Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore PTD2_S5_Sobreira

PTD2_S5_Sobreira

Published by Filipe Moreira, 2021-06-08 19:55:15

Description: PTD2_S5_Sobreira

Search

Read the Text Version

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES Nível 2 FILIPE MOREIRA

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação 5ª Sessão Plano de Transição Criação/edição de vídeos pedagógicos Digital • Formatos de vídeo na Educação • Uso pedagógico centrado no aluno Criação / Edição de Vídeos Pedagógicos Formatos de Vídeo Uso pedagógico centrado no aluno

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Gravar vídeos para videoaulas As videoaulas possuem um formato bastante didático, o que facilita a assimilação de conteúdo. Com imagens e som, é possível aproximar e prender a atenção do aluno, com recursos de fala e edição de vídeo. Além disso, a dinâmica de uma aula em vídeo faz com que seu aluno se envolva mais com o conteúdo e recorde mais sobre o que foi ensinado.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Gravar vídeos para videoaulas - preparação • Planeie o conteúdo e o formato das suas aulas; • Tenha a postura de um apresentador/professor; • Crie um cenário; • Prepare os equipamentos necessários; • Edite as suas videoaulas; • Insira assets (elementos externos); • Em alternativa, utilize screencast (capturas de ecrã).

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Edição de vídeo Criar/alterar um ficheiro de vídeo, aplicar efeitos, fazendo ajustes e correções, acrescentar som…

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Edição de vídeo Podemos comparar a construção da nossa memória ao longo da vida com o processo de edição de vídeo: nós cortamos e colamos as imagens, falas e acontecimentos independentemente do tempo e do espaço. É a maneira que o nosso cérebro encontrou para construir a nossa história, já que não consegue guardar tudo na nossa memória. E foi exatamente isso que inspirou o início do processo de montagem.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Montagem/Edição de vídeo Montagem ou edição de vídeo é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado, seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, ou outro.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Tarefas da Edição de vídeo A edição de vídeo oferece um amplo leque de possibilidades a nível audiovisual, ainda que as tarefas necessárias para cada edição dependa dos resultados pretendidos. Algumas destas tarefas são: • Seleção do material • Recorte e união dos vídeos e/ou fotografias • Tratamento de imagem: retoque de escala e plano…. • Aplicação de transições. • Inclusão de grafismos: textos, subtítulos, marcas… • Efeitos especiais: motion graphics, animações… • Edição de áudio: retoque de áudio, efeitos sonoros, música… • Correção de cor (retoque cromático). • Exportação e/ou adaptação a vários formatos.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Qualquer pessoa pode fazer uma edição de vídeo gratuitamente? Sim. Na verdade, atualmente a maioria dos sistemas informáticos inclui nos seus pacotes algum editor de vídeo fácil de utilizar, que nos permite de forma intuitiva criar os nossos próprios vídeos. Existem também programas de edição de vídeo grátis, ou pode aceder a editores de vídeo online. Também é importante perceber que os recursos tecnológicos são, neste caso, essenciais, já que nem todos os computadores têm capacidade suficiente para suportar os recursos de memória e potência que consome um programa de edição de vídeo.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Tempo de edição de um vídeo O tempo de edição de um vídeo depende em grande parte de aspetos como: • Duração estimada do vídeo final • Horas de material audiovisual gravado • Nível de pós-produção necessário: retoque visual, retoque sonoro, inclusão de grafismos e outros elementos visuais externos, etc. • Alterações ou correções necessárias • Qualidade e peso do material audiovisual • Adaptações do ficheiro necessárias, tanto a nível de resolução, como de extensões (MOV, MP4, WMV…).

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Resolução de um vídeo É necessário saber a diferença entre a relação de aspeto de imagem, que se refere às proporções de largura por altura da imagem, e resolução, que é a proporção do vídeo em pixéis e de que depende a qualidade de imagem. Isto significa que um vídeo com a relação de aspeto standard, que é de 16:9, pode ser exportado com diferentes resoluções.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Resolução de um vídeo De menor a maior, as resoluções são: • 240 pixéis = 426 x 240 • 360 pixéis = 640 x 360 • 480 pixéis = 854 x 480 • 720 pixéis = 1280 x 720 • 1080 pixéis = 1920 x 1080 • 1440 pixéis = 2560 x 1440 • 2160 pixéis = 3840 x 2160

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 1. AVI ou WMV (Microsoft) Os formatos de arquivos de vídeo AVI costumavam dominar completamente o mercado de vídeo. No entanto, a popularidade do formato diminuiu recentemente, mas os vídeos AVI ainda são comuns na Internet. A Microsoft substituiu o AVI pelo formato de ficheiro de vídeo WMV em meados dos anos 2000. Tanto o AVI quanto o WMV produzem menos compactação do que outros formatos concorrentes, o que significa que eles fornecem uma melhor qualidade de vídeo. Em contrapartida, eles são ficheiros grandes.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 2. MOV e QT (formatos Quicktime) Assim como os formatos AVI e WMV, da Microsoft, os formatos MOV e QT da Apple são compatíveis com as plataformas da Apple e da Microsoft. O MOV foi projetado expressamente para filmes de longa metragem. Outra vantagem importante é que os formatos MOV e QT também são compatíveis com uma grande seleção de codecs.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 3. MKV Derivado da palavra palavra russa matroska (boneca), o MKV é um formato de ficheiros de vídeo extremamente popular e de código aberto. Oferece uma infinidade de recursos extras e suporta quase todos os codecs. A principal desvantagem do formato MKV é que não é bem suportado por determinados programas e dispositivos.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 4. MP4 Popularizado pela Apple no iTunes Store, o MP4 é provavelmente o que temos mais próximo de um padrão universal. Não só armazena arquivos de vídeo e áudio, mas também textos e imagens estáticas. Gera ficheiros de tamanho pequeno e de boa qualidade. Embora este formato ofereça menor definição e menos opções do que o formato MKV, é amplamente suportado.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 5. AVCHD (Advanced Video Coding de Alta Definição) Resultado de uma colaboração entre a Panasonic e a Sony, este formato de ficheiro de vídeo foi projetado expressamente para câmaras de vídeo digitais. O AVCHD aproveita a facilidade da tecnologia de compressão de vídeo H.264 / MPEG-4, que pode compactar informações de vídeo em tamanhos extraordinariamente pequenos.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 6. FLV e SWF (formatos Flash) O Flash Vídeo existe há muito tempo e é dividido em dois formatos distintos. O primeiro formato (FLV) é muito popular para streaming de vídeo em sites como YouTube e Google Video. Os ficheiros FLV são geralmente pequenos e podem ser baixados rapidamente.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 7. RealVideo Desenvolvido especificamente para a internet, este formato de vídeo foi desenvolvido pela RealNetworks. A característica mais marcante deste formato é que funciona perfeitamente em streaming em baixa largura de banda, mas a qualidade do vídeo é comprometida.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Formatos de ficheiros de vídeos 8. 3GP Por último, o formato 3GP é próprio para dispositivos móveis. Desenvolvido pela 3rd Generation Partnership Project, seu grande diferencial é que ele permite a visualização e o download com menos consumo de banda larga do que o MP4. Um benefício associado é que o ficheiro comprimido fica pequeno. Um ponto negativo é que a perda de dados é significativa.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Codecs O responsável por conseguirmos hoje ouvir áudios e assistir a vídeos nos nossos dispositivos é, basicamente, o que chamamos de codec (uma junção abreviada das palavras inglesas code e decode - codificar e descodificar). Por outras palavras, ou seja, os codecs “traduzem” um ficheiro que originalmente seria muito grande para ser compartilhado/executado num conteúdo bem menos pesado. Assim é que um filme que ocuparia um disco rígido inteiro ou demoraria dias para ser descarregado e visualizado, pode ser comprimido num MPEG-2 ou num Windows Media Video.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Codecs A diferença entre os Codecs está na forma como os seus elementos são comprimidos ou descomprimidos. Por exemplo, alguns apenas “reduzem” ao máximo o tipo de conteúdos que não precisa da qualidade máxima; outros fazem isso com o mínimo de perdas possível e alguns variam de acordo com a necessidade, como nos momentos de silêncio de um filme, que não necessitam de compressão de som.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Codecs H.264 (MPEG-4 Part 10 AVC) Mais conhecido como MPEG-4 Part 10, é um codec bastante utilizado em smartphones, câmaras digitais e discos de Blu-ray. É um dos mais populares, especialmente porque consegue ter ficheiros pequenos com alta qualidade e é compatível com Apple, YouTube, HTML 5 e Adobe Flash. A única desvantagem é que a boa taxa de compressão de algoritmos também torna a tarefa de codificação lenta.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Codecs MPEG-2 É um dos codecs mais antigos e também mais comuns. A sua vantagem sobre o H.264 é que tem algoritmos de compressão inferiores, o que torna a codificação bem mais rápida. Isso porém, vira uma desvantagem quando falamos de vídeo streaming, já que a qualidade do conteúdo para esse fim deixa o vídeo todo pixelado.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Codecs MPEG-4 Part 2 É o codec anterior ao H.264 (é o H.263) que costumava ser codificado com os softwares DivX e Xvid. Ele consegue manter uma qualidade razoável num arquivo também de tamanho aceitável. Contudo, não é indicado quando se fala em alta definição.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Codecs Windows Media Video (WMV) É a versão da Microsoft para Codecs MPEG-4. Começou com o WMV 7, em 1999, como uma cópia do MPEG-4 Part 2. Desde então, assim como outro codec da Microsoft, o VC-1, faz um papel semelhante ao MPEG-4 Part 10 e também é utilizado em discos Blu-ray. Os programas desenvolvidos pela Microsoft, como o Windows Movie Maker e o Silverlight, entre outros, utilizam o WMV e o VC-1.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Programas de edição de vídeo Pro | edição de vídeo grátis • HitFilm Express • Blender • BlackMagic DaVinci Resolve • Lightworks • Avidemux

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Programas de edição de vídeo Edição de vídeo no WINDOWS • Shotcut • OpenShot Video Editor • OBS Studio • Windows Movie Maker • VSDC Edição de vídeo em MAC • Apple iMovie

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Programas de edição de vídeo online • Powtoon • Animoto • Canva • Filmora9 Video Editor • Moovly • WeVideo • Narakeet • Edpuzzle

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Bancos de vídeo • Coverr • Videezy • Videvo • Clipcanvas • XStockVideo • CutStockFootage • IgniteMotion • Pexels • Pixabay • Vimeo • Distill

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Tipos de vídeos educativos 1. Tutoriais O objetivo de um vídeo tutorial é dar uma aula curta, passo a passo de que realizar uma atividade. Os tutoriais são interativos e, normalmente, são feitos para desenvolver uma experiência de aprendizagem do tipo “mãos na massa”.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Tipos de vídeos educativos 2. Vídeos instrutivos São semelhantes aos tutoriais, só que são normalmente mais compridos e mais detalhados. Os vídeos instrutivos normalmente apresentam um especialista no tópico abordado, enquanto que os tutoriais partem de uma abordagem feita entre pares.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Tipos de vídeos educativos 3. Vídeos explicativos São colocados em páginas iniciais ou em listas de produtos para explicar como é que um produto ou serviço funciona. Normalmente são usados para fins de marketing, mas também podem úteis numa configuração educativa, como, por exemplo, para explicar um conceito ou partilhar uma nova ferramenta que pode facilitar a vida dos alunos.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Tipos de vídeos educativos 4. Vídeos de ensino animados São uma ferramenta maravilhosa para manter os alunos entretidos e focados. Este tipo de vídeo funciona como vídeos de treino e pode ajudar os alunos a reter a videoaula. Por exemplo, quando um professor quer ensinar um tópico de finanças, pode usar “truques” visuais para explicar mais facilmente gráficos e tabelas extensos.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Tipos de vídeos educativos 5. Vídeos de apresentação Combinam texto, vídeo e imagens para apresentar uma ideia ou para transmitir uma mensagem para os alunos ou colegas. São compostos por diapositivos que quando reproduzidos explicam um tópico ou ideia com detalhe. Podem ser atualizações matinais reproduzidas durante assembleias de escola ou uma versão fácil de digerir de um relatório mensal de uma empresa.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Trabalho assíncrono (individual) Deve realizar apenas uma das seguintes opções: 1) Descarregar um vídeo da Internet, ou gravar uma sessão, e recortar uma parte útil, documentar, legendar, inserir a autoria, colocar créditos, etc… 2) Criar um vídeo educativo para uma temática 3) Criar um vídeo de apresentação de um tópico ou matéria ou disciplina Enviar para a plataforma Moodle.

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Trabalho autónomo (em grupo) Construção de um vídeo, a partir de uma videoconferência entre os elementos do grupo, aplicando a edição do mesmo, sempre com a vertente de utilização em contexto educativo. Enviar para a plataforma Moodle (1 por grupo).

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Webgrafia • Oficina da Net, Quais são os formatos de arquivo de vídeos mais comuns, https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/25011-os-7-formatos-de-arquivo-de-vid eos-mais-comuns-explicados, consultado em maio de 2021 • NetShowMe, Edição de Vídeo: como surgiu a arte de contar uma história com imagens, https://netshow.me/blog/edicao-de-video/, consultado em maio de 2021 • Vimeo blog, Here’s how to make highly bingeable educational videos, https://vimeo.com/blog/post/how-to-make-educational-videos/, consultado em junho de 2021

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Webgrafia • Cláudio Yuge, O que são Codecs, quais são os tipos, pra que servem? Saiba mais sobre esse tema, https://canaltech.com.br/software/o-que-sao-codecs-quais-sao-os-tipos-pra-que-s ervem-saiba-mais-sobre-esse-tema/, publicado em 05/04/2014, consultado em junho de 2021 • CCM, O que são codecs e para que servem?, https://br.ccm.net/faq/46410-o-que-sao-codecs-e-para-que-servem, publicado em 15/10/2020, consultado em junho de 2021

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES ( II ) Plano de Transição Digital na Educação Obrigado Filipe Moreira [email protected]


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook