Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 51 b. Pense em algo da sua escola ou da sua turma que seja motivo de orgulho para você. 4. Questões para investigação na Comunidade de Aprendizagem Investigativa: a. Podemos aprender a sentir orgulho? Comente sua resposta. b. Uma pessoa pode sentir-se bem se não sente orgulho de nada? Explique sua resposta. c. Uma pessoa pode sentir orgulho de coisas erradas? d. Qual a diferença entre ter orgulho da família e ser o orgulhoso da família? e. Qual coisa dá mais orgulho: saber que você pensa bem ou saber que dizem que você pensa bem? f. Na sua opinião, o que é o contrário de orgulho? g. Como você se sente quando alguém diz que tem orgulho de você?
52 Orgulho Capítulo 8 Pensando e agindo pela paz e por valores Os vasos preciosos Um príncipe poderoso tinha vinte vasos de porcelana, belíssimos, que eram o seu orgulho. Guardava-os em uma sala especial, onde ficava durante muitas horas a admirá-los. Um dia, sem querer, um criado quebrou um dos vasos. O príncipe, enfurecido e inconsolável com a perda do precioso objeto, condenou à morte o desastrado. Nessa ocasião, apresentou-se no palácio um velho sábio que se propôs a consertar o vaso de maneira a ficar perfeitamente igual aos outros, mas, para isso, precisava ver todos juntos. A sua proposta foi aceita. Sobre uma mesa coberta com riquíssima toalha estavam os dezenove vasos enfileirados. Aproximando-se, o sábio, como se estivesse enlouquecido, puxou com violência a toalha e os vasos tombaram ao chão, em pedaços. O príncipe ficou mudo de cólera, mas, antes que ele falasse, o sábio, tranquilamente, explicou: - Senhor, estes dezenove vasos poderiam ainda custar a vida de dezenove infelizes. Assim, dou por estes a minha, porque, velho como sou, para nada sirvo. Refletindo, o príncipe compreendeu que os vasos do mundo, por mais belos e preciosos, não valiam a vida de um ser humano. Perdoou o sábio e também o servo desastrado. Malba Tahan 5. Que lição o velho sábio transmitiu ao príncipe? 6. Faça, através de um desenho, uma versão moderna para essa história:
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 53 Cantar e filosofar Xote filosófico Letra e música: Alunos da Escola Menino Jesus de Passo Fundo/RS Songbook filosófico: Cantar é Filosofar Editora Sophos, 1996 /:Vou contar para você o que é filosofar, vem comigo aprender a beleza de pensar:/ Quando a gente se reúne, Para juntos dialogar, Vão surgindo as ideias, Como é bom investigar, /:E então a gente aprende, viver, amar, participar:/ . /:Vou contar para você o que é filosofar, vem comigo aprender a beleza de pensar:/ Discutir sobre a verdade, Justo e injusto, a liberdade, Sobre a vida cotidiana a favor da humanidade /:Desde cedo aprendendo, construir fraternidade:/ ! Nosso orgulho na vida não é passarmos à frente de outros, mas passarmos adiante de nós mesmos.
dia: / / 20 9 Sentimentos e emocoes Para aquecer a investigacao filosófica Durante um dia experimentamos várias emocoes: quando recebemos um elogio, quando algo não acontece da maneira como esperávamos, quando abraçamos uma pessoa de que gostamos, quando ficamos esperando muito tempo em uma fila, quando alguém nos diz não e esperávamos um sim... Claro que ficar alegre é muito melhor do que ficar triste, rir é melhor do que chorar, sentir-se orgulhoso é melhor do que se envergonhar, mas ninguém pode dizer que uma emoção é boa ou má. A mesma coisa acontece com os sentimentos. O que fazemos com eles é que pode ser bom ou mau, mas os sentimentos e as emoções não são nem uma coisa nem outra. Algumas pessoas dizem que homem não chora, que não podemos sentir raiva. Será mesmo verdade? Não será pior uma pessoa ficar escondendo suas emoções, negando seus sentimentos, fingindo para si mesmo que não os têm? Com certeza alguns sentimentos podem não nos fazer bem se ficarmos fixados, parados neles. Precisamos compreendê-los, aceitá-los e deixar que passem. Precisamos saber interpretar nossos sentimentos e emoções para podermos utilizá-los a nosso favor. O medo, por exemplo, pode ser um grande aliado que nos deixa mais atentos nas situações perigosas.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 55 Vamos criar e filosofar... 1. Há muitas maneiras de expressar o que estamos sentindo: falando, cantando, escrevendo, desenhando etc. Faça um desenho para expressar cada uma das ideias relacionadas a seguir. Raiva Medo Alegria Tristeza Amor
56 Sentimentos e emoções Capítulo 9 2. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. ( 1 ) Alegria ( ) Pânico ( 2 ) Tristeza ( ) Ódio ( 3 ) Medo ( ) Depressão ( 4 ) Raiva ( ) Paixão ( 5 ) Amor ( ) Euforia 3. Pinte com as cores que, na sua opinião, melhor representam as ideias abaixo. MEDO AMOR ALEGRIA RAIVA 4. Se os sentimentos tivessem gosto: a. Qual seria o sabor do amor? b. Qual seria o sabor da raiva? c. Qual seria o sabor do medo? d. Qual seria o sabor da alegria? 5. Caso os sentimentos fossem representados por animais: a. Que animal representaria o amor? Por quê? b. Que animal representaria a raiva? Por quê? c. Que animal representaria o medo? Por quê? d. Que animal representaria a alegria? Por quê? Vamos filosofar e criar... 6. O que você pensa do amor? Escreva dentro do coração as atitudes, as emoções e as ações que, na sua opinião, são frutos do amor.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 57 7. Questões para investigação na Comunidade de Aprendizagem Investigativa: a. Como você se sente quando é chamado para resolver um exercício no quadro e não tem certeza de como deve fazer? b. Como você se sente quando quer falar e seus colegas não estão prestando atenção? c. Você demonstra sua raiva? De que maneira? d. Você já sentiu vontade de chorar assistindo a algum filme ou noticiário da televisão? e. É possível evitar sentimentos como a tristeza, a raiva ou o medo? Educacao financeira - Cultura de Paz Nosso jeito de consumir Receber um presente inesperado ou poder comprar algo que estamos desejando nos despertam boas emoções, mas, quando queremos alguma coisa e não podemos ter, é um pouco diferente, cada um reage a sua maneira. É claro que poder comprar algo que desejamos é legal, mas às vezes nem precisamos daquilo. Ficamos querendo ter por influência de um amigo ou porque vimos em um comercial que despertou o nosso interesse. As compras feitas por impulso, ou seja, sem muito pensar, podem levar ao desperdício de dinheiro e também das riquezas do nosso planeta, pois muito consumo provoca um desgaste dos recursos naturais da Terra, além de produzir muito lixo. Quando reutilizamos, doamos ou prolongamos o uso de um produto, estamos economizando e ajudando a preservar o meio ambiente. 8. Como você se sente quando quer ganhar um brinquedo e seus pais não querem ou não podem dar? 9. Vamos saber um pouco sobre o jeito de consumir das famílias da nossa turma. Converse com os seus familiares sobre as prioridades da sua família, no que é mais importante e necessário
58 Sentimentos e emoções Capítulo 9 gastar. Registre as conclusões no Atividade em família - Espaço Filosófico, página 91. Na próxima aula a professora organizará as apresentações. 10. Após as apresentações e as reflexões sobre a atividade em família, responda: a. As prioridades das famílias da nossa turma são semelhantes? Existem gastos em algumas famílias que as outras não têm? b. Como podemos prolongar o uso dos nossos brinquedos e material escolar? c. Relembre os princípios da Cultura de Paz - página 37 - e responda: Como o nosso jeito de consumir pode contribuir para a Cultura de Paz? Educacao afetiva e ética sexual Reflexoes sobre amizade 11. Após ler e discutir com os colegas, escolha outro título para o texto. Amizade Era uma vez uma ilha onde moravam todos os sentimentos: a Alegria, a Tristeza, a Sabedoria, a Amizade e outros. Um dia comunicaram aos moradores que essa ilha seria inundada. Apavorada, a Amizade cuidou para que todos os sentimentos se salvassem. Ela disse: - Fujam! A ilha será inundada. Todos correram e pegaram os barquinhos para chegarem ao mais alto dos montes. Somente a Amizade não se apressou. Ela queria ficar um pouco mais na ilha, antes que ela afundasse. Quando já estava quase se afogando, apressou-se em pedir ajuda. Estava vindo a Riqueza, e ela disse:
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 59 - Riqueza, me leva junto com você? - Não posso. Há muito ouro e prata no meu barco. Não há lugar para você. Ela pediu ajuda à Vaidade, que também vinha passando. - Vaidade, por favor, me ajude! - Não posso te ajudar, Amizade, você está toda molhada e poderia estragar o meu barco novo. Então, passou a Tristeza, e a Amizade disse: - Tristeza, posso ir com você? - Ah! Amizade, estou tão triste que prefiro ir sozinha. Passou a Alegria, mas ela estava tão alegre por ter conseguido um barquinho que nem ouviu o chamado da Amizade. Já desesperada e achando que iria ficar só, a Amizade começou a chorar. Então, surgiu um barquinho humilde com um velhinho fraterno e de semblante carinhoso que lhe disse: - Sobe, Amizade, que te levo. A Amizade sentiu uma felicidade tão imensa que até se esqueceu de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao alto do monte, ela perguntou à Sabedoria: - Sabedoria, quem é o velhinho que me trouxe até aqui? E a Sabedoria respondeu: - É o Tempo. - Mas por que o Tempo me trouxe? - Porque só o Tempo é capaz de entender e cultivar uma grande Amizade. Autor desconhecido Novo título do texto: 12. Reflexões além do texto: a. Qual a justificativa dada pela Riqueza para não ajudar a Amizade? b. O que é riqueza para você? c. Que outro sentimento poderia ter aparecido na história e ajudado a Amizade a se salvar? d. Podemos ter amizade com um animal ou só com pessoas? e. Explique o que significa amizade.
UNIDADE FILOSOFAR VIVO
3 fILOSOFAR vivo Existe Sim, o que vocês Aprender a um filosofar fazem na escola é filosofar com os um filosofar vivo, pelo colegas e já indo para vivo? menos é o que disseram o 3.º ano é investigar, aos pais na reunião de discutir e construir um início do ano. filosofar vivo. Então, também tem o oposto... Vamos discutir e fazer um filosofar vivo sobre diversos assuntos como animais de estimação, como entendemos o mundo pelos sentidos, observar e comparar, compartilhar ideias e observações.
dia: / / 20 10 Animais de estimacao Para aquecer a investigacao filosófica Tem gente que se orgulha de ter um animal de estimação bonito e bem cuidado. No caso dos cachorros de raça, os donos até levam para participar de concursos. Independentemente da beleza ou da raça, os animais de estimação são companheiros especiais, merecem o nosso cuidado e carinho. Quando adotamos um animal, tornamo-nos responsáveis por sua vida. Animais de estimação não são como um brinquedo que, depois de cansar de brincar, alguns donos esquecem em um canto. Para muitas pessoas, os animais têm um significado muito especial, despertam amor e outros sentimentos agradáveis. Alguns tratam seu animal de estimação como se fosse uma pessoa. Outros dizem que os seus animais de estimação entendem tudo e até parece que pensam. Você já escutou isso? Apesar do trabalho e da atenção que exigem, eles nos retribuem sendo companheiros na nossa alegria, solidários nas horas difíceis, sempre dispostos a dividir conosco todos os momentos.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 63 Vamos criar e filosofar... 1. No caça-palavras estão os nomes de sete animais de estimação. Antes de sair procurando, leia as dicas: a. “Topetuda sim, agressiva não.” Ave australiana. b. Mamífero que pode viver de 15 a 20 anos. Caçador natural, caça mesmo estando bem alimentado. c. Conhecido como o melhor amigo do homem. d. Animal coberto de pelos macios, olhar meigo e nariz que mexe de um lado para outro. e. Sua criação é uma das atividades de lazer mais populares no mundo. f. Amigáveis e pequeninos, podem caber na palma da nossa mão. g. Andam bem devagar, mas nadam que é uma beleza. A V E R E T S M A H T C A C H O R R O A I I M R I Q O V J M S A G U R A T R A T P A L R I C G I O V O T A J U C O P I O L N E Z J R A E A T A C L O P I M I M A C O E L H O V X P G F O G A B I T E N U 2. Conferindo os seus conhecimentos sobre alguns animais, leia com atenção e complete com o nome do animal correspondente: a. Animal livre, o é independente e voluntarioso. Como os outros carnívoros, marca seu território urinando nos limites. O é gracioso, limpo, simpático, de movimentos harmoniosos, tem uma agilidade surpreendente. b. Independente por natureza, a não gosta de viver engaiolada, a menos que seja acostumada desde filhote. Seu comportamento reflete o tratamento que recebe. Se ninguém lhe dá atenção, ela fica nervosa mesmo e pode até atacar. No entanto, se o dono tiver paciência para treiná-la, vai se surpreender com as suas habilidades.
64 Animais de estimação Capítulo 10 c. A pertence à classe dos répteis. Mais de trezentas espécies podem ser encontradas em todo o mundo. Vive somente na água marinha ou doce. Possui casco achatado, e suas patas terminam afinadas, como se fossem nadadeiras. Existem, também, as espécies semiaquáticas, chamadas de cágados. d. O é um animal social e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano: tem excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. e. Observar os é muito relaxante. Estudos mostram que a visão de nadando calmamente em suas moradias aquáticas acalma a respiração e a pulsação, reduz a tensão e alivia o estresse. Além disso, os são considerados animais de estimação ideais. f. Os são mamíferos que podem ser encontrados em várias regiões do mundo. Bichinhos mansos e muito graciosos, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos. Seu pelo varia conforme a raça. Pode ser liso e curto, bem peludo, com pelos mais longos e até com o pelo meio enrolado. g. Os são grandes comilões. Comem tudo que veem pela frente. Gostam de andar soltos, livres pela casa, explorando o ambiente e pegando com as mãos tudo o que encontram em seu caminho. São muito limpos e não “cheiram”, além de não darem gritos ou fazerem barulhos que incomodam. Possuem uma ótima saúde, são resistentes e, praticamente, isentos de doenças.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 65 Vamos filosofar e criar... 3. Pensando nas características dos animais e no jeito de ser dos seus colegas do 2.º ano que estão aprendendo a filosofar com você, quem seria um bom dono para os bichos abaixo? N Cachorro: N Coelho: N Hamster: N Tartaruga: N Calopsita: N Coelho: N Gato: Aprender a empreender: Empreendedorismo social Construir junto com os outros uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa: Emprestar seu animal de estimacao? Leia o conto de Nasrudin, sábio sufi, lembrado por suas histórias e anedotas divertidas: Voce emprestaria seu animal de estimacao? Um vizinho procurou Nasrudin. - Nasrudin, me empresta seu burro? - Lamento, disse Nasrudin, mas já o emprestei. Assim que acabou de dizê-lo, o burro zurrou. O som vinha do estábulo de Nasrudin. - Mas, Mullá, posso ouvir o burro bem ali! Enquanto fechava a porta na cara do sujeito, Nasrudin falou com toda altivez: - Um homem que prefere acreditar na palavra de um burro em vez de acreditar na minha não merece que lhe seja emprestada coisa alguma. Histórias de Nasrudin
66 Animais de estimação Capítulo 10 N Agora é hora de conversarmos sobre essa história e juntos criarmos uma história coletiva com o tema: Você emprestaria seu animal de estimação? A história coletiva é um exercício de Empreendedorismo social: Título: N O que faremos como 2.º ano que aprende a filosofar com os colegas sobre ter e cuidar de animais de estimação e sobre emprestar o seu animal para que um colega cuide dele? N Nosso projeto em um empreendedorismo social: 4. Vamos pensar em algumas expressões populares que utilizam animais e depois colocar o resultado dos pensamentos da COM.A.I. do 2.º ano sobre o que foi entendido e investigado: a. DORMIR COM AS GALINHAS: A expressão significa apenas deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas. b. ESTOMAGO DE AVESTRUZ: Aquele que come qualquer coisa. O estômago do avestruz é dotado de poderoso suco gástrico, que é capaz de dissolver até metais.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 67 c. LÁGRIMAS DE CROCODILO: Uma expressão bastante usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele “chora” enquanto devora uma vítima. d. MEMÓRIA DE ELEFANTE: O elefante se lembra de tudo o que aprende e, por isso, é uma das principais atrações do circo. Dizem que as pessoas que se lembram de tudo têm a memória de um elefante. e. O CANTO DO CISNE: São as últimas realizações de alguém. Antigamente, dizia-se que o cisne emitia um lindo canto quando estava prestes a morrer. ! Você conhece mais alguma expressão desse tipo? Pesquise com os seus familiares e traga para a próxima aula, registrando no final do nosso livro na parte Atividade em família – Espaço Filosófico, na página 91.
68 Animais de estimação Capítulo 10 Pensando e agindo pela paz e por valores Animais abandonados: O que podemos fazer? 5. No Brasil, existem leis que protegem os animais dos maus-tratos e do abandono. Mas para onde vão esses animais? Vamos pesquisar para obter as seguintes informações: a. Na nossa cidade, para onde vão os animais abandonados por seus donos? b. Existe alguma Organização Não Governamental (ONG) que ampara esses animais? c. Do que precisam para cuidar deles? d. Será que podemos ajudar? Sugestões de atividades para a Cultura de Paz e Valores: N Organizar uma campanha de conscientização sobre as responsabilidades de quem tem um animal de estimação. N Promover campanhas e feiras de adoção. N Organizar campanhas de doação de ração. ! Neste site <www.sitedocachorro.com.br/cachorro.html>, na seção “Diversão”, você vai encontrar uns origamis bem legais para fazer, além de caça- -palavras, jogos da memória, entre outras atividades, todas sobre cães.
11 dia: / / 20 Os sentidos e o entendimento do mundo Para aquecer a investigacao filosófica Observando os nossos animais de estimacao, podemos perceber que eles têm sentidos semelhantes aos nossos, porém mais aguçados, ou seja, capazes de captar coisas que nós não conseguimos. Mas uma coisa é certa, vivemos em um mundo cheio de diferenças e percebemos muitas dessas diferenças por meio dos nossos sentidos: os cheiros bons e os ruins, os sons agudos e os graves. Usando o tato, sentimos as superfícies rugosas, as ásperas ou as macias. Pelo paladar percebemos os sabores doce, salgado, azedo e amargo. Filósofos afirmam que somente é possível conhecer algo que passa por um ou mais dos nossos sentidos (audição, visão, paladar, tato e olfato). Será que essa afirmação é verdadeira? Tenho um Também tenho Engraçado que às vezes cachorro que é o pessoal. Só que é eles parecem que pensam meu melhor amigo, uma calopsita, muito é o meu animal de tanto quanto nós. estimação, Fílos. esperta. Ah! Isso eu não sei, não tenho certeza...
70 Os sentidos e o entendimento do mundo 11 Capítulo Vamos filosofar e criar... 1. Agora vamos ficar em silêncio e prestar atenção nos sons. Quais sons você está ouvindo neste momento? 2. Nem todos os sons que ouvimos são agradáveis. Pense nos sons que você ouve e complete as tabelas: Sons agradáveis. Sons desagradáveis. 3. Que sentidos nos faz perceber os sons? 4. Vamos investigar para depois discutir e juntos chegarmos a algumas conclusões: a. Todos têm o mesmo gosto ao experimentar um sorvete de morango? b. O que desagrada você pode agradar outra pessoa? c. Na sua opinião, qual dos cinco sentidos é o mais importante? Por quê? d. Existem pessoas que escutam, cheiram, ouvem e captam o gosto melhor que outras? e. Existe algum meio para treinar os sentidos e fazer com que eles se desenvolvam mais? Comente a sua resposta. f. É possível conhecer algo sem senti-lo ou vê-lo?
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 71 Vamos criar e filosofar... 5. De acordo com o tipo de ambiente, podemos observar elementos da paisagem que nos agradam e elementos que nos desagradam. Desenhe: a. O que é agradável à sua visão? Na sua escola Na sua casa b. O que é desagradável à sua visão? Na sua escola Na sua casa 6. Que sentido(s) nos faz em perceber as cores? 7. Estenda um dos braços à frente de seu corpo, com o polegar levantado, feche o olho direito e observe um objeto. Sem mover o dedo e a cabeça, abra o olho direito e feche o esquerdo. O que aconteceu? Que sensação você teve? 8. Podemos perceber diferentes cheiros nos ambientes. a. De que cheiros você mais gosta? b. Que cheiros menos agradam você?
72 Os sentidos e o entendimento do mundo 11 Capítulo c. Se o seu nariz pudesse falar, o que ele diria ao entrar em uma pizzaria? d. De que sabores você gosta mais? Doces, salgados, azedos, amargos? Dê exemplos. 9. O que é, o que é? a. Que mais cheira na loja de perfumes? b. Está na terra, mas toca no céu? c. Duas janelas que se abrem e fecham sozinhas? d. Somos duas irmãs gêmeas despidas, mas, algumas vezes, enfeitadas. Nunca podemos nos ver. e. Altos palácios, lindas janelas. Abrem e fecham sem ninguém tocar nelas. Cantar e filosofar Estive pensando Letra e música: Alunos do Colégio Estimoarte de Florianópolis/SC Festival Viva Música Viva, 1996. Estive pensando por que os homens matam baleias, Pra tirar o óleo, o dinheiro e ter tudo, Pois não têm pena das baleias do oceano, Estive pensando por que os homens matam baleias. Para comer a carne e vender a pele, Pois não são filósofos e não pensam antes de fazer. Estive pensando por que os homens matam baleias, Pra tirar o óleo, o dinheiro e ter tudo, Pois não têm pena das baleias do oceano, Estive pensando por que os homens matam baleias. Para comer a carne e vender a pele, Pois não são filósofos e não pensam antes de fazer. Estive pensando, estive pensando, estive pensando.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 73 10. Estive pensando por que as baleias não devem ser mortas. Escolha dois motivos e saiba justificar para a COM.A.I. () N Porque são mamíferos. () N Vivem em família e amam a vida. () N São sensíveis à dor tanto quanto nós. () N Algumas espécies estão em extinção. () N São um importante meio de sobrevivência de muitos caçadores e países. 11. Sabendo mais sobre as baleias: Por meio de uma pesquisa na internet ou em enciclopédias, livros, artigos, pessoas especializadas em baleias, organize no mapa-múndi abaixo a rota das baleias nas estações do ano. Assim, vamos visualizar a trajetória que as baleias fazem anualmente. 12. Cantando e fazendo. Após você e sua turma cantarem a música e pensarem na letra, é hora de organizar uma paródia musical. Com o ritmo da música, troquem a letra colocando !algum outro animal que corre perigo de extinção. Nos animais, os sentidos possuem características bem diferentes das do ser humano. Alguns sentidos são muito mais desenvolvidos em determinadas espécies, tais como: N o olfato dos cachorros, que é tão apurado que algumas raças são capazes de sentir o cheiro de uma pessoa até 24 horas após ela ter passado por um local ou mesmo sentir odores a uma distância de três quilômetros; N a audição nos morcegos, nos golfinhos e nas baleias, que compensa a dificuldade na visão por terem uma capacidade biológica chamada ecolocalização. Também chamada de biossonar, permite detectar a posição e a distância de objetos ou animais por meio da emissão de ondas ultrassônicas; e N a visão nas borboletas, que na busca de alimentos são atraídas até as flores pelas cores destas. E, ao pousar no núcleo das flores, elas ficam com grãos de pólen grudados ao corpo. Ao se deslocarem para outra flor, elas transferem grãos desse pólen, contribuindo para a reprodução da planta.
dia: / / 20 12 Observar Para aquecer a investigacao filosófica: Observar não é algo que se faz somente por meio da visao. Podemos observar os sons, os sabores, os cheiros... Observar é uma forma de estar atento, e esse é o primeiro passo para o bem pensar; grande parte das descobertas científicas surgiu a partir da observação. Aperfeiçoar os nossos sentidos aumenta a nossa capacidade de observar, ajudando-nos a ter novas ideias, a sermos mais criativos. A meditação também é uma atividade que tem início na observação: observar o corpo e livrar os músculos de qualquer tensão, observar o ar que entra nos pulmões e sai deles, observar os pensamentos e deixar que passem, sem julgar, sem analisar, estar totalmente presente, sem pensar no que fez ou no que vai fazer. Será que o meu cabelo ficará grande como o da professora? Estou observando que estão acontecendo mudanças no meu corpo. Sei fazer várias coisas que antes eu não sabia direito, como amarrar o meu tênis, escovar bem os meus cabelos, arrumar o meu quarto... Minha mãe está observando o meu crescimento.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 75 Vamos filosofar e criar... 1. Que tal começar a trabalhar esta ideia observando a si mesmo, fazendo uma breve meditação? Sua professora poderá ajudá-los orientando-os a seguir os passos indicados anteriormente. Após a meditação, vocês podem combinar e fazer uma caminhada consciente pelo pátio da escola ou outro espaço onde possam observar a natureza, as folhagens, a quantidade de tons e variedade de formas das plantas, os cheiros, as texturas. Podemos aprender muito com a natureza, observando a capacidade de criar, renovar, evoluir e se modificar e refletindo sobre isso. 2. É importante que a observação feita seja partilhada com todos os colegas do 2.º ano, pois queremos aprender a filosofar com os colegas. Para isso acontecer é importante ouvir, prestar atenção, observar o que está sendo dito, a ideia que quer ser expressada. N Vamos registrar as observações feitas em Reflexão - Espaco Filosófico na página 95 para depois apresentarmos a todos os colegas. Vamos criar e filosofar... 3. Observe com atenção e vamos ajudar a coruja a enxergar qual das figuras é a correta?
76 Observar Capítulo 12 4. Observe corretamente cada peça sólida e faça a relação com a figura obtida quando é vista de cima. 5. Observe com atenção e faça o desenho. Use a grade maior para desenhar um patinho maior... Depois, pinte-o usando a sua criatividade e o que você já observou em um pato. 6. Observe os detalhes ampliados no lado esquerdo e descubra olhando para a figura à direita qual dos detalhes ampliados não pertence ao desenho abaixo.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 77 7. Nem sempre estamos atentos ao que vemos. Algumas vezes, mesmo estando atentos, não conseguimos observar detalhes. Os nossos olhos podem nos enganar: a. Veja esta obra do artista gráfico de origem holandesa M. C. Escher: Relatividade, 1953, de Maurits Cornelis Escher. Fonte: - ESCHER, Maurits Cornelis. Relatividade. 1953. Disponível em: <Escher http:// www.homembala.com.br/filippo/images/F019.jpg>. Acesso em: 10 mar. 2015.
78 Observar Capítulo 12 b. Observe as seguintes imagens que foram criadas para confundir os nossos olhos: N Um rosto carrancudo N O que está escondido dentro N Uma jovem ou uma pessoa ou sorridente? desta imagem? idosa? 8. Você tem o hábito de observar o caminho que faz da sua casa até a escola? Se não tem esse hábito, procure fazer isso na próxima vez que vier para a escola, depois responda: a. As ruas e as calçadas estão limpas? b. Existem lixeiras na calçada? c. Existem muitas árvores pelo caminho? d. Nesse caminho há comércios ou só residências? e. Existe alguma praça? f. Viu algum telefone público? g. Sentiu algum cheiro mais forte em algum local por que passou? h. É silencioso ou muito barulhento o caminho da sua casa até a escola? i. Que outras observações você fez? j. Você observou se o caminho que faz para a escola é bem cuidado? O meio ambiente está sendo respeitado? k. Ao final desta atividade você se considera um bom observador? Por quê?
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 79 Educacao afetiva e ética sexual Grupo de verbalizacao x grupo de observacao Objetivos: 1. Desenvolver a capacidade de ouvir o outro. 2. Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida. 3. Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro. 4. Participar direta ou indiretamente de uma discussão. 5. Exercitar a elaboração de síntese. Aplicacao: a. Dividir a turma em dois subgrupos, que formarão dois círculos. O círculo interno será o da verbalização, que tem como tarefa a discussão de um tema proposto. O círculo externo será o de observação, a quem cabe a tarefa de observar o processo de discussão e o seu conteúdo. b. O coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma discussão). Somente o grupo interno poderá responder, discutindo o assunto. c. Durante a discussão, o grupo de observação apenas registra ideias esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas e outros pontos que gostaria de falar. d. Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos. e. O coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo de observação, agora na posição de verbalização, possa expressar ideias, completar ideias do grupo anterior, exemplificar etc. f. Após um tempo de discussão, formar um grande círculo: N fazer uma síntese dos pontos discutidos; N tirar dúvidas; e N fazer uma avaliação. Observacao: N É responsabilidade do coordenador: 1. formular bem as perguntas; 2. ficar atento para que todos participem; 3. fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para que todos possam ouvir suas opiniões; 4. fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a discussão do grupo de dentro; 5. marcar o tempo e determinar a troca de posições; 6. abrir o debate final no grupão; e 7. fazer a síntese final da discussão.
dia: / / 20 13 Comparar Para aquecer a investigacao filosófica Comparar é fazer relações percebendo diferenças e semelhanças entre elementos. São as relações que nos ajudam a aprender e a entender as coisas. Quando queremos explicar algo para alguém ou falar de alguma coisa que a pessoa nunca viu, vamos fazendo relações com alguma coisa que essa pessoa conheça. Isso facilita para que ela compreenda o que estamos querendo dizer. Para compararmos, precisamos observar, examinando os detalhes e guardando-os em nossa memória para notarmos as semelhanças e as diferenças que existem entre o que estamos comparando. Você sabe o que é Sempre comparar? comparamos o que vemos com algo que Quando eu penso que não sabia andar de bicicleta conhecemos? quando estava no 1.º ano, posso Minha mãe comparar com hoje, pois sei andar disse que comparar é uma capacidade que temos para muito bem de bicicleta. entender melhor as coisas...
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 81 Vamos criar e filosofar... 1. Diga o que há de semelhante e de diferente em cada par: Exemplo: Carro - Rodoviário Meios de transporte Avião - Aéreo a. Jornal - Revista - b. Cinto - Bolsa - c. Carro - Bicicleta - d. Picolé - Sorvete - e. Bife - Arroz - f. Sandália - Sapato - g. Lápis - Caneta - 2. Observe as figuras e utilize uma palavra para indicar o que é comum entre elas e outra para indicar o que é diferente. Exemplo: Comum - Alimentos Diferente - Sabor
82 Comparar Capítulo 13 a. b. c. Comum - Comum - Comum - Diferente - Diferente - Diferente - d. e. f. Comum - Comum - Comum - Diferente - Diferente - Diferente - Vamos filosofar e criar... 3. Compare as frases e marque com um x qual frase tem o mesmo sentido daquela que está destacada. a. Miguel é forte como um touro. b. Lara falava como um papagaio. ( ) Miguel tem muita coragem. ( ) Lara falava muito rápido. ( ) Ele é muito forte. ( ) Ela não sabia o que estava dizendo. ( ) Ele não controla sua força. ( ) Ela falava sem parar. c. Beatriz caminhava a passo de tartaruga. d. A camisa de Francisco reluzia como a neve. ( ) Beatriz caminhava lentamente. ( ) A camisa era muito branca. ( ) Ela caminhava arrastando os pés. ( ) A camisa de Francisco era muito fria. ( ) Ela caminhava ao lado de uma tartaruga. ( ) A camisa era brilhante e fina. 4. Agora brincando e comparando: você será transformado em um animal. Que animal você quer ser?
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 83 5. Desenhe aqui esse animal: 6. Enumere as características que considera positivas e as negativas desse animal. Características positivas Características negativas 7. Será que você tem algumas dessas características? Quais? 8. Pense em um animal que, na sua opinião, não tenha características negativas. Confira as ideias de seus colegas. 9. Brincando com comparações: a. Qual a diferença entre o jabuti e o barco? b. Qual a semelhança entre o elefante e o computador? c. Qual a diferença entre o coelho e o joelho? d. Qual a semelhança entre a bananeira e o cabelo ondulado?* e. Descubra os sete erros nas ilustrações abaixo. Respostas: a) O jabuti tem o casco virado para cima e o barco tem o casco virado para baixo. b) Os dois têm boa memória. c) Uma letra. d) Ambos dão cachos.
dia: / / 14 Compartilhar – ideias e observacoes Para aquecer a investigacao filosófica Chegamos ao final de um ano escolar em que nas aulas de Filosofia do 2.º ano fomos desafiados e incentivados a Aprender a filosofar com os colegas. Foi um ano de muita aprendizagem para todos nós. Muitas investigações e discussões sobre as ideias, as dificuldades superadas e os bons momentos compartilhados. Vamos organizar um momento bem especial para comemorar as conquistas. Que tal um amigo secreto em que cada um faria um cartão para presentear o amigo? Esse cartão seria como um “vale-presente” descrevendo o que gostaria de dar para o amigo-secreto, por exemplo: uma viagem à lua, a capacidade de ficar invisível... etc. Interessante fazer o sorteio uma semana antes da revelação, assim cada um poderia “cuidar” do seu amigo secretamente. Como? Deixando recados em uma caixa bem bonita, preparada para isso. Poderíamos organizar um lanche coletivo para o dia da revelação. Vamos juntos construir outras ideias boas para essa comemoração e poder compartilhar nosso crescimento físico e intelectual. Pessoal, vocês já Passou Crescemos observaram como este rápido porque estamos quando compartilhamos ano passou rápido? crescendo em as nossas ideias, tamanho e inteligência, investigações... fazemos Parece que foi ontem que professora. uma filosofia viva. iniciamos o 2.º ano.
Aprender a filosofar com os colegas 2.º ano 85 Vamos criar e filosofar... 1. Pensando no que você e sua turma viveram este ano, escreva uma frase utilizando o verbo “compartilhar”: 2. Procure uma letra de música, uma poesia ou uma figura bonita que represente o título deste capítulo. Você irá compartilhar com os seus colegas colando no espaço abaixo. Aprender a empreender: Empreendedorismo social Construir junto com os outros uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa: Indo além da nossa sala de aula Estamos organizando a comemoração de nossas conquistas durante este ano na Comunidade de Aprendizagem Investigativa. Precisamos lembrar que na escola existem pessoas que, mesmo sem estar em nossa sala de aula, contribuíram para o nosso sucesso. Pense nessas pessoas e no que poderíamos dizer a elas como forma de compartilhar a alegria dessa comemoração. Vamos dobrar um coração e escrever nele o que gostaríamos de dizer a elas? A professora organizará um momento para a entrega dos corações.
86 Compartilhar - ideias e observações Capítulo 14 Vamos filosofar e criar... 3. Vamos ler, discutir e investigar um pouco mais sobre a ideia de compartilhar do texto abaixo e fazer uma relação com o nosso ano de Filosofia. Milho bom Um fazendeiro ganhava todos os prêmios dos concursos de milhos. O jornalista Joaquim entrevistou-o e descobriu que ele compartilhava as suas sementes de milho com os vizinhos. Curioso, perguntou: - Como compartilha as suas melhores sementes de milho com os seus vizinhos se está competindo com eles? - Por quê? Não sabes? O vento apanha pólen do milho maduro e o leva de campo para campo. Se os meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade de meu milho. Para continuar a cultivar milho bom, tenho que ajudar os meus vizinhos a cultivarem milho bom. Cantar e filosofar Pensar, buscar,filosofar Letra e música: Êmio Furlan. Songbook filosófico: Cantar é Filosofar - Editora Sophos, 2009. /:Vou pensar, vou buscar, quero filosofar, vou pensar, vou buscar, quero filosofar:/ Quando leio a Caboré amo a natureza e minha consciência se reveste de beleza. Quando leio Irmãos de Sangue, percebo a mensagem, é bom formar conceitos dentro das regras da linguagem. Em Aristóteles a lógica é um alerta, desenvolvo o raciocínio com a sua descoberta. O programa de Ética me leva à investigação, ética e moral nos grupos de cooperação. /:Vou pensar, vou buscar, quero filosofar, ! vou pensar, vou buscar, quero filosofar:/ “A alegria compartilhada é uma alegria dobrada.” John Ray
PENSAR BEM SEMPRE = FILOSOFAR
PENSAR BEM SEMPRE = Também é FILOSOFAR importante a gente pensar Pessoal, estamos que no 3.º ano iremos filosofar terminando mais um ano em que filosofamos sobre muito mais, pois vamos discutir e construir um filosofar vivo. Não muitas coisas. é esse o nome do próximo livro Professora, neste de que seremos ano eu cresci muito e coautores? posso dizer que aprendi a filosofar com todos os meus colegas. Sim, você tem Crianças e filósofos Nunca se cansam razão, e a próxima têm algo em comum: de filosofar... professora irá aprender a filosofar com vocês. Que legal!
89 dia: / / 20 - Para pensarmos sempre- Unidade 1 - Filosofar com os colegas 1. Nossa escola trabalha com o Programa filosófico-pedagógico Educar para o Pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens. Você gosta desse trabalho? Acha que está ajudando você e seus colegas a serem mais felizes e a pensarem melhor? Faça um desenho para justificar sua resposta.
90 Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo Unidade 2 - Aprender a filosofar 2. Pesquisamos, discutimos, questionamos e fizemos muitas coisas sobre diversos temas nas aulas de Filosofia. Esses momentos foram agradáveis ou desagradáveis para você? Faça uma colagem com fotos ou ilustrações respondendo essa pergunta e se lembrando dos assuntos vistos nas aulas: Unidade 3 - Filosofar vivo 3. As aulas de Filosofia têm ajudado você nas outras disciplinas? Circule os dizeres dos símbolos abaixo. Afirmativo Negativo Indiferente 4. A Filosofia ajuda a viver melhor? Comente a sua resposta. 5. Você tem conseguido aplicar esses conhecimentos na sua vida (no seu dia a dia, no relacionamento com os colegas, os professores e os familiares)? Justifique a sua resposta.
Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo 91 dia: / / 20 Atividade em família - Espaco Filosófico 1. Para enriquecermos as nossas próximas aulas, converse com os seus familiares sobre: , N assunto trabalhado nas aulas de Filosofia. É importante que escrevam as ideias construídas a partir desse diálogo familiar. N Quem colaborou com esta atividade em família: N N N dia: / / 20 Atividade em família - Espaco Filosófico 2. Para enriquecermos as nossas próximas aulas, converse com os seus familiares sobre: , N assunto trabalhado nas aulas de Filosofia. É importante que escrevam as ideias construídas a partir desse diálogo familiar. N Quem colaborou com esta atividade em família: N N N
92 Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo dia: / / 20 Pesquisa - Espaco Criativo 1. Você deverá fazer uma pesquisa sobre: N Reúna informações e depois registre no espaço abaixo o que você encontrou de mais interessante sobre o assunto. ESPAÇO PARA DESENHAR OU COLAR ILUSTRAÇÕES SOBRE O TEMA: Local em que pesquisei: dia: / / 20 Pesquisa - Espaco Criativo 2. Você deverá fazer uma pesquisa sobre: N Reúna informações e depois registre no espaço abaixo o que você encontrou de mais interessante sobre o assunto. ESPAÇO PARA DESENHAR OU COLAR ILUSTRAÇÕES SOBRE O TEMA: Local em que pesquisei:
Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo 93 dia: / / 20 Investigacao - Espaco Filosófico 1. Procure em jornais ou revistas palavras e/ou figuras que melhor representem a ideia: , assunto trabalhado na aula de Filosofia. ESPAÇO PARA DESENHAR OU COLAR ILUSTRAÇÕES SOBRE O TEMA: dia: / / 20 Investigacao - Espaco Filosófico 2. Procure em jornais ou revistas palavras e/ou figuras que melhor representem a ideia: , assunto trabalhado na aula de Filosofia. ESPAÇO PARA DESENHAR OU COLAR ILUSTRAÇÕES SOBRE O TEMA:
94 Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo dia: / / 20 Desenho - Espaco Criativo 1. Conforme a discussão feita sobre o assunto , desenhe no espaço abaixo o seu entendimento ou a conclusão da discussão e da aprendizagem da turma. ESPAÇO PARA DESENHAR OU COLAR ILUSTRAÇÕES SOBRE O TEMA: dia: / / 20 Desenho - Espaco Criativo 2. Conforme a discussão feita sobre o assunto , desenhe no espaço abaixo o seu entendimento ou a conclusão da discussão e da aprendizagem da turma. ESPAÇO PARA DESENHAR OU COLAR ILUSTRAÇÕES SOBRE O TEMA:
Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo 95 dia: / / 20 Reflexao - Espaco Filosófico 1. Quando refletimos, nossos pensamentos vão se organizando. Depois de refletir, escreva o que você pensa agora sobre . N Após refletir, cheguei às conclusões: MEU DESENHO SOBRE A REFLEXÃO FEITA: dia: / / 20 Reflexao - Espaco Filosófico 2. Quando refletimos, nossos pensamentos vão se organizando. Depois de refletir, escreva o que você pensa agora sobre . N Após refletir, cheguei às conclusões: MEU DESENHO SOBRE A REFLEXÃO FEITA:
96 Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo 1. dia: / / 20 Perguntas, dúvidas e anotacoes - Novo Espaco Filosófico e Criativo dia: / / 20 Perguntas, dúvidas e anotacoes - Novo Espaco Filosófico e Criativo 2.
97 dia: / / 20 Momento de avaliacao - 1 1. No espaço abaixo desenhe os nomes dos autores do nosso livro da forma que você achar melhor. APRENDER A FILOSOFAR COM OS COLEGAS - AUTORES: 2. O que é ser um escritor? 3. A ilustração abaixo é uma forma de pensarmos filosoficamente sobre nossas aulas de Filosofia. Tente refazer o desenho procurando responder a pergunta feita pelo menino e tendo presente o título do nosso livro: Aprender a filosofar com os colegas.
98 Aprender a filosofar com os colegas Novo Espaço Filosófico Criativo 4. Quanto mais nos conhecemos, mais aprendemos a filosofar com os colegas, disse Sofia no início do nosso livro. Pense e depois desenhe uma palavra, um número e uma cor que melhor representem você neste momento. Palavra Número Cor 5. Pense nas discussões e nas escolhas das regras para a sala de aula do 2.º ano. Faça um desenho representando as que mais ajudaram você a participar das aulas nesses primeiros meses: 6. No começo do Capítulo 4 temos a afirmação de que todos somos filósofos. Diga o que você entende desta frase: “Todos somos filósofos porque pensamos, investigamos e agimos”.
99 dia: / / 20 Momento de avaliacao - 2 1. Estamos aprendendo a filosofar com os colegas e, com isso, temos praticado a habilidade de dialogar. O que é necessário para que o diálogo aconteça em nossa sala de aula? 2. Dialogando sobre a Cultura de Paz, a nossa turma pensou em uma ação para contribuir com a construção da paz em nossa escola. Quais os resultados positivos dessa ação até agora? 3. A palavra “leitura” tem um grande significado. Vimos que ler é mais do que transformar em fala o que está escrito. Explique do seu jeito o que é ler: 4. Fizemos uma leitura das cédulas do dinheiro brasileiro para saber os animais representados em cada uma. Que outras leituras podemos fazer do nosso dinheiro? 5. De todas as suas características, tem alguma que você considera mais importante? Por quê? 6. Quais características você mais admira no seu melhor amigo? E na sua professora?
100 / 20 dia: / Momento de avaliacao - 3 1. Investigamos sobre o orgulho e vimos que, às vezes, ele é mal compreendido. Que tipo de orgulho é necessário e nos faz bem? 2. Que sentimentos e emocoes não combinam com o que aprendemos sobre a Cultura de Paz? 3. Você realizou uma atividade em família sobre o jeito de consumir, conversou sobre as prioridades e no que é mais importante e necessário gastar. Relembre essa atividade e escreva os sentimentos e as emocoes despertados em todos. 4. O que você entende por fazer um filosofar vivo na escola? 5. Quais são as responsabilidades de quem tem um animal de estimacao? 6. Diga o que você entendeu destas expressões populares com citações de animais: N Andar de gato: N Olhos de águia: N Boca de siri:
Search
Read the Text Version
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
- 61
- 62
- 63
- 64
- 65
- 66
- 67
- 68
- 69
- 70
- 71
- 72
- 73
- 74
- 75
- 76
- 77
- 78
- 79
- 80
- 81
- 82
- 83
- 84
- 85
- 86
- 87
- 88
- 89
- 90
- 91
- 92
- 93
- 94
- 95
- 96
- 97
- 98
- 99
- 100
- 101
- 102
- 103
- 104