Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore SKINNER

SKINNER

Published by mariaandriellydiaspimentel, 2022-08-12 00:22:57

Description: SKINNER

Search

Read the Text Version

BURRHUS FREDERIC SKINNER ANTONINA CAMILA SILVA DE MELO DAYANE VENCESLAU PAIXÃO MARIA CÉLIA DE LIMA BATISTA RAFAELA CAMILA EDITORA EVOLUTION

SUMÁRIO Apresentação.......................................................01 Capítulo I.............................................................02 Traços bibliográficos do filósofo Skinner........02 O contexto histórico...........................................04 Capítulo II....................................................................................05 Principais obras do filósofo...................................................05 Conceitos e ideias principais de suas obras...................06 Capítulo III......................................................................................07 Suas contribuições para a psicologia da educação08



Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente. (B. F. Skinner). A p Estudantes; r Caros alunos, o presente trabalho visa esclarecer e alguns pontos acerca da vida e obra do psicólogo norte americano Skinner. Seu trabalho foi s resultado de uma vida dedicada a análise e estudo da psicologia e fisiologia, duas áreas das e quais Skinner ultilizou como forma de partida para desenvolver suas teorias que seriam n aplicadas e desenvolvidas em sua psicologia toda como teoria da aprendizagem. t a ç ã o Agradecemos a atenção.

Traços biográficos do 1 filósofo Skinner Burrhus Frederic Skinner nasceu no dia 20 de março de 1904 em Susquehanna, Pensilvânia. Filho de um advogado e uma dona de casa, desenvolveu o interesse pelo comportamento dos animais desde cedo. Em sua juventude, ingressou no Hamilton College de Nova York, onde formou-se em inglês. Nesse momento inicial de sua vida, pensou em ser romancista, mas quando iniciou seus escritos observou que não tinha ´´jeito para aquilo´´. Após um período desacreditado de si, ao ler John Watson e Ivan Pavlov, começou a interessar-se pelo comportamento humano de maneira mais cientifica. Mudando o seu rumo, inscreveu-se em 1928 na pós- graduação de psicologia em Harvard, doutorou-se três anos depois. Seu tema de dissertação, tinha como proposta a ideia de que um reflexo não é senão a relação entre um estímulo e uma resposta, trazendo o inicio de sua futura, e final posição em relação a psicologia.

Depois de doutorar-se várias vezes, tornou-se professor da universidade de Minnesota onde permaneceu de 1936 a 1945. Na mesma época de 36, casou-se com Yvone Blue, com quem teve dois filhos. E, iniciou um período que duraria dois anos, lecionando na universidade de Indiana e sendo o diretor do departamento de psicologia. Em 1947 voltou a Harvard como professor titular. Manteve-se produtivo até sua morte aos oitenta e seis anos, devido a leucemia. Suas obras incluem seu livro de 1930 ´´O com- portamento dos organismos´´, onde nota-se os princípios de seu futuro sistema. E em, 1953 com ´´Ciência e comportamento humano´´, apresentou o livro tido como manual básico da psicologia comportamentalista. Em seus últimos anos de vida Skinner criou a sua própria caixa, um ambiente especial que o proporcionava reforço positivo, e começou a fazer mudanças em seus horários como dormir 1 hora e manter-se disposto por 3, e assim seguir os dias, temperava suas forças ouvindo música. Aos sessenta e oito escreveu um artigo intitulado

\"auto administração intelectual na velhice´´, onde expunha sua experiência com a idade. Antes de seu falecimento estava a escrever seu artigo final ´´Pode a psicologia ser uma ciência da mente? ´´.

psicologia de Skinner mais conhecida como ´´teoria comportamental´´, tratava-se de uma forma de explicar a conduta dos seres a partir de um conjunto de respostas fisiológicas condicionadas. Ele dedicou-se ao estudo das possibilidades que diferenciam o controle das técnicas de esforço (estimulo do comportamento desejado). Em sua teoria, a aprendizagem é a: Capacidade de estimular ou reprimir comportamento, desejáveis ou indesejáveis.

ehaviorismo radical é a filosofia de sua análise do comportamento, as suas questões trabalhadas avaliam a repercussão e a validade das pesquisas cientificas experimentais no estudo de Skinner. Behaviorismo vem do inglê´´behaviour´´, ou seja, comportamento. al qual seria a rela-ção entre o individuo e seu ambiente, físico, químico e social. O termo ´´radical´´, da nome a forma de romper a casualidade mental, o radical é a raiz, e não advém dos estados mentais, mas do que Skinner acreditava ser as: ´´raízes do comportamento´´.

Contexto histórico em 2 que Skinner estava inserido ntre 1918 e 1950, os Estados Unidos se recuperava de duas guerras mundiais. Em 1920, com a pós-guerra, a economia do país estava passando por um grande desafio a bolsa de valores em queda e o crescimento no desemprego cada dia mais aumentava. O país estava iniciando o que mais tarde seria chamado de a grande depressão, que era o colapso na economia que permaneceu até 1930. Em 1945, mesmo com a segunda guerra mundial o país diferente de muitos outros crescia e era tida como uma das grandes superpotências militares. Durante o período de pós- guerra surgem os movimentos de direito sociais, pessoas negras, grupos indígenas e mulheres que lutavam pela igualdade e liberdade.

Enquanto tudo isso acontecia no país, Skinner concluía seu bacharelado em inglês, 1931 doutorado em psicologia e em 1953 estava publicando um de seus livros intitulado \"Ciência e comportamento Humano\". Entre os anos de 1930 a 1938, Skinner buscava estabelecer sua ciência do comportamento o mais próximo das transformações que vinham ocorrendo na física da época. Assim ressalta Sampaio (2005) que a \"adesão de Skinner ao comportamentalismo e seu consequente ingresso na pós-graduação em Psicologia de Harvard (em 1928) podem ser atribuídos, em grande parte, a sua leitura do livro \"Behaviorism\", de John B. Watson\" e logo após no início de suas obras com a influência dos físicos Ernst Mach e Percy Bridgman e por fim a influência da biologia com biofisiologista Jacques Loeb que foi de grande influência na obra \"Ciência e Comportamento Humano\" (1953/1970).

Mesmo com todas as dificuldades em que o país o qual ele estava inserido o que lhe influenciou na criação de sua obras e contribuições a psicologia, o que realmente influenciava era o que a ciência estava vivenciando na época, pois ele tinha como objetivo tornar a psicologia uma ciência assim Skinner cita \" A ciência deveria ser um corretivo para os problemas humanos\".

Síntese das contribuições 4 das obras de Skinner para a psicologia e/ou educação. B. F. SKINNER foi um cientista preocupado com a educação. Ele apresentou em 1948 no livro \" Walden two\" um desejo muito grande pela mudança do modelo de ensino da época, pois Skinner acreditava que o sistema educacional estava associado ao planejamento cultural, tendo em vista que os indivíduos eram formados para conviver em sociedade. Em 1968 na publicação intitulada \"The Technology of Teaching\" o psicólogo afirma que a educação é a transmissão de cultura, de modo a \"(...)maximizar as oportunidades da cultura, não só de lidar com seus problemas, mas de aumentar constantemente sua capacidade de fazê-lo (...)\" (SKINER, 1968, p. 232).

MÉTODO PARA SKINNER ESSE É O MAIS IMPORTANTE INSTRUMENTO QUE O PROFESSOR PODE USAR. O método de ensino utilizado pelos professores, segundo Skinner, é o ponto de partida para qualquer reforma educacional, pois sua concepção se detinha a acrescentar que a pedagogia poderia se beneficiar das tecnologias de ensino produzidas pela análise científica do comportamento.

Ensinar para Skinner (1968): \"(...)é o arranjo das contingências de reforçamento sob as quais os alunos aprendem\". (p, 64). A instrução programada partia do pressuposto que a melhor maneira de arranjar contingências era através do material de ensino. Não tem como falar CURIOSIDADE das contribuições de O que é Skinner para a educação sem falar contingência? daADEMEÁSQCUREINVAER

máquina de ensinar foi desenvolvida por Skinner com o objetivo de facilitar o aprendizado. Ele apresentava uma crítica veemente contra o sistema de educação convencional. A questão que ele abordava é que o aluno estava se tornando cada vez mais um mero receptáculo passivo da instrução. A máquina de ensinar foi um projeto que recebeu algumas críticas e, também, não seguiu adiante, porque a reforma educacional antevista por Skinner não aconteceu, mas sua proposta deixa até hoje um grande ensinamento, pois ele tinha uma preocupação bastante relevante sobre os problemas da educação no seu país.

ara que a aprendizagem de fato fosse possível o psicológo entendia que o professor deveria ter um material programado, onde fosse dividido por pequenas unidades e com grau de djficuldade crescente. 2+2=4 Exemplo: 2-2=0 -2 - 2 = -4 A cada acerto o aluno progredia. Só passa para a próxima unidade com 100% de acerto.

Passo-a-passo O professor planejaria o material; O conteúdo era dividido em pequenas unidades; As dificuldades seriam sanadas; O aluno completaria pequenas sentenças; Mudança de unidade após 100% de acerto.

Skinner foi um grande teórico para a educação cuja teoria, comportamentalista, basea-se no condicionamento via estímulo- reposta. Ele dizia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não manipulá-lo. Vamos pensar ? Eu e você juntos temos 6 reais. Quanto dinheiro eu tenho? Dica: pode usar tabela

O experimento da Caixa de Skinner Skinner defendia que, por mais que os organismos agissem por \"vontade própria\" os comportamentos ainda sim, de certa forma estão sendo controlados por as mais diversas variáveis. Desta maneira, ele estuda as causas externas do comportamento, estas que podem ser conhecidas e manipuladas. Através do desenvolvimento do sistema chamado Condicionamento Operante, foi possível notar que um sujeito poderia repetir determinado comportamento quando recompensado. Ou seja, a repetição leva ao reforçamento; e o reforçamento leva a mudanças no comportamento. Em sua teoria do Condicionamento Operante, Skinner propõe que o comportamento é emitido através do histórico pessoal de experiências que foram reforçadas no passado. O reforçamento imediato da resposta seria então através do ambiente, pois aumenta as chances da mesma resposta ser emitida no futuro em um contexto semelhante Também conhecida como câmara de condicionamento operante, a caixa de Skinner é um aparelho fechado que contém uma barra ou alavanca que um animal pode pressionar ou manipular de modo a obter alimentos ou água como um tipo de reforço

Referências DIDÁTICS. Skinner (1) - Origens do Behaviorismo. Youtube, 07 de outubro de 2019. Disponível em: https://youtu.be/VW7_24SwG7M. Acesso em: 10 ago 2022. MATHEUS, N. M. (2010). Uma análise da Política Nacional de Educação segundo as propostas de Skinner. Dissertação de mestrado. Programa de Estudos pós graduados em psicologia experimental: análise do comportamento. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16889/1/Natalia%2 0de%20Mesquita%20Matheus.pdf. Acesso em: 12 jul 2022.


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook