Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore 05. Roteiro Atlas - Cavidade Oral

05. Roteiro Atlas - Cavidade Oral

Published by Caio Tales Álvares da Costa, 2020-12-23 14:40:39

Description: 05. Roteiro Atlas - Cavidade Oral

Search

Read the Text Version

1 SISTEMA DIGESTÓRIO – CAVIDADE ORAL ➢ PRÁTICA 01: LÁBIO • LÂMINA: LÁBIO (HE) • PROCEDIMENTO 1) Na objetiva 04 identificar o local da face interna, o local da zona vermelha e o local da face externa do lábio. 2) Nas objetivas 10 e 40 indicar na face interna do lábio o epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, o tecido conjuntivo abaixo do epitélio denominado lâmina própria, as altas papilas dérmicas se interdigitando com as cristas epidérmicas e a presença de capilares sanguíneos no tecido conjuntivo dessas papilas. 3) Nas objetivas 10 e 40 indicar na zona vermelha o epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, o tecido conjuntivo abaixo do epitélio denominado lâmina própria, as altas papilas dérmicas se interdigitando com as cristas epidérmicas e a presença de capilares sanguíneos no tecido conjuntivo dessas papilas. 4) Nas objetivas 10 e 40 indicar na face externa do lábio o epitélio estratificado pavimentoso queratinizado e no tecido conjuntivo abaixo desse epitélio a presença de glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e folículos pilosos. 5) Observar as fotomicrografias exibidas nas páginas seguintes e comparar com as imagens observadas no microscópio óptico durante a aula prática. LÂMINA: LÁBIO (HE) – FACE INTERNA (Objetiva 04: Aumento 40 X) Fotomicrografia 01: Observe a face interna do lábio recoberta por um epitélio (Ep) estratificado pavimentoso não-queratinizado e a lâmina própria (LP) formada por tecido conjuntivo frouxo com várias glândulas salivares menores, não observadas nessa fotomicrografia. Obviamente não são encontradas glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e nem folículos pilosos na lâmina própria da face interna do lábio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

2 LÂMINA: LÁBIO (HE) – FACE INTERNA (Objetiva 10: Aumento 100 X) Fotomicrografia 02: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento o epitélio (Ep) estratificado pavimento não queratinizado que reveste a face interna do lábio localizada no lúmen (Lu) da cavidade oral e o tecido conjuntivo frouxo abaixo denominado lâmina própria (LP) sem glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e nem folículos pilosos. Observe também as altas papilas dérmicas (PD) que se interdigitam com as cristas epidérmicas (CE). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

3 LÂMINA: LÁBIO (HE) – FACE INTERNA (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 03: Observe nessa fotomicrografia de grande aumento o epitélio (Ep) estratificado pavimento não queratinizado que reveste a face interna do lábio localizada no lúmen (Lu) da cavidade oral e o tecido conjuntivo frouxo abaixo denominado lâmina própria (LP). Observe também as altas papilas dérmicas (PD) que se interdigitam com as cristas epidérmicas (CE) de forma que os capilares (Ca) presentes nessas papilas ficam muito próximos da superfície, conferindo a cor rosada à essa região do lábio.

4 LÂMINA: LÁBIO (HE) – ZONA VERMELHA (Objetiva 04: Aumento 40 X) Fotomicrografia 04: Observe a zona vermelha do lábio recoberta por um epitélio (Ep) estratificado pavimentoso queratinizado e o tecido conjuntivo abaixo com vasos sanguíneos (VS) e sem glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e nem folículos pilosos. Observe também abaixo do tecido conjuntivo, um músculo esquelético (ME) do orbicular da boca cujas fibras foram cortadas transversalmente. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 05.

5 LÂMINA: LÁBIO (HE) – ZONA VERMELHA (Objetiva 10: Aumento 100 X) Fotomicrografia 05: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento da zona vermelha do lábio o epitélio (Ep) estratificado pavimentoso queratinizado e o tecido conjuntivo (TC) abaixo com vasos sanguíneos (VS) e sem glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e nem folículos pilosos. Observe também uma fina camada de queratina (Que) na superfície desse epitélio e, de forma semelhante à face interna do lábio, as altas papilas dérmicas (PD) que se interdigitam com as cristas epidérmicas (CE). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 06.

6 LÂMINA: LÁBIO (HE) – ZONA VERMELHA (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 06: Observe nessa fotomicrografia de grande aumento o epitélio (Ep) estratificado pavimento queratinizado que reveste a zona vermelha do lábio com uma fina camada de queratina (Que) na superfície e o tecido conjuntivo (TC) abaixo. Observe também, igualmente à face interna do lábio, as altas papilas dérmicas (PD) que se interdigitam com as cristas epidérmicas (CE) de forma que os capilares (Ca) presentes nessas papilas ficam muito próximos da superfície, conferindo a cor rosada à essa região do lábio.

7 LÂMINA: LÁBIO (HE) – FACE EXTERNA (Objetiva 04: Aumento 40 X) Fotomicrografia 07: A face externa do lábio é coberta por pele fina formada por epitélio (Ep) estratificado pavimentoso queratinizado e tecido conjuntivo (TC) abaixo. Observe na superfície do epitélio a presença de queratina (Que) e, no tecido conjuntivo, glândulas sebáceas (GSe), glândulas sudoríparas (GSu), folículos pilosos (FPi) e vasos sanguíneos (VS). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 08.

8 LÂMINA: LÁBIO (HE) – FACE EXTERNA (Objetiva 10: Aumento 100 X) Fotomicrografia 08: A face externa do lábio é coberta por pele fina formada por epitélio (Ep) estratificado pavimentoso queratinizado e tecido conjuntivo (TC) abaixo. Observe na superfície do epitélio a presença de queratina (Que) e, no tecido conjuntivo, glândulas sebáceas (GSe) e vasos sanguíneos.

9 ➢ PRÁTICA 02: LÍNGUA • LÂMINA: LÍNGUA (HE) • PROCEDIMENTO 1) Na objetiva 04 diferenciar o dorso do ventre identificando a presença da mucosa especializada no dorso e da mucosa de revestimento no ventre da língua. 2) Nas objetivas 10 e 40 indicar papila foliácea, papila filiforme e papila fungiforme. Observe a presença de queratina no epitélio estratificado pavimentoso que reveste as papilas filiformes e a presença de botão gustatório no interior do epitélio estratificado pavimentoso que reveste a superfície dorsal da papila fungiforme. 3) Na objetiva 100 identifique no botão gustatório da papila fungiforme as células basais, as células de sustentação e as células receptoras gustatórias. 4) Observar as fotomicrografias exibidas nas páginas seguintes e comparar com as imagens observadas no microscópio óptico durante a aula prática. LÂMINA: LÍNGUA (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X) Fotomicrografia 01: Observe nessa fotomicrografia que mostra a metade da língua em corte transversal com o dorso da língua revestido por mucosa especializada (MEsp) e o ventre da língua revestido por mucosa de revestimento (MRev). A mucosa especializada é diferente de qualquer outra da cavidade oral pois, apesar de ser recoberta por epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado ou ortoqueratinizado contém algumas papilas responsáveis pelo sentido da gustação. Na fotomicrografia acima está indicada uma papila filiforme (PFi) que não possui função gustatória e uma papila foliácea (PFo) que possui função gustatória somente nos primeiros anos após o nascimento. Já a mucosa de revestimento é formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado com ausência total de papilas. Observe também a presença de vários feixes de músculos esqueléticos (ME), esses classificados como músculos intrínsecos da língua.

10 LÂMINA: LÍNGUA (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X) Fotomicrografia 02: Observe nessa fotomicrografia do dorso da língua a mucosa especializada (MEsp) formada por epitélio (Ep) estratificado pavimentoso paraqueratinizado ou ortoqueratinizado e lâmina própria (LP) de tecido conjuntivo denso não modelado. Observe também que a mucosa especializada contém diferentes tipos de papilas linguais como as filiformes (PFi) sem botões gustatórios e as papilas fungiformes (PFu) com botões gustatórios. Abaixo da mucosa especializada da língua se encontra músculo esquelético (ME) denominado músculo intrínseco da língua. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

11 LÂMINA: LÍNGUA (HE) (Objetiva 10: Aumento 100 X) Fotomicrografia 03: Observe nessa fotomicrografia, a mucosa especializada (MEsp) formada por epitélio (Ep) estratificado pavimentoso paraqueratinizado ou ortoqueratinizado e lâmina própria (LP) de tecido conjuntivo denso não modelado. Observe também que a mucosa especializada contém diferentes tipos de papilas linguais como as filiformes (PFi) sem botões gustatórios e as papilas fungiformes (PFu) com botões gustatórios. Abaixo da mucosa especializada da língua se encontra músculo esquelético (ME) denominado músculo intrínseco da língua. A área em destaque que contém uma papila fungiforme está ampliada na fotomicrografia 04.

12 LÂMINA: LÍNGUA (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 04: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento de uma papila fungiforme, o epitélio (Ep) estratificado pavimentoso não queratinizado, a lâmina própria (LP) e o botão gustativo (BG) localizado na sua face dorsal da papila. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 05.

13 LÂMINA: LÍNGUA (HE) (Objetiva 100: Aumento 1000 X) Fotomicrografia 05: Observe nessa fotomicrografia de grande aumento, o epitélio (Ep) da papila fungiforme, a lâmina própria (LP) abaixo do epitélio e o botão gustativo dentro do epitélio com as células basais (CB), as células de sustentação (CS) e as células receptoras gustativa (CR).

14 ➢ PRÁTICA 03: GLÂNDULA SALIVAR PARÓTIDA • LÂMINA: PARÓTIDA (HE) • PROCEDIMENTO 1) Nas objetivas 04 e 10 observar a organização da glândula salivar em lobos e lóbulos determinada pela presença de septos de tecido conjuntivo que penetram na glândula. 2) Na objetiva 40 observar os ácinos serosos, ducto intercalar, ducto estriado, ducto interlobular e ducto lobar. 3) Observar as fotomicrografias exibidas nas páginas seguintes e comparar com as imagens observadas no microscópio óptico durante a aula prática. LÂMINA: PARÓTIDA (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X) Fotomicrografia 01: Nessa fotomicrografia de pequeno aumento os septos de tecido conjuntivo penetram na glândula salivar. Os septos mais espessos delimitam lobos e os septos mais finos delimitam lóbulos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

15 LÂMINA: PARÓTIDA (HE) (Objetiva 10: Aumento 100 X) Fotomicrografia 02: Observe nessa fotomicrografia a ausência total de ácinos mucosos na glândula parótida. Observe também os diferentes ductos: os ductos intercalares (DI) e os ductos estriados (DE) considerados ductos intralobulares por não se encontrarem em septos de tecido conjuntivo e sim no interior dos lóbulos, os ductos interlobulares (Dint) localizados no septo de tecido conjuntivo que divide dois lóbulos e os ductos lobares (Dlob) localizados em septo de tecido conjuntivo que divide dois lobos. As áreas em destaque estão ampliadas nas fotomicrografias 03, 04, 05 e 06.

16 LÂMINA: PARÓTIDA (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 03: Nessa fotomicrografia de maior aumento, observe um ducto intercalar (DI) rodeado por vários ácinos serosos (AS).

17 LÂMINA: PARÓTIDA (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 04: Nessa fotomicrografia de maior aumento, observe dois ductos estriados (DE) e um ducto intercalar (DI) rodeados por vários ácinos serosos (AS).

18 LÂMINA: PARÓTIDA (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 05: Nessa fotomicrografia de maior aumento, observe um ducto interlobular (Dint) localizado num septo de tecido conjuntivo (TC) que separa dois lóbulos da glândula salivar. Observe também os ácinos serosos (AS) de cada um desses lóbulos.

19 LÂMINA: PARÓTIDA (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 06: Nessa fotomicrografia de maior aumento, observe um ducto lobar (Dlob) localizado num septo de tecido conjuntivo (TC) que separa dois lobos da glândula salivar. Observe também os ácinos serosos (AS) de um desses lóbulos.

20 ➢ PRÁTICA 04: GLÂNDULA SALIVAR SUBLINGUAL • LÂMINA: SUBLINGUAL (HE) • PROCEDIMENTO 1) Nas objetivas 04 e 10 observar a organização da glândula salivar em lobos e lóbulos determinada pela presença de septos de tecido conjuntivo que penetram na glândula. 2) Na objetiva 40 observar os ácinos serosos, os ácinos mucosos, uma meia-lua serosa, ducto intercalar, ducto estriado, ducto interlobular e ducto lobar. 3) Observar as fotomicrografias exibidas nas páginas seguintes e comparar com as imagens observadas no microscópio óptico durante a aula prática. LÂMINA: SUBLINGUAL (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X) Fotomicrografia 01: Nessa fotomicrografia de pequeno aumento os septos de tecido conjuntivo penetram na glândula salivar. Os septos mais espessos delimitam lobos e os septos mais finos delimitam lóbulos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

21 LÂMINA: SUBLINGUAL (HE) (Objetiva 10: Aumento 100 X) Fotomicrografia 02: Observe nessa fotomicrografia a grande quantidade de ácinos mucosos, característica da glândula sublingual. Observe também os diferentes ductos: os ductos intercalares (DI) e os ductos estriados (DE) considerados ductos intralobulares por não se encontrarem em septos de tecido conjuntivo e sim no interior dos lóbulos, os ductos interlobulares (Dint) localizados no septo de tecido conjuntivo que divide dois lóbulos e os ductos lobares (Dlob) localizados em septo de tecido conjuntivo que divide dois lobos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

22 LÂMINA: SUBLINGUAL (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X) Fotomicrografia 03: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento, um ducto intercalar (DI) e um ducto estriado (DE), ambos intralobulares. Observe também vários ácinos mucosos (AM), um ácino seroso (AS) e uma meia-lua serosa (MS).


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook