Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Jornal O Paroquiano - Outubro/2016

Jornal O Paroquiano - Outubro/2016

Published by paroquiadaassuncaosp, 2018-03-22 22:01:06

Description: Jornal O Paroquiano - Outubro/2016

Search

Read the Text Version

ANO XVII - Nº 229 - outubro 2016 Boletim Informativo da Paróquia da Assunção de Nossa SenhoraAl. Lorena, 665A - Jardim Paulista - CEP 01424-003- São Paulo - SP - Tel: (11) 3885-9965 [email protected] - www.paroquiadaassuncao.org.br facebook.com/paroquiaassuncaosp Maria é uma carta, não escrita com tinta, mascom o Espírito de Deus. Escrita não em qualquerpapel, mas em tábuas de carne que é o seu própriocoração de mãe que acolhe a Palavra do Senhorem sua vida. Disse então Maria: “eu sou a serva doSenhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc1,38). É uma carta onde todos podem ler doutos ouincultos, ricos ou pobres. Nela podemos identificare aprender um caminho de escuta e obediência àvontade de Deus. Esta carta não é escrita por mãos humanas,mas pelo Espírito: “O Espírito Santo virá sobre ti e opoder do altíssimo vai te cobrir com a sua sombra”(Lc 1,35). Maria encontra graça diante de Deus, porisso é escolhida para receber a presença do Se-nhor em sua vida. Ela é visitada por Deus, por isso,em sua vida, podemos encontrar Deus, podemosencontrar sua mensagem para humanidade. Maria écarta que nos traz uma notícia, ela se torna portadorade uma grande alegria a ser comunicada a cada umde nós: “Eis que conceberás no teu seio e darás à luzum filho, e tu o chamarás de Jesus. Ele será grande,será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1,31-32). O apóstolo Paulo revela existência de umacarta escrita de maneira diferente: “Nossa carta soisvós, carta escrita em nossos corações. Escrita nãocom tinta, mas com o Espírito de Deus vivo não emtábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos co-rações” (2Cor 3.2a-3). Esta carta é a Igreja enquan-to acolhe e vive a Palavra de Deus. Nesse sentido,“Maria é carta de Deus”, pois ela pertence à Igreja,como Mãe e modelo. Ela atrai todos à comunhãocom Jesus e sua Igreja. Por isso, com ela pode-mos contemplar o rosto de uma Igreja mãe, menosfuncional e burocrática. Maria é carta de Deus, porque também pode-mos encontrar em seu rosto a ternura e o amor deDeus. Nela, portanto vemos refletida a mensagemessencial do Evangelho. Padre Cícero Alves de França - Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor da Arquidiocese de São Paulo, professor de Teologia da PUC/SP01/10 – Preparação para o batismo, das 15h às 17h30. 12/10 – Nossa Senhora Aparecida - Missa somente às 18h30.08/10 – Gincana Bíblica para as crianças – das 09h30 às 11h. 20/10 – Missa da Mãe Peregrina (Movimento de Schoenstatt) - 18h30.08/10 – Batizado comunitário – 11h. 26/10 – Missa Aliança de Misericórdia com Pe. Antonello e Pe. Henrique.08/10 – Chá beneficente para as obras da Paróquia. 27/10 - Exibição do Filme: O Céu é de Verdade - 19h30.11/10 – Reunião do CPP - 19h30.

O mês de outubro é o Mês das Missões, do Rosário e de tantas lembranças bonitas da nossa Igreja: Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, São João Paulo II, Nos- sa Senhora Aparecida, São Lucas, São João XXIII, Santo Antô- nio de Santana Galvão, São Judas Tadeu - são tantos exemplos de santidade que é impossível ficar alheio ao apelo da Igreja para uma vida mais santa e missionária. Neste mês, também, fare- mos, em nossa Paróquia, uma campanha mais intensa sobre o dízimo. Queremos todos comprometidos com a comunidade. O dízimo sustenta a Paróquia e nos faz missionários de fato, pois com o que é arrecadado podemos desenvolver e ajudar obras que vão fazer a diferença na vida de muita gente. Seja dizimista! Comprometa-se com a sua Igreja! NOTÍCIAS PEREGRINAÇÃO À PORTA SANTA DA CATEDRAL DA SÉ Respondendo ao convite do Papa Francisco queproclamou o Ano Santo da Misericórdia - de 8/12/2015à 20/11/2016 – os fiéis da nossa Paróquia se prepa-raram durante quatro semanas para experimentar a“genuína misericórdia de Deus”. E, no dia 24 de se-tembro, enriquecidos com a presença do Coral daArquidiocese, fizemos a nossa peregrinação até aPorta Santa da Catedral da Sé onde participamos damissa celebrada por nosso Pároco, Pe. Juarez deCastro. Sem dúvida alguma, foi um momento de con-versão na vida de cada peregrino que ali esteve. Todd Burpo, é um empresário, bombeiro voluntário e pastor de uma cidade pequena, que após seu brilhante filho Colton sobreviver mila- grosamente a um terrível acidente e contar histórias críveis sobre a sua jornada de chegada ao céu e retorno; decide redescobrir toda a esperança, maravilha e força do seu propósito. Após a exibição do filme haverá um debate com especialistas no assunto. Inscrições na secretaria a partir de 24/10 – Vagas Limitadas Entrada: 01 pacote de fraldas, tam P.

Nesse ano Santo da Misericórdia, o Papa nos con- ter feito outras contribuições. Dízimo é dízimo;vida a praticar as obras de misericórdia, mas muitas - Não é esmola.vezes ficamos confusos com a questão de como tor- Oferta:nar prático esse convite. O seu dízimo pode ser o re- Qualquer contribuição espontânea e esporádicacurso para realizar estas obras de misericórdia! (sem regularidade) que o fiel faz à comunidade, como Além de estar previsto no Cânon da Igreja (Cânon por exemplo, na hora da procissão das ofertas. Essa222 § 1), o dízimo é, antes de tudo, um gesto de gra- oferta é sempre bem-vinda e muitas vezes também étidão com DEUS e de nossa corresponsabilidade com destinada para suprir as deficiências do dízimo (quan-o próximo. do o dízimo não é suficiente), mas não representa o dízimo. O Dízimo tem quatro dimensões: a manutençãodo culto, dos ministros do culto, das obras de pieda- Esmola:de e das obras de caridade. A esmola é a ajuda material que se proporciona ao necessitado e se relaciona com a compaixão de Assim, ao ofertar o dízimo estamos auxiliando a DEUS. É aquilo que sobrar e puder ser acrescidaIgreja de Jesus Cristo na realização de sua missão na ajuda aos necessitados. Santo Tomás, com gran-de evangelização, e também é uma maneira de agra- de inteligência e fidelidade ao Evangelho diz: não so-decer por tudo o que recebemos de Deus: a saúde, a mente dai aos pobres o dízimo, mas também o queinteligência, o discernimento entre o bem e o mal, a sobrar em cumprimento ao preceito evangélico: “o quemisericórdia para com os outros. sobrar, dai como esmola.” Quanto ao dízimo, entre- gue aos ministros da Igreja, eles mesmos dispensa- Para que possamos assumir o compromisso de rão aos pobres.”sermos dizimistas em nossos corações precisamos Para você que já é dizimista, nosso muito obri-entender a diferença entre dízimo, oferta e esmola. gado, sempre! Você que ainda não é dizimista e gostaria de fa- Características do Dízimo: zer parte dessa Missão, preencha a ficha de inscri- - Definido conforme as possibilidades de cada um. ção, entregue na Secretaria Paroquial e faça sua con-Na época dos Judeus, esse percentual era definido tribuição regularmente! Desde já receba a nossa Gra-como 10%, hoje em dia, cada um contribui com as tidão!suas possibilidades; - Deve ser mantido com regularidade, ou seja:deve ser dado a todo mês, independentemente do fiel “Dê cada um conforme o impulso do seu coração,sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2Cor 9,7).

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES Teresa nasceu em Alençon (França) em 1873 e 01. Maiany da Silva Brito 20. Maria Leda de Carvalhomorreu, aos 24 anos, em 1897. Santa Teresinha não 03. Júlia Musetti 21. Ivo Saldanha de Melo Silvasó descobriu que no coração da Igreja sua vocação 23. Antonio José Urasera o amor, como também sabia que o seu coração – Walter Guilherme Piacsek Jre o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de 04. Daisy Brasiliense Parra Rita de Cássia Mota Aragãofamília modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Wolmar UrasZélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: qua- Leide Ungari da Costa 24. José H. Lodovicitro morreram com pouca idade, restando em vida as Maria Antonieta Funari Maria de Fátima Peresquatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e 05. Maria da Salete Carvalho 25. Regina Lúcia Silva RossittiCelina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro 06. Lídia Maria Lodovici 26. José Alessandro Tamiãodas Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Tania Carvalho Siqueira Tiaki Marui ShinobePapa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, sim- 07. Clóvis Correa Filho Reilda Meira Schahinplicidade e confiança plena em Deus. Teresa Ceron Gornatti 27. Silvia Cristina M. S. Darakjian Therezinha Ap. Nunes 28. Lúcia Moretzsohn Castro Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, 08. Tatyana Ribeiro Uras 31. Aparecida Martão Flóriooferecia a Deus pela salvação das almas e na inten- Yolanda Kiavisa P. Cambolo Eliane Aparecida Ramosção da Igreja. 09. Maria Aparecida Moreira Josete Barbosa R. Galante Vera Lúcia B. de Magalhães Therezinha Polesi O mais profundo desejo do coração de Teresinha 10. Karyn Chacon de Melo Freireera ter sido missionária “desde a criação do mundo 11. Anna Maria Q. B. de Carvalhoaté a consumação dos séculos”. Intercessora dos mis- Lia Inês Marino Duartesionários sacerdotes e pecadores que não conheci- 12. Lourdes da Paixão Piresam a Jesus, continua, ainda hoje, vivendo o Céu e Maria Cristina P. M. Ribeirofazendo o bem aos da terra. 14. Bruna Jachemet Zélia Souto Maior Torres Sua autobiografia pode ser lida em “História de uma 15. Lázaro Osório R. de Rezendealma”. Após sua morte, aconteceu a publicação de seus Maria Fátima M. de Souzaescritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de 19. Fábio Moretzsohn Castro Jr.todo o gênero. Foi declarada “Patrona Universal das Mis- Francisco Silvaneto da Cruzsões Católicas” e proclamada Doutora da Igreja. Roberto Moretzsohn Castro Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! HORÁRIOS DA PARÓQUIA (Fonte: Santo do dia – Canção Nova) Secretaria Paroquial: Segunda à sexta: das 8h às 19h30 Sábado: das 8h às 11h30 e das 15h às 18:30h Casamentos: Segunda a sexta às 20h Sábado às 11h, 16h e 20h Confissões: Diariamente das 17h30 às 18h15 Missas: Segunda a sexta: às 8h e 18h30 Sábado: às 8h e 18h Domingo: às 8h30, 10h, 11h30 e 18h30 Empregados oferecem-se O ESPAÇO PARA SEUS PÉSCleunice – Limpeza – Tel: 9.4403.0825 - Podólogos capacitados para tratamentoMarinês – Diarista – Tel: 9.6381.2176 de calos, calosidades, unhas encravadas.Gilmar – Motorista – Tel: 9.9655.1281 - Manicure e massagemLuzia – Serviços Gerais – Tel: 9.8675.1538 - Esterilização em AutoclaveMaria da Paz – Doméstica – Tel: 9.6521.2738Luzinete – Doméstica – Tel: 9.9466.3691 Rua José Maria Lisboa, 395 – Jd. Paulista – São Paulo – SPLucineide – Doméstica – Tel: 9.6268.6135 Tel: (11) 3887-1103 – 3051-3654Rosilda – Doméstica – Tel: 9.6506.7575Maria de Lourdes – Cuidadora – Tel: 9.6474.3047 Atenção: Documentação e referência são de responsabilidade dos contratantesE X P E D I E N T E : Pároco: Padre Juarez de Castro / Redação: Ana Paula Cuccio / Diagramação: Sidnei da Cunha /Impressão: A.N. Gráfica 3975-9262 Tiragem: 1.500 exemplares


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook