Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore Livro digital produzido pela turma da manhã

Livro digital produzido pela turma da manhã

Published by katia.souza, 2021-08-11 21:05:33

Description: Livro digital produzido pela turma da manhã

Search

Read the Text Version

PREFEITURA DO RECIFE Secretaria de Educação UTEC Cordeiro COMPAZ Ariano Suassuna Curso de Rádio: Produção de Audiobooks Professora Kátia Cabral Edição Keyla Mendonça As imagens e textos deste livro digital foram reproduzidos a partir do livro A Pequena Sereia da Editora Todolivro









VOU FALAR PRA VOCÊS SOBRE JOÃO E MARIA. ESSES MENINOS IRÃO NOS ENSINAR VALENTIA. POIS SÓ SE VENCE NA VIDA COM CORAGEM E OUSADIA. EM UMA POBRE CABANA À BEIRA DE UM MATAGAL MORAVAM DOIS LENHADORES, UM CASAL NADA LEGAL COM SEUS FILHOS PEQUENINOS NUMA POBREZA TOTAL.



A MULHER NÃO ERA A MÃE DE JOÃO E MARIAZINHA. ERA APENAS A MADRASTA, PESSOA VIL E MESQUINHA, QUE ODIAVA OS MENINOS PORQUE FILHO ELA NÃO TINHA. A POBREZA CASTIGAVA AQUELA GENTE PACATA. POR FALTA DE ALIMENTO A VIDA SE TORNOU CHATA ENTÃO A MULHER MANDOU SOLTAR OS FILHOS NA MATA.



ESSA MALVADA MADRASTA CONVENCEU O SEU MARIDO A IR SOLTAR OS MENINOS LONGE, NO MATO ESCONDIDO. POR NÃO TER MAIS ALIMENTO O HOMEM ACEITA O PEDIDO. PORÉM JOÃO OUVIU TUDO E CORREU PARA O QUINTAL, ENCHEU OS BOLSOS COM PEDRAS BRANCAS DA COR DE CRISTAL E, ENQUANTO O PAI OS LEVAVA, JOÃO MARCAVA O LOCAL.



E ASSIM SEGUINDO AS PEDRAS NÃO FOI DIFÍCIL ENCONTRAR O CAMINHO QUE LEVAVA DE VOLTA PARA SEU LAR: PORÉM A MADRASTA MANDA O PAI DE NOVO OS LEVAR. AGORA SEM AS PEDRINHAS JOÃO FOI ATIRANDO PÃO PEQUENAS MIGALHAS QUE MARCARIAM A DIREÇÃO, PORÉM AS AVES COMERAM TUDO QUE ESTAVA NO CHÃO.



ENTÃO SURGE UM PASSARINHO QUE PARECIA ENCANTADO E CONDUZIU OS MENINOS PRA UM LUGAR RESERVADO; À UMA CASA BONITA FEITA DE BOLO E SALGADO. O TELHADO DESSA CASA CAUSAVA ADMIRAÇÃO, POIS TINHA SÓ CHOCOLATE COBRINDO TODA EXTENSÃO E AS PAREDES DE BOLO QUE DAVA SATISFAÇÃO.



JOÃO E MARIA FICARAM SENTINDO MUITA ALEGRIA PORQUE NÃO COMERAM NADA DURANTE TODO ESSE DIA. ENTÃO COMEÇAM A COMER DE TUDO O QUE ALI HAVIA. PORÉM APARECE A DONA DA CASA MARAVILHOSA, ERA UMA BRUXA MALVADA MUITO HORRÍVEL E CRIMINOSA QUE GOSTAVA DE COMER CRIANÇA GORDA E MIMOSA.



A BRUXA SE FEZ DE BOA E CONVIDA-OS PARA ENTRAR DIZENDO: - ENTREM CRIANÇAS PARA MELHOR DESCANSAR TENHO REDES CONFORTÁVEIS PARA CADA UM REPOUSAR. QUANDO AS CRIANÇAS ACORDAM A BRUXA PRENDEU JOÃO NUM LUGAR CHEIO DE RATOS BEM NO FUNDO DE UM PORÃO E DAVA MUITA COMIDA PRA ELE FICAR ”GORDÃO”.



E, DE VEZ EM QUANDO A BRUXA, PEDIA A JOÃO COM JEITINHO: - MENINO, DEIXA A VOVÓ OLHAR SEU LINDO DEDINHO! MAS JOÃO SO LHE MOSTRAVA UM OSSO BEM FININHO. ASSIM JOÃO ENGANAVA AQUELA BRUXA MALVADA PENSANDO EM ACHAR UM JEITO DE SAIR DESSA ENRASCADA. E TENDO FÉ NO BOM DEUS ELE NÃO TEMIA NADA.



ENTÃO EM UM CERTO MOMENTO, ENQUANTO A BRUXA DORMIA, MARIA CONSEGUE A CHAVE QUE A VELHA BRUXA ESCONDIA E TIROU O POBRE JOÃO DAQUELA PRISÃO SOMBRIA. QUANDO ENTÃO SE ACORDOU ESSA MALVADA ANCIÃ E PROCUROU POR JOÃO A SUA BUSCA FOI VÃ PORQUE JOÃO IA FUGINDO COM A AJUDA DA IRMÃ.



NESSA HORA JOÃO EMPURRA A BRUXA NUM CALDEIRÃO QUE ESTAVA PREPARADO PARA COZINHAR JOÃO. FOI ASSIM QUE A VELHA BRUXA MORREU E VIROU TORRÃO. NA CASA DAQUELA BRUXA JOÃO ENCONTRA UM TESOURO EM UMA MALA BEM GRANDE TODA FORRADA DE COURO NELA TINHA DIAMANTE E MUITOS SACOS COM OURO.



JOÃO E MARIA ENCHERAM UM SACO DE OURO PISADO DEPOIS ELES SE MONTARAM NUM GRANDE CISNE ENCANTADO E VOARAM PARA SEU LAR PROS BRAÇOS DO PAI AMADO. NESSA ALTURA A TAL MADRASTA HÁ TEMPO TINHA MORRIDO DEIXANDO O PAI DE JOÃO COM REMORSO E ABATIDO POR ABANDONAR OS FILHOS NAQUELE MATO ESCONDIDO.



O PAI DOS MENINOS VENDO QUE OS FILHOS TINHAM CHEGADO CORREU DE BRAÇOS ABERTOS E COM ABRAÇO APERTADO CONFESSOU-SE ARREPENDIDO POR TÊ-LOS ABANDONADO. E COM A RIQUEZA QUE TROUXERAM JOÃO E MARIA VIVERAM TODOS FELIZES, PRA SEMPRE COM ALEGRIA E OS TRÊS SE TORNARAM EXEMPLO DA MAIS PERFEITA HARMONIA.

PREFEITURA DO RECIFE Secretaria de Educação UTEC Cordeiro COMPAZ Ariano Suassuna Curso de Rádio: Produção de Audiobooks Professora Kátia Cabral Edição Keyla Mendonça As imagens e textos deste livro digital foram reproduzidos a partir do livro João e Maria de Evaristo Geraldo,ilustrações de Eduardo Azevedo, Editora IMEPH.







NA ZONA RURAL DE UMA GRANDE CIDADE, NUMA CASINHA HUMILDE, UMA GAROTINHA, DE APROXIMADAMENTE OITO ANOS, MORAVA COM SEUS PAIS. PESSOAS MUITO SIMPLES QUE, AO ANOITECER, DISCUTIAM SOBRE OS MAIS VARIADOS ASSUNTOS.

ENQUANTO OS SEUS PAIS CONVERSAM, A GAROTINHA BRINCAVA DO OUTRO LADO DA SALA. MAS, COMO QUALQUER CRIANÇA, ERA CURIOSA E PRESTAVA ATENÇÃO NA CONVERSA DOS PAIS QUE, NAQUELA NOITE, RESOLVERAM FALAR SOBRE UMA TAL CABRA CABRIOLA.

- MULHER! ESCUTEI UMA HISTÓRIA DE ARREPIAR OS CABELOS SOBRE UMA TAL DE CABRA CABRIOLA! - AI, JÁ ESTOU COM MEDO SÓ DE OUVIR ESSE NOME! E OS PAIS CONTINUARAM COM A PROSA:

- OUVI DIZER QUE A CABRA CABRIOLA É UM SER ASSUSTADOR, MEIO MONSTRO E MEIO CABRA, COM DENTES AFIADOS, QUE SOLTA FOGO E FUMAÇA PELO NARIZ, PELOS OLHOS E PELA BOCA. CONTAM QUE ELA JÁ APARECEU NO PARÁ, NO CEARÁ, EM PERNAMBUCO E EM VÁRIOS OUTROS LUGARES DO BRASIL.

- NOSSA! FICO ATÉ ARREPIADA DE OUVIR FALAR! ELA É MESMO TÃO PERIGOSA? - DIZEM QUE ELA ATACA CRIANÇAS QUE ANDAM SOZINHAS PELA RUA, COLOCA EM UM SACO E LEVA PRA FAZER SABÃO - CONTINUOU O PAI. - AINDA BEM QUE SEMPRE PEGO NA MÃOZINHA DA NOSSA FILHA QUANDO PASSEAMOS – CONCLUIU CARIOSAMENTE A MAMÃE.

A GAROTINHA, MUITO ESPERTA, NÃO DESVIAVA A ATENÇÃO NEM POR UM MINUTO, ENQUANTO SEU PAI CONTINUAVA REPRODUZINDO TUDO O QUE TINHA OUVIDO SOBRE O ASSUNTO.

- A PARTE MAIS TERRÍVEL DESSA HISTÓRIA É QUE A CABRA CABRIOLA TAMBÉM ENTRA NAS CASAS À PROCURA DE CRIANÇAS MALCRIADAS, TRAVESSAS, MENTIROSAS E DESOBEDIENTES. ELA SE ESCONDE NO QUARTO DELAS, DENTRO DOS ARMÁRIOS, DAS GAVETAS, OU DEBAIXO DAS CAMAS, PARA ASSUSTÁ-LAS NO MEIO DA NOITE, CANTANDO MAIS OU MENOS ASSIM:


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook