Não se cura tão depressa quanto se fere. A guerra de opressão é maldita, e a guerra de libertação é bendita. A dedicação é a flor que resiste ao mais rigoroso inverno. O povo que não tem bem vivo o sentimento pela pátria não é digno de ser grande e glorioso. A ordem é a sabedoria de Deus que pega, numera, reúne e mede. Maior é o perigo onde maior é o medo.
A liberdade é para o povo o que a bússola é para o navio. A liberdade deve ser conquistada pelo esforço de cada um. Não será fatigante o trabalho se o fizeres com amor. A vida não é um conto melancólico, e sim um hino ao sol. A virtude dos remédios está em ser-lhes aplicada a natureza. Só em ver e ouvir os maus já é um princípio de maldade.
Só se fica velho quando se perde os ideais. Elucida o teu cérebro, levando-o de encontro aos dos outros. Aprofunda-te em teu íntimo que encontrarás a fonte do bem. O grande objetivo da Justiça é transformar o regime da violência no regime do direito. O vício impõe quatro grandes impostos: perda de tempo, estímulo, saúde e dinheiro. Enquanto um homem é capaz de rir, nenhum mal sentirá.
De todos os bens que a sabedoria nos oferece, a amizade é o maior de todos. O trabalho, além de prestar grandes benefícios, tem o poder secreto da moralidade. Sede bons, que bons serão os que vos cercam. Nada é mais agradável a Deus do que fazer com que todos se tornem melhores. O Brasil no presente nada teme, orgulha-se do passado e confia no futuro. Depois do céu, quem faz mais milagres é a amizade.
Uma palavra amiga suaviza as angústias e aumenta nossas esperanças. O mau exemplo é o grande gerador da imoralidade. O homem, como o relógio, é avaliado pela maneira como anda. A nossa imaginação abre a porta para o céu e também pode abrir para o inferno. O nosso pensamento pode nos elevar ao alto, como também pode nos levar à piedade. Julga-se um homem capaz de grandes coisas pela atenção que dá às pequenas.
É não fazendo nada que se aprende a fazer o mal. (de Catão) É uma prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas pelo lado mais simples. Vale por mil homens o homem que crê. Ide avançando sempre e a fé vos alentará. Escolhe bem o teu ponto de apoio e levanta o mundo. Cada qual no seu canto padece o seu tanto. O verdadeiro órfão é aquele que não recebe instrução.
Ser útil é o melhor meio de ser feliz. Nas vitórias de caráter há campos de batalha secretos que se ferem grandes lutas. A vontade é o coração de todas as coisas. Poucas palavras dizem muito para quem ouve bem. Para um tostão de alegria, contos de réis de tristezas. Os felizes pouco sabem da vida; a dor é a nossa melhor mestra. O pessimista, entre dois males a escolher um, fica com os dois.
Nos momentos difíceis, toda questão se resolve com prudência e firmeza. Cala, sofre e ri, a paciência supera tudo. Quem não preza a vida não a merece. A alegria clarifica o espírito; o tédio, pelo contrário, escurece. Para o homem trabalhador, não há dia grande. Cada pessoa marcha com um pássaro no coração. O tempo é o melhor cicatrizante do golpe que já passou.
Chegai-vos a Deus que ele chegará a vós. (de São Tiago) A moral ensina a moderar as paixões, a cultivar as virtudes e a reprimir os vícios. O tempo é um velho sábio, que nos ensina a cada momento. Quem nada admira, nada pode oferecer a admirar. A saúde e o bom humor são para o homem o que o sol e a chuva são para a vegetação. A boa ou a má alimentação refletem na fisionomia de um povo. Obtemos a glória quando o trabalho nos vem às mãos diariamente.
Sereis contente na vida se dela fizerdes bom uso. São fracos os que não têm confiança em si mesmos. Nervos que nunca se cansem e pensamentos que nunca enfraqueçam conduzem à vitória. Um dos maiores presentes que Deus fez aos homens foi a amizade. O bem consiste em não prejudicar ninguém e ser útil a todos. A coragem faz vencedores; a energia faz invencíveis. O movimento dá a vida; a inércia, a morte.
A felicidade é um bem da consciência tranquila. Sem ideal não pode haver iniciativa. Se o homem é infeliz, é culpa sua. Deus fez todos para que fossem felizes. O entusiasmo que nos leva ao sacrifício é o segredo de todas as pretensões. Somos escravos das leis a fim de que sejamos livres. As glórias não são só de rosas, existem também espinhos.
É preferível que em nosso jardim haja espinhos pelo fato de haver nele rosas, do que não haver rosas para que não haja espinhos. Os homens acumulam nuvens, depois se queixam das tempestades. Amigos são os que nos ajudam a realizar o que precisamos. Um exército de homens valorosos é invencível. (Chegada dos Expedicionários, 18-7-45) O homem forte fica firme diante de todas as tempestades. Confessar um erro é demonstrar com modéstia que fez progresso na arte de raciocinar.
Sem fé não é possível agradar a Deus, e sem doçura não é possível agradar aos homens e governá-los bem. Quando se esgota o poço é que se dá valor à água. O exercício e a perseverança fazem maravilhas. Na luta pela vida, ser fraco é ser quase culpado. É justo procurarmos aquilo que não sabemos, pois não basta aquilo que conhecemos. O caráter é formado por uma série de hábitos bons. A virtude torna o feio belo e o vício torna o belo feio. O homem sem paciência é como uma lâmpada sem óleo.
É riqueza incomparável, embora na pobreza, ser filho de pai bom. Há mais homens que faltam às ocasiões que aqueles a quem elas lhe faltam. O pessimismo é uma enfermidade muito prejudicial. Um bom livro é um legado que o autor nos faz. A liberdade é mãe de todos os bens quando se faz acompanhada da justiça. Minha bênção eu vos dou, Seja bênção do senhor, Que voss’alma comungou, A quem deveis tanto amor.
É triste a condição do sábio entre ignorantes; e do homem probo entre velhacos. Julgamo-nos felizes quando compreendemos o quanto poderíamos ser desgraçados. (do Marquês de Maricá) O homem ocioso, rico ou pobre, é um patife. A paciência e a diligência, tanto quanto a fé, removem montanhas. Devemos nos familiarizar com as virtudes e ser estranhos com os vícios. Extinguir vícios é herdar saúde. Os grandes males vêm dos grandes bens.
O homem deve orgulhar-se mais de sua vontade que de seu talento. Não terminar uma obra é destruí-la. O maior sábio é aquele que sabe tirar proveito das suas desvantagens. O ódio violento coloca-nos abaixo de quem odiamos. Não é a queda que é prejudicial, mas a recusa a levantar-se. As palavras são pequenos pregos que servem para prender as nossas ideias. É mais fácil corrigir um hábito hoje que amanhã.
Entre a prodigalidade e a avareza encontra-se a economia. O querer é uma força realizadora de tudo que desejamos. Ao êxito são necessárias a ordem e a perseverança. Viver sem trabalhar é a primeira maldição da vida. A pior de todas as espécies de avareza é negar-se ao ensino os instrumentos do progresso. (de Rui Barbosa) A pessoa sem saúde e sem vontade não pode ser útil ao seu povo nem ao porvir. É da condição humana acreditar ardentemente naquilo que se deseja.
A felicidade consiste em ter um sol dentro de si mesmo. Quem nada suporta torna-se insuportável. A maior riqueza é a bondade, a maior pobreza é o egoísmo. Podemos ser bons sem ser sábios, mas ninguém é sábio sem ser bom. (do Marquês de Maricá) O homem é um composto de grandeza e pequenez, uma dualidade de gigante e pigmeu. (de Camilo Castelo Branco) A arte de vencer aprende-se nas derrotas!
Nossa conduta deve ser tal que os outros não sofram com a nossa presença. Tenhamos o nosso dever cumprido e veremos o quanto valemos. A instrução forma o talento, a educação forma o caráter. Aqueles que querem ser estimados, devem conviver com pessoas dignas de estima. Vê onde falas, com quem falas, de quem falas, o que falas. O homem egoísta não tem boa mente nem bons sentimentos.
Faz o que temes, que verás a morte do medo. Os pessimistas nunca têm boa saúde como os otimistas. As vibrações do pessimista conduzem aos defeitos, e as do otimista, à perfeição. Infelizes os que não têm confiança em si mesmo. A melhor prevenção contra a ociosidade é compenetrar-nos desde cedo da seriedade da vida. O valor não é dádiva da natureza, e sim da instrução que recebemos. (de Alexandre Dumas, filho) A mais bela coragem é a confiança que devemos ter nos esforços de nossa capacidade.
Sem trabalhar e sofrer, jamais terás virtude. São muitos os homens preocupados em propalar erros; e poucos em descobrir o meio de evitá-los e destruí-los. (sobre pensamento do Marquês de Maricá) O essencial é que vosso filho vos prefira a tudo, e que ele seja tudo para vós. A felicidade está sempre onde pomos, e nunca a pomos onde estamos. A palavra é o rebolo que afia os nossos sentimentos. Obedecer é mandar em si mesmo. Quem é bom em todo sentido tem a antecedência da salvação; quer dizer, já tem a sua alma salva.
Pensamento de Mãe é como o incenso que os anjos de Deus beijam quando passam. (sobre pensamento de Álvares de Azevedo) Quem sobe muito a serra, quase sempre desce mal. Quer dizer, quem se exalta facilmente, quase sempre se sai mal. Ostentação para os homens, humildade para Deus. Quem não sabe calar, dificilmente sabe falar. O indivíduo que zela pela sua família presta mais benefício à pátria e à humanidade que qualquer um. O trabalho é a fonte de riqueza e saúde para o indivíduo, e a prosperidade e grandeza de uma nação.
Cada homem é uma história diferente das outras. Não te queixes porque não se realizaram todas as tuas esperanças, mas não te esqueças que também não se consumaram todos os teus temores. É menos fácil arrancar defeitos que sufocá-los por virtudes. Desalentar o próximo é envenená-lo. O pessimista é a pessoa que sofre de enjoo durante toda viagem da vida!! O homem é um ônibus no qual viajam todos os seus antepassados e descendentes.
As pessoas se sentem solitárias por haver construído muros em vez de pontes. A coragem é uma das primeiras qualidades humanas, porque é ela que mantém todas as outras. A vida é um rio; tem as suas correntezas. É melhor lutar pelo triunfo, mesmo expondo-se à derrota, que ficar solitário, sem conhecer nem triunfo nem derrota. O homem superior é aquele que tem uma benevolência igual para com todos. Faça do que é justo forte, e do que é forte, justo; faça da Justiça a fora, e da força, a Justiça.
Grandes talentos se perdem por falta de um pouco de coragem. Não é com a cólera que se vence, e sim com o sorriso. Como é falha e triste a educação dos filhos sem a cooperação da mãe e do pai. É mister o homem procurar melhorar sempre, a alma foi feita para subir. Devemos aproveitar bem as horas que passam e tirar delas bons rendimentos. É mais fácil reconhecer a bondade que defini-la. Senhor! Tirai do meu coração tudo que não é do amor.
Uma reflexão decide a vida de um homem ou de uma sociedade. Nem em todos os caminhos sabem andar todos os caminhantes. Se fechares a porta a todos os erros, impedireis as virtudes de entrar. Devemos ser como a medicina, curar sem matar. Quem cumpre os seus deveres firma em si mesmo um caráter elevado. Os homens tentam estar bem com os anjos pensando estar em paz com os semelhantes, quando estando bem com os semelhantes estarão também em paz com os anjos e com o céu.
Há uma fatalidade muito grande entre as boas resoluções: quase sempre são tomadas muito tarde. Todos admiram a simplicidade, poucos a adotam e ninguém a inveja. Em vão procuramos a verdadeira felicidade fora de nós, se não tivermos a fonte em nós mesmos. Deus dar-lhe-á todo o bem que desejares aos outros, e em dobro se não desejares mal a ninguém. Os abismos só se cavam nos pés de quem anda apalpando. A consciência, uma vez despertada, não torna a adormecer.
É preciso confiar quando estamos desesperados. Na guerra e na paz, a concórdia traz vitórias. O gênio é o ouro da mina; a educação é o minério que dela se retira. A maior desventura dos filhos é o esquecimento dos pais nos seus deveres para com eles. O ódio não se vence com ódio, e sim com amor e compreensão. O nosso mal não é a ignorância, é a inércia. Um bom livro é o melhor alimento que tenho encontrado no caminho da vida.
O egoísta pode não se um malfeitor, mas nunca será um benfeitor. Não há exercício melhor para o coração que a gente abaixar para levantar os outros. O bem supremo está no bem comum para todos. José de Almeida Cardão
Search