Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Livro 2 ano

Livro 2 ano

Published by Tobias Neuhaus, 2022-02-01 04:28:16

Description: Livro 2 ano

Search

Read the Text Version

101 dia: / / 20 Momento de avaliacao - 4 1. Na nossa primeira atividade sobre os sentidos e o entendimento do mundo ficamos em silêncio e prestamos atenção aos sons. Precisamos prestar atenção para ouvir melhor ou o som nos chega de qualquer maneira? Explique a sua resposta. 2. Na sua opinião, qual dos cinco sentidos é o mais importante em nossa vida? Por quê? 3. Você já observou as mudanças que aconteceram em você durante este ano? Observe o que escreveu no início do livro, quando se apresentou como coautor e na atividade sobre o seu jeito de ser. Registre abaixo as mudanças que considera mais importantes: 4. Que comparações você faria para explicar o sabor, a forma, a textura e a cor de uma maçã para quem nunca viu essa fruta? 5. Pensando no que você e a sua turma viveram este ano, desenhe o seu entendimento de compartilhar:

102 / / 20 dia: Vamos registrar nossa caminhada neste ano 1. Represente os melhores momentos que você viveu com os seus colegas e a sua professora durante este ano. Escreva, desenhe, recorte e cole... Enfim, faça o que achar melhor para registrar esses momentos de aprendizagem filosófica. ! Lembrete filosófico No livro de que você é o coautor – Aprender a filosofar com os colegas –, além dos autógrafos dos seus colegas da Comunidade de Aprendizagem Investigativa no 2.º ano, estão registradas várias de suas ideias, construídas durante este ano. Portanto, guarde o seu livro num lugar especial: afinal, você é o coautor. Assim, nos próximos anos, você poderá recordar esses momentos e verificar o seu crescimento na arte de aprender a pensar bem para viver e conviver melhor, para ser feliz.

Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo 103 2. Peça à sua professora e aos seus colegas que autografem, com letra legível. Você guardará como recordação dos que conviveram com você, trocando ideias, investigando, pensando, brincando, cantando, colaborando para o seu crescimento e para Aprender a filosofar com os colegas - 2.º ano. filosSSWoofinasSoavnicdzrAlbertino “Boas vibracoes para todos nós, que juntos aprendemos e vamos seguir nossos caminhos...” “Sonhar um sonho sozinho parece loucura..., Sonhar com os outros é o começo de uma arte..., sonhar em comunidade é a possibilidade da realização. Vamos sonhar e realizar juntos a caminhada e ser FELIZES!”

104 Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo Aos educadores (pais e professores) do século XXI: Aprender a filosofar Espera-se que o professor desenvolva no seu aluno, em primeiro lugar, o Homem de Entendimento, depois, o Homem de Razão e, finalmente, o Homem de Instrução. Esse procedimento tem esta vantagem: mesmo que, como acontece habitualmente, o aluno nunca alcance a fase final, terá mesmo assim se beneficiado da sua aprendizagem. Terá adquirido experiência e se tornado mais inteligente, se não para a escola, pelo menos para a vida. Se invertermos esse método, o aluno imita uma espécie de razão, ainda antes de o seu entendimento ter se desenvolvido. Terá uma ciência emprestada, que usa não como algo que, por assim dizer, cresceu nele, mas como algo que lhe foi dependurado. A aptidão intelectual é tão infrutífera como sempre foi. Mas ao mesmo tempo foi corrompida num grau muitíssimo maior pela ilusão de sabedoria. É por esta razão que não é infrequente nos depararmos com homens de instrução (estritamente falando, pessoas que têm estudos) que mostram tão pouco entendimento. É por esta razão, também, que as academias enviam para o mundo mais pessoas com as suas cabeças cheias de inanidades do que qualquer outra instituição pública. Em suma, as pessoas não devem reproduzir pensamentos, mas aprender a pensar para formar seu entendimento. Quem (aprende) deve ser conduzido, se assim quisermos nos exprimir, mas não levado nos ombros, de maneira que no futuro venha a ser capaz de caminhar por si e sem tropeçar. Fonte: KANT, Immanuel. Anúncio do Programa do Semestre de Inverno de 1765-1766. In: WALFORD, David; MERBOTE, Ralf (Ed.). Theoretical Philosophy, 1755-1770. Tradução de Desidério Murcho. Londres, Cambridge University Press,1992. p. 2.306-2.307. ! “NINGUÉM TRABALHA MAIS DURO PARA APRENDER DO QUE UMA CRIANÇA CURIOSA.”


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook