Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Antencedentes Historicos do Fórum Ruy Barbosa

Antencedentes Historicos do Fórum Ruy Barbosa

Published by adrbqueiroz, 2022-05-09 17:24:15

Description: Livro Antencedentes Historicos - versao web reduzido

Search

Read the Text Version

Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa











O projeto original, desenvolvido pela Companhia Construtora Nacional, em 1935, incluía este desenho da fachada, mostrando ainda a estátua de Ruy Barbosa, que deveria ficar na praça. O pórtico exibe apenas três arcos; quatro estátuas coroam a sacada do andar nobre.



a apoteose de Ruy Barbosa.



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa Nacional. Já em 1943, o interventor Pinto Aleixo incluía entre suas obras: e, na sequência, a urna foi conduzida, em carruagem aberta, até o Cais ‘‘Casa de Ruy Barbosa: Foram ultimados os trabalhos desse prédio, Mauá, onde o Prefeito do Distrito Federal fez a sua entrega ao Ministro destinado a comportar um museu e uma escola”. da Marinha. Aí esperava uma esquadra especialmente fretada, composta pelos contra-torpedeiros “Mariz e Barros” (capitânea), “Babitonga”, Mas a escola não vingou. As autoridades educacionais alegaram “Baependi”, “Bracuí”, “Baurú” e “Bertioga”, os caça-submarinos que o imóvel não oferecia espaço e condições adequadas a essa finalida- “Grajaú” e “Gurupi” e o submarino “Timbira”. Comandava a esquadra de Restrita à condição de museu, a casa foi, finalmente, inaugurada, em o Vice-almirante Raul Santiago Dantas, com a incumbência de transpor- 1949, abrigando uma exposição permanente de móveis, retratos, docu- tar o esquife até Salvador com honras de Chefe de Estado. mentos e outros pertences de Ruy Barbosa, além de oferecer toda a sua obra literária à consulta do público. A esquadra ancorou em Salvador às nove horas do dia 5 de novem- bro, sendo, de imediato, visitada pelo governador Mangabeira e demais A última viagem de Ruy autoridades. Em verdade, o solene cortejo, que deveria findar com a inauguração Na Bahia, as comemorações tinham começado no dia 3, com um do Fórum, começou no Rio de Janeiro. Os restos de Ruy Barbosa e Ma- ciclo de seis palestras, no horário das sessões da Assembléia Legislativa, ria Augusta, sua esposa, foram retirados do Cemitério São João Batista e a cargo dos deputados Basílio Catalá, Joel Presídio, Amarílio Benjamim, transportados, numa urna de bronza, até a sua antiga residência, onde foi Rubem Nogueira, Humberto de Alencar e Aloysio Short. No dia 4, fora celebrada uma missa. Na presença do Presidente da República, Eurico inaugurado o Congresso de Jornalistas, no Instituto Geográfico e Histó- Dutra, discursaram o Ministro da Educação e Saúde, Clemente Mariani, rico. Nessa manhã do dia 5, o centro das atenções era esse comboio, no porto, mas todos os cantos da cidade assistiam aos prepaprativos apra o cotejo que deveria acontecer à tarde.



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa







O retorno oficial começou em novembro, no Cemitério São João Batista, do Rio de Janeiro. Os restos de Ruy Barbosa e Maria Augusta, sua esposa, foram condicionados numa urna e transportados até a casa que fora deles. Ali, na presença do Presidente da República, Eurico Dutra, o Ministro Clemente Marianni iniciou a solenidade com que a cidade do Rio de Janeiro se despediria do grande baiano.













Concluindo a visita das autoridades, a urna foi desembarcada e introduzida numa carruagem ornamentada com flores, exibindo nas laterais as Tábuas da Lei. Autoridades e efetivos militares a acompanharam até a Praça da Sé, onde começava a concentração para o desfile.

















ocupação e acabamento do Fórum.



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa



Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa








Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook