Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore ANO EM REVISTA 2020 - CiRAC

ANO EM REVISTA 2020 - CiRAC

Published by rita.arar, 2021-02-11 12:59:47

Description: ANO EM REVISTA 2020 - CiRAC

Search

Read the Text Version

JANEIRO 2021 / VOL. II ANO NEM TUDO O COVID LEVOU...! E M2 0 2 0 REVISTA



FICHA TÉCNICA TÍTULO ANO EM REVISTA 2020 | NEM TUDO O COVID LEVOU...! EDIÇÃO CiRAC - CÍRCULO DE RECREIO, ARTE E CULTURA DE PAÇOS DE BRANDÃO DIREÇÃO GERAL TIAGO JOSÉ OLIVEIRA AFONSO, PRESIDENTE FILIPE EDGAR REIS DIAS, SECRETÁRIO-GERAL COORDENAÇÃO TÉCNICA E EXECUTIVA JOÃO PAULO OLIVEIRA DA SILVA ILUSTRAÇÃO, DESIGN E PAGINAÇÃO ANA RITA ALVES RODRIGUES CÍRCULO DE RECREIO, ARTE E CULTURA DE PAÇOS DE BRANDÃO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SOB QUALQUER FORMA DOS TEXTOS CONTIDOS NESTA REVISTA CARECE DE APROVAÇÃO PRÉVIA EXPRESSA DA ENTIDADE DETENTORA DOS DIREITOS DE AUTOR.

EDITORIAL O ano em que as nossas certezas, os nossos costumes e tradições, o nosso ânimo, a nossa azáfama diária, os nossos sonhos e ambições, os nossos planos e a nossa normalidade foram colocados à prova de uma forma drástica e repentina. No mesmo momento tudo estava bem e no segundo seguinte informavam-nos na comunicação social que ia ficar tudo bem. Mas não ficou. Não foi um momento passageiro, não foi um dia, uma semana, um mês. Foram meses de grandes incertezas sem conseguir ver uma luz ao final do túnel, uma solução para este grande problema que assola o Mundo. O associativismo também viu as suas portas encerradas de um momento para o outro. Aquilo que era o nosso habitual de ensaios diários, planos a concretizar, linhas definidas de programação, expetativas criadas e grandes ambições associativas deixaram de ser o nosso objetivo principal. A nossa prioridade naquele momento era saber se estávamos bem e se a nossa família e comunidade estavam bem. É caricato como um breve momento nos redefine, como uma pequena mudança repentina altera todo o futuro da Humanidade. Deixamos de sonhar e apenas queremos enxergar a luz para, aí sim, podermos reiniciar e continuar a viver. Estamos num período de sufoco. Quase como se não fossemos capaz de respirar em plenos pulmões desde o fatídico dia 16 de março de 2020. O CiRAC tentou, com todas as suas forças, continuar a sua atividade semanal, dar alento aos seus ativistas, planear os eventos já programados na incerteza da sua realização e criar todas as condições de segurança exigidas para que não tivéssemos de fechar portas. Não queríamos a nossa casa vazia, nua e sem vida. Esta é uma casa que vive do calor dos seus ativistas, das tradições criadas, da música que impregna o nosso chão, das risadas do bar, dos desacatos da secretaria, das conversas paralelas durante os ensaios, do levantar de voz das reuniões e da convergência de todos para uma associação proativa de uma dinâmica cultural, recreativa e social. Mas nada nos preparava para o que aí vinha. O nevoeiro era muito cerrado e, as abertas que deu, deram-nos uma falsa segurança e expetativa de uma solução para este mal.

A verdade é que esta incerteza, desânimo e dúvidas fizeram-nos arregaçar as mangas e partir para a luta. Promovemos umas Jornadas para todos os Dirigentes Associativos que teve como mote a convergência interna e externa, soluções, planeamento, visão, reinvenção e, acima de tudo, camaradagem e luta a uma só voz pelo Associativismo do concelho de Santa Maria da Feira. O nosso FIMUV, contra tudo e contra todos, realizou-se e adaptou-se a todas as circunstâncias deste ano atroz. Foi um festival condensado no mês de outubro mas que permitiu aos artistas e público por momentos esquecer- se desta pandemia. Realizamos também uma campanha social em prol dos mais desfavorecidos da nossa comunidade brandoense. Esta iniciativa envolveu as associações de Paços de Brandão que decidiram abraçar as suas gentes e dar-lhes algum conforto e alento. 2021 espera-se um ano de novos rumos, de reinvenções do nosso normal, de constantes adaptações e, espero eu, um ano de procura do associativismo por todas as suas competências sociais, culturais, coletivas e performativas. Para qualquer problema na nossa vida necessitamos de uma solução conjunta. Este problema é de todos e a solução tem de partir do coletivo. Mal possa, junte-se a nós e venha descobrir um CiRAC novo, reinventado e cheio de vontade de o receber de braços abertos e com um sorriso para juntos, podermos ser a solução. Esta não é só uma casa, é uma família! Atenciosamente, Tiago José Oliveira Afonso, Presidente CiRAC

PROVAS DE RECONHECIMENTO \"Eles são demais! São a prova que o associativismo está para ficar, para durar e recomenda-se!\" (Maria João Costa, apresentadora da Fundação INATEL) \"Aqui vivemos o associativismo, associamo- nos a várias pessoas em prol de um bem comum, um bem maior, para amanhã sermos mais fortes!\" (Filipe Dias, Secretário-Geral do CiRAC) \"Uma associação juvenil que mostra a sua força e querer em provocar a mudança e estar sempre atualizada!\" (Cristina Tenreiro, Vereadora da CM Feira) \"O CiRAC é uma prova de resiliência. A comprovação de que a união faz a força e de promoção de Esperança!\" (Emídio Sousa, Presidente da CM Feira) \"Colaborar com o CiRAC foi sem dúvida algo que me deu satisfação e que voltaria a repetir futuramente!\" (Gabriela Pereira, voluntária do FIMUV e CiRAC)

ANO EM REVISTA 2020 ÍNDICE DO Conteúdo 10 Janeiro 35 Julho 14 18 Road to FIMUV | 43.ª Edição Assembleia-Geral do CiRAC 23 Catarina Santos , a Nova Encenadora do Teatro Protocolo de Colaboração com a OPP 27 Visita da Fundação INATEL ao CiRAC Reforço de Segurança na Nossa Sede 31 Fevereiro 39 Agosto Grande Prémio de Cesar | Atletismo Flashback da (Falta de) Atividade dos SSM Old Times | New Times - Temas Emblemáticos de Filmes Candidatura PAC | Projeto RE(i)VUELTA Falecimento da Dona Lúcia Reinício das Atividades | Atletismo Março 42 Setembro Projeto Desafia-TE! 2020 Programação Formar + | 2020 Palestra | Instalações Urbanas com TROPIC e ORIG1 1.ª Edição JoDAC Cancelamento de Todas as Atividades Parceria com Mindset Consulting Abril 49 Outubro Atividade Online | #ciracdesafia 44.º Aniversário do CiRAC Cancelamento da Viagem Medieval 2020 FIMUV | Uma História com mais de 40 anos Construção de um Novo Website 43.ª Edição FIMUV | Resumo dos Espetáculos Maio 59 Novembro Assinatura do Protocolo do PAPC 43.ª Edição FIMUV | Resumo dos Espetáculos Infraestruturas em Renovação | Régie Cultura Continua Adiada! Ensaios Online do Coro CiRAC e dos Saltimbancos SM Adiamento do Encontro de Teatro + TRACC Junho 65 Dezembro Reabertura das Atividades | Desconfinamento Campanha Solidária | De Todos Para Todos Obras de Requalificação | Infraestruturas Natal | Apresentação das Quadras de Natal CiRAC Solidário com a Zarrinha! Eleições | Mandato 2021 - 2022 WWW.CIRAC.PT

PLANO DE ATIVIDADES 2020 Não se podia começar um novo ano sem antes fazermos uma prévia perspetiva, e apresentar a todos os associados e amigos do CiRAC tudo o que se planeava realizar através do nosso Plano de Atividades 2020. 43.º FIMUV - Festival Internacional de Música de Paços de Brandão O mais antigo festival de música erudita do país, com direção artística de Augusto Trindade, comprometia-se a trazer ao público alguns dos melhores nomes da música nacional e internacional. Para 2020, o FIMUV prometia realizar não só concertos no período pré-definido - outubro - como ainda deliciar os espetadores ao longo do ano com o projeto \"Road to FIMUV\", com atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano. 26.º Encontro de Teatro Com 25 anos de existência, o Encontro de Teatro do CiRAC pretendia trazer ao público o melhor do teatro amador e/ou profissional, nos mais diferentes géneros teatrais, desde a comédia ao drama. À semelhança do que se planeou acontecer com o FIMUV, este Encontro de Teatro comprometia-se a \"diluir\" as apresentações ao longo do ano e não somente em novembro, como tem vindo a ser habitual. 2.º TRACC - Teatro de Rua e Artes Circenses do CiRAC Depois da estreia no ano 2019, o CiRAC já perspetivava, uma vez mais, realizar o TRACC no Arraial de Paços de Brandão. Um dia inteiramente dedicado às artes de rua e performativas, no intuito de aproximar ainda mais o público dos espetáculos. 3.º Open Day Tal como o nome indica, o CiRAC tencionava abrir portas e ir até ao Arraial de Paços de Brandão demonstrar o que melhor se faz dentro de portas, através da promoção e divulgação de atividades referentes à Escola de Pintura, Grupo de Teatro, Música, Artes Circenses e Percussão.

2.º Festival de Comédia O sucesso que foi 2019 fez com que fosse impensável abandonar o Festival de Comédia! Com direção artística de Vítor Sá, o festival que no seu curto tempo de existência já trouxera ao auditório do CiRAC vários nomes de referência na comédia em Portugal, como por exemplo Diogo Batáguas, Miguel Sete Estacas, Carlos Coutinho Vilhena entre tantos outros... vinha para o ano de 2020 com enormes expetativas e mais nomes de \"gigantes\"! 2.ª Caminhada Solidária Uma manhã dedicada ao desporto e à solidariedade, organizada em parceria com diversas entidades do concelho. Se na primeira edição (2019) o esforço de todos os membros da organização, e dos cerca de 200 participantes, conseguiu arrecadar mais de um milhar de euros para o serviço de oncologia médica do CHEDV, a segunda edição seria para continuar a apoiar as causas mais necessárias do concelho. 3.ª Semana Aberta da Escola de Pintura A semana aberta da Escola de Pintura tencionava ser uma semana de divulgação ao público de Paços de Brandão e arredores, mostrando a dimensão da nossa Escola enquanto, simultaneamente, proporcionávamos aos nossos alunos diferentes aulas, visitas de estudo e uma oportunidade única para divulgar o seu trabalho em exposições públicas. 2.º Ciclo de Formações \"Programa Formar +\" Se o ciclo de formações \"Formar +\" foi mais uma atividade de enorme sucesso no ano 2019, o ano de 2020 prometia suplantar todas as expetativas, com o planeamento de três ações formativas extremamente atrativas! Este ciclo de formações têm como objetivo trazer o mais diverso tipo de interessados ao CiRAC para que juntos aprendamos sobre os mais variados temas, com os melhores profissionais. Depois de no primeiro ano o foco ser Primeiros Socorros e Inteligência Emocional, neste ano esperávamos juntar uma formação no âmbito da Gestão Associativa, denominada por JoDAC - Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC.

JANEIRO Destaque do mês: ªR O A D T O F I M U V | 4 3 . E D I Ç Ã O Apresentado para mais de 1000 pessoas, teve lugar no Europarque o concerto de Abertura do (Road to) FIMUV! SINOPSE Road to FIMUV | 43.ª Edição O ano inicia com uma inovação na 43.ª edição Catarina Santos, a Nova do FIMUV. Inserido na Festa das Fogaceiras, Encenadora do Teatro o primeiro concerto de um festival que prometia ser inesquecível juntou a Orquestra Visita da Fundação INATEL ao Filarmónica Portuguesa ao Coro de Câmara CiRAC de Berlim para um espetáculo único!

ROAD TO FIMUV |43.ª EDIÇÃO O FIMUV - Festival Internacional de Música de Paços de Brandão, é um projeto de produção CiRAC que, com início em 1977, tem hoje o orgulho de se distinguir como o mais antigo festival de música erudita do país. ªApós uma 42. edição memorável, com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais, a edição deste ano não poderia ficar atrás. Num formato alternativo, em 2020 o FIMUV comprometia-se a trazer concertos distribuídos ao longo do ano, além dos habituais eventos inseridos na programação, num projeto que denominou por \"Road to FIMUV\". O primeiro espetáculo deste projeto teve início a 19 de janeiro quando subiu ao palco do Europarque de Santa Maria da Feira, a Orquestra Filarmónica Portuguesa dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira e o Coro de Câmara de ªBerlim, na apresentação da 9. Sinfonia de Beethoven. Um concerto único com o feedback de mais de 1200 espetadores extremamente positivo! ªA 43. edição do FIMUV (e o projeto \"Road to FIMUV\") prometiam ser dignos de ficar na memória. Um festival que prendia a atenção dos mais interessados em não perder pitada daquilo que tínhamos preparado!

CATARINA SANTOS, A NOVA ENCENADORA DO TEATRO Após um exigente trabalho para o espetáculo \"CERÁQUE?\", um original de total autoria do Grupo de Teatro do CiRAC, quer em escrita como em encenação, o Grupo entrava num período de descanso bem meritório no início do ano, não apenas para planear como para debater o futuro, que se auspiciava muito risonho. A 21 de janeiro os ensaios retomavam e contavam com uma novidade... A apresentação de uma nova encenadora: Catarina Santos! Licenciada na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - a também atriz conta já com vários anos de experiência e peças de renomeada no âmbito do Teatro. A apresentação mostrou-se muito positiva e o grupo, animado e motivado, estava desejoso para poder no futuro mostrar o seu valor!

Visita da fundação inatel ao CiRAC A 17 de janeiro, terceiro sábado do mês, o CiRAC recebia a visita da carismática Maria João Costa, apresentadora da Fundação INATEL, com o seu projeto \"O Portugal INATEL - De Norte a Sul com os nossos CCD\". Este projeto tem como intuito, não só dinamizar as redes sociais da Fundação como, bem mais importante, apresentar a Portugal aquilo que de melhor se faz no Associativismo. Durante a visita, a responsável do projeto esteve primeiramente a entrevistar alguns dos nossos diretores e associados, para uma apresentação geral da nossa associação. De seguida, partiu para a Escola de Pintura Ramiro Relvas de modo a captar um pouco da aula, que se encontrava a decorrer, falando ainda com o nosso mestre de Pintura, Marco Macedo e alguns dos alunos presentes. Por fim, foi altura de falar com Carlos Bastos, maestro dos nossos Saltimbancos de Santa Maria. Tornou-se num ótimo momento para captar uma pequena demonstração e confirmar a excelente dinâmica inerente aos nossos artistas! Todos estes momentos continuam disponíveis online na página de Facebook da Fundação INATEL e também na do CiRAC. Visita tu também! \"Eles são demais! São o CiRAC e são a prova que o associativismo está para ficar, para durar e recomenda-se!\" (Maria João Costa, apresentadora da Fundação INATEL)

FEVEREIRO Destaque do mês: OLD TIMES | NEW TIMES O Coro do CiRAC mostra-se com um concerto único e alguns temas mais emblemáticos do cinema nacional e internacional SINOPSE Fevereiro fica marcado pelo regresso do Coro Grande Prémio de Cesar | Atletismo do CiRAC aos grandes palcos. O grupo Old Times | New Times - Temas apresentou em duas salas o espetáculo \"Old Emblemáticos de Filmes Times New Times\". Desta vez, o mote Falecimento da Dona Lúcia retratava alguns dos temas mais emblemáticos do cinema nacional e internacional.

GRANDE PRÉMIO DE CESAR | ATLETISMO O mês de fevereiro começava em grande para o nosso Grupo de Atletismo quando, a 09 de fevereiro (domingo), marcaram presença no Grande Prémio de Cesar. Numa atividade organizada pela secção de Atletismo da Associação Villa Cesari e que reúne nesta vila do concelho de Oliveira de Azeméis as suas provas, houve corrida para todos os escalões etários. O Grupo de Atletismo do CiRAC não falhou a prova, destacando-se na corrida com cinco atletas: Fernando Américo e Fernando Gonçalves a correr no escalão de veteranos masculinos, e ainda Miguel Ferreira, Fausto Sá e João Soares pelos seniores masculinos. Todos terminaram a prova tendo, inclusive, obtido resultados bastante favoráveis. A corrida, além de um hobbie excecional, traz diversos benefícios ao corpo e à mente para quem desfruta da sua prática. Se tens interesse em fazê-lo e ainda não encontraste a tua equipa, fica a saber que podes sempre juntar- te ao Grupo de Atletismo do CiRAC. Certamente que não te irá arrepender!

OLD TIMES | NEW TIMES TEMAS EMBLEMÁTICOS DE FILMES Os  dias 21 e 22 de fevereiro foram dedicados ao Coro do CiRAC e ao regresso do espetáculo \"Old Times | New Times\". Depois de algumas edições realizadas, a edição deste ano teve o acompanhamento do maestro do coro Vitor Sousa, e de uma banda composta por Ana Isabel Santos (piano), Daniel Padrão (guitarra, melódica e voz), Fausto Sá (baixo), João Soares (guitarra) e ainda, João Afonso (bateria). Este acompanhamento permitiu ao Coro do CiRAC surpreender o público com belas interpretações de temas emblemáticos, não só do cinema nacional como internacional. Se a estreia foi no auditório do CiRAC, o segundo espetáculo realizou-se em €Pigeiros com um custo reduzido de 5 e que reverteu na totalidade para a Associação Padre Osório. Duas noites de animação, talento e solidariedade! O repertório foi vasto, podendo destacar-se temas como: o clássico dos Queen, \"Bohemian Rapsody\", do filme homónimo; \"Super Trouper\", dos Abba e do filme \"Mama Mia\"; \"Do You Hear The People Sing\" e \"I Dreamed a Dream\", ambos do musical \"Les Miserables\"; um medley dos The Beatles, do filme \"Yesterday\"; e ainda uma série de instrumentais de clássicos como Titanic, Top Gun, Pulp Fiction e muitos outros...

FALECIMENTO DA DONA LÚCIA Não só de boas memórias foi feito o mês de fevereiro para o CiRAC, que teve aqui uma enorme perda. A presente revista não poderia nunca deixar de relembrar uma das almas mais importantes da nossa associação. Maria Lúcia Coelho de Oliveira ou simplesmente, D. Lúcia, partiu neste mês nas suas oitenta e quatro primaveras, deixando para trás um inúmero conjunto de histórias, memórias e recordações que serão para sempre lembradas. Junto com o seu saudoso marido e grande parte dos seus oito filhos, D. Lúcia esteve na génese do CiRAC, sendo sempre uma referência não só no Coro do CiRAC como na Escola de Pintura Ramiro Relvas. O CiRAC ficou mais pobre, assim como Paços de Brandão... Porém, a memória não nos deixará e D. Lúcia será para sempre lembrada pela sua alegria, dedicação, vontade e amor pela associação. O espetáculo \"Old Times New Times\" foi-lhe dedicado e agora dedicamos também todo este Ano em Revista 2020. Obrigado por toda a dedicação e amor pelo CiRAC! ATÉ SEMPRE, DONA LÚCIA!

MARÇO Destaque do mês: CANCELAMENTO DE ATIVIDADES A chegada de um bicho que não se previa, obriga que o CiRAC feche as suas portas por tempo indeterminado... SINOPSE Projeto Desafia-TE! 2020 Numa altura em que já todos ouvimos falar Palestra | Instalações Urbanas diariamente do novo COVID-19 (quase um ano com TROPIC e ORIG1 depois, infelizmente o tema mantém-se atual), o CiRAC manteve a realização das Cancelamento de Todas as atividades que tinha agendadas para o mês, Atividades casos do Projeto Desafia-TE! e da palestra \"Instalações Urbanas\", até dia 13 de março, dia em que oficialmente fechou portas...

PROJETO DESAFIA-TE! 2020 O Desafia-TE é um projeto na área da educação, promovido pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Tem como objetivo dar a oportunidade aos jovens que anual e voluntariamente participam num conjunto de atividades dinamizadas pelos parceiros locais, apoiando o desenvolvimento de competências transversais relevantes para o seu desenvolvimento pessoal, quer no que concerne à integração social, quer na construção de um projeto de vida. Neste âmbito, a 04 de março os jovens dirigiram-se às instalações do CiRAC para uma palestra sobre \"De Que é Feito o Sucesso?\" complementada com um conjunto de atividades artísticas. O planeamento e execução deste projeto ficou a cargo do atual professor da Escola de Pintura Ramiro Relvas, Marco A. R. Macedo, e do psicólogo convidado, João Silva. O balanço da tarde foi bastante positivo e esperamos que tão compensador para os presentes como o foi para o CiRAC. Até um dia!

PALESTRA | INSTALAÇÕES URBANAS COM TROPIC E ORIG1 Na sexta-feira seguinte, a 06 de março decorria no auditório do CiRAC uma palestra sobre \"Instalações Urbanas\". Como oradores e artistas convidados, tivemos a honra da presença de Pedro Santos e de Tadeu da Silva. O primeiro, Pedro Santos, também conhecido como TROPIC, é um designer gráfico/ilustrador multidisciplinar que é apaixonado pela cultura visual e gráfica. Gosta de explorar paisagens e personagens com uma paleta de cores muito específicas e as suas ilustrações são maioritariamente digitais, porém, isso não o impede de explorar as texturas, misturar o analógico, nem lhe tira a vontade de sujar as mãos com tinta. Por sua vez, Tadeu da Silva, ou ORIG1, é um artista multifacetado com um percurso que passa por diferentes áreas desde a cenografia, a cake design, ilustração, escultura, pintura, street art e ainda à tatoo. Tem uma forte paixão pela cultura de rua e isso influencia o seu trabalho em todas as áreas em que intervém. Juntos em palco, numa palestra organizada pela secção de Cultura do CiRAC, proporcionaram de forma gratuita uma noite de partilha de conhecimentos e trabalhos, quer individuais ou coletivos.

CANCELAMENTO DE TODAS AS ATIVIDADES A situação que se vivia (e ainda se vive atualmente) no mundo em relação ao coronavírus obrigou a que, a 13 de março de 2020, o CiRAC ativasse o seu próprio Plano de Contingência COVID-19 no qual, entre outros pontos, se destacam: o cancelamento de todas as atividades do CiRAC já confirmadas, o cancelamento de todos os ensaios e aulas abertas dos Saltimbancos, Grupo de Teatro, Grupos de Coros, Escola de Pintura Ramiro Relvas, Atletismo e, ainda, o fecho provisório do Bar do CiRAC. A decisão não foi tomada de ânimo leve, porém a realidade do mundo assim o obrigava. Numa altura de enorme instabilidade, havia a esperança em todo mundo de que se tratava de uma situação breve e rapidamente ultrapassável. Na perspetiva ciraquiana, era clara a intenção de que, logo que possível, não só se remarcassem as atividades canceladas (por exemplo, a Visita de Estudo do CiRAC e as Exposições da Escola de Pintura), como também voltássemos com mais força e garra do que nunca aos ensaios das atividades! Durante este período, o foco continuava em sermos o mais ativos que conseguíssemos, através do mundo digital. Mantínhamos presente a intenção de voltarmos às rotinas, aos ensaios, às apresentações e aos convívios. Todavia, enquanto não era possível, aconselhávamos (e aconselhámos!) que todos FIQUEM EM CASA porque só assim podíamos (e podemos) garantir que \"Vai Ficar Tudo Bem\"!... VAI FICAR TUDO BEM!

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 \"De  forma a prevenir todos os ativistas e associados afetos à Cultura e ao espaço do CiRAC, a direção da nossa associação decidiu já no dia 13 de março 2020, o encerramento de todas as atividades e fruição presencial das instalações da nossa sede.  Com a finalidade de proteger os seus funcionários, alunos e outros interessados da eventualidade de qualquer contágio pelo novo Coronavirus (COVID-19), fomos dando nota das atualizações temporais desta medida de contingência, adiando a reabertura deste nosso espaço que tanto carinho temos. Todavia, com o evoluir da situação, no âmbito das medidas preventivas e de contingência à propagação do COVID-19, e na sequência das recomendações e decisões provenientes da Organização Mundial de Saúde e da Direção-Geral da Saúde, dentro do que é a obrigação social de todos os que neste momento estão envolvidos, direta ou indiretamente, com a questão do COVID-19, vem a direção do CiRAC - Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão determinar a renovação da vigência do plano 31 de junho.de contingência até o próximo dia Assim se informa que serão implementados um conjunto de medidas e ações extraordinárias previamente assinaladas, das quais destacamos: 1) Acesso à secretaria interdito; 2) Cancelamento de todas as atividades até nova atualização;  3) Ensaios, aulas e espetáculos cancelados e/ou adiados com efeito imediato (i.e. Saltimbancos SM; Grupo de Teatro; Grupos Corais; Escola de Pintura) Para outras questões em que se solicite o apoio dos nossos serviços administrativos, estarão disponíveis diferentes plataformas de comunicação, entre as quais o acesso ao contato por correio eletrónico ([email protected]) ou pela via telefónica (918 923 529 ou 221 108 510)\" SEJAMOS POSITIVOS, DEPOIS DA TEMPESTADE VEM SEMPRE SOL!

ABRIL Destaque do mês: CONSTRUÇÃO DE UM NOVO WEBSITE Ainda que confinados, continuamos a trabalhar com a mesma alegria, atualizando os nossos meios de comunicação! SINOPSE Atividade Online| #ciracdesafia Mesmo que durante este período de quarentena, o CiRAC mantém-se a trabalhar Cancelamento da Viagem para os seus ativistas e associados com uma Medieval 2020 enorme convicção de voltarmos ainda mais fortes, vivos e unidos que nunca! Enquanto Construção de um Novo tal não era possível, permanecíamos ativos à Website corrente #ciracdesafia!

ATIVIDADE ONLINE | #CIRACDESAFIA O #ciracdesafia foi a lufada de ar fresco para a nossa associação, após ver-se obrigada a fechar porta, que se lembrou de iniciar a fim de criar uma certa interatividade digital.. Aquele que foi um ENORME sucesso, teve dezenas de participações por parte dos associados, ativistas e amigos da associação! Nesta fase, estimulávamos todos os quantos se mostravam digitalmente presentes para continuarem a partilhar connosco as experiências que tinham tido com o CiRAC e ficado gravado nas suas memória! Para isso apenas precisavam de entrar no #ciracdesafia e partilhar fotografias e/ou vídeos que representassem momentos no, e com o, CiRAC! A atividade superou indubitavelmente as nossas maiores expetativas. O que se previa ser um pequeno movimento associativo, tornou-se numa excelente onda de interação entre todos! As saudades que tivemos (e temos!) dos eventos, espetáculos, convívios,.. Das brincadeiras, gargalhadas e saídas que passamos um dia foram melhor dissipadas com fotografias e vídeos que nos foram sendo enviadas! Foi sem dúvida um desafio de todos, e para todos! Foi esta a forma que encontramos para ultrapassar as saudades da vossa presença.. Vamos para sempre recordá-la da melhor maneira! A todos os que participaram e se esforçaram por se manterem interligados ao CiRAC ao longo deste período, o nosso MUITO OBRIGADO!

CANCELAMENTO DA VIAGEM MEDIEVAL 2020 A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é um evento de presença obrigatória para o CiRAC. Desde há vários anos que vem permitindo à nossa associação mostrar, num só espaço, as suas mais variadas valências (desde os Saltimbancos de Santa Maria, ao Coro do CiRAC, Grupo de Teatro, entre outros) e ainda, pôr à prova o seu espírito associativo, organizativo e espírito de equipa não só nas montagens como também nas desmontagens e gestão da taberna. Tal como em vários outros eventos e atividades no país, e no mundo, foi oficializado o cancelamento da edição de 2020 da atividade de maior ªnomeada para o concelho de St Maria da Feira. Uma decisão que deixou a nossa associação, embora conformada, extremamente desolada. Sabíamos que não tinha sido uma decisão tomada de ânimo leve, ainda assim foi uma decisão de recurso necessária (e a mais correta), atendendo às circunstâncias que vivíamos. Um vírus que continua, ainda hoje, a afetar brutalmente não só a economia, como a educação e essencialmente a nossa CULTURA! O cancelamento da Viagem Medieval afetou o concelho inteiro e as associações ramificadas. Ainda assim, e como sempre, acreditamos que está nas nossas mãos diminuirmos ao máximo o seu impacto. Continuamos juntos (mesmo que metaforicamente), acordados, ativos e a trabalhar para, logo que possível, possamos compensar todo este tempo \"perdido\". Independentemente do que acontecer, dizemos apenas \"Até Já\"!

CONSTRUÇÃO DE UM NOVO WEBSITE Procuramos estar em constante crescimento e renovação, adaptando as necessidades ao atual contexto e sempre com o intuito de intensificar a nossa posição como promotores da cultura e do desenvolvimento municipal! Confirmando uma vez mais o estatuto de associação inovadora, colocávamos o foco na reestruturação de um novo design para o nosso website oficial (cf. http://www.cirac.pt) como plataforma de divulgação dos espetáculos desenvolvidos ao longo do ano (e.g. FIMUV, TRACC, Encontro de Teatro, Encontro de Coros, Eventos Solidários, entre outros), e comunicação aos associados, fazendo chegar, de modo dinâmico e direto, todas as informações relevantes e de apoio às atividades em curso (e.g Grupos Corais, Grupo de Teatro, Saltimbancos de Santa Maria, Escola de Pintura, Grupo de Atletismo). O futuro do CiRAC ficava salvaguardo, pelo menos no que concerne às redes sociais! Aproveita para visitar o nosso site e (já agora) a nossa página de Facebook, Instagram e Youtube!

MAIO Destaque do mês: ASSINATURA DO PROTOCOLO | PAPC Com a esperança de que seja uma paragem passageira, o CiRAC assina o Protocolo de apoio às suas atividades 2020 SINOPSE Assinatura do Protocolo do PAPC Num mês em que se assinou o Protocolo do PAPC, mantivemo-nos ativos pela via digital! Infraestruturas em Renovação | Os ensaios não pararam e, pelas plataformas Régie online existentes, continuaram dinâmicos, não só do nosso Coro do CiRAC como também Ensaios Online do Coro CiRAC dos nossos Saltimbancos de Santa Maria. e dos Saltimbancos SM

ASSINATURA DO PROTOCOLO DO PAPC Ainda que em situação de inatividade, devido à atual situação epidémica, era assinado dia 15 de maio o Protocolo de parceria do PAPC - Programa de Apoio a Projetos Culturais 2020, entre a associação CiRAC e a Câmara ªMunicipal de St Maria da Feira. A formalização deste apoio dava-se no ICC - Imaginarius Centro de Criação do próprio concelho, respeitando todas as orientações de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde. A realidade que se vivia neste mês permitia apenas a presença do Presidente da Câmara Emídio Sousa, e do nosso Presidente da Direção, Tiago Afonso. O PAPC é um instrumento de desenvolvimento do setor cultural e criativo associativo de todo o concelho e tem-se assumido, desde a sua implementação, em 2015, como um compromisso que reforça a integração do movimento associativo na ação cultural do Município de Santa Maria da Feira. Este programa municipal promove igualmente a cooperação, as relações de parceria e complementaridade, potenciando as sinergias entre os diversos agentes e as instituições do território. Ainda sobre este programa, atualmente, e de modo absolutamente excecional, a CMF permitiu o reagendamento dos espetáculos já agendados e anunciados à data do seu encerramento, até 12 meses após a data prevista para a sua realização. Embora não tenhamos chegado ainda a maio de 2021, podemos prever, através de alguns dados muito concretos, a impossibilidade de vermos cumprido o reagendamento de todas as atividades previstas. Uma situação de conjunta que se mantém incerta e imprevisível.

REUNIÃO \"RENASCER\" - CÂMARA MUNICIPAL DA FEIRA Sob o tema \"Renascer mais fortes! Uma ideia para o setor da Cultura. Ouvir quem atua no terreno\", era já de modo digital (plataforma Zoom) que a 20 de maio, se realizava uma reunião de 49 elementos com responsabilidades diretivas em cada uma das associações representativas do município de Santa Maria da Feira. A reunião que contou com a participação do Presidente da Câmara, Emídio Sousa, do Vereador da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, Gil Ferreira, da Vereadora das Finanças Helena Portela, e dos técnicos municipais da Cultura, servia como mote para que cada representante da respetiva associação pudessem abordar as maiores dificuldades que as suas instituições estavam a passar durante aquele período. A reunião ganhou enorme relevo pela voz do nosso Presidente de direção, Tiago Afonso, quando procurou sintetizar os seus requerimentos que passavam, consoante disponibilidade financeira, pela melhoria das nossas infraestruturas. Pretendíamos não só oferecer algum conforto e condições técnicas aos nossos associados, como a todos os ativistas participantes. As mais recentes declarações, nesta reunião, tiveram como objetivo destacar a necessidade de uma requalificação, quer da zona dos camarins como no espaço de arrumos, procurando acolher da melhor forma quem nos procura. Por fim, foi também destacada a necessidade de melhoria da régie no nosso espaço que até ao momento carecia de um melhoramento a curto- prazo. Esta notícia será explorada com maior detalhe na página seguinte.

INFRESTRUTURAS EM RENOVAÇÃO | RÉGIE Como acontece com qualquer associação com atividade diária e regular, o CiRAC interveio sobre a necessidade, e assim iniciava neste mês um conjunto de estratégias de requalificação das infraestruturas. Procuramos oferecer as melhores condições possíveis, quer ao nível do conforto como em condições técnicas, aos nossos associados, ativistas, funcionários e outros interessados que venham a participar nas nossas atividades. As mais recentes intervenções estruturais dizem respeito a uma requalificação da régie, estendendo um acesso facilitado a todo o espaço técnico. ENSAIOS ONLINE DO CORO CIRAC Quem está integrado num coro musical sabe bem que poucos grupos têm discussões e debates tão intensos e proveitosos como estes, o que os torna mais verdadeiramente fascinantes. E ainda, em poucos grupos há um espírito de entreajuda, amizade e convívio tão próximos! Trabalhar esses sentimentos de coesão nunca foi tão importante, por esse motivo o nosso coro iniciava um conjunto de ensaios online com o maestro sempre presente, orientando a técnica vocal de cada um dos participantes. Porque somos o exemplo de um coro que se alimenta sobretudo de afetos, voltaremos a celebrar a música em união! SALTIMBANCOS DE SANTA MARIA ATIVOS ONLINE Também os nossos Saltimbancos de Santa Maria permaneciam mais unidos que nunca no trabalho não só de novas canções como de encenações. Com o título \"Mixórdia\", composto por Isabel B. Castro, João Afonso e Simão Pinto, a música com o subtítulo \"Lágrimas de timbalão\", através de ritmos tradicionais de percussão, prometia ser um verdadeiro refresco para as atuações deste conceituado grupo.

JUNHO Destaque do mês: REABERTURA DAS ATIVIDADES Num mês de muita atividade e renovação, começamos a desconfinar gradualmente as nossas atividades! SINOPSE Reabertura das Atividades | Desconfinamento Ainda com o dever de contenção bem assente, voltámos lentamente a colocar os Obras de Requalificação | pés na rua! E que saudades tínhamos! Além Infraestruturas do desconfinamento gradual, este mês ficou marcado pelas obras de requalificação do CiRAC Solidário com a auditório e ainda pelo incêndio que Zarrinha! deflagrou na Zarrinha, fábrica de papel e cartão parceira do CiRAC há dezenas de anos!

REABERTURA DAS ATIVIDADES | DESCONFINAMENTO Procurando prevenir uma situação potencialmente alarmista para com todos os nossos ativistas e associados, desde o dia 13 de março de 2020 que a direção do CiRAC  recorreu ao encerramento do espaço físico da sede e, consequente inibição da fruição presencial para qualquer atividade afeta à associação. O plano de contingência foi sendo renovado até ao último dia do mês de junho, período em que se cavalgava lentamente para o seu desconfinamento. Fomos mantendo, com a maior das resiliências, algumas atividades que não envolviam presença física. Através das nossas páginas de Facebook e #ciracdesafiaInstagram, criamos o no qual desafiamos toda a gente a enviar e partilhar alguns dos melhores momentos vividos com o CiRAC, através de fotografias ou vídeos. A todos, o nosso MUITO OBRIGADO pelas magníficas partilhas! Continuamos ainda com atividades organizadas à distância, através de ensaios online do Coro do CiRAC, sempre com a presença do nosso maestro a orientar a técnica vocal dos seus elementos. Também os música deSaltimbancos de Santa Maria não paravam e criavam uma autoria própria, intitulada \"Mixórdia\", com o subtítulo \"Lágrimas de Timbalão\". Aguardávamos ansiosamente pela sua estreia! Neste mês, recomeçamos com as atividades presenciais, com todas as medidas de segurança a serem tidas em conta em prol do bom funcionamento, e com supervisão da OMS e DGS, desta que é a nossa segunda casa. As mesmas estavam previstas funcionar nos seguintes horários: 1) Grupo de Teatro - Terças-feiras | 21H 2) Coro do CiRAC - Quintas-feiras | 21H30 3) Escola de Pintura - Sábados | 15H 4) Saltimbancos de Santa Maria - Sábados | 16H  

ASSEMBLEIA-GERAL RÁDIO CLUBE DA FEIRA A 29 de junho, última segunda-feira deste mês, o CiRAC fazia-se representar na Assembleia-Geral ordinária da Rádio Clube da Feira, onde foi aprovado o relatório e contas referente ao ano civil de 2019, por unanimidade. Foram também debatidos outros assuntos de interesse para a cooperativa cuja gestão voltava novamente para as mãos dos seus cooperantes. Uma assembleia em tempo de Covid que originou uma fraca afluência por parte dos cooperantes. OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO | INFRAESTRUTURAS Como fomos lendo na presente revista, durante este primeiro período de confinamento, após vermos canceladas todas as atividades agendadas, fomos investindo o nosso tempo na requalificação dos espaços e infraestruturas. Como acontece com qualquer associação de relevo, com atividades diárias e regulares, há uma constante e contínua procura de melhores condições de conforto em prol dos nossos associados e/ou convidados, mas também dos nossos profissionais técnicos. Apresentamos aqui algumas fotografias com o que de melhor foi feito. No entanto, o melhor mesmo é vires visitar-nos e com os próprios olhos veres o trabalho que fomos fazendo. Ps. Traz uma máscara. Teremos todas as condições de segurança garantidas para te receber de braços abertos!!

CiRAC Solidário com a Zarrinha! Na noite de 29 de junho deflagrava um enorme incêndio na fábrica do papel e cartão da Zarrinha, na zona industrial de Rio Meão. Esta firma é uma das principais patrocinadoras do concelho de Santa Maria da Feira, incentivando e patrocinando amplamente tudo o que promova atividades artísticas, culturais ou desportivas. Da parte do CiRAC, agradecemos todo o apoio prestado nas últimas décadas e deixamos ao dispor todos os nossos recursos para ajudar/apoiar no que necessário! Reforçamos por este meio o nosso incentivo, desejando que o futuro se torne muito mais risonho!

JULHO Destaque do mês: ASSEMBLEIA-GERAL DO CIRAC Com todos os cuidados e distanciamento social assegurados, realizamos mais uma Assembleia-Geral do CiRAC neste ano SINOPSE Assembleia-Geral do CiRAC Com todos os cuidados de segurança Protocolo de Colaboração com inerentes, higienizamos os espaços e a OPP preparamos os locais para recebermos os primeiros ensaios das nossas tão catalogadas Reforço de Segurança na Nossa atividades! Também foi o mês para a Sede realização da segunda Assembleia-Geral do CiRAC deste ano, e ainda, assinámos um Protocolo de colaboração com a OPP!

REUNIÃO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE O Conselho Nacional da Juventude (CMJ) de SMF esteve reunido, a 20 de julho, naquela que foi a sua primeira sessão pós-quarentena. Cumprindo com todas as regras de segurança, o encontro contou com a seguinte ordem de trabalho: 1) Aprovação das atas das sessões anteriores; 2) Tomada de Posse dos elementos não presentes nas sessões anteriores; 3) Gabinete da Juventude - Durante a Quarentena; 4) SMF Youth Days; 5) Free Your heART; 6) SMF Youth Talks; 7) Outros Assuntos de Interesse. O CiRAC marcava presença nessa reunião, através da participação da sua diretora da Cultura, Marlene Carina. ASSEMBLEIA-GERAL DO CIRAC ºAo 22. dia do mês de julho realizava-se, no Auditório do CiRAC, e com o devido distanciamento social que se exigia num evento destes, a Assembleia Geral do CiRAC com todos os associados que se quiseram envolver. Tal Assembleia contou com a presença de aproximadamente quinze associados e protagonizou debates de interesses no que respeita à seguinte ordem de trabalhos: 1) Leitura e Aprovação da ata da Assembleia Anterior; 2) Discussão e Aprovação do Relatório de Contas relativo ao ano de 2019; 3) Outros Assuntos de Interesse.

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM A ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES (OPP) Celebrou-se entre CiRAC - Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão e OPP - Ordem dos Psicólogos Portugueses um Protocolo de Colaboração (Protocolo n. 4711) que visa mais uma parceria estratégica para ambas as entidades no que concerne à promoção para o desenvolvimento da profissão. Assim contribui o CiRAC de uma forma prática para a promoção da saúde mental no que diz respeito à sua organização, no sentido de potenciar todas as atividades que contribuem para a difusão de conhecimento e boas práticas na área da saúde. Especificamente no que se refere à saúde mental, e ainda no reforço da sua ligação com o mundo do trabalho associativo e do quotidiano empresarial. A partir da assinatura deste Protocolo, além das relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições se tornarem convergentes, ambas se comprometem a disseminar informação e promover debates e troca de melhores práticas, quer no âmbito da saúde como nas organizações, nomeadamente na Motivação e Gestão de Stress Emocional, de forma a tornar locais de trabalho mais saudáveis. Importa ainda consciencializar para a importância da saúde no meio laboral, com vista à análise da possibilidade de realização de ações de formação. O CiRAC passava assim a constar na lista de entidade protocoladas, disponível na página da Ordem, com selo de certificação, para a realização de um ano de trabalho, traduzindo-se deste modo em mais-valias para a formação de um Psicólogo Júnior.

REFORÇO DE SEGURANÇA NA NOSSA SEDE! É certo e sabido que a presença vírica do Covid-19 perdurará no país por mais algum tempo... Por isso, criamos condições de segurança para poder receber todos os que nos quiserem visitar. Ainda assim, é SEMPRE importante termos em conta quatro medidas de prevenção: 1) Distanciamento entre pessoas, de pelo menos 1.5 metros; 2) Utilização de equipamentos de proteção; 3) Higiene pessoal, nomeadamente lavagem de mãos; 4) Mantermo-nos atentos aos sintomas! Porque a Cultura precisa das pessoas tanto quanto as pessoas da Cultura, traz a tua máscara e vem extravasar Cultura connosco!

AGOSTO Destaque do mês: FLASHBACK DA ATIVIDADE | SSM Um ano 2020 incomparável onde tudo parou, tudo se esfriou. Recordámos a atividade dos Saltimbancos em 2019! SINOPSE Flashback da (Falta de) Atividade dos SSM Podemos retornar a agosto de 2019, aquando da abertura de portas da Viagem Medieval? Candidatura PAC | Projeto Infelizmente a máquina do tempo não nos RE(i)VUELTA permite ir além das nossas memórias. Ainda assim, e porque o CiRAC olha sempre para o Reinício das Atividades | futuro, neste mês logramos a aprovação do Atletismo projeto RE(i)VUELTA e das novas camisolas para o Atletismo!

FLASHBACK DA (FALTA DE) ATIVIDADE DOS SSM Não fosse esta situação que veio alterar todo o planeamento de atividades, os nossos Saltimbancos de Santa Maria teriam percorrido mais uns quilómetros a espalhar a sua energia por diversos locais do país. Teria o distrito de Braga ouvido o rufo dos tambores, pela Feira Medieval de Esposende, bem como o distrito de Beja na Feira Medieval de Serpa e ainda a cidade de Santa Maria da Feira contaria com a nossa presença na sua XXIV edição da Viagem Medieval, como é habitual desde os primórdios da sua existência. Por isso foi com um grande aperto no peito que o grupo de bombos e artes circenses da nossa associação viu todo este ano, principalmente neste mês, com os seus espetáculos cancelados devido à pandemia mundial que fez ressentir a Cultura, a Música e as relações que estão tão intimamente ligadas a esta atividade. É com uma grande ânsia que o grupo aguarda pela possibilidade de saírem às ruas, na Esperança de poder retomar as suas atividades e levar aquilo que de melhor têm, quer em todo o território nacional, inclusive ilhas (Machico - Ilha da Madeira) como outros locais estrangeiros, como são exemplo de Finale Ligure (Itália) ou Ciudad Rodrigo (Espanha) que em anos anteriores puderam contar com a nossa presença. Enquanto aguarda o retorno da atividade Cultural, o grupo aproveitava o mês de agosto para continuar a trabalhar na sua nova música, intitulada de \"Mixórdia\", com subtítulo de \"Lágrimas de Timbalão\".

PROJETO RE(I)VUELTA '20 Dando cumprimento aos procedimentos do Regulamento do PAC - Programa de Apoio à Cultura (2020), ficávamos a saber que à data de 27 de agosto de 2020, no site da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, se procedia à publicação da Lista Definitiva, e das candidaturas apoiadas no âmbito da Medida 1. Criação Local - Sub. Prog. 1.1. Entidades Sem Fins Lucrativos, conforme deliberado em reunião ordinária da Câmara Municipal de 24 de agosto de 2020. Toda a informação burocrática e respetivos documentos continuam disponíveis para consulta no site da autarquia através do link do município de Santa Maria da Feira. REINÍCIO DAS ATIVIDADES | ATLETISMO Após uma longa pausa, a equipa de atletismo do CiRAC voltava a reunir-se para percorrer as estradas do concelho, num regresso acompanhado entre novos uniformes de treino. A equipa conta agora com 18 elementos que marcarão presença em breve nas estradas do concelho. Junta-te a nós! Não precisas de ser bom para começar, mas sim de começar para seres bom!

SETEMBRO Destaque do mês: ª1 . E D I Ç Ã O J O D A C - J O R N A D A S D E DIRIGENTES ASSOCIATIVOS NO CIRAC Ações formativas, debates, networking, música e comédia foram os chavões deste evento de Boas Práticas Associativas! SINOPSE Programação Formar + | 2020 O mês de setembro fica marcado no CiRAC 1.ª edição JoDAC pela 1.ª edição JoDAC, evento de boas práticas associativas, com propósito de Parceria com Mindset dinamização, descentralização, promoção da Consulting capacitação e empoderamento dos dirigentes associativos através de ações formativas. Um evento que deu água pela barba, mas que extravasou todas as expetativas!

PROGRAMAÇÃO FORMAR + | 2020 O programa Formar + é um conjunto de medidas apoiadas através do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, dirigido a órgãos associativos e jovens filiados em associações e federações, desde que inscritas no RNAJ - «Registo Nacional do Associativismo Jovem. Através da medida 3 Apoio »Formativo ao Associativismo deste programa, o CiRAC pretendia realizar até ao fim do ano de 2020 um diversificado conjunto de formações que visavam a promoção e capacitação formativa, quer a jovens ativistas e associados, como a todo o movimento associativo de profissionais da área da juventude. Este programa pretendia assim dotar todos os quantos quisessem participar nestas atividades certificadas, através da partilha de valências teóricas e ferramentas práticas, no âmbito da Psicologia, Saúde, Associativismo ou Comunicação Digital. primeira ediçãoA estreia deste programa seria concretizada com a das JoDAC - Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC, que decorreram entre os dias 12 e 13 de setembro. Um evento com Cerimónia de Abertura, e presença de figuras proeminentes do nosso concelho como o Presidente ªda Câmara Municipal de St . Maria da Feira, Emídio Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Paços de Brandão, Firmino Costa, Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), Tiago Rego, e por fim, diado nosso gracioso Presidente, Tiago Afonso. As JoDAC só terminariam no 13 de setembro com a Cerimónia de Encerramento. Ao longo destes dois dias, além de formações circunscritas no âmbito da Gestão Associativa, os participantes puderam ainda ter a oportunidade para assistir a debates entre profissionais especializados, momentos musicais e atuações de comédia de artistas relevantes no tecido regional feirense. Porém, as outras formações agendadas, tais como \"Motivação e Poder de Liderança \", \"O Poder da Comunicação Digital\" e \"Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo\" não tiveram condições reunidas para a sua realização, tendo sido adiadas para o ano de 2021, integrando assim o Ciclo de Formações no presente Plano de Atividades.

1.ª EDIÇÃO JODAC - JORNADAS DE DIRIGENTES ASSOCIATIVOS NO CIRAC ªA 1. edição das JoDAC – Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC, decorreram, entre os dias 12 e 13 de setembro, no segundo cinema mais antigo do distrito de Aveiro (datado em 1928!), mais precisamente, no auditório do CiRAC. Beneficiando de um apoio atribuído pelo IPDJ, no âmbito do Programa « »Formar+, Medida 3 Apoio Formativo ao Associativismo , decidimos apostar num evento direcionado para a capacitação e empoderamento certificado a dirigentes associativos. Foram pontos-chave desta primeira edição as ações formativas, os debates, momentos de networking, música e comédia. E como princípios basilares a dinamização, descentralização, promoção de capacitação e empoderamento de dirigentes associativos. O evento que contou com um conjunto de quatro ações formativas, três debates, dois momentos de comédia e dois momentos de música tem como princípios basilares a dinamização, a descentralização, a promoção da capacitação e o empoderamento de dirigentes associativos.

1.ª EDIÇÃO JODAC - JORNADAS DE DIRIGENTES ASSOCIATIVOS NO CIRAC Pedro Neves, coach e humorista do extinto programa “Levanta-te e Ri”, Catarina Durão, Diretora Regional Centro do IPDJ, Cristina Tenreiro, Vereadora do município SM Feira ou Tiago Rego, Presidente da FNAJ, foram alguns dos convidados que estiveram presentes no nosso evento de boas práticas! ªModeradas pela incrível Maria João Costa (considerada embaixadora da 1. edição JoDAC, o evento foi alvo de muitas e boas críticas! \"Esta iniciativa adveio do CiRAC ser, desde sempre, reconhecido como uma residência de capacitação para jovens artistas. Por isso é que dinamizar formações, fomentar debates e partilhar conhecimentos devem ser os eixos ªprioritários destas JoDAC. Pretendemos com esta 1. edição estimular e ampliar o número de ações formativas focadas quer no Associativismo como nos seus dirigentes\", remata João Silva, coordenador do evento. Tendo em consideração as atuais circunstâncias, as JoDAC seguiram as recomendações previstas pela DGS. Além da disponibilização de dispensadores álcool-gel, foi medida a temperatura à entrada e obrigatório o uso de máscara no interior do recinto. Existiu distanciamento de 1,5m entre cadeiras e corredores de segurança alargados. A desinfeção foi assegurada pela Comissão Organizadora, no período de almoço e final de cada dia.

1.ª EDIÇÃO JODAC - GALERIA DE FOTOGRAFIAS

1.ª EDIÇÃO JODAC - GALERIA DE FOTOGRAFIAS

PARCERIA COM MINDSET CONSULTING Sempre com foco no futuro e crescimento da nossa associação, desenvolvemos uma parceria com a Mindset Social Consulting, uma empresa relevante no âmbito da Consultoria, com o objetivo de obtermos financiamento através da elaboração de candidaturas, acompanhamento, supervisão e implementação destes programas de incentivo. Esta parceria faculta-nos os seguintes serviços, nas diferentes fases: Candidatura - Elaboração da candidatura com base nos dados obtidos; comunicação, angariação e seleção de parceiros; articulação para aprovação final da candidatura e submissão da mesma; acompanhamento do processo de avaliação; provimento de informações e/ou documentos. Contratualização - Apoio à análise e interpretação contratual e procedimentos administrativos; apoio à comunicação e relação institucional com as entidades gestoras e financiadoras e parceiros do projeto; apoio à elaboração do dossier do projeto; apoio à elaboração do plano de ação, cronograma de atividades, ficha de presenças, identificação e elaboração de materiais e documentos técnicos; apoio à gestão e implementação das atividades; apoio à elaboração do orçamento do projeto; apoio ao controlo financeiro e orçamental; apoio ao registo contabilístico. Encerramento: Recolha de informação do cliente e documentos específicos ao encerramento; elaboração do Relatório Final; submissão do relatório final; consultoria e apoio à resposta de pedidos de esclarecimento ao encerramento do projeto por parte das entidades gestoras e financiadoras; consultoria e apoio à elaboração do dossier do projeto.

OUTUBRO Destaque do mês: ª4 3 . E D I Ç Ã O F I M U V - F E S T I V A L INTERNACIONAL DE MÚSICA Um mês repleto, desde o 44.º aniversário do CiRAC, à abertura de portas para a resiliente 43.ª edição do FIMUV! SINOPSE 44.º Aniversário do CiRAC Outubro é para muitos sinónimo de mudança, FIMUV | Uma História com mais época para novos desafios e - por conta do de 40 Anos outono - momento de conforto e união. Para o CiRAC também! Desde o samba até à música 43.ª Edição FIMUV | Resumo erudita, com a presença de músicos e dos Espetáculos interpretes maioritariamente portugueses, terminamos em grande o FIMUV '20! E ainda festejamos 44 anos de história!

44.º ANIVERSÁRIO DO CÍRCULO DE RECREIO, ARTE E CULTURA | 14 DE OUTUBRO A 14 de outubro comemorava-se pela quadragésima quarta vez (!), o aniversário da nossa tão querida associação! Um dia que costuma ser tipicamente de festa, em comunhão com todos os associados, ativistas e interessados do CiRAC, teve, desta vez e e fruto da atual pandemia, de conter os seus festejos públicos, e festejar à distância. São 44 anos de História, Tradição e Cultura. São 44 anos de CiRAC. Uma associação com tanto ainda por escrever... PARABÉNS CiRAC! \"Ao CiRAC quero dedicar umas quantas palavras Para o seu aniversário celebrar . Instituição de alto gabarito, Com teatro, pintura, música, artes circences, E … acima de tudo, espírito de entrega. Por aqui, passaram, e tem vindo a passar Artistas, pintores, musicos, comediantes …. Pessoas bastante interessantes….. Constituído por gente de empenho e motivação, Assim é o CiRAC de Paços de Brandão. Festejam 44 anos vida No meio, de vitórias e tempestades, Mas sempre lutando, apesar das contrariedades. Que se mantenha muitos anos, E que os possamos contar…. Parabéns a todos os elementos do Cirac Pelo empenho e dedicação,….. Porque levam muito longe, O nome de Paços de Brandão.\" Mary Rosas - 26 outubro 2020 \"CiRAC SOU EU, CiRAC ÉS TU! CiRAC SOMOS TODOS NÓS\"


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook