Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore livro Memorial

livro Memorial

Published by engenheir0, 2020-12-09 20:10:13

Description: livro Memorial

Search

Read the Text Version

MEMORIAL: EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS Primeiro dia de aula, 09 de setembro de 2020.

Estávamos apreensivos, pois o período remoto anterior tinha sido conturbado devido a adaptação, trazíamos vários sentimentos guardando dentro de nós, que nem imaginávamos que iriamos externa-los. A professora Vivian, com muita humanidade e sensibilidade, apresentou o plano de curso e explicou sobre a disciplina de educação e novas tecnologias, e como iria decorrer neste período respectivo. O que mais ficamos contentes neste início de disciplina foi o sentimento de parceria e de compreensão de nosso lado enquanto estudantes, aqueceu nossos corações e nos fortaleceu para todo o aprendizado que desenvolvemos até aqui. Nosso muito obrigado pela generosidade, prof! <3

Neste mesmo dia 09, através do Mentimeter que é um recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas, a partir desse recurso, a professora nos proporcionou acesso a uma nuvem de expectativas e de receios, através desse acesso conseguimos expressar o que trazíamos de vários sentimentos guardando dentro de nós.  Sem dúvidas o que a gente temia era a quantidade enorme de atividades, não é à toa que foi nítido conforme a imagem, no período remoto foi o que mais nos causou ansiedade e medo. Sentimos cuidado com essa pesquisa no início da disciplina, um olhar que não tínhamos antes por outros docentes.

Inicialmente foi proposto para a composição de notas, por meio de webgincanas, onde teriam desafios, propondo um conjunto de questões cujas soluções dependiam de leitura, filmes, vídeos, aulas assistidas e a interpretação dos recursos selecionados para a atividade. A webgincana nada mais é que missões que decorrem de conteúdos estudados, a partir das resoluções das provas estabelecidas e propostas, ocorrendo por ferramentas tecnológicas que ocorrem virtualmente. Inicialmente, achamos estranho por ser algo novo, mas acabou tornando-se muito prazeroso corroborando para nosso aprendizado.

16 e 18 de Setembro de 2020 Após uma aula enriquecedora onde traz diversas contribuições do Roger Chartier, houve a formação/nomeação das equipes e esclarecimentos do que seria e como ocorreria a webgincana. Para o primeiro desafio precisamos assistir ao filme “a rede social” e em seguida devíamos utilizar quaisquer ferramentas do Facebook como meio educativo. Nosso grupo – Pedagogos em Ação – propusemos criar um grupo e disponibilizar um e-book digital com vários conteúdos educativos. O e-book destina-se a disciplina de Geografia para o Ensino Fundamental I. Acesse em: https://www.facebook.com/groups/3077195315840249/permalink/30777519024512/

23 de Setembro de 2020 Após cumprirmos o primeiro desafio da semana, as monitoras disponibilizaram o tão esperado ranking, onde nosso grupo – Pedagogos em Ação- ficou em terceiro lugar. A aula dessa semana foi então voltada para entendermos o que era o ciberespeço alinhando com pensamento dos autores Manuel Castells, Jean-Paul Charles Aymard Sartre e, ainda, o fabuloso Zygmunt Bauman. Além disso, a aula trazia referência ao conteúdo proposto para o primeiro desafio da webgincana. Durante as aulas, até surgiam momentos de descontração com os membros do grupo hahahahaha

25 de Setembro de 2020 Haviam indicações de filmes, onde tínhamos como um dia para descansar sem deixar de refletir sobre os conteúdos ministrados durante as aulas, eram sempre indicações fantásticas, aliás, nós não esperaríamos menos da professora Vivian. O filme Ela é uma produção incrível do diretor Spike Jonze, onde foi indicado a cinco Oscars, mostra um rapaz (Theodore) desenvolvendo uma relação pessoal com sentimentos reais com um assistente virtual de computador, tal como a Siri (assistente virtual do iOS). Segue o link com alguns diálogos do Theorore e Samantha: https://www.youtube.com/watch?v=FEqBwKvBtnA&t=29s

26 de Setembro de 2020 Para o segundo desafio foi proposto a criação de um padlet com base no material de estudo da semana, sobre: As gerações da WEB. O Padlet é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais. Desenvolver esse desafio foi um divisor de água, a partir da relação com o grupo, podemos discutir e refletir sobre as gerações da web, assimilando o conteúdo a partir de várias visões.

Desta forma, podemos compreender que a web significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet. Para nós diferenciar as evoluções das webs, fez com que entendêssemos como elas são utilizadas na educação. Assim, a web 1.0 se refere os primeiros acessos ao sistema, enquanto a Web 2.0 é caracterizada principalmente por uma maior produção de conteúdo nas redes sociais, feedback dos públicos e uso de base de dados para armazenamento. Por fim, a Web 3.0 consiste em algo além da interatividade, as páginas nesse formato personalizam o conteúdo de maior relevância de acordo com as preferências de cada pessoa, isto é, a Web 3.0 é caracterizada por ser uma web inteligente sendo comprada até a inteligência artificial. A partir desse desafios, chegamos à conclusão que a web tem sido usada de diversas maneiras e em diferentes níveis de intensidade, em todas as modalidades da educação, tanto por alunos como por professores, refletindo diretamente na qualidade do ensino, pela qual se luta e sobre a qual se discute demasiadamente. Disponível em: https://padlet.com/lucinetesantosg/ixkc79p338fc9vm5

30 de Setembro, 02 e 03 de Outubro de 2020 A primeira aula após o desafio foi voltada para nos parabenizar pelo conteúdo produzido e comentários que precisavam ser acrescentados sobre o assunto. Depois começaram as palestras com alguns convidados especiais por semana, o primeiro convidado foi um de nossos antigos professores, onde aprendemos demais com ele em relação a plataformas que podíamos utilizar devido a atual situação em que estavámos (pandêmia). A partir desse momento, o terceiro desafio foi proposto que as equipes desenvolvessem um vídeo abordando e trazendo boas práticas tecnodocentes, com o objetivo de trazer nossas experiências, propondo fazer uma entrevista com algum docente, ou narrar as nossas próprias experiências, de boa prática que vinham sendo desenvolvidas na sala de aula invertida, a fim de estimular em novas práticas. Para essa atividade entramos em um consenso que cada integrante do grupo gravasse um vídeo abordando suas experiências e sentimentos dessas práticas tecnodocentes.

Para a equipe não foi um momento ímpar, devido a carga de atividades de outras disciplinas e projetos, e alguns por motivo de trabalho, mas com muita paciência e tranquilidade os vídeos foram sendo gravados e repassado no whatsapp. A compreensão da equipe foi essencial, pois pudemos nos colocar no lugar do outro. Assim, Lucinete, Miguel, Mikalenne e José Orlando relatam as experiências acerca das práticas/ferramentas tecnológicas utilizadas pelos professores e Poliana ficou responsável pela edição e postagem do vídeo na plataforma do YouTube. No geral, foram utilizadas as plataformas de software a seguir: Instagram, InShot, TikTok e YouTube. Segue o link do vídeo realizado pelo grupo Pedagogos em Ação em relação ao último desafio \"as boas práticas tecnodocentes\": https://youtu.be/gWNVzintMS4.

07 e 09 de Outubro de 2020 Nessa atividade devíamos refletir o que são os nativos digitais e quais são as principais dificuldades que os docentes possuem ao lidar com este \"novo\" perfil de discente. Tivemos diversas reflexões acerca das novas tecnologias, por exemplo, como lidar com ela em sala de aula e, ainda, analisar as mudanças que ocorreram na educação diante do seu uso, o texto nos convida, também, a refletir acerca da formação docente. As condições das escolas impossibilita que o professor dinamize suas aulas.

14 de Outubro de 2020 Essa aula foi muito interessante e reflexiva, pois a partir da explicação sobre a gamificação que se constitui na utilização da mecânica dos games em cenários não games, criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento, compreendemos que as aulas e a Webgincana foi uma gamificação em cenário não games. Presenciamos muitos aspectos da gamificação na Webgincana, como os desafios, objetivos, níveis, feedback e recompensa, até os ânimos aflorados pelas disputas entre equipes, o auge rsrs. Sem dúvidas alguma com a gamificação com a Webgincana com desafios, tivemos um aprendizado maior neste período remoto, pois as atividades eram divertidas de serem realizadas, consequentemente a absorção dos conteúdos se tornaram maiores. É como a professora colocou na aula a gamificação busca cooperação, engajamento, autonomia, senso de controle e tomada de decisão. Além da motivação, busca-se a retroalimentação imediata, o desejo de acompanhamento e a procura de um objetivo desafiador, que gere a superação, foi o que aconteceu nesta disciplina.

~ Ranking Final Webgincana ~ Enfim saiu o resultado final com a soma de todos os pontos que tínhamos obtido acerca dos desafios e o resultado encontra-se acima. Nosso grupo - Pedagogos em Ação - encontra-se em 4ª lugar, ficamos muito orgulhosos do resultado, embora o 1º lugar fosse nosso objetivo.

21 e 23 de Outubro de 2020 Nessa primeira aula acerca do tema “memes”, acabou trazendo consigo uma carga de familiaridade muito grande para nós estudantes.

Vivemos em um mundo globalizado, onde as tecnologias da informação e comunicação acabam modificando como os saberes são produzidos e propagados a inúmeras pessoas. E nós, tanto nativos como os novos imigrantes digitais, estamos cada vez mais próximo e ativos a essas novas metodologias. Dessa forma, saber lidar com os meios tecnológicos em sala de aula de uma forma que a agregue e não a excluía, pode-se dizer que é de suma importância, pois o professor passa a ter o papel de orientador do aluno na construção dos conhecimentos, num processo em que a tecnologia atua como mediadora. E o meme surge nesse contexto, como um novo gênero textual digital, que permeia a comunicação, utilizando do humor e imagens como elementos discursivos nas mensagens. Na aula que se deu continuidade, tivemos a oportunidade de ter um encontro com o professor Thiago Raposo, onde ele nos oportunizou conhecer, acerca de suas experiências com a criação de memes em sala de sala como processo de aprendizagem. A aula trouxe uma noite dinâmica, através de informação, juntamente com meios divertidos de como você pode estar criando seu próprio meme educativo, diretamente de casa por meio de um aplicativo.

CRIAÇÃO DE MEMES EDUCATIVOS Por meio das aulas, do encontro com o professor Thiago Raposo e os debates acerca da função educativa do gênero digital \"meme\", nos foi proposto em grupo, produzir memes que discutissem conteúdos existentes nas áreas temáticas do Ensino Fundamental: Ensino de Português, Ensino de História, Ensino de Geografia, Ensino de Ciências e Ensino de Matemática. Acredito que esse foi um momento ao qual pudemos nos aprofundar e voltar um pouco no tempo, na medida em que pudemos reviver acerca dos ensinos que nos eram passados no fundamental. Foi muito divertido pensar na elaboração e pôr em prática o meme que além educativo foi muito divertido.

28 de Outubro de 2020 Na presente aula, tivemos a oportunidade de ter um encontro com a professora Elidiana Oliveira Neves, através dela pudemos ter uma socialização do que se trata exatamente um filme carta. Ela nos instiga a relembrar do cinema e da carta como um papel pedagógico importante, mas que infelizmente não estamos familiarizado no dia a dia da sala de aula. Carta e filme são narrativas diferentes de abordagens de ideias e emoções, mas as produções mostram que não são antagônicas em seu formato. As experiências narrativas de uma carta-filme produzidas são uma riqueza pedagógica desses dois formatos literários de incentivo a leitura, a escrita e ao gosto pelas artes. Também vale ressaltar que a narrativa deve iniciar com data, localização, e em primeira pessoa. Elidiana partilhou conosco suas experiências através do cinema, e que nesse período de pandemia se fez necessário transcender seu modo de ensino, e o filme-carta, trouxe exatamente essa nova ideia de aprendizagem.

Como forma de eternizar todo o processo, ela fez um padlet somente para o registro dessas atividades. Partindo desses conhecimentos e momentos ímpares de experiências que nos foi partilhado, nos foi proposto a produção de um filme carta. Segue o link para ter acesso ao nosso filme-carta: https://www.facebook.com/groups/3077195315840249/permalink/3123334194559694/

Webrádio: uma ferramenta a serviço da educação - Palestra com Rosângela de Souza Santos e Daniel Pereira Em uma de nossas aulas, discutimos sobre a web rádio, e geralmente crescemos escutando nossos pais ou avós com o seu rádio ligado em uma programação. Com toda essa tecnologia de hoje em dia, o uso da web rádio vem diminuído e um dos pontos que mais nos chamou atenção, foi envolvê-la em uma disciplina de tecnologia, na qual achamos que faríamos uso somente dos computadores e outros meios que podem ser usados na educação, mas nunca imaginaríamos um programa na rádio. Há alguns anos, muitos idosos de hoje, eram educados em sua infância, através da rádio, que tinham programações educativas, e o quanto foi incrível saber que hoje também é viável e possível uma educação na web rádio. Na palestra compreendemos que a partir da força da internet, a vida das pessoas transformou-se, tanto no modo de agir como na forma de acesso aos serviços de qualquer natureza. E com o rádio não foi diferente, novos jeitos de fazer e ouvir rádio, a qual chamamos de web rádio, e que permite ao ouvinte ter acesso às músicas e programas.

Palestra com a professora Catarina Carneiro Gonçalves (UFPE): “O uso dos Podcasts no contexto educativo” Nessa aula, tivemos o prazer de compreendermos uma experiência viva e ativa acerca dos podcasts. Acredito que todos nós já tivemos a oportunidade de sermos inseridos em algum podcasts no nosso dia a dia. Agregar e reformular varios meios, transformando-os em um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital é transformador, principalmente partindo do principio que estamos sempre com o dia cheio, e as horas são contadas. Sendo assim, atrelar um momento de lazer, como uma caminhada ao uma ouvida de um livro ou de uma minissérie de informações por meio do podcasts, é surreal de bom. O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas têm a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico.

Foi isso que a professora Catarina nos mostra com o seu Podcasts, o qual ela mesma elaborou, e divide conosco, essa chuva de conhecimento que se adapta aos meios tecnológicos ao qual vivemos atualmente.

AGRADECIMENTOS FINAIS Olá você que chegou até aqui, neste momento finalizamos nosso memorial, todos nós guardamos com carinho cada momento vivenciado ao longo desses meses, foram experiências extasiantes e únicas. Muitos momentos que infelizmente não tínhamos registrado em fotos, mas não podemos encerrar sem mencionar sobre os jogos que participamos todo início de aula e, ainda, o bom humor, cumplicidade e carinho da professora Vivian durante todo desenrolar da disciplina. Lembraremos com carinho cada aula, cada novo desafío proposto e cada nova plataforma educativa que conhecemos. Fica aqui nosso sentimento de gratidão e admiração a professora Vivian Galdino pela paciência e, principalmente, por ser dona de um coração tão bondoso e genuíno, nosso muito obrigada a todas as monitoras, por naturalmente serem uma extensão do bom humor, carinho e paciência da professora.


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook