Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Minienciclopédia - Expressões típicas em nossa região

Minienciclopédia - Expressões típicas em nossa região

Published by Alice Pereira, 2021-08-26 10:49:36

Description: Este é um trabalho que resultou da provocação da professora
envolvendo as diferentes formas que usamos para nos comunicar

Search

Read the Text Version

MINIENCICLOPÉDIA A LÍNGUA QUE VOCÊ FALA! EXPRESSÕES TÍPICAS EM NOSSA REGIÃO Ô Pêga! Ó paí! Laêle!

MINIENCICLOPÉDIA A LÍNGUA QUE VOCÊ FALA! EXPRESSÕES TÍPICAS EM NOSSA REGIÃO PROFESSORA ALICE PEREIRA TURMA 4º ANO

A LÍNGUA QUE VOCÊ FALA! EXPRESSÕES TÍPICAS EM NOSSA REGIÃO Apresentação Este é um trabalho que resultou da provocação da professora envolvendo as diferentes formas que usamos para nos comunicar. A turma foi convidada a escutar com atenção as palavras e expressões mais utilizadas por pessoas dos espaços que visitam diariamente e nos quais vivem. Depois, registraram situações de uso, significados e exemplos. A riqueza e diversidade dessa língua que falamos envolve quem somos, nossa cultura, nosso pertencimento.

Geralmente usada em Regiões da Bahia, como aqui em Coaraci, nas situações que envolvem: Desgosto, espanto, negatividade, rejeição... Significado: Podemos entender com o mesmo sentido de “Eu hein!?!” ou “Eu não!”. Exemplo: (1) Laêle, olha para a organização desse caderno! (2) É você quem vai chegar mais cedo hoje, Pietro? Oxe, Laêle!

Muito usado em nossa região. É uma variação de “oxente”, “oxi”... Mas sempre exprime estranheza, espanto, dúvida. Significado: Podemos entender com o mesmo sentido de “E agora?”, “ué?”. Exemplo: Ôxe, a pró faltou de novo?

É muito falado na região de Coaraci nas situações que envolvem espera, um tempo depois... Essa palavra tem o mesmo significado que “daqui a pouco”. Exemplo: (1) Daqui a pouco eu vou para a casa da nossa tia, irmão. Nestante eu vou para casa da nossa tia, irmão. (2) Mais tarde eu vou jogar bola, agora eu tô trabalhando. Nestante eu vou jogar bola, agora eu tô trabalhando.

É muito falada em nossa região. Utilizada com o mesmo sentido de “olhe para isso!”. Exemplo: (1) Ó pai ó, o menino vai descer a ladeira de bicicleta sem freios. Olha para isso, o menino vai descer a ladeira de bicicleta sem freios.

Usada por aqui comumente quando queremos dizer que alguém fez presepada, que é presepeiro, algo feio, sem sentido, desagradável. Exemplo: (1) Rapaz, larga de paracé! (2) Tu viu aquilo? Que paracé!!!

Essa não fica de fora das conversas entre os grupos que gostam de futebol. Tem sempre alguém lembrando ou convidando a “bater um baba”. Significado: O mesmo que bater uma bolar, jogar futebol. Exemplo: E aí, vamos bater um baba hoje?

Por aqui, em Coaraci, usamos em situações que demonstram, interesse e que seja legal. Significado: O mesmo que muito bom, ótimo. Exemplo: (1) A brincadeira é massa! A brincadeira é legal!

É comum a gente ouvir por aqui variações como “retado”. Significado: O mesmo que “muito bravo” ou raivoso. Também pode significar algo bom. Exemplo: (1) A pró hoje chegou retada na sala. (2) Essa pró é retada mesmo!

Usamos quando queremos dizer que algo não está ou não é muito bom. Significado: É algo de qualidade ruim ou insignificante. Exemplo: (1) Esse sapato é fuleiro!

É muito comum a gente ouvir de nossas mães nas situações em que não fizemos algo muito bem ou como se esperava. Significado: Fez algo mal feito. Exemplo: (1) Arrumou o quarto igual sua cara!

Essa expressão é usada para quase tudo por aqui. Nas situações de surpresa/espanto, quando se está na “resenha” ou ainda quando se cansou de repetir algo. Significado: Pode ter o sentido de “Nossa!”, “Viu, bem feito!”, “De novo?”. Exemplo: (1) Ô pêga, olha o tanto de páginas para estudar! (2) E é da sua conta? (Outra pessoa) Ô pêeeeeega! (3) É pra copiar, pró? (A pró) Ô pêga! Não falei nestante?

A LÍNGUA QUE VOCÊ FALA! EXPRESSÕES TÍPICAS EM NOSSA REGIÃO Sentiu falta de alguma expressão e quer contribuir? envie e-mail para: [email protected] Organização e revisão Profª Alice Pereira Seleção Turma 4º Ano Todos os direitos reservados – 2021 @escolajoaozinho Rua Claudionor Batista Leal, 210 – Centro (73) 981896107


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook