protege os animais e floresta do caráter predatóriodo homem. E você? Quer reforçar também esse time do ECO e de ANHANGÁ? SEJA MAIS UM PROTETOR DA NOSSA FLORESTA! Na próxima edição, ECO contará a história do Curupira. Você vai se divertir com as armadilhas que o caboclinho de pé pra trás e de cabelo ruivo faz para dispersar os algozes da floresta. Umapessoa diz ter visto o Baixinho em uma localidade de Nova Olindado Norte, município amazonense, localizado na calha do rio Ma- deira, estado do Amazonas, norte do Brasil. Não perca! Um abraço do tamanho do imaginário amazônico.
Cruzadinhas do Eco 5 1 2 89 3 4 10 6 7 1 – No Tupi-Guarani ANG significa Alma e ANHÁ, correr. Juntando: ALMA QUE CORRE. 2 – Manter algo intacto. 3 – Proteger de dano. 4 – Assombração, alma penada. 5 – Abundantes, fartos de água. 6 – Variedades de peixe. 7 - Acidente, tragédia, calamidade de grande proporção. 8 – Que não se pode medir. 9 - Algo inventado, 10 – Ilegal, devastador.
Procure e marque as SETE diferenças entre os dois desenhos Jogo dos SETE ERROS
Texto e Ilustração Ayrton César Bernardo [email protected] Revisão Débora Sena Diagramação Junior Fonseca [email protected] Apoio Francisco Ricardo L. de AraújoACM Editora LtdaRua Monsenhor Coutinho, 600 - Centro– Manaus – AMTel. 55 (92) 3622-5113E-mail: [email protected]
Search
Read the Text Version
- 1 - 17
Pages: