Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore ANO EM REVISTA 2020 - CiRAC

ANO EM REVISTA 2020 - CiRAC

Published by rita.arar, 2021-02-11 12:59:47

Description: ANO EM REVISTA 2020 - CiRAC

Search

Read the Text Version

FIMUV | UMA HISTÓRIA COM MAIS DE 40 ANOS Aquele que é um dos certames de música erudita com mais antiguidade e regularidade em Portugal foi fundado em 1977 e mantém-se desde então como o evento mais emblemático e internacional do CiRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão – vila que é particularmente representativa da identidade do município de Santa Maria da Feira pela sua ligação ancestral às indústrias papeleira e de transformação da cortiça. Inicialmente, o acrónimo FIMUV correspondia a “Festival Internacional de Música de Verão”, por ser essa a estação do ano em que o evento se realizava, mas, à medida que outro calendário se revelou mais ajustado à missão pedagógica e cultural do certame, impôs-se a designação atual de “Festival Internacional de Música de Paços de Brandão”, mantendo-se, contudo, o short name que entretanto já se tornara uma referência em diversos círculos do meio artístico. Sempre com o apoio oficial da Direção- Geral das Artes e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o evento vem ajudando a formar públicos não apenas nesse concelho, mas em diferentes territórios da região Norte, com recurso a exibições premium em diferentes salas de espetáculos – sejam elas formais ou mais inusitadas – e a repertórios que abrangem desde as mais clássicas composições orquestrais até ao jazz free style, passando pela world music, o gospel, a música coral, a erudita humorística e o fado. Assim se justifica a participação no FIMUV, ao longo dos anos, de artistas como Pedro Burmester e Carminho, Mayuko Kamio e Yamandu Costa, Eldbjørg Hemsing e Alexander Ramm, Kristina Miller e Andrey Baranov, a Philharmonischer Chor Berlin, o Saint Dominic's Gospel Choir e a Orquestra Filarmónica Portuguesa – que, aliás, teve no certame a sua estreia absoluta em 2016. Qualquer que seja a escolha dos protagonistas em palco, contudo, o FIMUV privilegia sempre o mesmo objetivo: divulgar junto da comunidade em geral os melhores intérpretes da atualidade, estimular a evolução técnica e artística de jovens músicos ainda em formação, criar redes de colaboração internacional para itinerância de profissionais e estudantes, e promover a fruição alargada e sustentável de conteúdos culturais de mérito confirmado e incontestável.

43.ª EDIÇÃO FIMUV - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE PAÇOS DE BRANDÃO ªO programa da 43. edição do FIMUV teve que ser ajustado às restrições de profilaxia e mobilidade internacional impostas pela pandemia de Covid-19, mas, uma vez readaptado o calendário do evento e o mapa de viagens dos solistas estrangeiros, não houve cedências em termos de qualidade: o festival voltou a trazer a diferentes palcos de Santa Maria da Feira alguns dos melhores intérpretes da cena musical erudita contemporânea. Entre os oito espetáculos decorridos de 03 de outubro a 21 de novembro, seis dos quais de entrada livre, houve direito a música sinfónica, jazz, world music, grupos corais, orquestras e até dança. A lotação das salas foi inevitavelmente reduzida, mas isso apenas conferiu um caráter mais exclusivo à estratégia de resiliência cultural assumida pelos organizadores do evento, ao apostarem em espetáculos como os que assinalaram os 50 anos de carreira do maestro e clarinetista António Saiote, a consagração de Joyce Cândido como nova embaixadora da canção brasileira e a celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven pela Orquestra Filarmónica Portuguesa e pela violinista japonesa Sayaka Shoji.

43.ª EDIÇÃO FIMUV - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE PAÇOS DE BRANDÃO A direção artística do certame manteve-se a cargo do violinista e docente Augusto Trindade, que, embora reconhecendo que o festival enfrentou este ano “um conjunto de dificuldades inteiramente novo”, encarou a presente edição também como um desafio mais exigente e estimulante. “O que o confinamento imposto pela pandemia demonstrou é que, a par das ligações familiares e pessoais mais profundas, o que mais reconfortou as populações de todo o mundo num período de profundo isolamento foram as diferentes manifestações da criatividade humana e do génio artístico”, explica. “Isso reforça o espírito de missão do FIMUV, enquanto evento promovido por uma associação cultural tão presente na formação de jovens como é o caso do CiRAC: cabe-nos dar o exemplo, demonstrar que trabalho e resiliência reforçam o talento e o caráter, e provar que a cultura pode ser usufruída em diferentes suportes, porque, mesmo sem audiências em massa para agitar o coletivo, experiências mais intimistas e exclusivas provocam memórias igualmente fortes e duradouras”.

43.ª EDIÇÃO FIMUV | RESUMO DOS ESPETÁCULOS Diretamente do Brasil, com toda a energia do samba, Joyce Cândido ªbrindou St Maria da Feira com um dia 3inesquecível concerto no, no cineteatro António Lamoso. Um streaming que pode ser recordado na nossa página CiRACTV no Youtube. A cantora, que criou um single com António Zambujo, estreou o original \"Queria Morar num Boteco\" connosco! Além de nos prendar com o seu talento, partilhou ainda uma fase muito feliz da sua vida: uma gravidez! Parabéns Joyce! João Bettencourt da Câmara, um conceituado pianista que percorreu vários países a arrecadar prémios e conhecimento de valência musical, teve presente no dia 5, no auditório da Academia de Música de Paços de Brandão. O músico presenteou todo o público com um maravilhoso recital de piano, confirmando o porquê de aos 19 anos ser já apontado por alguns críticos norte-americanos como detentor de uma \"inesperada profundidade emocional\" nas suas interpretações!

Uma violoncelista dotada de sensibilidade, um pianista prodigioso e um clarinetista que conta com 50 anos de experiência, uniram esforços e pisaram o palco do auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira e trouxeram até ao nosso concelho uma noite memorável. No dia 10, contando com as presenças de Irene Lima, Vasco Dantas e António Saiote, e celebrando os 50 anos de carreira do clarinetista, gravamos 18min de beleza musical que pode ser apreciado na CiRACTV - Youtube - as atuação de obras de Beethoven, Brahms e Bacri (estreia absoluta da obra!) Todos os artistas que fazem parte do nosso cartaz são um motivo de orgulho. Ainda assim, enquanto associação juvenil sentimos um sabor especial sempre que trazemos a palco o talento de jovens promissores, como são exemplos as violinistas Inês Pais e Joana Weffort e o clarinetista Telmo Costa, na companhia da admirável Isolda Crespi Rubio. Estas três jovens personalidades que formaram o trio Jovens Embaixadores, presentearam-nos com os seus instrumentos, através dos seus dia 18inqualificáveis talentos, no, no auditório da Academia de Música de Paços de Brandão.

Cinco músicos, uma bateria, dois violoncelos, um clarinete elétrico e uma guitarra numa \"abordagem tímbrica desafiante”, que funde o género-base com rock, funk, tango, bossa nova e clássica. Assim foi o concerto de jazz dos Indigo Quintet, no dia 17, no nosso auditório CiRAC. Destinadas a duas curtas-metragens do filme do realizador francês Jacques Tati, a estreia absoluta das suas bandas sonoros concedeu a todos os quantos puderam assistir um concerto absolutamente inesquecível! Quem viu relembrará, quem não viu desejará! Existem concertos que nos fazem refletir sobre o caminho que queremos dia 23para o mundo que vivemos. No em pleno auditório CiRAC, tivemos a prova do quão transformadora é a música, num dos concertos mais ªmarcantes desta 43. edição, através músico e psicólogo Raul Manarte, com interpretação de língua gestual portuguesa por Vânia Ferreira! Um estilo que reflete as experiências acumuladas no universo artístico e humanitário, enquanto psicólogo ligado a diferentes missões dos Médicos Sem Fronteiras .

43.ª EDIÇÃO FIMUV - GALERIA DE FOTOGRAFIAS

43.ª EDIÇÃO FIMUV - GALERIA DE FOTOGRAFIAS

NOVEMBRO Destaque do mês: CULTURA CONTINUA ADIADA! Que grande bigode! Num mês que prometia ser de muita atividade, fomos obrigados a adiar tudo, uma vez mais... SINOPSE 43.ª Edição FIMUV | Resumo dos Espetáculos Uma metáfora de aparente resiliência, num mês de de tradicional resistência. Os Cultura Continua Adiada! condimentos estavam lá todos, no entanto os ingredientes terminaram a validade cedo Adiamento do Encontro de demais. Por ingredientes falamos das Teatro + TRACC atividades que vimos serem adiados, desde o Encontro de Teatro, ao TRACC, ao projeto RE(i)VUELTA, ao concerto do coro do CiRAC referente ao FIMUV...

43.ª EDIÇÃO FIMUV | RESUMO DOS ESPETÁCULOS Num contexto epidémico tão complicada, onde diariamente vêm sendo verificados no nosso concelho um aumento gradual de casos COVID-19 positivos, e por impossibilidade de juntarmos todos os elementos do coro do CiRAC num só espaço e/ou Arraial, o concerto inicialmente agendado para dia 07 deste mês, no CCMP - Centro Cultural de Milheirós de Poiares, foi cancelado. Este concerto terá um reagendamento, ainda que possa ser realizado via online. Foi no passado dia 21, no Cineteatro António Lamoso, que o grupo Ballet Contemporâneo do Norte nos presenteou com o seu (inesquecível!) espetáculo de bailado chamado EURODANCE, coreografia estreada em 2014, da autoria de Rogério Nuno Costa. Neste mesmo local, e cinco dias depois, o BCN lançava o livro \"Sistema Infinitamente Imaterial\", obra que engloba uma série de reflexões sobre os 25 anos de vida e história deste grupo artístico.

CULTURA CONTINUA ADIADA! Numa altura em que a situação pandémica que vivíamos (e infelizmente ainda vivemos) no nosso país, mais concretamente no nosso concelho, era de extrema dificuldade, com a constante sucessão de recordes batidos quanto ao número de casos diários como de óbitos, o CiRAC viu-se obrigado a manter cancelados / adiados os eventos a que se havia proposto realizar no seu Plano de Atividades 2020. A pandemia da Covid-19 obrigou assim ao adiamento e ao cancelamento, não só de vários eventos culturais em todo o país, como em todo o mundo. Explanando um pouco sobre as exigências que eram obrigatórias para a realização do projeto RE(i)VUELTA - Vassalagem à rainha D. Isabel, e de outros eventos nesta altura, estavam relacionadas a dificuldade em conseguir um espaço que albergasse cerca de 70 participantes dedicados ao projeto, a autorização das entidades competentes para a sua realização ou a criação de condições e medidas de segurança que mantivesse todos os presentes confortáveis para poderem atuar na sua plenitude. Como consequência, tivemos de repensar em todo o projeto recentemente aprovado pelo PAC - Programa de Apoio à Cultura. A nossa proposta, aceite posteriormente pela CM Feira, foi no sentido de passarmos este evento para o formato digital, e desta forma criar um filme que impactasse positivamente o público! No final, o objetivo irá passar por termos um vídeo ad aeternum, que possa servir inclusive de promoção ao CiRAC, aos grupos envolvidos e, porque não, ao concelho e Viagem Medieval de Santa Maria.

ASSEMBLEIA-GERAL DA FEDERAÇÃO DAS COLETIVIDADES Face à evolução da pandemia de Covid-19, ao elevadíssimo número de casos diariamente registados, à salvaguarda da saúde dos participantes e à necessária preocupação de não se transformarem as atividades culturais em possíveis focos de contágio, decorreu no dia 25 deste mês, a título excecional e preventivo, na plataforma Microsoft Teams, a Assembleia-Geral ordinária da Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira. Uma reunião com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto 1 – Leitura e aprovação da ata da assembleia anterior; Ponto 2 – Apresentação, discussão e aprovação do Plano de Atividades e do Orçamento para o exercício 2021; Ponto 3 – Outros assuntos de interesse. O CiRAC esteve, uma vez mais, presente e muito bem representado pelo no Secretário-Geral, Filipe Dias! REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DA EPPB Dois dias depois da Assembleia-Geral ordinária da Fecofeira, reuniam-se também através de uma plataforma digital (cf. Zoom) os membros do Conselho Consultivo da EPPB – Escola Profissional de Paços de Brandão para uma sessão com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto 1 - Apreciação do Plano de Atividades da EPPB para o ano letivo 2020-2021; Ponto 2 - Outros assuntos de interesse. Esta sessão, comandada por Filipe Leite de Sousa, presidente da Assembleia, teve uma duração de duas horas e contou novamente com a presença do nosso Secretário-Geral, Filipe Dias.

AIDAMENTO DO ENCONTRO DE TEATRO + TRACC Com 25 anos de existência, o Encontro de Teatro do CiRAC pretendia trazer ao público peças de enorme qualidade, amadoras e profissionais, nos mais diferentes géneros teatrais. À semelhança do que foi planeado com o FIMUV, este Encontro de Teatro comprometia-se a \"diluir\" as suas apresentações ao longo do ano e não somente em novembro, mês habitualmente marcado para o efeito. Para 2020 havíamos previsto 9 espetáculos de Teatro. Desses, participariam 5 grupos amadores concelhios, 2 grupos profissionais e 2 estreias do Grupo de Teatro do CiRAC. Infelizmente, e condicionados por toda a reestruturação que foi exigida diariamente a toda a atividade cultural, fomos obrigados a adiar esta edição para o ano 2021. Voltaremos fortes e com muito apetite para mostrarmos ao nosso público peças de enorme qualidade teatral! Recordemos a nossa peça \"CERÁQUE?\": Numa época em se comemoram 25 anos do Encontro de Teatro, o nosso Grupo de Teatro protagonizou um projeto especial para celebrar a criação desta efeméride. Retratando os 43 anos de existência e história cultural do CiRAC, a peça \"CERÁQUE?\" percorreu os momentos mais marcantes, vangloriando alguns dos nomes mais sonantes desta associação, sempre num tom de sátira e algum humor negro. Uma divertida comédia com uma visão muito particular da história do CiRAC de que poucos conhecem mas do qual todos nos orgulhámos!

ADIAMENTO DO ENCONTRO DE TEATRO + TRACC Se retornássemos a este mês no ano de 2019, estaríamos a assinalar a ªestreia de mais um projeto do nosso CiRAC, com a 1. edição do TRACC - Teatro de Rua e Artes Circenses. Mais concretamente, lançávamos a dia 16, no Arraial de Paços de Brandão, o que pretendemos que seja um novo e alternativo festival, de ocorrência sazonal, com o claro propósito de levar ao público de Paços Brandão, e arredores, uma vertente de teatro diferenciada, entre o teatro de rua e as artes circenses. ªNesta 1. edição foram convidados os grupos TEA, de Arouca (apresentou Remédios & Santos), os Gafanhotos, grupo criado na residência artística do CiRAC, com a estreia de Sobr'o Suber, JENUS, um dueto que nos gaudiou com o espetáculo cómico Zacarias O Grande e Ezequiel o Mais ou Menos. Por fim, mais uma atuação sublime do grupo Saltimbancos de Santa Maria, desta vez num ambiente noturno que deixou o público deliciado a cada sopro nas tochas de fogo! ªDepois desta auspiciosa estreia, o CiRAC já perspetivava realizar uma 2. edição do TRACC, novamente no Arraial de Paços de Brandão e com a mesma qualidade. Um dia que seria inteiramente dedicado às artes performativas teve, uma vez mais, de ser adiado para o ano de 2021.

DEZEMBRO Destaque do mês: ELEIÇÕES | MANDATO 2021 - 2022 O último mês deste ano atípico culminou com o processo eleitoral na nossa associação. Um rumo novo se avizinha!... SINOPSE Campanha Solidária | De Todos Para Todos Terminamos o ano tal como o começamos, em alta rotação! Dezembro foi um mês crítico Natal | Apresentação das com as eleições para o novo mandato Quadras de Natal diretivo 2021/2022. Bem-vindo Nuno Reis, novo presidente do CiRAC! Também Eleições | Mandato 2021 - 2022 marcamos o mês com a apresentação de nove quadras natalícias e last, but not least, a Campanha Solidária em união com todas as associações da freguesia!

CAMPANHA SOLIDÁRIA | DE TODOS PARA TODOS Durante o mês de dezembro, a associação CiRAC e todas as associações da freguesia de Paços de Brandão uniram-se em torno de uma causa maior! De 04 a 27 de dezembro ‘20 iniciámos uma campanha solidária que lhe chamamos “De Todos Para Todos” e que contou com a generosidade de toda a população culminando na recolha de bens essenciais, como alimentos não perecíveis (cf. leite, massas, arroz, enlatados, entre outros) roupa e diversos brinquedos. A iniciativa foi largamente divulgada nas redes sociais da associação CiRAC, com ponto de recolha na sua sede e replicada por todas as outras associações. Em articulação com o Fórum Social de Paços de Brandão e a Conferência São Vicente Paulo de Paços de Brandão, a campanha que tinha como lema “AJUDA QUEM MAIS PRECISA” distribuiu no fim do ano todos os bens recolhidos às famílias mais carenciadas da vila de Paços de Brandão. As associações participantes agradecem profundamente a toda a comunidade que contribuiu para uma causa que deixou, com certeza, muitas famílias com a esperança de um ano 2021 muito mais positivo!

NATAL |APRESENTAÇÃO DAS QUADRAS DE NATAL Cancelada a tradicional Ceia de Natal do CiRAC, a associação fintava a epidemia e ao longo de nove dias festejou com os seus associados, através das suas redes sociais, com nove Quadras de Natal! Como é apanágio do CiRAC, todos os anos se realiza um jantar natalício na sede de Paços de Brandão que junta entre meia a uma centena (!) de associados, ativistas e simpatizantes. Contudo, em tempo de pandemia são as relações interpessoais quem mais sai prejudicado, e nossos associados, com o cancelamento da já tradicional Ceia de Natal, que o digam! Ainda assim, e procurando manter uma proximidade com todas as pessoas num ano tão atípico, a associação comprometeu-se com todos os seus seguidores das redes sociais Facebook e Instagram a divulgar uma estrofe natalícia por dia, entre 23 a 31 de dezembro. Rimas que sem dúvida fizeram rir e sorrir toda uma comunidade que foi obrigada a não poder sair, numa atividade de natal que se viu confinada à via digital!

ELEIÇÕES DO CIRAC | MANDATO 2021-2022 Fundado em 1976, o CiRAC é hoje uma associação de enorme relevo e envergadura no meio do tecido associativo concentrado pelo município de Santa Maria da Feira. Promovendo a Cultura nas suas mais variadas formas, fazemos parte de uma associação com trabalho bem alicerçado ao longo dos nossos 44 anos de história. Somos descendentes de pessoas audazes, lutadoras e com uma visão Cultural muito à frente do seu tempo, à qual nos cabe a valente missão de potenciar e acrescentar valor à qualidade que nos vendo sendo reconhecida em cada evento que fazemos! Numa história de audácia, coragem e muito sucesso, escrevemos a 27 de dezembro um novo capítulo, que se pretende que se torne glorioso, através da substituição na presidência de direção e respetivos órgãos, deste novo mandato que se avizinha (2021-2022). Numa lista que se pretende que seja de continuidade, Tiago José Oliveira Afonso, que venceu as eleições e cumpriu quatro de presidência (2016-2020) de elevada qualidade foi sucedido por Nuno Miguel Pinto Reis, diretor e responsável da secção de música do anterior mandato. Numa emotiva mensagem de despedida, que divulgamos em primeira mão nesta revista, Tiago distingue a importância do associativismo e o relevo não só na cultura, como na comunidade e ainda, na sua vida pessoal: “Só quem vivencia o associativismo sabe o seu real valor e importância na sua vida pessoal e na sua comunidade! De nada serve mas para tudo serve! A minha associação de sempre e para sempre, CiRAC”.

MENSAGEM DO PRESIDENTE CESSANTE | TÉRMINO DE MANDATO 2016-2020 2016-2020 Muito haveria a dizer, Muito haveria a justificar, Digo apenas |MUITO OBRIGADO| A todos os que me acompanharam ao longo destes quase 5 anos e que me fizeram crescer, principalmente a nível humano. Nas duas direções que liderei tive a clara certeza que o Coletivo é certamente superior à soma das suas partes individuais. Uma associação faz-se de pessoas e é para elas que lutamos incessantemente. Um agradecimento especial ao Filipe Dias por ter sido um companheiro leal, dedicado e por me ter amparado em todos os momentos. Infelizmente os dias não contemplam mais horas e esta \"prisão temporal\" obriga-nos a optar por coisas que nos proporcionam níveis idênticos de felicidade. Decisões muito difíceis da vida. Nova fase de dedicação familiar e profissional. Tanto se fez e tanto ficou por fazer. Tanto se cumpriu e em tanto que falhei. Muito orgulho e muita culpa. Muito sucesso e muita frustração. Muita dedicação e muita ausência. Momentos gloriosos e de puro desânimo. Horas dedicadas e demasiado afastamento. Sabor agridoce na saída, lições retiradas e uma auto reflexão constante que me acompanhará para o resto da minha vida. À nova direção eleita, liderada pelo Nuno Reis e Filipe Dias, desejo os maiores sucessos e uma motivação redobrada nestes tempos complicados. Não será certamente tarefa fácil mas acredito que grandes feitos atingirão! Disso não tenho dúvidas! Só quem vivencia o associativismo sabe o seu real valor e importância na sua vida pessoal e na sua comunidade! De nada serve mas para tudo serve! A minha associação de sempre e para sempre, Tiago Afonso CiRAC

A TODOS OS NOSSOS ALTOS PATROCINADORES, O NOSSO MUITO OBRIGADO!

E A TODOS OS OUTROS PATROCINADORES, O NOSSO MUITO OBRIGADO!



MANTÉM-TE DIARIAMENTE A PAR DAS NOVIDADES E NOTÍCIAS DO CiRAC: http://www.facebook.com/CiRACPB/ www.instagram.com/cirac_/ http://www.cirac.pt http://www.youtube.com/channel/UCUkyYlBJr- 1iiARKj1_9bKA


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook