Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore CHAMA VIOLETA

CHAMA VIOLETA

Published by BIBLIOTECA SÉRGIO CAPPARELLI, 2022-08-14 23:02:50

Description: O “Chama Violeta” é um movimento pedagógico, da Lomba do Pinheiro, que rompem com silêncio e informam a comunidade sobre a violência sexual contra as meninas e as mulheres. Esse projeto surgiu das angústias e dos medos que as meninas tinham em relação aos constantes relatos de abusos sexuais contra crianças, adolescentes e mulheres que aconteciam na comunidade.

Search

Read the Text Version

CHAMA VIOLETLUTE A COMO UMA GURIA!@GML LUÍSA MARQUES

USE O QR CODE PARA \"CHAMA VIOLETA\" PRÊMIO AVER VÍDEO FEITO O “Chama Violeta” é um movimento 'CRIATIVOS DA PELAS ALUNAS SOBRE O pedagógico protagonizado pelas gurias \"CHAMA VIOLETA\".. da Escola, da Lomba do Pinheiro, que ESCOLA\" rompem com silêncio e informam a comunidade sobre a violência sexual No ano de 2020, o \" Chama Violeta\" foi contra as meninas e as mulheres. premiado pelo \"Criativos da Escola\" do Esse projeto surgiu das angústias e Instituto Alana iniciativa protagonizada dos medos que as meninas tinham em pelas estudantes para o bem estar e relação aos constantes relatos de diminuição das desigualdade de gênero abusos sexuais contra crianças, no Território. adolescentes e mulheres que aconteciam na comunidade.

CONTAÇÃO DE Nessa contação de história, as(os) HISTÓRIA mediadores(as) de leitura abordam de uma maneira lúdica conceitos como partes íntimas, o poder de dizer não e a importância do diálogo com uma pessoa adulta de confiança. USE O QR CODE PARA AVER VÍDEO FEITO \"CHAMA VIOLETA\" PELAS ALUNAS SOBRE O \"CHAMA VIOLETA\".. O “Chama Violeta” informa a comunidade sobre a violência sexual contra as crianças, adolescentes e as mulheres e contribui para a realização de ações de prevenção voltadas para crianças. Com uma linguagem adaptada ao público infantil, as mediadoras e os mediadores de leitura realizam contação de história e alertam as crianças para o cuidado com o corpo.

CONTAÇÃO DE Nessa contação de história, as(os) HISTÓRIA mediadores(as) trouxeram a história da Leila e de como ela enfrentou a violência sexual. As mediadoras usaram animais de tecido para representar os personagens da fábula. USE O QR CODE PARA AVER VÍDEO FEITO PELAS PROFESSORA MARIA SOBRE O \"CHAMA VIOLETA\"..

DIÁRIO DE UM(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA PANDEMIA, HOJE, A GENTE CONTOU A HISTÓRIA ACONTECEU UM LIVRO: MEU CORPO, MEU AUMENTO DE CASOS \"MEU CORPO, MEU CORPINHO\". CORPINHO DE ABUSO SEXUAL POR MEIO DESSA LEITURA CONTRA CRIANÇAS. ESCRITORA: ROSELI PREOCUPADAS(OS) CONVERSAMOS COM AS CRIANÇAS MENDONÇA COM ISSO E POR SOBRE O CORPO, SOBRE O PODER ESTAR CHEGANDO AS MEMÓRIA DAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS COM FÉRIAS, NESSA DE DIZER NÃO E SOBRE TER AS TURMAS DOS ANOS INICIAS DO ENSINO CONTAÇÃO DE ALGUÉM DE CONFIANÇA PARA FUNDAMENTAL. HISTÓRIA AS(OS) MEDIADORES(AS) DE FALAR DE SI. LEITURA ABORDAM DE O ABUSO SEXUAL É UM ASSUNTO UMA MANEIRA LÚDICA QUE PRECISA SER CONVERSADO CONCEITOS COMO COM A CRIANÇA DE UMA FORMA PARTES ÍNTIMAS, O LÚDICA PARA QUE ELA APRENDA PODER DE DIZER NÃO E A IMPORTÂNCIA DO ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO. DIÁLOGO COM UMA PRECISAMOS FICAR ATENTOS E PESSOA ADULTA DE ATENTAS E PROTEGER AS CRIANÇAS! CONFIANÇA. (PORTO ALEGRE, 14 /12/2021.)

O GRUPO DE BI BLIOTECA SÉRGIO CAPPARELLI MEDIADORAS(ES) DE LEITURA LUÍSA MARQUES GRUPO DE MEDIADORAS(ES) DE LEITURA LUÍSA MARQUES UM PONTE ENTRE OS FUNDADO EM 12/04/2019 LIVROS, A BIBLIOTECA A EMEF SAINT-HILAIRE COMUNIDADE E A LEITURA À LUÍSA MARQUES O Grupo de Mediadores de Leitura Luísa Marques (GML Luísa Marques foi uma aluna mediadora de leitura da Biblioteca. Ela Luísa Marques) é um coletivo constituído de alunas, alunos e faleceu vítima de um câncer. Como forma de homenagem à Luísa, o coletivo demais integrantes da comunidade escolar que incentivam a de leitura chama-se \"Grupo de Mediadoras(es) de Leitura Luísa Marques\". O leitura. Os integrantes do grupo gostam muito de ler e legado da mediação de leitura semeado pela Luísa segue abrindo caminhos acreditam que a leitura contribui para o aprendizado e que para o universo dos livros na comunidade escolar. precisa ser incentivada para todas as pessoas. O GML é uma ponte entre as pessoas da comunidade, os livros e a Biblioteca Escolar. Na mediação de leitura, o grupo procura estabelecer uma relação de amizade, respeito, união e empatia com os livros e as(os) leitoras(es).

COMO SURGIU O \"CHAMA VIOLETA\"? no grupo, as(os) alunas(os) USE QR CODE FAZiam a mochiloteca e PARA LER A outras AÇÕES CULTURAIS REPORTAGEM PARA DEMOCRATIZAR A COMPLETA LEITURA NA COMUNIDADE DA USE QR CODE PARA VILA PANORAMA NA LOMbA LER A REPORTAGEM DO PINHEIRO, em porto COMPLETA alegre. MAS A GURIAS ANDAVAM ANGUSTIADAS COM UMA SITUAÇÃO QUE ACONTECIA NA COMUNIDADE. TODO MUNDO ESTAVA COM MEDO DE IR À AULA POR CAUSA DE UM CRIMINOSO QUE DE CARRO SEQUESTRAVA MENINAS NA FRENTE DA ESCOLA E AS ESTUPRAVA. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO, NA ÉPOCA, ELAS PENSAVAM EM ANDAR JUNTAS, SEMPRE EM GRUPO, COMO UMA ESTRATÉGIAS PARA SE PROTEGER. AS MEDIADORAS DE LEITURA TIVERAM A IDEIA DE USAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA PROMOVER O DEBATE E ALERTAR A COMUNIDADE SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E MULHERES. ASSIM SURGIU O PROJETO \"CHAMA VIOLETA\".

ALERTA À COMUNIDADE LOCALIZAÇÃO DA LOMBA DO A LOMBA DO PINHEIRO PINHEIRO NO MAPA DE BAIRROS DE UMA PESQUISA APONTA A LOMBA PORTO ALEGRE. DO PINHEIRO COMO UM DOS BAIRROS DE PORTO ALEGRE COM MAIS REGISTROS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.

ALERTA À COMUNIDADE QUEM SÃO AS ONDE E QUANDO O QUAL É O PERFIL DOS VÍTIMAS? ABUSO ACONTECE? AGRESSORES? AS VÍTIMAS, NA SUA MAIORIA, SÃO A MAIOR PARTE DOS OS AGRESSORES, NA ABUSOS ACONTECE MAIOR PARTE DOS CASOS, CRIANÇAS E MENINAS DE ATÉ 13 NO AMBIENTE SÃO HOMENS QUE FAMILIAR E NO GERALMENTE FAZEM PARTE ANOS DE IDADE. PERÍODO DO DIA. DA FAMÍLIA OU QUE SÃO PRÓXIMOS A ELA.

FALAR PARA PREVENIR! APITO DE EMERGÊNCIA TABUS O APITO JÁ É USADO COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES AQUI NO BRASIL. SE ESTIVER EM PERIGO, APITE ! O CORPO, PARTES ÍNTIMAS E EDUCAÇÃO SEXUAL AINDA SÃO ASSUNTOS QUE SÃO CENSURADOS EM CASA E NA ESCOLA. MAS É NECESSÁRIO ROMPER COM NÓS DISTRIBUIMOS APITOS DE EMERGÊNCIA ESSES TABUS E FALAR PARA PREVENIR E COMBATER O ABUSO SEXUAL. PARA AS MULHERES DA COMUNIDADE E QUANDO ALGUÉM ESCUTAR O SOM DO APITO, PODE O QUE SÃO AS PARTES ÍNTIMAS APITAR JUNTO NA DIREÇÃO DO LUGAR DE ONDE VEM O SOM. ESSA É UMA FORMA DE INTIMIDAR O COM UMA ABORDAGEM AGRESSOR. LÚDICA E CRIATIVA AS MEDIADORAS DE LEITURA USE QR CODE CONVERSAM SOBRE AS PARA PARTES ÍNTIMAS COM AS ASSISTIR O CRIANÇAS, AS(OS) VÍDEO. ADOLESCENTES E ADULTAS(OS).

\"UMA AULA DE INOVAÇÃO SOCIAL\" MEMÓRIA DO ENCONTRO COM A TURMA DE MESTRADO EM DESIGN DA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS. \"INOVAÇÃO SOCIAL É MAIS SIMPLES DO QUE IMAGINAMOS. PODE PARTIR DE QUALQUER LUGAR E QUALQUER PESSOA. E ISSO QUE ESSA GURIZADA DA ESCOLA SAINT HILAIRE, NA LOMBA DO PINHEIRO EM PORTO ALEGRE TEM FEITO. AS CRIANÇAS USARAM A METODOLOGIA DO DESIGN FOR CHANGE PARA SENTIR, IMAGINAR, FAZER E COMPARTILHAR DOIS PROJETOS QUE TRATAM DE TEMAS BEM DELICADOS. VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL, DEPRESSÃO E SUICÍDIO. VIVENDO EM UMA DAS REGIÕES COM MAIORES NÚMEROS DE CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, A LOMBA DO PINHEIRO, CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSUSTADOS RESOLVERAM SE JUNTAR PARA SE PROTEGER E ACOLHER OUTRAS PESSOAS VÍTIMAS DE ABUSO E VIOLÊNCIA. ASSIM NASCEU O PROJETO CHAMA VIOLETA. E LOGO DEPOIS O AMARELO, QUE COMO ELES EXPLICAM SÃO PROJETOS COM PROPOSTAS MUITO PARECIDAS. UM PREVINE E O OUTRO ACOLHE, MAS AMBOS CUIDAM. AS CRIANÇAS USAM A LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA ENSINAR E ALERTAR AS OUTRAS CRIANÇAS SOBRE CASOS DE ABUSO. AS INTERVENÇÕES ACONTECEM NA HORA DO RECREIO, AGORA QUE AS AULAS VOLTARAM, E ATRAVÉS DE VÍDEOS DURANTE A ÉPOCA EM QUE ESTAVAM EM CASA POR CONTA DA PANDEMIA. ALÉM DE SE ENCONTRAREM PARA LER DISSERTAÇÕES (SIM!!), NOTÍCIAS E DADOS SOBRE O TEMA E DISCUTIREM AÇÕES QUE PODEM SER FEITAS. PROJETOS FEITOS POR CRIANÇAS PARA CRIANÇAS. ISSO FOI O Q MAIS ME ENCANTOU. FORA A MATURIDADE E ARTICULAÇÃO QUE ELES TÊM. TUDO GRAÇAS A EDUCADORES QUE ABREM ESSAS PORTAS, ENGAJAM E INSPIRAM AS CRIANÇAS A ACREDITAREM EM SEUS POTENCIAIS E VONTADE DE AÇÃO. AOS PROFESSORES GABRIELA E ÂNGELO, PARABÉNS, E OBRIGADA! POR SEREM E FAZEREM O QUE VCS TÊM FEITO. HOJE LEVAMOS ESSAS CRIANÇAS PARA A UNISINOS PARA NOS DAR ESSA AULA DE INOVAÇÃO SOCIAL NA PRÁTICA. ELES JÁ SÃO DESIGNERS, JÁ ESTÃO FAZENDO INOVAÇÃO SOCIAL, E O MELHOR AINDA TEM UMA VIDA INTEIRA PELA FRENTE PARA CONTINUAR NOS INSPIRANDO E FAZENDO ESSA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL Q TANTO PRECISAMOS. AGRADECER TAMBÉM À UNISINOS POR ABRIR AS PORTAS PARA LEVARMOS ESSAS INICIATIVAS LINDAS E SONHAR PROJETOS Q APROXIMEM A UNIVERSIDADE DAS COMUNIDADES. (CAROL - ESTUDANTE DE DESIGN DA UNISINOS)

PRÊMIO CRIATIVOS DA ESCOLA \"LEVANDO EM CONTA OS ALTOS REGISTROS DE VIOLÊNCIA SEXUAL NA CIDADE, ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SAINT-HILIARE DESENVOLVERAM O PROJETO COM A INTENÇÃO DE PAUTAR ESSA PROBLEMÁTICA NA COMUNIDADE. PARA ISSO, PRODUZIRAM MATERIAIS INFORMATIVOS DE ALERTAR SOBRE AS INCIDÊNCIAS DESSAS AGRESSÕES, ALÉM DE ENSINAREM CRIANÇAS A IDENTIFICAR, SE DEFENDER E PEDIR AJUDA CASO PRESENCIEM SITUAÇÕES INCOMODAS OU SUSPEITAS.\" USE QR CODE PARA ASSISTIR O VÍDEO.

\"O ESPAÇO É PÚBLICO, O MEU CORPO NÃO!\" AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS MOTIVARAM UMA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL NA ESCOLA. AS(OS) ESTUDANTES DAS TURMAS DE SEXTOS ANOS FIZERAM CARTAZES PARA ALERTAR A COMUNIDADE SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E MULHERES.

\"EMBORA A EDUCAÇÃO SEXUAL SEJA UM ASSUNTO APONTADO EM \"EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UM DOCUMENTOS BASILARES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO A DIREITO DE TODAS(OS)\" PRÓPRIA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, A TEMÁTICA AINDA NÃO ESTÁ PRESENTE NA MAIORIA DOS ESPAÇOS USE QR CODE PARA LER A ESCOLARES DO BRASIL. REPORTAGEM COMPLETA É POR ISSO QUE PROJETOS COMO CHAMA VIOLETA SÃO TÃO IMPORTANTES. É O QUE REFORÇA MARIA: “NA NOSSA FORMAÇÃO COMO PROFESSORES, NÃO TEMOS FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL. AINDA É UM TABU. PARA VOCÊ TER UMA IDEIA, QUANDO AS JOVENS FIZERAM A PESQUISA SE OS PROFESSORES DA NOSSA ESCOLA TRABALHAVAM EDUCAÇÃO SEXUAL, TODOS RESPONDERAM QUE NÃO. \"EXPLICA A EDUCADORA. E ESPRAIAR O PROJETO PARA FORA DOS MUROS DA ESCOLA TAMBÉM FOI UM JEITO DE DIMINUIR A SENSAÇÃO DE ISOLAMENTO. O PROJETO FEZ PARCERIAS COM O CONSELHO TUTELAR DO BAIRRO E, RECENTEMENTE, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROPÔS ESTUDAR TORNAR O PROJETO PERMANENTE E DISPONÍVEL PARA OUTRAS ESCOLAS DA REDE. “FICAMOS FELIZES PORQUE É UMA PARCERIA COM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA QUE RECONHECE QUE PRECISA TER DENTRO DA REDE E DO CURRÍCULO ESSA PAUTA TÃO IMPORTANTE. ISSO PARA NÓS FOI UM GRANDE IMPULSIONAMENTO, PORQUE MUITAS VEZES SENTIMOS QUE ESTAMOS SOZINHAS, ENTÃO AGORA SENTIMOS ESTAR INDO NA DIREÇÃO CERTA”, CONCLUI A EDUCADORA. \"

\"QUESTÕES DE GÊNERO: CAMINHOS PARA ABORDAR O ASSUNTO EM SALA DE AULA\" USE QR CODE “MUITAS VEZES NÃO É FALADO EM CASA, PARA LER A PORQUE AS PESSOAS FICAM PRESAS [NO REPORTAGEM SENTIDO DE AINDA SER UM TABU] PARA COMPLETA FALAR DE VIOLÊNCIA SEXUAL. “VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE MACHISTA, E NÃO TEM NINGUÉM PARA FALAR QUE NENHUMA PESSOA PODE MEXER EM NOSSO CORPO SEM NOSSO CONSENTIMENTO, QUE ISSO É ERRADO”

A SEMANA CHAMA VIOLETA SEMANA \"CHAMA VIOLETA\" ÉUMMOVIMENTO PEDAGÓGICO QUE ALCANÇA TODA A COMUNIDADE. NOS SETE DIAS, ACONTECEM VIOLÊNCIAS DE GÊNERO A PARTIR CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS, DO OLHAR DAS CRIANÇAS PALESTRAS, OFICINAS DENTRE OUTRAS ATIVIDADES CULTURAIS QUE NESSE ENCONTRO, A PROFESSORA E USE QR CODE A TRAZEM A TEMÁTICA DO PESQUISADORA JÉSSICA TAIRÂNE DE PARA VER A LIVE COMBATE ÁS VIOLÊNCIAS MORAES CONVERSOU COM AS(OS) DE GÊNERO. ESTUDANTES DO COLETIVO LUÍSA MARQUES SOBRE COMO AS CRIANÇAS ENXERGAM AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO E COMO PODEMOS ABORDAR ESSAS QUESTÕES NA ESCOLA. USE QR CODE A PARTICIPAÇÃO: REVISTA VIRTUAL JÉSSICA TAIRÂNE QUANDO: ONDE: DA PROGRAMAÇÃO DE MORAES DA SEMANA CHAMA 23/05 - 14:00 REDES SOCIAIS DA VIOLERA DE MAIOR EMEF SAINT-HILAIRE CHAMA VIOLETA - EMEF SAINT-HILAIRE DE 2022

UMA ABORDAGEM INTEGRAL DA PARTICIPAÇÃO: VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA AS CRIANÇAS E AS(OS) ADOLESCENTES CENTRO DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO INFANTOJUVENIL Na maioria dos casos de abuso sexual, os agressores são pessoas conhecidas. Por isso, esse assunto precisa ser debatido na escola. Nessa direção, a Leticia Felipe Domingues, Psicóloga no Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI), e as residentes do Programa de Residência Integral Multiprofissional em saúde da criança, do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, fizeram uma oficina na escola e trouxeram informações para alertamos a comunidade escolar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.

VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGENS DE ALUNAS DA EJA DE ACORDO COM O FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF) A CADA HORA, CINCO CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL NO BRASIL. POR ISSO, O COMBATE AO ABUSO SEXUAL CONTRA AS CRIANÇAS, AS(OS) ADOLESCENTES E MULHERES DEVE SER UMA PAUTA DEBATIDA NA NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR. NESSA DIREÇÃO, AS PROFESSORAS CLÁUDIA MACHADO E JANAÍNA BUENO BADY CONVERSARÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO. PARTICIPAÇÃO: CLÁUDIA MACHADO JANAÍNA BUENO BADY ONDE: REDES SOCIAIS DA EMEF SAINT-HILAIRE CHAMA VIOLETA - EMEF SAINT-HILAIRE USE QR CODE A PARA VER A LIVE

SOLIDARIEDADE VIDA ESCOLAJUSLOTMIÇBAADOSPIONHCEIIROAL- POSRTOORARLIEGRRE-RS DIÁLOGO TERRITÓTIO BRINCAR OJURGUSLOHMOOS MOVISMOERNRTIOR NEMTOPASTIA CAMINHONÓSGENTE SDEAENISNINTO-FHUNIDLAAMIENRTEAL APLREERNDER SEMEAR TRANSFORMAÇÃO FORÇA VOZ FÉ LUTARALEGRIA APSECRTOOENLNCHIHMIEOMNTESONTOCOMUNIDADE


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook