Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Cartilha de Educação Ambiental

Cartilha de Educação Ambiental

Published by Alfredo Ehrich, 2022-06-27 22:00:01

Description: Esta cartilha foi produzida como resultado do TCC para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Ciências Biológicas.

Keywords: Educação Ambiental

Search

Read the Text Version

CAEdamurbtciialehçnaãtoadla

Elaboração: Alfredo de Menezes Ehrich Orientação: Profa. Dra. Erika Freitas Mota Layout e edição: Yanne Ehrich Araripe Albuquerque

Índice 1.O que é educação ambiental? - 3 2.Preservação ou Conservação. - 4 3. Interdisciplinaridade. -5 4.Sugestões curriculares. -6 5. Influenciadores. - 16 6.Educação ambiental e cultura. - 18 7.Fontes de informações - 20 8. Referências - 21

O que é educação ambiental? 3 De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA- (Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999) Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. A preocupação com as questões ambientais surge na década de 60 graças aos diversos desastres ambientais ocorridos na época. Tais desastres incentivaram a formação de diversos encontros globais de discussões acerca da utilização dos recursos naturais, dentre estes encontros podemos citar a Conferência de Belgrado, a I e II Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a I Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (também conhecida como Conferência de Tbilisi) e a Conferência Internacional sobre Educação Ambiental. Foi durante a Conferência de Tbilisi que a Educação Ambiental (EA) teve suas características, estratégias e objetivos definidos além de ter sido destacada como importante ferramenta para a preservação ambiental. Muito se fala de preservação e conservação, mas o que são, efetivamente, estes conceitos? Do que eles tratam? Como surgiram? São sinônimos?

Preservação ou Conservação. 4 “Conservação” e \"Preservação'' são dois conceitos distintos derivados de duas correntes ideológicas criadas no fim do século XIX, nos Estados Unidos que apresentam relacionamentos diferentes do ser humano com a natureza. A “Preservação” surge do Preservacionismo, criado por John Muir, e preza a proteção da natureza independentemente de seu valor econômico e/ou utilitário, apontando o homem como o causador da quebra desse “equilíbrio” natural. O preservacionismo é considerado uma corrente mais radical, porém foi responsável pela criação de diversos parques nacionais nos Estados Unidos, como o Parque Nacional de Yellowstone, em 1872. A corrente Conservacionista, geradora do termo “Conservação”, foi criada por Aldo Leopold, e, diferentemente do Preservacionismo, permite o uso sustentável dos recursos naturais e propõe a ideia de salvar a natureza para algum fim. Esta corrente prega que a participação humana na natureza deve ser harmoniosa e com o intuito de proteção. De forma resumida: oreagua.org Permite a interação humana A interação humana é causadora com o mundo natural. dos impactos ambientais. Fonte: arvorea Fonte: arv gua.org Preservação VS Conservação A natureza pode ser utilizada, Proteção integral da natureza, desde que de forma sustentável. independente dos valores que possa conter.

Interdisciplinaridade e Educação Ambiental. 5 Ainda de acordo com a PNEA Art. 4o São princípios básicos da educação ambiental: II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; III - o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; Diante da questão ambiental, a aplicação de um ensino interdisciplinar se faz necessária, pois “A própria natureza e complexidade dos problemas a serem tratados no universo dos temas ambientais [...] exigem que as competências a serem mobilizadas sejam amplas.” (BURSZTYN, 2004, p. 70.) Os problemas ambientais tendem a ultrapassar a especialização do saber, para intervir nos riscos ambientais é preciso compreender os processos biológicos, geográficos, históricos, sociais e econômicos que geram este problema, para isso é necessária uma atuação interdisciplinar de compreensão da realidade (CARVALHO, 2004).

Sugestões curriculares 6 Como dito anteriormente, a educação ambiental é componente essencial da educação nacional e deve estar presente em caráter formal e informal em todos os níveis do processo educativo. Abaixo está um compilado breve, elaborado pelo autor, de algumas habilidades previstas pela BNCC que podem ter associação com Educação Ambiental. As habilidades estão divididas por área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). BIOLOGIA HABILIDADE (EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). (EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta

7 (EM13CNT208) Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana. (EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais. FÍSICA HABILIDADE (EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.

8 (EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica. (EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida. (EM13CNT102) Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos. QUÍMICA HABILIDADE (EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

9 (EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis. (EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais. Decidi produzir, também, um novo compilado relacionando os conteúdos gerais de cada uma das disciplinas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) com a educação ambiental, desta forma pretendo apresentar uma visão mais geral sobre como a EA pode ser inserida nestes contextos. Estão sendo sugeridos alguns assuntos que pertencem a outras disciplinas para serem abordados em conjunto visando uma formação interdisciplinar.

CONTEÚDO BIOLOGIA 10 Ecologia (Biomas) SUGESTÃO OUTROS ASSUNTOS AFINS Impactos ambientais Geografia - Biogeografia; sofridos nos biomas. Climatologia História - Ocupação e exploração dos biomas brasileiros. Sociologia - Refugiados climáticos. Ecologia (História dos O que é História/ Geografia/ movimentos sustentabilidade? O que Sociologia - Revoluções ambientalistas) é preservação e industriais. conservação? História - Movimentos Surgimento dos movimentos ambientais. ambientalistas. Filosofia - Ética e moral. Ecologia (Ciclos Impacto humano nos Geografia - Indústrias e biogeoquímicos) ciclo biogeoquímicos agricultura. Química - Ácidos, Bases, Óxidos e Sais; Saponificação. Evolução (Extinção) O que é extinção? História/Geografia - Antropoceno e um novo Eventos de extinção em evento de extinção em massa. História da Terra. massa.

CONTEÚDO BIOLOGIA 11 SUGESTÃO OUTROS ASSUNTOS AFINS Ecologia (Biodiversidade) Importância da Filosofia - Ética e moral. biodiversidade. Preservação e conservação da biodiversidade. Anatomia/Fisiologia Reações ao ambiente Física - Eletricidade, (Sistema Nervoso) saudável. Bem estar potencial elétrico. ambiental. Química - Eletroquímica.

12 FÍSICA CONTEÚDO SUGESTÃO OUTROS ASSUNTOS AFINS Termodinâmica O impacto ambiental História/ Geografia/ (Máquinas Térmicas) causado pela invenção Sociologia - Revoluções das máquinas térmicas e industriais. o consumo de Geografia - Formação dos combustíveis fósseis. fósseis/combustíveis fósseis. Atmosfera. Química - Combustão Calorimetria (Trocas de O efeito estufa e as Geografia - Climas do Calor e Propagação do trocas de calor na mundo e mudanças atmosfera. Formação de climáticas. Atmosfera Calor) ventos, inversão térmica Sociologia - Refugiados e poluição atmosférica. climáticos. Física Nuclear Efeitos da radiação no História - Segunda Guerra (Radiação) ecossistemas. Desastres Mundial e as bombas atômicas/Chernobyl - ambientais causados 1986; Goiânia - 1987; pela radiação Geografia/ Sociologia - Os (Chernobyl - 1986; impactos das bombas nas Goiânia - 1987). Descarte populações das regiões incorreto de material afetadas; Armas radioativo. nucleares e Geopolítica atual; Filosofia - Ética e guerras. Química - Radioatividade.

13 FÍSICA CONTEÚDO SUGESTÃO OUTROS ASSUNTOS AFINS Acústica (Intensidade Poluição sonora. Impactos Biologia - Sonora) no ecossistema (Exemplo: Comportamento reprodutivo/ Reprodução/ Shows e concertos Órgãos dos sentidos. próximo à parques e unidades de conservação e o impacto na vida dos animais - ecolocalização, reprodução) Consumo de Energia Escolhas mais Geografia - Produção de Elétrica sustentáveis de energia elétrica/Matriz aparelhos eletrônicos. energética e matriz Impactos ambientais elétrica. causados pelas usinas de geração de energia elétrica.

CONTEÚDO QUÍMICA 14 SUGESTÃO OUTROS ASSUNTOS AFINS Separação de Misturas Tratamento de esgoto e Geografia - Água. de água. Ácidos, Bases, Sais e Acidificação de fontes Biologia/Geografia - Óxidos/Reação de de água e do Ciclo da água. Neutralização solo/Chuva Geografia - Indústrias e ácida/Resolução de agricultura. acidentes ambientais envolvendo acidez e basicidade Radioatividade Efeitos da radiação no História - Segunda ecossistemas. Desastres Guerra Mundial e as ambientais causados bombas pela radiação atômicas/Chernobyl - 1986; Goiânia - 1987; (Chernobyl - 1986; Geografia/ Sociologia - Goiânia - 1987). Descarte Os impactos das bombas incorreto de material nas populações das radioativo. regiões afetadas; Armas nucleares e Geopolítica atual; Filosofia - Ética e guerras. Física - Física Nuclear.

CONTEÚDO QUÍMICA 15 Saponificação SUGESTÃO OUTROS ASSUNTOS AFINS Combustão Reutilização do óleo. Efeito Biologia - Funções poluente dos óleos e orgânicas; Saponificação petróleo. em sistemas biológicos. Geografia/Biologia - Acidentes ambientais de derramamento de petróleo Combustíveis fósseis. História/ Geografia/ Efeito estufa. Máquinas Sociologia - Revoluções Térmicas. industriais. Geografia - Formação dos fósseis/combustíveis fósseis. Atmosfera. Física - Termodinâmica. Sociologia - Refugiados climáticos.

16 Influenciadores ambientais. A educação ambiental não se restringe à educação formal devendo ocorrer, também, fora do ambiente escolar. Tendo em vista a importância das redes sociais e o papel dos influenciadores no processo de formação da opinião e moldagem de pensamento de jovens e adolescentes, procuro listar, a seguir, alguns canais ou influenciadores que transmitem uma mensagem mais sustentável e que podem auxiliar na sensibilização dos alunos. Fonte: Instagram Adam Met (@adamajrbrothers) O musicista Adam Met é integrante, juntamente com seus dois irmãos, da banda estadunidense AJR. Possui PhD em direitos humanos e atua em diversos encontros sobre as mudanças ambientais. Sua preocupação com o meio ambiente se apresenta em ações de sustentabilidade aplicadas em suas turnês como a redução da utilização de plásticos em seus shows e a busca pela redução da produção de carbono. Fonte: Instagram Cristal Muniz (@cristalMuniz) Autora do livro “Uma vida sem lixo”, Cristal Muniz descobriu o movimento zero waste em 2015 e decidiu parar de produzir lixo. Ela compartilha suas descobertas no blog “Um ano sem lixo” e em sua outra conta @umavidasemlixo.

17 Fonte: Instagram Thallita Flor (@thallitaxavier) Chef de restaurante vegano, Thallita Flor, faz sucesso no TikTok e no instagram revelando sua rotina culinária em seu “barraco”, como ela mesma chama sua casa. Sempre utilizando produtos orgânicos e realizando receitas veganas, Thallita já conta com mais de 600 mil seguidores no TikTok e acumula um total de quase 10 milhões de curtidas na rede social. Fonte: Instagram Aidan Gallagher (@aidanrgallagher) O ator estadunidense ficou famoso por seu papel na série da Netflix “The Umbrella Academy”. Além de cantor e compositor também é um ambientalista que utiliza suas redes sociais para discutir assuntos como a conservação dos oceanos e a questão dos refugiados climáticos. Fonte: Instagram Nátaly Neri (@natalyneri) Youtuber, cientista social, embaixadora do “Creators for change” fala de sustentabilidade em seu canal “Afros e Afins”. Ensina a fazer maquiagem com ingredientes naturais, tem sua própria horta em casa e divulga receitas sem carne.

Educação ambiental e cultura. 18 Aqui estão algumas sugestões de documentários, filmes, séries e livros que abordam as problemáticas ambientais e podem ser usadas como ferramentas para a sensibilização dos alunos. DOCUMENTÁRIOS Solo Fértil - “Cientistas e celebridades revelam como o solo da Terra pode ser fundamental para o combate às mudanças climáticas e a preservação do planeta.” Mission Blue - “Este documentário retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos.” Rompendo Barreiras: Nosso Planeta - “David Attenborough e o cientista Johan Rockstrom analisam o colapso da biodiversidade na Terra e apresentam possíveis soluções para reverter a crise atual.” Seaspiracy: Mar Vermelho - “Apaixonado pela vida nos oceanos, um cineasta resolve documentar os danos causados pelo ser humano às espécies marinhas e acaba descobrindo uma rede de corrupção global.” Brave Blue World: A crise hídrica - “ Da reutilização à geração de energia, este documentário mostra como grandes inovações ao redor do mundo podem ajudar a construir um futuro de uso sustentável da água.” Entre Rios - “Fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. A boa notícia é que a cidade, assim como os rios, está em constante transformação e pode tomar novos rumos dependendo dos valores e anseios de sua sociedade.”

19 LIVROS O código perdido - Os atlantes - Kevin Emerson - Em “O código perdido” Owen Parker precisa desvendar os mistérios que cercam sua descendência para evitar a aniquilação total da raça humana. Ele contará com a ajuda de Lily, uma garota tão encantadora quanto misteriosa, para entender o que está por trás de seu código genético e salvar o planeta Terra, devastado por mudanças climáticas. Petrus Logus - Augusto Cury - Quando as fontes de água secaram, as terras tornaram-se inférteis e a violência tomou conta do planeta, a catástrofe aconteceu. E agora, cem anos depois, o mundo aos poucos está se reestruturando, e novos povos começam a surgir. O jovem príncipe Petrus precisa ir contra as ordens do seu pai, que condena o conhecimento como a causa do fim do mundo, para mudar os rumos da história. FILMES Tempestade: Planeta em Fúria - Em Tempestade: Planeta em Fúria, a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima. Wall-E - Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, WALL-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia. OKJA - Um imenso animal e a menina que o criou se vêem no fogo cruzado entre o ativismo ambiental, a ganância empresarial e a ética.

Fontes de informações 20 Aqui estão alguns sites que divulgam informações de cunho ambiental. Estas fontes podem ser utilizadas de diversas formas durante as aulas ou até mesmo para serem compartilhadas com seus alunos. https://oeco.org.br/ https://vivoverde.com.br/ http://www.wwf.org.br/ https://www.sosma.org.br/ https://www.acaatinga.org.br/ https://www.gov.br/icmbio/pt-br https://ecoinforme.com.br/

Referências 21 BRASIL. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Brasília, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 24 jun. 2022. BURSZTYN, Marcel. Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n 10, Paraná: UFPR: jul/dez, 2004, p. 67-76. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. 288 p. PADUA, Suzana M. Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação?. 2006. Disponível em: https://www.oeco.org.br/colunas/suzana-padua/18246-oeco- 15564/. Acesso em: 24 jun. 2022.

Esta cartilha foi produzida como resultado do TCC para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Ciências Biológicas.


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook