Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Relatório de Gestão - Santa Casa de Barra Mansa

Relatório de Gestão - Santa Casa de Barra Mansa

Published by Vitor Nogueira, 2021-07-01 16:36:06

Description: Relatório de Gestão - Santa Casa de Barra Mansa

Search

Read the Text Version

Nossa mobilização contra a

52 rela tório Diante da maior crise das últimas décadas, a Santa Casa reafirmou seu compromisso com a saúde de cada pessoa, bem como sua crença no poder de uma gestão organizada e da união entre os setores. de gestão Antes do Ministério da Saúde confirmar oficialmente o primeiro caso da doença em território nacional, no dia 26 de fevereiro de 2020, já estávamos seguindo as seguintes medidas indicadas pela OMS. Cuidados Cuidar dos colaboradores • Uso de máscara • Home office • Álcool em gel • Horário de trabalho flexível • Distanciamento • Realocação de funcionários Fluxo do Investimentos hospital • Aumento de efetivo Uma área foi separada • Novos respiradores exclusivamente para os • Aumento dos leitos possíveis casos de • Gases medicinais contaminação. Reforço médico Para orientar os médicos e demais profissionais, sobre os cuidados com a saúde, contratamos uma equipe de infectologistas do Hospital Emílio Ribas.

53 rela tório O resultado dessas ações logo foi visto. E no dia 5 de gestão de março, Barra Mansa foi a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a diagnosticar um caso e o oitavo município do país. Economia O impacto da pandemia nos demais setores da sociedade foi inevitável. Criamos leitos extras e investimos em respiradores para o atendimento a pacientes diagnosticados com a Covid-19. Atuamos diretamente na reabertura do comércio que se encontrava fechado na ocasião, por decisão do Poder Judiciário devido a insuficiência de leitos.

54 rela tório de gestão 6399 1419 atendimentos de urgência exames de de pacientes sintomáticos SWAB PCR respiratórios realizados 1163 52 internações em alas contratações de de isolamento profissionais imediatos 44 22 leitos extras de leitos extras enfermaria COVID CTI COVID

Assistencial biênio 2019 2021

56 rela tório de gestão A área Assistencial da Santa Casa é salarial e melhores condições de trabalho composta por diversos profissionais de para os colaboradores. Medidas que saúde, com corpo clínico e equipe refletem diretamente na qualificação do multidisciplinar completa para atendimento atendimento. eficiente dos pacientes. Além disso, oferece todo o suporte para realização de exames, Entre as medidas adotadas, a com estrutura técnica e administrativa do implementação de gestões específicas laboratório e serviços qualificados de média para cada uma das frentes - SUS e e alta complexidade. convênio - também é um dos principais avanços. Diligência esta que aperfeiçoou a E entre os grandes feitos nesses novos organização de todo o hospital, com tempos, destaca-se o investimento em equipes competentes que assistem com pessoas, com ações de valorização destreza a todos os pacientes. profissional, como a adequação de piso

57 rela tório Corpo clínico de gestão Com o entendimento de que quem cuida também precisa ser cuidado, a valorização e atenção aos profissionais de saúde foram focos de investimento, visando também o melhor atendimento aos pacientes. Desse modo, a fim de promover a motivação do corpo clínico e dada a grande importância dos profissionais médicos, uma das medidas foi instituir a matriz de priorização no setor financeiro. Para que os profissionais médicos passassem a ter alta prioridade no pagamento, que acontece com dez dias de antecedência atualmente. Com foco em proporcionar entusiasmo e orgulho em pertencer, foi criada a Diretoria Médica de Ensino e Pesquisa. Desse modo, a residência médica nas áreas clínica, de ortopedia, cirurgia geral, anestesia e saúde da família têm melhor desempenho. Nesse âmbito, também houve mudanças em coordenações, a partir de necessidades que foram identificadas para gerenciar com mais eficiência as especialidades.

58 rela tório de gestão mEquultipideisInciípcliionar Alinhado ao corpo clínico, a Santa Casa conta com uma equipe multidisciplinar completa, composta por excelentes profissionais das áreas de Assistência Social, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição Clínica. Em todas elas, houve ações de valorização, tanto de cuidado dos colaboradores quanto para o atendimento. Como, por exemplo: oportunidade de treinamento, adequação de salário e ambientação. E todo esse investimento tem refletido em assistência mais humanizada e qualificada.

59 rela tório A Assistência Social é um setor estratégico e fundamental para o de gestão acolhimento dos paciente, seus familiares e acompanhantes. Por isso, é Assistência uma prioridade da Santa Casa ouvir e social dar pleno suporte ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de Serviço Social. Atualmente, o atendimento humanizado é um grande marco do hospital. Característica que é resultado de ações elaboradas pelos assistentes sociais, que também desempenham importante papel para auxiliar na orientação e enfrentamento de situações adversas.

60 rela tório Os profissionais de Enfermagem também são essenciais no tratamento humanizado. Em virtude de gestão dessa importância, o hospital tem investido incansavelmente para aprimorar a qualidade do Enfermagem trabalho dessa equipe, que cuida de forma singular de cada paciente. Hoje, há um novo cenário, mais estruturado, onde há coordenação em todos os setores e houve contratação de mais profissionais qualificados. Além disso, também foi projetado um local para descanso dos colaboradores e otimização dos espaços utilizados por eles. O novo projeto, destinado aos profissionais de Enfermagem, contempla a otimização do espaço físico, a fim de ofertar melhores condições de trabalho, pensando na necessidade de conforto e descanso dos funcionários, sobretudo durante os plantões. E as inovações nesse setor vão além da estrutura. A fim de incentivar a atualização profissional, tanto para crescimento individual quanto pelo constante aprimoramento do atendimento, acontecem ainda investimentos para a formação continuada desses colaboradores.

61 rela tório de gestão Fisioterapia O trabalho desenvolvido frente à Fisioterapia nesses últimos anos visou superar desafios, com mais organização e sob coordenação estratégica. Houve redução no tempo de internação, impactando diretamente no giro de leitos e redução na probabilidade de complicações para o paciente. Agora, a Santa Casa conta com serviço de Fisioterapia 24h e atuação da equipe nos mais diversos setores do hospital, com reforço aos protocolos assistenciais. Desse modo, houve a otimização no fluxo de atendimentos de forma ampla, em todos os setores, a exemplo das enfermarias. O que possibilitou contemplar um maior número de pacientes assistidos e com garantia de melhor acompanhamento.

62 rela tório de gestão Fonoaudiologia A fim de garantir melhor desempenho na área de Fonoaudiologia, foram designados responsáveis para esse setor. Novidade que já apresenta índices satisfatórios para o dia a dia de toda a equipe multidisciplinar. A equipe de fonoaudiologia atua na equipe atuando de forma multi e interdisciplinar, com o objetivo principal de impedir ou diminuir sequelas. E entre os grandes destaques da contribuição da Fonoaudiologia está a busca pela ampliação das perspectivas prognósticas, com a redução do tempo de internação e a redução na taxa de reinternações, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Desde o início do trabalho desse setor, que conta com incentivo e investimento para seu desenvolvimento pelo hospital, há atuação essencial com paciente ainda no leito, atendimento precoce, pré e pós-cirúrgico. Além de ser uma especialidade que também investe no atendimento humanizado.

63 rela tório de gestão Nutrição Clínica A princípio, havia apenas um setor concentrado de Nutrição para executar todas as funções atribuídas a essa área. Para promover a restruturação e distinção das atribuições, com foco na revisão dos protocolos, foi estabelecida coordenação para a Nutrição Clínica e Nutrição de Produção. Com essa inovação, entre as principais conquistas, destacam-se: a diminuição da morbimortalidade hospitalar, tempo de internação e a melhoria do custo-benefício para o hospital. Outro objetivo deste setor é realizar a educação continuada e acompanhamento pós alta, com objetivo de tratar e prevenir desnutrição hospitalar. Assim, os protocolos institucionais da SCBM tem por principal referência a Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (BRASPEN).

64 rela tório de gestão Estruturação Técnica e Administrativa do laboratório O Laboratório de Análises Clínicas, que antes era terceirizado, agora é próprio da Santa Casa. Uma das principais conquistas, pois garante celeridade no tempo de entrega dos resultados. O setor foi remanejado para a frente do hospital, possibilitando maior acessibilidade a todos os clientes, inclusive com estacionamento. Com a adoção de gestão própria, há organização e transparência, com todos os controles internos. Além disso, há execução correta dos controles de qualidade internos e externos (PNCQ), a recomposição do quadro de pessoal, com quantitativo e perfis estritamente técnicos. E para otimizar os atendimentos, de acordo com suas demandas e especificidades, foi construído o posto de coletas exclusivo para convênio e particulares, com estrutura nova e oferecendo mais conforto aos pacientes e familiares.

65 rela tório Serviços de e complexidade de gestão Foi realizada uma revisão estratégica nos contratos das empresas que prestam serviços de média e alta complexidade ao hospital, como para os atendimentos de hemodinâmica e oncologia, com o objetivo de definir políticas que assegurem benefícios mútuos, sobretudo aos pacientes. Cada contrato foi analisado individualmente, com negociação favorável para ambas as partes, com fomento a mais atendimentos e investimento no corpo clínico. Os pacientes da Santa Casa ainda contam com serviços de imagem e diagnose, exame ginecológico de histeroscopia, tomografia e ultrassonografia. Como também, possui estrutura para pleno atendimento de saúde auditiva. Corroborando com a ampla capacidade do hospital, também são executados serviços de hemodiálise, oftalmologia, gastroenterologia, e ainda UTI neonatal.

66 rela tório Reestruturação do CTI de gestão Com o objetivo de alcançar melhores indicadores de qualidade, focado na segurança do paciente, foi feita a reestruturação do CTI. Anteriormente, havia índice de giro de leito baixo, longa permanência em ventilação, maior risco de incidência de infecção hospitalar, prescrição sob responsabilidade dos plantonistas e rotina pouco presente. Com os novos tempos, a Santa Casa vive um momento de muitos resultados positivos alcançados. Agora, há uma nova coordenação médica, implantação do round multidisciplinar, rotina médica em período integral e fins de semana, organização dos horários de plantonistas, individualização de insumos para os leitos, fisioterapia 24 horas, redução do uso de sedação, implantação da residência médica no setor, treinamento contínuo da equipe de enfermagem, implementação do ultrassom point of care e acesso venoso guiado.

67 rela tório de gestão Primeiro ECMO realizado na Instituição e em Barra Mansa Nunca feito na cidade de Barra Mansa, a Santa Casa realizou um procedimento com o ECMO, equipamento capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos. Uma grande e vital conquista, sobretudo para esse período de pandemia.

68 rela tório de gestão Ampliação de Com objetivo de ofertar maior número de leitos para leitos na UTI os pacientes, foi feito importante e significativo investimento que resulta no aumento da capacidade Iníciode internação. Promovendo mais agilidade para realizar cirurgias e apoio aos casos de Covid-19. Assim, os novos leitos de UTI garantem melhor atendimento no setor, pois atendem melhor o setor de emergências e urgências e toda a alta complexidade do hospital.

Infraestrutura e Patrimônio biênio 2019 2021

70 rela tório de gestão 1 Plano Diretor 2 Escritório de Projetos 3 Obras Concluídas Em andamento Futuras 4 Equipamentos

71 rela tório de gestão Plano Diretor

72 rela tório de gestão O Plano Diretor é peça indispensável 1. Reorganização físico-funcional no planejamento da Instituição e é do hospital; fundamental em dois momentos: 2. Desenvolvimento do projeto arquitetônico.

73 rela tório de gestão O planejamento estratégico corresponde à O Plano Diretor também é responsável por definir os primeira etapa do Plano Diretor, pois contém a tipos de intervenções a serem realizadas, com base na visão global e integrada de todos os elementos evolução da capacidade existente, no estado das que incidem no funcionamento de um hospital. instalações da infraestrutura e nas projeções de demanda dos serviços. Sendo assim, no primeiro momento, foram É responsável pelos redimensionamentos e possíveis identificadas as necessidades da Santa Casa. ampliações com as qualificações necessárias, sempre prezando a redução de riscos.

74 rela tório Estamos de gestão em processo de constru- ção de um Plano Diretor, Fernando Moreira, com previsão de conclu- Diretor Executivo são no segundo semestre de 2021, que alinhado ao planejamento estratégico, irá proporcionar um cres- cimento ordenado com diretrizes que atendam às necessidades do hospital.

75 rela tório de gestão Escritório de Projetos

76 rela tório de gestão Objetivando um modelo de atuação que visa garantir a utilização de metodologias, modelos e ferramentas e o cumprimento das políticas e diretrizes do Planejamento Estratégico, criamos o Escritório de Projetos. Esse escritório é responsável por gerenciar as demandas, realizar a priorização dos projetos, definir as metodologias que serão utilizadas e organizar os trabalhos junto aos órgãos reguladores, tendo como objetivo, a busca por melhores soluções respeitando os conceitos e práticas do Gerenciamento de Projetos.

77 rela tório de gestão Obras Concluídas

78 rela tório Obras Concluídas de gestão CENTRO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA Objetivo Modernizar a infraestrutura do local, a qualidade dos serviços prestados através de uma equipe especializada e promover um aumento na quantidade de atendimentos realizados.

79 rela tório Obras Concluídas de gestão CONSTRUÇÃO DO HALL DE ESPERA Objetivo Criar um ambiente de acolhimento para aumentar a satisfação do paciente e acompanhante durante o atendimento. No hall, há televisores usados como painel informativo, local onde são exibidos dados em tempo real dos procedimentos cirúrgicos que estão sendo realizados no centro cirúrgico.

80 rela tório Obras Concluídas de gestão POSTO DE COLETA Objetivo Oferecer aos pacientes de convênios e particulares uma estrutura mais moderna e tecnológica no segmento da Medicina Diagnóstica Laboratorial na Santa Casa.

81 rela tório Obras Concluídas de gestão AMPLIAÇÃO UTI Objetivo Aumento da oferta de leitos, atendimento de qualidade, maior comodidade aos pacientes e equipe médica, mais disponibilidade para cirurgias e apoio ao Covid-19.

82 rela tório de gestão Obras em andamento

83 rela tório Obras em andamento de gestão REFORMA DO PRONTO-SOCORRO E CENTRAL DE INTERNAÇÃO CONVÊNIO Objetivo Proporcionar mais qualidade nos serviços prestados e garantir o fluxo de pacientes em momentos de alta incidência de atendimentos. Além de aperfeiçoar a estrutrura do local, garantindo mais conforto para o paciente e ampliando o atendimento com a criação de um consultório de procedimentos.

84 rela tório Obras em andamento de gestão REFORMA E AMPLIAÇÃO DA FACHADA Objetivo Trazer mais acessibilidade, ambientação e acomodação, além de transformar o fluxo hospitalar, diminuindo o tempo de espera do atendimento e oferecer mais conforto, humanização e segurança às pessoas, tornando a experiência mais acolhedora e agradável possível.

85 rela tório Obras em andamento de gestão REFORMA DO REFEITÓRIO Objetivo Proporcionar um local amplo, moderno e confortável para os colaboradores e acompanhantes realizarem as refeições.

86 rela tório Obras em andamento de gestão REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ÁREA DE DESCANSO PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Objetivo Construir um local de descanso para os profissionais de enfermagem, com o objetivo de oferecer mais conforto, bem-estar e um ambiente humanizado aos profissionais.

87 rela tório Obras em andamento de gestão REFORMA E AMPLIAÇÃO DOS BANHEIROS E VESTIÁRIOS Objetivo Trazer conforto e bem-estar aos funcionários, além de reestruturar o espaço para que a funcionalidade deste seja ampliada.

88 rela tório de gestão Obras futuras

89 rela tório Obras Futuras de gestão CENTRO CIRÚRGICO Objetivo Construir novas salas de cirurgia, proporcionando redução na fila de espera, ampliação na oferta de cirurgias e revitalização do espaço. Atualmente, o centro cirúrgico possui 6 salas de cirurgia. Com a construção, aumentaremos para 10 a quantidade de salas.

90 rela tório Obras Futuras de gestão PROJETO DE NOVA UTI 20 LEITOS Objetivo Projeto de construção de uma nova UTI com maior oferta de leitos, concedendo aumento na capacidade de internações, comodidade aos pacientes e disponibilidade para cirurgias que necessitam de vagas em UTI.

91 rela tório Obras Futuras de gestão REVITALIZAÇÃO DA CENTRAL DE INTERNAÇÃO SUS Objetivo Modernização do setor de internação dos pacientes, atendimento humanizado e comodidade dos colaboradores, além da criação de uma sala de gerência.

92 rela tório Obras Futuras de gestão Atual Proposta PROJETO DE NOVA RECEPÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo Construção de uma nova recepção para a entrada dos funcionários, unificação dos setores administrativos do hospital na parte externa e, por consequência, liberação do espaço atual para a construção de novos leitos.

93 rela tório de gestão Equipamentos

94 rela tório Equipamentos de gestão Plano de Renovação Constante do Parque Tecnológico do Hospital Cenário Falta de equipamentos e equipamentos obsoletos. encontrado Constante renovação do parque tecnológico do hospital, para garantir a qualidade Objetivo no atendimento prestado aos pacientes, potencializar a capacidade de realização de exames e Geral procedimentos cirúrgicos, para atender com mais agilidade às demandas do hospital e também para a garantia da segurança, pois algumas máquinas já existentes eram obsoletas.

95 rela tório Equipamentos de gestão Laboratório Análises Clínicas Renovação Buscando aumentar a participação da instituição no mercado de laboratório de análises clínicas e garantir aos pacientes um atendimento de qualidade, revitalizamos o parque de máquinas do laboratório, proporcionando novas tecnologias, que possibilitaram a realização do backup de funcionamento dos equipamentos. Com isso, ampliamos a capacidade de realização de exames e aumentamos a satisfação dos pacientes.

96 rela tório Equipamentos de gestão Ultrassom da UTI Renovação O Ultrassom vai permitir uma avaliação satisfatória do paciente em terapia intensiva, funcionando como uma extensão do exame físico. O aparelho permitirá avaliação hemodinâmica não invasiva do paciente, guiando uma conduta mais assertiva, obtendo resultados positivos mais consistentes. Além disso, o aparelho permitirá que os anestesistas façam bloqueios regionais nas cirurgias, reduzindo o tempo cirúrgico e as intercorrências com os pacientes. Outra funcionalidade é a obtenção de imagens abdominais em pacientes com trauma, permitindo a indicação rápida de cirurgia, de acordo com o protocolo FAST. Tudo isso permite uma maior segurança para os pacientes, agilidade no atendimento e realização de protocolos gerenciáveis, trazendo mais eficiência ao hospital.

97 rela tório Equipamentos de gestão Respirador Renovação Buscando garantir a assistência prestada aos pacientes internados com a Covid-19, adquirimos novos respiradores. Com isso, conseguimos aumentar nossa capacidade de internação, atendendo assim a elevada demanda nesse momento pandêmico.

98 rela tório Equipamentos de gestão Tomógrafo Renovação Adquirimos um novo equipamento com 64 canais, o primeiro do município. Esse investimento em tecnologia de ponta, apresenta um novo padrão na Tomografia Computorizada, oferecendo um fluxo de trabalho otimizado para que o cliente usufrua de uma eficiência operacional incomparável e única.

Tecnologia e Inovação biênio 2019 2021

100 rela tório de gestão Diversos avanços foram realizados no setor. A partir do mapeamento de falhas, dificuldades e ineficiências, foi possível elaborar um planejamento estratégico, e, assim, atuar nas necessidades e aprimorar todas as funcionalidades. Como a garantia de acesso, comunicação, segurança e a utilização eficiente de dados entre os colaboradores, equipe médica e pacientes.


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook