Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS REDAÇÃO

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS REDAÇÃO

Published by Letramento Linguagem, 2022-02-26 15:40:40

Description: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS REDAÇÃO

Search

Read the Text Version

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: REDAÇÃO (1º SEMESTRE/2020)

FEVEREIRO/2020 CONTEÚDO: AULA 1 OBJETIVO: Quebra-gelo  Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar;  Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa iniciando o trabalho com a nova proposta;  Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos;  Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;  Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;  Produzir textos que sejam significativos. Passo 1: Introdução O professor – dinamizador da atividade oferece uma frase para cada aluno e propõe que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, ideias e opiniões. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Exemplos de frases interessantes para serem completadas:  Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que…  Hoje eu queria apenas…  É muito difícil nos dias de hoje…  Depois de um dia cansativo eu gosto de…  Ah! Como eu gostaria de…  Meu dia fica completo quando eu…  Quando estou triste, gosto de…  Neste momento a primeira sensação que tenho é…  Quando estou em paz comigo mesmo gosto de…  Como eu gostaria de reviver o dia…  Dias felizes são aqueles em que eu acordo e…  O meu maior sonho é…  A minha felicidade eu gostaria de dividir…  Minha maior alegria é…  Quando estou cansado e quero sair da rotina eu…  Eu me sinto completamente feliz quando…  Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi…  Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente…  Quando abro a janela do meu quarto eu vejo…  Se o tempo voltasse atrás eu gostaria… Passo 2: Desenvolvimento Num segundo momento, após todos terem completado suas frases, de preferência com a turma sentada em círculo, para que torne o clima mais propício e um ambiente mais informal, propor que leiam a frase já completa.

Após todos terem apresentado suas frases é interessante debater sobre cada uma delas provocando os alunos a darem suas opiniões e expressarem seus sentimentos, indagando: _ Alguém faria o mesmo? _ Quem faria diferente? _ O que? _ Qual frase mais achou legal? _ Você a completaria assim? _ Foi difícil a tarefa? O professor pode aumentar ou diminuir as perguntas e o debate de acordo com o interesse da turma e o tempo disponível. Passo 3: Aprofundamento  A terceira etapa é mais individual todos devem completar todas as frases. Estimule os alunos a colocarem, o que passou exatamente em sua mente ao ler o início da frase.  A partir desta atividade os alunos perceberão que a escrita nada mais é que uma forma de registrar para posteridade e para que outras pessoas possam ter acesso aos seus pensamentos, ideias, falas, sentimentos.  O professor pode corrigir gramaticalmente e ortograficamente, juntamente com os alunos, cada frase caso sinta que há necessidade e que permanece o interesse pela atividade. Interessante: Caso haja o engajamento e interesse esperado por parte dos alunos, pode ser elaborado um texto coletivo, em que o professor através das falas, opiniões dos alunos vai reproduzindo por escrito em um cartaz ou no próprio quadro, orientando sempre, procurando usar ideias e frases de todos, em um texto maior: Uma Composição ou Redação propriamente dita. Neste caso, os alunos se interessam pois quem escreve é o professor mas são eles que produzem a ideia do texto, evita a preguiça de elaborar sua composição pois a está fazendo em grupo, falando e de maneira mais informal. Com as devidas orientações do professor, ao término todos os alunos serão autores do texto, e certamente, será gratificante e natural que todos desejem copiar o resultado final. Durante todas estas etapas o professor terá inúmeras chances de trabalhar ortografia e gramática, sem que os alunos sintam uma simples transmissão ou “decoreba” de conhecimentos. Cabe ao professor – dinamizador da atividade saber conduzi-la para que seja útil e proveitosa. O professor será o facilitador de todo um processo de ensino – aprendizagem da Língua Materna e não um mero transmissor. (PPD, 2015).

MATERIAIS Passo 4: Finalização UTILIZADOS: Feche a aula explicando aos alunos a importância da escrita e como é AVALIAÇÃO importante dominá-la bem para poder exercer a nossa vida cidadã com mais significado e protagonismo social. Deixe claro que na próxima aula eles irão aprender a dominar as competências e habilidades exigidas pelos vestibulares, especificamente, o ENEM. As frases impressas para que os alunos possam preencher; lousa; giz ou canetão para quadro branco; cartolina (caso pense em fazer o cartaz). Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 2 OBJETIVO: Competências e habilidades de escrita  Compreender as competências e habilidades exigidas em bancas examinadores de vestibulares. Passo 1: Introdução Pré-aula: Pesquise antes o que é o ENEM e qual a importância desse vestibular na vida dos jovens. Em aula:  Acolhida dos alunos;  Explique que nesta aula eles irão aprender a entender melhor como o ENEM os avalia no que diz respeito à produção da redação;  Explique a importância do ENEM e da Redação no vestibular. Passo 2: Desenvolvimento  Explique que normalmente nos vestibulares é cobrado um tipo específico de texto. Pergunte se os alunos sabem qual é o tipo de texto exigido;  Em seguida que o tipo de texto cobrado é o Dissertativo- argumentativo e para que eles produzam um bom texto é importante que eles dominem as seguintes habilidades: 1 Adequação do texto ao tema e as instruções; SEQUÊNCIA DIDÁTICA: 2 Leitura proficiente dos textos motivadores; 3 Posicionamento crítico sobre o tema; 4 argumentação pertinente ao tema e detalhada; 5 Emprego de conectores adequados à dissertação e aos encadeamentos de ideias; 6 Coerência; 7 Análise crítica de um tema.  Para que isso fique mais claro, leia com eles o tema 1 (proposta de redação – ver anexo);  Analise com eles o texto e faça uma discussão sobre a temática. Passo 3: Finalização Peça uma produção textual de acordo com o tema proposto (para casa). Dê as seguintes instruções:  Escrever no mínimo 8 linhas e no máximo 30;  Respeitar o tema;  O título não é uma obrigatoriedade, fica a critério dele colocar ou não;

MATERIAIS  Não desrespeitar os direitos humanos. UTILIZADOS: A proposta de redação impressa para cada um. AVALIAÇÃO Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: MARÇO/2020 OBJETIVO: AULA 1 Desenvolver a estrutura dissertativa-argumentativa  Aprender a desenvolver a estrutura padrão do texto dissertativo- argumentativo. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento dos textos encaminhados para casa;  Mostre as seguintes imagens (pode ser por meio de uma cartaz): A Catedral Metropolitana de Brasília, um dos símbolos da arquitetura nacional, foi construída entre 1959 e 1970 por Oscar Niemeyer. Perceba que ela é toda encadeada por uma estrutura aparentemente simples e leve. Dessa forma, um texto também tem quer, ele precisa ter uma estruturação das ideias de maneira que torne significativa as informações. Por isso a dissertação-argumentativa precisa ter: introdução, desenvolvimento e conclusão. Passo 2: Desenvolvimento SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Explique as etapas da estruturação da redação;  Apresente a redação 1 (ver anexo) – leia com eles em sala de aula e aponte cada parte do texto para que vejam o exemplo de uma boa estruturação.

MATERIAIS Passo 3: Finalização UTILIZADOS:  Pergunte se eles conseguiram compreender e peça que eles AVALIAÇÃO reescrevam o texto com a temática 1 (a ideia é que, agora, munido de informações mais técnicas eles consigam melhorar o primeiro texto);  Se possível devolva os textos aos alunos e peça que eles revejam a estrutura a partir do que foi explicado em sala de aula. O exemplo da redação 1 impressa para cada um, cartolina para o cartaz e as imagens impressas, cola e tesoura. Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 2 OBJETIVO: Orientação individualizada  Orientar os alunos de maneira individual sobre os seus textos e criar neles a motivação para uma escrita mais consistente. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento das redações;  Explique que nesta aula eles irão criar consciência sobre a sua produção textual, por isso é um momento importante para que eles possam melhorar e saber quais são os aspectos positivos da sua escrita. Passo 2: Desenvolvimento  Chame um por um e siga os seguintes passos na leitura e apreciação do texto do seu aluno: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte para ele como foi produzir o texto: se foi difícil, o que ele achou mais complicado, qual foi a parte que ele mais gostou de produzir etc.  Leia com ele o texto, pode ser em voz alta (tons amenos) para que os demais alunos não escute;  Pontue os aspectos positivos do texto dele;  Faça as observações sobre pontuação, ortografia e conteúdo (Pouquíssimas informações – partes embrionárias, parágrafos com duas linhas/ Poucas informações – textos mais elaborados, mas ainda precisa aumentar as informações/Muitas informações – texto mais robusto – orientar que precisa encadear as ideias, selecioná-las melhor e criar uma coerência entre introdução, desenvolvimento e conclusão). No aspecto do conteúdo sempre os oriente a ler mais, para que eles possam ampliar as ideias e alimentar seu repertório sociocultural.  Feche a orientação dizendo que o texto dele é bom e que ele possui um grande potencial, que a ideia é fazer com ele melhore cada vez mais;  Não atribua nota, mas caso o aluno pergunte, dentro da sua perspectiva de professora, mensure uma nota para ele de acordo com o que estudamos na capacitação em janeiro/2020. Passo 3: Finalização Pergunte se eles gostaram das observações e pontue que todos foram bem dentro das suas limitações. A ideia é motivá-los para perder o medo de escrever. MATERIAIS A redação do aluno. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 3 OBJETIVO: Formar repertório – reflexões sobre o tempo  Alimentar a bagagem cultural do aluno com temas significativos no intuito de melhorar seus argumentos e informações na escrita. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos;  Diga que a aula será sobre o tempo, pergunte a eles o que eles que é o tempo. A partir da discussão inicie a aula. Passo 2: Desenvolvimento  Ouçam a música “oração ao tempo” de Maria Gadú: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: És um senhor tão bonito Quanto a cara do meu filho Tempo tempo tempo tempo Vou te fazer um pedido Tempo tempo tempo tempo Compositor de destinos Tambor de todos os ritmos Tempo tempo tempo tempo Entro num acordo contigo Tempo tempo tempo tempo Por seres tão inventivo E pareceres contínuo Tempo tempo tempo tempo És um dos deuses mais lindos Tempo tempo tempo tempo Que sejas ainda mais vivo No som do meu estribilho Tempo tempo tempo tempo Ouve bem o que te digo Tempo tempo tempo tempo Peço-te o prazer legítimo E o movimento preciso Tempo tempo tempo tempo Quando o tempo for propício Tempo tempo tempo tempo De modo que o meu espírito Ganhe um brilho definido Tempo tempo tempo tempo E eu espalhe benefícios Tempo tempo tempo tempo O que usaremos pra isso Fica guardado em…  Faça um debate sobre as ideias apresentadas na música;  Os oriente sobre o próximo tema da redação (ver anexo – tema 2);

MATERIAIS  Os lembre sobre a estrutura do texto dissertativo- UTILIZADOS: argumentativo. AVALIAÇÃO Passo 3: Finalização Pergunte o que eles acharam da aula e dê a data limite de entregue da redação que será para a próxima aula. Aparelho de som e a música em mídia compatível para que os alunos possam ouvir. Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 4 OBJETIVO: Orientação individualizada  Orientar os alunos de maneira individual sobre os seus textos e criar neles a motivação para uma escrita mais consistente. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento das redações;  Explique que nesta aula eles irão criar consciência sobre a sua produção textual, por isso é um momento importante para que eles possam melhorar e saber quais são os aspectos positivos da sua escrita. Passo 2: Desenvolvimento  Chame um por um e siga os seguintes passos na leitura e apreciação do texto do seu aluno: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte para ele como foi produzir o texto: se foi difícil, o que ele achou mais complicado, qual foi a parte que ele mais gostou de produzir etc.  Leia com ele o texto, pode ser em voz alta (tons amenos) para que os demais alunos não escute;  Pontue os aspectos positivos do texto dele;  Faça as observações sobre pontuação, ortografia e conteúdo (Pouquíssimas informações – partes embrionárias, parágrafos com duas linhas/ Poucas informações – textos mais elaborados, mas ainda precisa aumentar as informações/Muitas informações – texto mais robusto – orientar que precisa encadear as ideias, selecioná-las melhor e criar uma coerência entre introdução, desenvolvimento e conclusão). No aspecto do conteúdo sempre os oriente a ler mais, para que eles possam ampliar as ideias e alimentar seu repertório sociocultural.  Feche a orientação dizendo que o texto dele é bom e que ele possui um grande potencial, que a ideia é fazer com ele melhore cada vez mais;  Não atribua nota, mas caso o aluno pergunte, dentro da sua perspectiva de professora, mensure uma nota para ele de acordo com o que estudamos na capacitação em janeiro/2020. Passo 3: Finalização Pergunte se eles gostaram das observações e pontue que todos foram bem dentro das suas limitações. A ideia é motivá-los para perder o medo de escrever. MATERIAIS A redação do aluno. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: ABRIL/2020 OBJETIVO: AULA 1 Coerência (Projeto de texto)  Construir progressão lógica entre as ideias apresentadas no texto. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos;  Pergunte se eles sabem o que é coerência e se eles acham que um texto precisa ter uma sequência de ideias lógicas. A partir das discussões com eles, mencione que a estrutura do texto, já vista anteriormente, propõe que o texto tenha uma certa coerência entre as ideias (dê exemplo). Passo 2: Desenvolvimento  Mostre os enunciados em um cartaz: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte aos alunos se há diferença de sentido entre os enunciados. Espera-se que eles percebam que há uma diferença entre os enunciados e consigam identificar que no primeiro há uma noção de oposição; no segundo, uma noção de conclusão e no terceiro uma noção de tempo;  Diga aos alunos que um texto, como qualquer outro texto, requer elementos que estabeleçam as relações lógicas entre as ideias e que eles deverão reconhecer esses elementos e sua importância, por isso é importante construir um texto que tenha início, meio e fim que dialoguem entre si. Mostre, em outro cartaz ou slide, o seguinte esquema de pensar o texto antes da escrita final:

Redação Introdução Um parágrafo - Tema e Desenvolvimento duas perspectivas de escrita (informações sobre o tema) Perspectiva 1 - desenvolver e ampliar com repertório. Perspectiva 2 - desenvolver e ampliar com repertório. Conclusão Sintetizar tudo que foi dito anteriormente e fechar o texto. MATERIAIS Passo 3: Finalização UTILIZADOS:  Encaminhe a escrita de uma redação (tema 3 – ver anexo); AVALIAÇÃO  Sugira que eles sigam o esquema de selecionar as ideias em uma sequência lógica antes de escrever o texto;  Estipule a entrega do texto para a próxima aula. Cartolina e as imagens impressas para exposição ou projeção em slides. Textos motivadores do tema 3 impressos e entregues aos alunos. Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 2 OBJETIVO: Orientação individualizada  Orientar os alunos de maneira individual sobre os seus textos e criar neles a motivação para uma escrita mais consistente. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento das redações;  Explique que nesta aula eles irão criar consciência sobre a sua produção textual, por isso é um momento importante para que eles possam melhorar e saber quais são os aspectos positivos da sua escrita. Passo 2: Desenvolvimento  Chame um por um e siga os seguintes passos na leitura e apreciação do texto do seu aluno: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte para ele como foi produzir o texto: se foi difícil, o que ele achou mais complicado, qual foi a parte que ele mais gostou de produzir etc.  Leia com ele o texto, pode ser em voz alta (tons amenos) para que os demais alunos não escute;  Pontue os aspectos positivos do texto dele;  Faça as observações sobre pontuação, ortografia e conteúdo (Pouquíssimas informações – partes embrionárias, parágrafos com duas linhas/ Poucas informações – textos mais elaborados, mas ainda precisa aumentar as informações/Muitas informações – texto mais robusto – orientar que precisa encadear as ideias, selecioná-las melhor e criar uma coerência entre introdução, desenvolvimento e conclusão). No aspecto do conteúdo sempre os oriente a ler mais, para que eles possam ampliar as ideias e alimentar seu repertório sociocultural.  Feche a orientação dizendo que o texto dele é bom e que ele possui um grande potencial, que a ideia é fazer com ele melhore cada vez mais;  Não atribua nota, mas caso o aluno pergunte, dentro da sua perspectiva de professora, mensure uma nota para ele de acordo com o que estudamos na capacitação em janeiro/2020. Passo 3: Finalização Pergunte se eles gostaram das observações e pontue que todos foram bem dentro das suas limitações. A ideia é motivá-los para perder o medo de escrever. MATERIAIS A redação do aluno. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 3 OBJETIVO: Coesão (uso dos conectores dentro e fora dos parágrafos).  Entender e usar de maneira estratégica o uso dos elementos conectivos para a progressão textual. Passo 1: Introdução Pré-aula (assista ao vídeo “Problemas linguísticos): https://www.youtube.com/watch?v=j-PSnhvG5fQ) veja se ele é aplicável em sala de aula e se seu público irá gostar).  Acolhida dos alunos;  Passe o vídeo – pergunte o que eles entenderam, se eles acham que se a nossa comunicação fosse assim, se seria compreensível; diga que algumas palavras são fundamentais para entendermos as conexões entre os enunciados. Passo 2: Desenvolvimento  Retome os enunciados em um cartaz: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Retome as diferenças detectadas anteriormente no que concerne as diferenças de sentido;  Pergunte qual palavra é responsável por essa alteração de sentido nos enunciados. Espera-se que eles reconheçam a alteração das conjunções como a responsável pela alteração do sentido;  Mostre aos alunos que as conjunções são elementos coesivos responsáveis pela progressão lógica das ideias entre duas orações de um período, sua presença altera a mensagem veiculada e pode interferir, inclusive, na coerência do texto;  Diga aos alunos que um resumo, como qualquer outro texto, requer elementos que estabeleçam as relações lógicas entre as ideias e que eles deverão reconhecer esses elementos e sua importância.

 Distribua aos alunos cópias do resumo (ver anexo) com as lacunas e peça para que eles preencham individualmente as lacunas com conjunções ou expressões que possam garantir a progressão lógica do texto. Disponha, para isso, 08 minutos.  Peça para que os alunos troquem de folha com os colegas. Cada colega deverá ler a atividade do outro e dar um feedback verbal sobre a lógica estabelecida no texto: ele está coerente? Há progressão lógica entre as etapas?  Como os alunos não tiveram contato prévio com o texto, o trabalho de preenchimento de lacunas será feito com base na intuição de falante da língua. É provável que apareçam sugestões semelhantes entre as duplas;  Circule pela sala para acompanhar quais são as discussões que aparecem;  Essa é uma excelente oportunidade para provocar nos alunos a reflexão sobre a escolha das palavras e sua influência na lógica do texto;  O trabalho feito nas duplas pode evidenciar dificuldades específicas a serem sanadas com uma explicação mais direcionada;  Em seguida mostre essas conjunções (pode ser em um cartaz)  Mostre o cartaz e peça para que os alunos escolham, dentre as palavras projetadas, as que eles consideram mais adequadas às lacunas;  Há mais palavras do que lacunas, de modo que algumas palavras não serão usadas. O objetivo desta segunda etapa é direcionar o olhar do aluno apresentando um recorte de possibilidades. Dessa forma, ele pode verificar se as relações de sentido estabelecidas de forma intuitiva por ele são próximas ou não do texto original;  Dê um tempo suficiente para que todos possam fazer suas escolhas e, em seguida, leia o texto original para todos:  O objetivo do artigo é analisar as migrações internacionais do Brasil no período 2005-2010, com ênfase especial na imigração de retorno de brasileiros e seus efeitos indiretos, tendo como fonte o Censo Demográfico de 2010. Num primeiro momento, são examinadas as informações de imigração internacional, com base nos quesitos de última etapa e data fixa, assim como as

MATERIAIS emigrações para o exterior, a partir do novo quesito introduzido no último UTILIZADOS: censo. Num segundo momento, são estimados os efeitos indiretos da imigração de retorno internacional para o Brasil. Entre os resultados, observou-se que o AVALIAÇÃO volume de imigrantes e emigrantes é relativamente pequeno, em relação ao tamanho da população brasileira, e a diferença entre as migrações internacionais de última etapa levaria a uma conclusão equivocada, de pequeno saldo negativo no quinquênio 2005-2010. Porém, ao se considerarem os imigrantes cuja última etapa migratória é interna e que em 2005 residiam no exterior, o saldo migratório torna-se positivo. Pode-se afirmar que as migrações internacionais no período 2005-2010 não impactaram, de maneira significativa, o tamanho e a composição da população brasileira. Dos 361,8 mil imigrantes internacionais de última etapa do período 2005-2010, 68,8% eram brasileiros natos. Quando se levam em conta seus efeitos indiretos, conclui-se que a migração de retorno no Brasil, no período, explica 75,5% dos seus fluxos imigratórios.    Peça para que eles, à medida em que você for lendo, anotem as palavras presentes no original para comparação entre as duas versões: a original e a criada por eles;  Após a leitura pergunte a eles se houve muita diferença de sentido entre o que eles previram e o texto original. Dê a palavra a alguns voluntários para que eles leiam sua primeira versão do texto;  Invista, neste momento, num estudo comparativo entre a primeira versão lida pelos alunos e a versão final. Como essas versões podem variar de acordo com a sala e o perfil de alunos, a discussão deve ser conduzida pela relação semântica que for estabelecida em cada caso. Por exemplo, se um aluno colocou, na terceira lacuna, uma conjunção conclusiva, mostre que a lógica estabelecida por “ num primeiro momento” pede uma enumeração e não uma conclusão; se um aluno preenche a última lacuna com uma conjunção condicional, mostre que a ideia de condição abre a possibilidade para que tal condição não se cumpra, enquanto a ideia de tempo traz implícita a certeza de que os “efeitos indiretos” serão levados em conta. Passo 3: Finalização  Encaminhe a escrita de uma redação com o tema “Imigração no Brasil na Contemporaneidade”;  Sugira que eles pesquisem seus próprios textos motivadores, pesquisando em livros ou indo ao laboratório de informática pesquisar na internet;  Estipule a entrega do texto para a próxima aula. Cartolina e as imagens impressas para exposição ou projeção em slides. Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 4 OBJETIVO: Orientação individualizada  Orientar os alunos de maneira individual sobre os seus textos e criar neles a motivação para uma escrita mais consistente. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento das redações;  Explique que nesta aula eles irão criar consciência sobre a sua produção textual, por isso é um momento importante para que eles possam melhorar e saber quais são os aspectos positivos da sua escrita. Passo 2: Desenvolvimento  Chame um por um e siga os seguintes passos na leitura e apreciação do texto do seu aluno: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte para ele como foi produzir o texto: se foi difícil, o que ele achou mais complicado, qual foi a parte que ele mais gostou de produzir etc.  Leia com ele o texto, pode ser em voz alta (tons amenos) para que os demais alunos não escute;  Pontue os aspectos positivos do texto dele;  Faça as observações sobre pontuação, ortografia e conteúdo (Pouquíssimas informações – partes embrionárias, parágrafos com duas linhas/ Poucas informações – textos mais elaborados, mas ainda precisa aumentar as informações/Muitas informações – texto mais robusto – orientar que precisa encadear as ideias, selecioná-las melhor e criar uma coerência entre introdução, desenvolvimento e conclusão). No aspecto do conteúdo sempre os oriente a ler mais, para que eles possam ampliar as ideias e alimentar seu repertório sociocultural.  Feche a orientação dizendo que o texto dele é bom e que ele possui um grande potencial, que a ideia é fazer com ele melhore cada vez mais;  Não atribua nota, mas caso o aluno pergunte, dentro da sua perspectiva de professora, mensure uma nota para ele de acordo com o que estudamos na capacitação em janeiro/2020. Passo 3: Finalização Pergunte se eles gostaram das observações e pontue que todos foram bem dentro das suas limitações. A ideia é motivá-los para perder o medo de escrever. MATERIAIS A redação do aluno. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

MAIO/2020 CONTEÚDO: AULA 1 OBJETIVO: Intervenção (Parte I – Agente e ação).  Pensar e desenvolver criticamente intervenções para os problemas sociais que assolam a sociedade brasileira. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos; – link:  Pergunte se eles sabem o que é um problema social;  Passe o vídeo “Problema social” https://www.youtube.com/watch?v=I8ZmLou5oqY. Passo 2: Desenvolvimento SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  O vídeo traz a letra da música “Que país é esse” da banda Legião Urbana e aos poucos vai mostrando a situação do Brasil;  Pergunte aos alunos o que mais chamou a atenção deles, façam uma discussão em cima desses problemas;  Pergunte quem poderia melhorar esses problemas e quais ações deveriam ser feitas;  À medida que os alunos vão respondendo você pode listar os agentes (quem faz a ação) e as ações (atitudes a serem tomadas);  Explique que em um texto dissertativo-argumentativo é comum que na conclusão se tenha uma intervenção e a primeira parte dela é composta por um agente e ações a serem realizadas. Dê os exemplos que eles criaram para elucidar sua explicação. Passo 3: Finalização  Encaminhe a escrita de uma redação (tema 4 – ver anexo);  Sugira que eles sigam o esquema de selecionar as ideias em uma sequência lógica antes de escrever o texto;  Que eles deem um agente e uma ação para o problema presente no tema;  Estipule a entrega do texto para a próxima aula. MATERIAIS TV, vídeo e o tema impresso para cada jovem. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 2 OBJETIVO: Orientação individualizada  Orientar os alunos de maneira individual sobre os seus textos e criar neles a motivação para uma escrita mais consistente. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento das redações;  Explique que nesta aula eles irão criar consciência sobre a sua produção textual, por isso é um momento importante para que eles possam melhorar e saber quais são os aspectos positivos da sua escrita. Passo 2: Desenvolvimento  Chame um por um e siga os seguintes passos na leitura e apreciação do texto do seu aluno: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte para ele como foi produzir o texto: se foi difícil, o que ele achou mais complicado, qual foi a parte que ele mais gostou de produzir etc.  Leia com ele o texto, pode ser em voz alta (tons amenos) para que os demais alunos não escute;  Pontue os aspectos positivos do texto dele;  Faça as observações sobre pontuação, ortografia e conteúdo (Pouquíssimas informações – partes embrionárias, parágrafos com duas linhas/ Poucas informações – textos mais elaborados, mas ainda precisa aumentar as informações/Muitas informações – texto mais robusto – orientar que precisa encadear as ideias, selecioná-las melhor e criar uma coerência entre introdução, desenvolvimento e conclusão). No aspecto do conteúdo sempre os oriente a ler mais, para que eles possam ampliar as ideias e alimentar seu repertório sociocultural.  Feche a orientação dizendo que o texto dele é bom e que ele possui um grande potencial, que a ideia é fazer com ele melhore cada vez mais;  Não atribua nota, mas caso o aluno pergunte, dentro da sua perspectiva de professora, mensure uma nota para ele de acordo com o que estudamos na capacitação em janeiro/2020. Passo 3: Finalização Pergunte se eles gostaram das observações e pontue que todos foram bem dentro das suas limitações. A ideia é motivá-los para perder o medo de escrever. MATERIAIS A redação do aluno. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 3 OBJETIVO: Intervenção (Parte II– modo/meio, efeito e detalhamento).  Pensar e desenvolver criticamente intervenções para os problemas sociais que assolam a sociedade brasileira. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos;  Retome o que foi trabalhado na aula 1, elucidando o que são os problemas sociais do Brasil e que eles construíram muito bem a primeira parte da intervenção. A segunda parte é desenvolver os demais elementos como o modo/meio (através do que as ações serão feitas); o efeito (para quê que essas ações precisam ser realizadas) e o detalhamento (explicação ou ampliação da ideia seja do agente, da ação, do modo/meio ou do efeito). Passo 2: Desenvolvimento Em um cartaz mostre o seguinte enunciado ou até mesmo escreva na lousa: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O governo juntamente com as ONGs deveriam realizar mais projetos educacionais, através de política políticas públicas que garantam o direito da criança ter acesso à educação, para que assim ela possa ter um futuro mais significativo e produtivo, uma vez que ela, como qualquer indivíduo, precisa estar integrada à sociedade com todos os seus direitos garantidos por lei.  A partir do conhecimento de mundo dos alunos os questione sobre o que eles acham que deveria ser cada parte destacada, subentende- se que eles já saibam identificar o agente e a ação;  Após as hipóteses serem levantadas por eles, mencione cada parte destacada e o que cada uma representa;  Mencione a importância de cada elemento para o fechamento do texto, pois o ENEM cobra esse tipo de estrutura.  Leia com eles a proposta de redação – tema 5 (ver anexo) – faça uma discussão em sala de aula. Passo 3: Finalização  Encaminhe a escrita da redação  Sugira que eles sigam o esquema de selecionar as ideias em uma sequência lógica antes de escrever o texto;  Lembre-os que eles precisam criar um agente, uma ação, um modo/meio, uma ação e um detalhamento no final do texto;  Estipule a entrega do texto para a próxima aula. MATERIAIS Cartaz e tema impresso para cada jovem. UTILIZADOS:

AVALIAÇÃO Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 4 OBJETIVO: Orientação individualizada  Orientar os alunos de maneira individual sobre os seus textos e criar neles a motivação para uma escrita mais consistente. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento das redações;  Explique que nesta aula eles irão criar consciência sobre a sua produção textual, por isso é um momento importante para que eles possam melhorar e saber quais são os aspectos positivos da sua escrita. Passo 2: Desenvolvimento  Chame um por um e siga os seguintes passos na leitura e apreciação do texto do seu aluno: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte para ele como foi produzir o texto: se foi difícil, o que ele achou mais complicado, qual foi a parte que ele mais gostou de produzir etc.  Leia com ele o texto, pode ser em voz alta (tons amenos) para que os demais alunos não escute;  Pontue os aspectos positivos do texto dele;  Faça as observações sobre pontuação, ortografia e conteúdo (Pouquíssimas informações – partes embrionárias, parágrafos com duas linhas/ Poucas informações – textos mais elaborados, mas ainda precisa aumentar as informações/Muitas informações – texto mais robusto – orientar que precisa encadear as ideias, selecioná-las melhor e criar uma coerência entre introdução, desenvolvimento e conclusão). No aspecto do conteúdo sempre os oriente a ler mais, para que eles possam ampliar as ideias e alimentar seu repertório sociocultural.  Feche a orientação dizendo que o texto dele é bom e que ele possui um grande potencial, que a ideia é fazer com ele melhore cada vez mais;  Não atribua nota, mas caso o aluno pergunte, dentro da sua perspectiva de professora, mensure uma nota para ele de acordo com o que estudamos na capacitação em janeiro/2020. Passo 3: Finalização Pergunte se eles gostaram das observações e pontue que todos foram bem dentro das suas limitações. A ideia é motivá-los para perder o medo de escrever. MATERIAIS A redação do aluno. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

JUNHO/2020 Projeto – O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador. CONTEÚDO: AULA 1 OBJETIVO: Argumentação a partir da oralidade Desenvolver habilidades de argumentar Passo 1: Introdução  Acolha os alunos;  Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.  Explique aos alunos que nesta aula vocês irão definir o tema do debate, bem como organizar as regras para o seu funcionamento, além de receber as orientações do professor para realizá-lo. Passo 2: Desenvolvimento SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Inicie a aula projetando a tirinha no quadro ou exposta em um cartaz. Caso não seja possível, você mesmo pode lançar a pergunta aos alunos “O certo é biscoito ou bolacha?”, de forma provocativa.  Certamente, a sala irá se manifestar de forma desorganizada, todos querendo falar ao mesmo tempo.  A intenção neste começo de aula é mostrar aos alunos que para debater é preciso ter organização. Este é o objetivo da aula.  Explique a eles que qualquer debate, se não for organizado, se transforma em discussão.  Retome que o objetivo da aula é organizar um debate REGRADO, questione-os sobre o que realizar um debate regrado pressupõe. Espera-se que os alunos apontem que um debate REGRADO pressupõe a existência de regras. Selecionando o tema:



 Esclareça aos alunos que neste momento será feita a escolha do tema do debate regrado para a próxima aula;  Para isso, projete no quadro as 4 charges. Caso não seja possível, você pode providenciar a impressão das charges e colá-las no quadro.  Primeiramente, mostre as 4 charges à turma;  Agora, incentive-os a identificar a temática de cada uma delas questionando a sala oralmente sobre qual seria o tema abordado em cada uma;  Anote no quadro a temática de cada charge, orientando os alunos a perceberem que cada charge apresenta uma crítica e que o tema é polêmico porque existem controvérsias sobre ele;  Selecione com os alunos um único tema para debate;  Criem as regras, segue alguns exemplo: 1) Dê a sua opinião, qualquer que seja 2) Respeite a opinião alheia, qualquer que seja 3) Mantenha-se no tema 4) Mantenha-se no campo dos argumentos 5) Não ofenda os demais participantes (isso inclui o jornalista) 6) Não incite a violência, a intolerância ou o preconceito contra ninguém, sob nenhum pretexto

MATERIAIS 8) Idealmente, procure usar argumentos que não foram dados previamente UTILIZADOS: ao longo da discussão AVALIAÇÃO  Um grupo precisará ser contra e outro a favor do tema. Passo 3: Fechamento Oriente os alunos a estudar e pesquisar sobre tema para o debate na próxima aula, bem como elaborarem perguntas para o time adversário. Cartaz ou slides para a apresentação das charges. Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 2 OBJETIVO: Argumentação a partir da oralidade Desenvolver habilidades de argumentar Passo 1: Introdução  Acolha os alunos;  Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho e pedindo que os grupos se organizem para iniciar o debate;  Depois da sala organizada, pergunte como que foi a pesquisa que eles fizeram e se sentem preparados para iniciar o debate. Passo 2: Desenvolvimento SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Inicie o debate lembrando das regras estabelecidas e que eles precisam se respeitar;  Peça para tirarem ímpar ou par e quem tirar par inicia o debate perguntando;  Debate (tempo estimado de 30 minutos) MATERIAIS Passo 3: Fechamento UTILIZADOS:  Recapitule as principais discussões no debate, parabenize a todos AVALIAÇÃO pelo empenho;  Encaminhe a produção de um texto dissertativo-argumentativo com o tema debatido. Perguntas elaboradas pelos alunos. Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

CONTEÚDO: AULA 3 OBJETIVO: Orientação individualizada  Orientar os alunos de maneira individual sobre os seus textos e criar neles a motivação para uma escrita mais consistente. Passo 1: Introdução  Acolhida dos alunos e recolhimento das redações;  Explique que nesta aula eles irão criar consciência sobre a sua produção textual, por isso é um momento importante para que eles possam melhorar e saber quais são os aspectos positivos da sua escrita. Passo 2: Desenvolvimento  Chame um por um e siga os seguintes passos na leitura e apreciação do texto do seu aluno: SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  Pergunte para ele como foi produzir o texto: se foi difícil, o que ele achou mais complicado, qual foi a parte que ele mais gostou de produzir etc.  Leia com ele o texto, pode ser em voz alta (tons amenos) para que os demais alunos não escute;  Pontue os aspectos positivos do texto dele;  Faça as observações sobre pontuação, ortografia e conteúdo (Pouquíssimas informações – partes embrionárias, parágrafos com duas linhas/ Poucas informações – textos mais elaborados, mas ainda precisa aumentar as informações/Muitas informações – texto mais robusto – orientar que precisa encadear as ideias, selecioná-las melhor e criar uma coerência entre introdução, desenvolvimento e conclusão). No aspecto do conteúdo sempre os oriente a ler mais, para que eles possam ampliar as ideias e alimentar seu repertório sociocultural.  Feche a orientação dizendo que o texto dele é bom e que ele possui um grande potencial, que a ideia é fazer com ele melhore cada vez mais;  Não atribua nota, mas caso o aluno pergunte, dentro da sua perspectiva de professora, mensure uma nota para ele de acordo com o que estudamos na capacitação em janeiro/2020. Passo 3: Finalização Pergunte se eles gostaram das observações e pontue que todos foram bem dentro das suas limitações. A ideia é motivá-los para perder o medo de escrever. MATERIAIS A redação do aluno. UTILIZADOS: Avalie se o processo foi irregular (o aluno não participou de nada); bom AVALIAÇÃO (ele participou em alguns momentos, porém em outros ele mostrou-se ausente, com pouca interação); Excelente (ele participou de todas as atividades e interagiu com os colegas).

ANEXO Tema 1: Proposta de Redação Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A importância das bibliotecas na formação humana Não esqueça:  Seu texto deverá ter no mínimo 8 linhas e no máximo 30.  Respeito os direitos humanos.

Redação 1 Tema: \"O indivíduo frente à ética nacional.\" O Brasil tem enfrentado, com frequência, problemas sérios e até constrangedores, como os elevados índices de violência, pobreza e corrupção – três mazelas fundamentais que servem para ilustrar uma lista bem mais longa. Porém, mesmo diante dessa triste realidade, boa parte dos brasileiros parece não se constranger – e, talvez, nem se incomodar –, preferindo fingir que nada está ocorrendo. Em um cenário marcado pela passividade, é preciso que a sociedade se posicione frente à ética nacional, de forma a honrar seus direitos e valores humanos e, assim, evitar o pior. Na época da ditadura militar, grande parte da população vivia inconformada com a atuação de um governo opressor, afinal, com as restrições à liberdade de expressão, não era possível emitir opiniões sem medir os riscos de violentas repressões. Apesar de uma conjuntura tão desfavorável para manifestações, muitos foram os movimentos populares em busca de mudanças, mesmo com as limitações na atuação da mídia. Talvez a sensação de um Brasil melhor hoje ajude a explicar a inércia da sociedade diante da atual crise de valores na política e em todas as camadas da população. Muitos não percebem, mas esse panorama cria um paradoxo perverso: depois de tanto sangue derramado pelo direto de expressar opiniões e participar das decisões políticas, o indivíduo se cala diante da crise moral contemporânea. Nesse contexto, protestos se transformam em lamúrias, lamentações em voz baixa, que ninguém ouve – e talvez nem queira ouvir. Ou então em piadas, “ótimo” recurso cultural para sorrir e se alienar frente à falta de uma postura virtuosa. Assim, apesar de viver em um país democrático, o brasileiro guarda seus direitos – e os dos outros – no bolso da calça, pelo menos quando tem uma para vestir. Para que o indivíduo não se dispa de sua cidadania, é preciso honrar o sistema democrático do país. Nesse contexto, o povo deve ir às ruas, de modo pacífico, para exigir uma mudança de postura do poder público. Além disso, a mobilização deve agir na direção de quem mais necessita, ajudando, educando e oferecendo oportunidades para excluídos, que vivem à margem da vida social, abaixo da linha da humanidade. Para tudo isso, entretanto, é preciso uma mudança prévia de mentalidade, uma retomada de valores humanos esquecidos, que só será possível com a ajuda da família, das escolas e até mesmo da mídia. Por tudo isso, fica claro que o brasileiro deve parar de negar e de rir do evidente problema ético que enfrenta. Trata-se de questões sérias, cujas soluções são difíceis e demoradas, mas não impossíveis. Se a sociedade não se mobilizar imediatamente, chegará o dia em que as piadas alienadas e alienantes resultarão, para a maioria, em risadas de hiena. E, para a minoria privilegiada, imune – ou beneficiada? – à crise ética, restarão apenas olhos marejados.

Tema 2 – Leia os textos Proposta de Redação Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: História cultural: como valorizar memórias em função de um presente? Não esqueça:  Seu texto deverá ter no mínimo 8 linhas e no máximo 30.  Respeito os direitos humanos.

Tema 3: Leia os textos

Resumo (preenchimento de Lacuna)

Tema 4: Leia os textos Texto 1 Texto 2 Proposta de Redação Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: É desejável e possível limitar o poder do dinheiro? Não esqueça:  Seu texto deverá ter no mínimo 8 linhas e no máximo 30.  Respeito os direitos humanos.

Tema 5: Leia os textos TEXTO I O Prêmio Viva leitura está com inscrições abertas até o dia 21 de novembro. A iniciativa irá premiar trabalhos nas categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; ONGs, pessoas físicas, universidades, faculdades e instituições que desenvolvam trabalhos na área de leitura em Sergipe. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Educação e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura. Em cada categoria do prêmio, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 30 mil. Na categoria sociedade, há a distinção da Menção Honrosa que é proporcionada a empresas que investem na formação de mediadores da leitura. (Disponívelem:http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2014/11/premio-vivaleitura-abre-inscricoes-para-projetos-deincentivo-leitura.html.) TEXTO II TEXTO III A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário,obter conhecimento,dinamizar o raciocínioe a interpretação.Muitaspessoas dizem não terpaciência para ler um livro, no entanto, isso acontece por falta de hábito, pois, se a leitura fosse um hábito, as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica. (Disponívelem:http://www.brasilescola.com/ferias/a-importancia-leitura.htm) Proposta de Redação Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Como incluir, no âmbito social, o hábito da leitura e de enriquecer o conhecimento? Não esqueça:  Seu texto deverá ter no mínimo 8 linhas e no máximo 30.  Respeito os direitos humanos.


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook