O Trovador Edição dezembro de 2020
EDITORIAL Um regresso à escola diferente, mas com objetivos iguais Voltámos em setembro receosos do \"bichinho\" do Covid-19 que por aí anda e que teima em não nos largar. Contudo, alunos e professores reencontraram-se, presencialmente, em sala de aula, num saudoso e fraterno momento. As máscaras passaram a fazer parte do nosso vestuário, mas não foi esse adereço que impediu, como se observa nesta edição de \"O Trovador\", de continuarmos a aprender, a sonhar, a criar e em experimentar coisas novas e outras mais tradicionais. Continuamos uma eco- escola, celebramos um dia do bolinho diferente, mas igualmente saboroso, caçámos bruxas no Halloween, e provámos castanhas. Chegámos ao Natal e vivemo-lo de forma diferente, mas o espírito manteve-se. Não deixámos de sair ao meio e de participar nas atividades das bibliotecas escolares. Como se percebe, a escola seguiu e seguirá, proporcionando aos nossos alunos momentos para aprenderem, mas também de nos surpreenderem com os seus inúmeros talentos, atente-se, por exemplo, às belas criações artísticas na disciplina de Educação Visual. O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), criou o espaço e o tempo necessários aos seus alunos, para exprimirem os seus vários talentos em áreas bem diversas, e acreditem (por experiência própria) algumas dessas experiências eram bem saborosas. A pandemia fez-nos viajar no projeto Erasmus +, mas num ambiente virtual, contudo mesmo assim fomos \"lá fora\". Oxalá, o ano novo de 2021 nos permita voltar novamente \"à estrada\". Por tudo isto que referi, percebemos que o AE D. Dinis continua vivo e ativo, no meio desta turbulência pandémica. Assim queremos continuar, não cederemos às dificuldades do momento e de tudo faremos para que, presencialmente ou à distância, com ou sem máscara e, preferencialmente, de mãos higienizadas a nossa escola seja um espaço de sonhos realizados e de aprendizagens concretizadas. Jorge Filipe Camponês, Diretor AE D. Dinis, Leiria
A Mãe Natureza Já deves ter ouvido os teus professores a abordarem um dos temas mais importantes da sociedade atual – a poluição! A poluição ambiental é um problema que mais preocupa a sociedade. Somos confrontados com os níveis da água a subir, as temperaturas altíssimas em pleno novembro, milhares de espécies extintas e outras quase. Deparamo-nos com ilhas e ilhas de lixo! Sim, lixo! Plástico por todo o mar, hectares e hectares de terreno sem uma única árvore à vista, entre milhões de outras consequências. Estas consequências não foram provocadas por animais ou plantas, não! Fomos nós, seres humanos! A nossa raça ainda não se apercebeu bem, mas todos nós já ingerimos microplástico, quando consumimos peixe. Não o vemos, mas posso assegurar-vos de que está lá. Já pensaram também o que irá acontecer se o nível da água do mar continuar a subir? Milhares de pessoas irão perder casas, famílias, vidas. Acham que os pobres animais têm culpa por NÓS poluirmos a sua água, os seus solos, lhes tirarmos o seu habitat, a sua vida? Há tão só duas razões para isso – poder e dinheiro. A raça humana é a causa, mas a nossa geração vai ser a solução! Comecem por medidas simples como reciclar, poupar água e energia. Sempre que possível, optem por andar a pé ou de bicicleta. Separem o vosso lixo e metam-no no lugar devido, ao invés de, despreocupadamente, o deitarem para o chão, e diminuam a utilização do plástico. Há outras centenas de ideias, mas se tomarem as medidas mais simples já é um começo. Lembrem-se, não há «plano B». Quando esta casa já não for habitável, não teremos nenhumas hipóteses. Temos exatamente 7 anos para reverter as nossas ações. Não pensem que 7 anos é muito, porque não é. Vai passar num relâmpago, por isso vamos aproveitar para deixar este mundo para os nossos filhos e netos melhor do que nos foi deixado a nós. Sem a nossa Natureza ninguém sobrevive. Quando nós partirmos, a Natureza tem a capacidade de se regenerar de novo sem a nossa ajuda. A mãe Natureza não precisa de nós, nós precisamos da mãe Natureza! Professora: Isilda Pereira, 3º ciclo Trabalho realizado por: Carolina Parreira, 9ºB
ERASMUS + Em outubro, todos os alunos envolvidos no Projeto Erasmus comemoraram o evento europeu “ErasmusDays”, realizando MindMaps com os pontos comuns entre Portugal e os Países europeus parceiros da nossa escola, nos dois Projetos KA2 que estão a decorrer. Os trabalhos estiveram em exposição na escola sede e foram também colocados no eTwinning. Em novembro, alguns alunos e professores participaram em videoconferências, via Zoom, com os parceiros italianos, gregos e polacos, não só para se conhecerem melhor, como também para desenvolverem trabalhos em parceria, contribuindo para estabelecer amizades e desenvolver as competências orais e escritas em inglês. Em dezembro, na impossibilidade de se realizarem mobilidades, devido à pandemia, efetuaram- se atividades virtuais no eTwinning, em que os alunos construíram calendários do advento e colocaram posts nos fóruns do Projeto, sobre os nossos usos e costumes nas várias festividades que ocorrem no referido mês.
ERASMUS + (Continuação)
Atividades do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) O CAA já nasceu! E dá os seus primeiros valentes passos! Com intuito de apoiar quem mais precisa nos seus estudos, serve a sala A8 também para realizar atividades bem interessantes da vida diária! Já aprendemos a ir às compras, a saber quanto custa a vida e os produtos diários tão necessários, a observar o que nos rodeia, a ver crescer uma planta e um projeto! Comemorámos: O Dia das Bruxas O Dia do Bolinho Outono em outubro O Dia da Pessoa com Deficiência a 3 de dezembro, com curtas-metragens e painéis de trabalhos e debate sobre as nossas ideias! Claro que quem nos é mais próximo sabe que andamos entre colas e tintas, fichas de observação e projetos de robótica, jogos pedagógicos e manualidades.
Atividades do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) (continuação) Mas é especialmente da nossa cozinha que se espalha o cheirinho de meter inveja e crescer água na boca! Eles são bolinhos, tartes, quiches, bolachinhas, bolos de aniversário… e a ementa ainda vai nas entradas… ups! Começamos ao contrário, pelas sobremesas! Ainda temos muito por explorar, aprender e para vos mostrar! E já andamos a preparar o Natal…. Até à próxima. doce Natal são os Feliz, fraterno, desejos da equipa saudável e CAA! Professores: Antónia Vindeirinho, Celeste Peralta, Maria Cecília Rodrigues e Nuno Campos Alunos: Maria Oliveira (5ºF), Luana Costa (6ºD), Mónica Ribeiro (7ºE) e Tiago Mira (8ºF)
Arte na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira No dia 26 de novembro de 2020, a turma do 9ºC visitou a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira tendo apreciado a Exposição aí patente, “Ligações Fraternas”, na companhia da artista que expõe. Maria Raquel Almeida explicou os temas que a motivaram, como o papel da mulher e os trajes regionais portugueses. Os alunos viram a artista pintar in loco, os seus materiais, técnicas, e desenvolveram ainda uma atividade de retrato de mulher em trajes regionais de Leiria, dinamizada pela professora Isabel Lourenço.
Arte na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (continuação) Na segunda parte da manhã, foi a vez de Mariana Costa e Silva, designer de mobiliário em madeira fazer uma demonstração do seu mister. Os alunos experimentaram utilizar as ferramentas específicas, com o auxílio da designer, e foi construído um \"Banco de madeira rápido\".
Arte na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (continuação) Posteriormente, a artesã Marisa Almeida, do projeto “Maria Descalça - Atelier de Tecelagem Artesanal”, explicou aos alunos como podiam fazer uma teia e idealizar uma trama. A artesã tece com desperdícios de plástico e reinventou a arte de tecer acrescentado sustentabilidade e contemporaneidade ao processo. Os alunos que estavam preparados com cartões, experimentaram a técnica iniciando um projeto que irão terminar em aula. Concorreram para que a visita fosse um sucesso Elisa Oliveira, Maria Raquel Almeida, Mariana Costa e Silva, Marisa Almeida, Isabel Lourenço e Teresinha Patrício. E, claro! ... os novos artistas artesãos: o 9ºC.
cedFiodtaoss pgeelnatilBmMeAnLtVeArte na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (continuação) Professora: Isabel Lourenço
Arte na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (continuação) Tecelagem Este foi o resultado tangível do nosso encontro com Maria Descalça. Anton Dombrovskyy João Azevedo Bianca Moraes João Vinagre Bárbara Gonçalves Rafael Costa Professora: Isabel Lourenço
Educação Visual Trajes Regionais de Leiria Trabalhos realizados por alunos do 9ºC. Ana Filipa Ana Maria Barroso Anastácia Zubkova Bárbara Gonçalves Bianca Moraes Diana Silva Professora: Isabel Lourenço
Educação Visual Trajes Regionais de Leiria (Continuação) Helena Tshkhakaya João Azevedo João Vinagre Mariana Silva Margarida Rodrigues Mariana Santos Professora: Isabel Lourenço
Educação Visual Técnica de Collage Foi feita a identificação das capas de Educação Visual, usando a Técnica de Collage. Trabalhos realizados por alguns alunos do 9ºA. Dinis Frade Inês Pedrosa Anabela Silva Catarina Santos Adriana Vaz Professora: Isabel Lourenço
Anna Petrova Educação Visual Leonor Guerra Bárbara Lopes Natureza Morta Maria Eduarda Fernandes Maria Eduarda Fernandes Os alunos do 7º ano fizeram estudos com materiais riscadores e executaram gradações tonais, brilhos e transparências. Entenderam como se comporta a sombra própria e a sombra projetada nos diversos sólidos. No final fizeram uma Natureza Morta com lápis de grafite branda. Nota: Natureza-morta é um tipo de pintura e fotografia em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. Professora: Isabel Lourenço
Educação Visual Perspetiva Cónica e Obra de Velázquez Os alunos do 9º Ano estudaram a obra \"Las meninas\", de Velázquez, e aprenderam a fazer Perspetiva Cónica. No final, resultaram trabalhos de compreensão e aplicação das regras de perspetiva. Professora: Isabel Lourenço
Educação Visual Geometria plana Trabalhos realizados pelas Turmas B e C do 7ºAno. Professora: Cristina Pereira
Educação Visual Axonometrias Trabalhos realizados pelas Turmas A, B, C, D e E do 8ºAno. CrisPtrionfaesPseorreair: a
Língua Gestual Portuguesa Dia Nacional da LGP No dia 15 de novembro de 2020, apesar do ano atípico que se vive na sociedade, em geral e nas escolas, em particular, comemorou-se o \"Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa”, no nosso Agrupamento. Na escola sede, foi exposto um painel de trabalhos de expressão plástica, da autoria da aluna surda do 6ºA. Estes trabalhos mostraram à Comunidade os nomes gestuais de todos os alunos da Educação Bilingue, docentes e intérpretes de LGP. Na EB 1 de Capuchos, todos os alunos ilustraram os seus nomes gestuais, que foram expostos no hall da entrada. Na sequência desta comemoração, foi também interpretada em LGP a música “All we need is love” e divulgada na página da escola e redes sociais. Link: Comemoração do dia Nacional da LGP, pelo AE D.Dinis: \" All we need is love\" - Virgul - YouTube. Interpretação gestual da música de Natal da Rádio Comercial Mais um ano e mais uma interpretação em Língua Gestual Portuguesa da música de Natal da Rádio Comercial. Docentes, não docentes, alunos e monitores da APEEC juntaram-se à equipa de LGP para, mais uma vez, concretizarem um trabalho excecional, divertido e inclusivo. Um verdadeiro postal natalício que, por momentos, nos fez esquecer a pandemia que nos rodeia! Todas as filmagens foram feitas em segurança, seguindo as normas da DGS. Um Bom Natal com a Comercial e a DDinis!!! Link: Música de Natal da Rádio Comercial em LGP - YouTube. Professoras de LGP
Atividade de Matemática Uso da app Milage Aprender + em sala de aula e em casa como trabalho autónomo Antes da Milage Aprender +, éramos apenas duas pessoas a tentar exercitar a tão misteriosa matéria de Matemática, na solidão das folhas quadriculadas e com o gasto lápis amarelo e preto, sempre na ânsia da correção nunca obtida tão explicitamente. Descobrimo-la no dia em que a professora Marta Caseiro nos apresentou esta plataforma adequada às novas tecnologias, com correções que esclarecem as dúvidas permanentes na alma de seres que só tentam enquadrar-se no tão complexo mundo da matemática. A partir desse momento, nas aulas, nós seríamos as novas Pitágoras! Os nossos testes bateriam novos recordes e, ao jantar, a alegria e o orgulho permaneciam na cara de progenitores que sonhavam com filhos-pequenos génios, \"experts\" na matéria que fervilha nos mais fundos cantos da nossa mente. Foi assim que o nosso coração abraçou a Matemática, tal como a Milage abraçou as novas tecnologias, permitindo a jovens como nós compreenderem matérias até então tão obscuras e quase intragáveis. Professores: Marta Caseiro e Luís Lobo Alunas: Ana Rita Rebelo e Inês Soares Sousa, 8ºB
Clube Europeu No passado ano letivo, a nossa Escola, representada pelas professoras que dinamizaram o Clube Europeu, apresentou um projeto a concurso designado: \"Alterações Climáticas, um Desafio para a Europa\", contudo, devido ao estado de Pandemia e à interrupção das atividades letivas, não nos foi possível concluir os trabalhos a que nos propusemos. Assim, este ano letivo, gostaríamos de dar continuidade ao Clube e para isso, que os alunos da Escola D. Dinis se inscrevessem no Clube. Se gostas de saber mais; se és curioso; se sentes a responsabilidade de cuidar do meio ambiente; se te interessas pelo que a Europa defende e propõe; se queres aprender coisas sobre a União Europeia ... vem aprender mais connosco! Podes solicitar e preencher a tua ficha de inscrição na biblioteca da escola! Esperamos por ti! O Clube Europeu. Professoras: Cármen Gonçalves, Cátia Andrade e Susana Silva
Atividade do Plano Nacional do Cinema O Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas D. Dinis proporcionou a participação no programa: “Grande Panorama CINANIMA 2020 – O CINANIMA vai às Escolas”. Na semana de 9 e 13 de novembro de 2020, a Escola D. Dinis participou na atividade \"O CINANIMA VAI ÀS ESCOLAS\", um programa da 44ª Edição do Festival em Espinho, que tem como objetivo levar aos alunos de todos os níveis de ensino, a programas de cinema de animação de autor com qualidade artística e de produção, maioritariamente europeia. Este ano, com fortes restrições impostas às Escolas devido à pandemia, o CINANIMA não poderia receber os alunos e professores nas suas sessões, como era habitual, pelo que orientou toda a sua estratégia para ir ao encontro destes seus públicos. O Grande Panorama CINANIMA 2020 – O CINANIMA VAI ÀS ESCOLAS, uma oferta de mais de meia centena de filmes, é a concretização prática dessa estratégia. Ofereceu, gratuitamente, três programas de filmes de curta-metragem, cada um adequado ao respetivo nível de ensino. A concretização da atividade contou com a participação dos Diretores de Turma dos 2º e 3º Ciclos, a quem foram facultados os links e palavras-passe dos Programas “Grande Panorama CINANIMA 2020 – O CINANIMA vai às Escolas” para exibição na sua turma, no Canal VIMEO tiveram também acesso aos Guiões de Exploração dos Programas do 2º e 3º Ciclos, que puderam utilizar, como auxiliares pedagógicos. A avaliação da atividade foi muito satisfatória, segundo a opinião dos alunos. Professor: António Eusébio
Actividades de Español Primer Trimestre Exposición sobre el Día de la Hispanidad/ Día de la Raza/ Día de la Diversidad Cultural y homenaje a Quino, creador de Mafalda. Exposición para celebrar el Mes Internacional de las Bibliotecas Escolares (Español y Biblioteca) CáPtrioafAesnsdorraad: e
Actividades de Español (Continuación) Exposición de calaveras mexicanas para celebrar el Día de Muertos (Español y Educación Visual). Bárbara Lopes
Actividades de Español (Continuación) Exposición para celebrar el Día Mundial de la Alimentación (en portugués y español - Español y Biblioteca). Professora: Cátia Andrade
Actividades de Español (Continuación) Cartas a los Reyes Magos. ¡Feliz Nsaalvuidd,aadm! or y felicidad! lleno de ¡Un 2021 CáPtrioafAesnsdorraad: e
Natal para Todos A Comunidade Escolar foi desafiada a envolver-se num Movimento Solidário para proporcionar a todos os nossos alunos um BOM NATAL. Foi solicitada a colaboração solidária de cada aluno e da sua família, com um ou mais ingredientes/produtos, para que a turma fizesse o seu Cabaz de Natal. Cada Cabaz foi entregue a uma família carenciada de um aluno da turma ou a uma instituição. A construção dos cabazes teve como objetivo ajudar famílias/alunos em situação menos favorável e instituições de jovens. Como foi concretizado o projeto “Natal Para Todos” Cada aluno, professor, funcionário, familiares e outros eventuais colaboradores, contribuíram com uma simples ajuda: um ou mais bens alimentares. A Comunidade Educativa foi desafiada no sentido de promover o Melhor dos seus Sentimentos para com os seus pares e os outros, em cada turma (2º/3º Ciclo) foi construído um Cabaz. Cada um desses cabazes esteve no Polivalente ou sala da turma, em exposição, o que permitiu que todos pudessem acompanhar o seu desenvolvimento. TODOS JUNTOS SOMOS CONSEGUIMOS!!! A nossa felicidade passa também pela felicidade dos outros!! Sejamos diferentes por Saber Fazer a Diferença!
Biblioteca Escolar e Cidadania e Desenvolvimento Semana dos Direitos Humanos e da Luta contra a Corrupção - Projeto Mais Vale Prevenir A “Semana dos Direitos Humanos e da Luta contra a Corrupção” decorreu entre 7 e 11 de dezembro. Destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, contou com a colaboração de várias parcerias internas (Serviços de Psicologia e Orientação Escolar, Clube de Fantoches, dinamizado por Encarregados de Educação, Equipa de Formação Interna) e externas (Conselho de Prevenção da Corrupção, Amnistia Internacional, DECO Jovem, no âmbito do projeto Brain Ideas, Biblioteca José Saramago, do Politécnico de Leiria, no âmbito do Plano de Ação da Rede de Bibliotecas de Leiria). A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) deu destaque, no seu blogue e redes sociais, ao trabalho realizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. Dinis – Leiria em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, e aos recursos pedagógicos criados para as atividades a desenvolver com os alunos na “Semana dos Direitos Humanos e da Luta contra a Corrupção”, que se encontram no sítio online Mais Vale Prevenir | AE D. Dinis – Leiria. Os recursos estão organizados por anos de escolaridade e abordam temas como: Bullying e Ciberbullying (5º ano), Ética e Luta Contra a Corrupção (6º ano), Propriedade Intelectual (7º ano), (Des)infomação (8º ano) e Contrafação e Desenvolvimento Sustentável (9º ano). Os alunos das turmas A, B, C e D, do 7º ano, elaboraram, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, trabalhos alusivos aos “Direitos Humanos”, que resultaram na exposição denominada “E tu…gostarias de estar neste lugar?”. O propósito de cada uma das maquetes (trabalhos), expostas, era que cada um que as observasse, se colocasse no lugar daqueles que veem os seus direitos violados e que nada conseguem fazer para alterar a situação. Desta forma, os alunos interiorizaram não só, os direitos humanos e deram-nos a conhecer à restante comunidade educativa, mas também perceberam a importância de nos colocarmos no lugar do outro e de nos mostrarmos solidários com o seu sofrimento. A ideia da maquete partiu da professora de Educação Visual Isabel Lourenço, a quem muito agradecemos a ideia e as orientações prestadas. A coordenação da atividade esteve a cargo da professora de Cidadania e Desenvolvimento, Lídia Raquel Delgado.
Biblioteca Escolar e Cidadania e Desenvolvimento (Continuação) Semana dos Direitos Humanos e da Luta contra a Corrupção - Projeto Mais Vale Prevenir (Continuação) A nível do 1º ciclo, no âmbito do subprojeto “De pequenino...”, o Dia Internacional Contra a Corrupção, 9 de Dezembro, foi assinalado nas turmas da EB de Arrabalde com sessões de sensibilização, articuladas nas horas das histórias semanais: 1º ano - Ninguém dá prendas ao Pai Natal, de Ana Saldanha; 2º ano - A noite de Natal, de Sophia de Melo Breyner Andresen; 3º ano – Pinóquio, de Carlo Collodi; 4º ano - Diálogo e exploração da página Brain Ideas, Deco Jovem, seguida do jogo e impressão e entrega do \"Compromisso de Honra\". A(ehcntoctmopnspt:a/rna/arhseraecsaudsrossolasitvipvreioddsaa.dbgelóosggicsdopesosete.nclionvokmlsv/id)d,easointebprleoelgasuseeB. ibdlaiotBeicbaliotEesccaolaErscoelmar:, Nas asas dos livros onde poderá também
EB1 Amarela Os alunos da turma do 2º ano da Escola Básica Amarela comemoraram o Magusto com a dramatização da Lenda de São Martinho na sala de aula recorrendo a adereços de forma a caracterizarem as personagens. Esta atividade envolveu sobretudo o jogo dramático, improvisação e representação. No âmbito da disciplina de Estudo do Meio os alunos da turma 2AMA abordaram a temática dos sentidos. De forma a consolidar o tema e envolvendo materiais recicláveis, as crianças construíram um instrumento musical que utilizaram para marcar o ritmo de uma conhecida música. Professora: Sílvia Morais
EB1 Amarela (Continuação) Para alegrar as suas famílias, os alunos do 2º ano da Escola Básica Amarela desenvolveram um projeto na disciplina de Expressão Plástica. Elaboração de uma prenda para oferecerem à família de forma a embelezar mais ainda as suas árvores de Natal e tornarem este Natal ainda mais especial!!! Professora: Sílvia Morais
EB1 Amarela Assistimos a espetáculos A turma do 3.º ano A da Escola Amarela adorou a dança “O Rebelde do Lapedo”. Estamos gratos à Inesa Markava, ao Museu de Leiria e a todos os que possibilitaram esta sessão. Assistimos ao espetáculo “ Zói, o Super-herói” e como ele, vamos salvar o Planeta, vamos limpar os oceanos, vamos poupar água, vamos contribuir para que a Terra seja melhor. Professora: Fernanda Vitorino
EB1 Amarela (Continuação) Somos criativos A turma 3 AMA da Escola Amarela, criou histórias e a suas personagens! Professora: Fernanda Vitorino
EB1 Amarela (Continuação) Como sentimos o OUTONO Matemática Divertida Professora: Fernanda Vitorino
EB de Arrabalde Juntos crescemos…Juntos aprendemos! O regresso… Iniciámos o ano cheios de energia, ansiosos, com muitas saudades e desejosos de receber todos em segurança. Foram dias de preparação e organização que compilámos num vídeo de apresentação da nossa escola e enviámos para todos os nossos alunos e encarregados de educação. Painel das Expetativas Nos primeiros dias trabalhámos as emoções, as expectativas, os sonhos, os medos… e fomos, gradualmente, percebendo esta realidade tão nova e tão desafiante para todos nós. IrPinraofAenssdorraad:e
EB de Arrabalde (Continuação) Dia da Alimentação As frutas pelo 1ARA A roda dos alimentos pelo 2ARA Desconstruímos a roda dos alimentos (escola-família) IrPinraofAenssdorraad:e
EB de Arrabalde (Continuação) Biblioteca Escolar Explorámos os livros do PLN, continuámos com as nossas requisições semanais, realizámos pesquisas e assinalámos o Dia da Biblioteca Escolar! Leirena Teatro - O Globo de Sophia Um presente da Associação de Pais da E.B. de Arrabalde para os nossos alunos! Professora: Irina Andrade
EB de Arrabalde (Continuação) Saídas ao Meio Respeitando as regras de segurança não deixámos de sair e de explorar o meio envolvente. Ajudámos os nossos artistas locais que tanto nos têm ensinado. Ciências Experimentais e Arte juntas no autocarro da CREACTIVITY \"A Rolha do Rei D`Aonde?\" protagonizado pelo grupo ÓPERA ISTO (3ARA e 4ARA)
EB de Arrabalde (Continuação) Musical Zói, o Super Herói A Magia do Natal vai acontecer Halloween e Bolinho Este ano assinalámos estas festividades de uma forma um pouco diferente, mas muito enriquecedora. Pesquisámos receitas, lendas e histórias, decorámos a nossa escola, trabalhámos em coadjuvação com o Inglês, comparámos tradições e por fim somos hoje mais compreensivos e sabedores do que nos rodeia!
EB de Arrabalde (Continuação) Halloween e Bolinho (Continuação)
EB de Arrabalde (Continuação) O nosso Natal Não podendo trazer as nossas famílias à escola, de forma presencial, pedimos que nos ajudassem a construir as decorações, da mesma, em família. Assim, criativamente, foram-nos chegando diversas coroas de Natal inspiradoras. No nosso blog poderão assistir a uma apresentação de todas! IrPinraofAenssdorraad:e
EB de Arrabalde (Continuação) Para presentear os nossos familiares também preparámos vários vídeos com apresentações dos professores das AEC’s de Música e Expressão Dramática /Dança. E um vídeo de escola com mensagens para o futuro com base no Hino de Natal de Leiria de João Miguel: “O Natal está no ar…” IrPinraofAenssdorraad:e
EB de Arrabalde (Continuação) Somos \"Escola Amiga da Criança\" - 3ª Edição Foi com muito orgulho que ficámos a saber que a nossa escola foi distinguida com o selo \"Escola Amiga da Criança\" com o projeto: \"CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE DE ESCOLA - MASCOTE\" O nosso Penas! Projeto de intercâmbio com o Trinity College Austrália \"Juntos pela sustentabilidade\" Iniciámos o nosso intercâmbio com a Austrália! Juntos vamos aprender sobre sustentabilidade e permacultura! Após termos sido, amavelmente, contactados pelos nossos amigos do Trinity College, na Austrália... foi a nossa vez de retribuir o contacto enviando a nossa mensagem pessoal! PrIroifneassAonrdar: ade
EB de Arrabalde (Continuação) Projeto de intercâmbio com o Trinity College Austrália \"Juntos pela sustentabilidade\" (Continuação) No âmbito desse projeto de intercâmbio com o Trinity College Austrália, os nossos alunos começaram a refletir sobre \"O Futuro da Nossa Cidade\". Os resultados desta primeira reflexão foram apresentados no Webinar: \"Uma proposta de sustentabilidade e permacultura para a Rede Cultura 2027, no dia 10 de novembro, pelas 10h00. Nas salas de aula têm sido desenvolvidas as temáticas da sustentabilidade e permacultura, a caracterização e localização da Austrália em associação com a disciplina de Inglês e a construção de raiz de uma horta biológica, na nossa escola! Acompanhem-nos no nosso blog: “Amiguinhos do Lis”! Professora: Irina Andrade
EB da Barosa Outono Parafraseando o poeta… “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…” mas os desafios estão aí e, a aventura do crescer, continua! http://vassourinhasvassourinhas2010.blogspot.com/
EB da Barosa (Continuação) Alimentação saudável Entre degustações, preparação de saladas e batidos de fruta, identificação de frutos, construção e exploração de Rodas dos Alimentos, painéis, cartazes, quadros de monitorização dos lanches, receitas, escrita criativa, exploração de obras, muito se aprendeu sobre alimentação.
EB da Barosa (Continuação) S. Martinho Aprendeu-se a lenda, ouvindo e dramatizando, comeram-se castanhas, ilustrou-se, aprendeu-se sobre castanheiros e ouriços… aprendeu-se.\" As Plantas / Horta Na horta foi tempo de limpeza e de conhecer algumas plantas invasoras. Na Biblioteca foi tempo de descobrir a vida de algumas sementes.
EB da Barosa (Continuação) Descobrir o corpo, as emoções e os sentidos As emoções são companhia para a vida e conhecê-las é muito importante. Através da exploração de obras diversas, de debates, dramatizações e mindfulness, conhecer emoções, foi emocionante, no 1.ºCEB. No pré-escolar foi a descoberta do corpo e dos sentidos a preencher a atenção dos nossos pequenos. A visão e o tato e o interior do corpo estiveram a ser testados/descobertos.
EB da Barosa (Continuação) Halloween e o dia das bruxas As turmas de 3.º e 4.º anos, pela mão da professora de Inglês, andaram a aprender e a viver tradições de outros lugares. Mas, outras turmas, também brincaram ao “Dia das Bruxas”.
Search