Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore 1-AUTOBIOGRAFIA - 50 ANOS DE HISTÓRIA - I O ANTIGO REGIME

1-AUTOBIOGRAFIA - 50 ANOS DE HISTÓRIA - I O ANTIGO REGIME

Published by dvazchaves, 2020-06-03 17:43:55

Description: 1-AUTOBIOGRAFIA - 50 ANOS DE HISTÓRIA - I O ANTIGO REGIME

Search

Read the Text Version

…pedia calma à população, argumentando...

… que aquela era a Revolução Portuguesa, e a Revolução da Liberdade...

…e que aquela Revolução era feita para devolver a Liberdade ao Povo, e não poderia ser vingativa... … porque se pretendia que fosse mais um padrão na História de Portugal no Mundo…

…e que a Revolução Portuguesa não poderia ser como a Revolução Francesa... … que destruíu os seus filhos, como ameaçava nos seus discursos, o Dr. Marcelo Caetano…

…e essa atitude de muitas figuras ali presentes, como o Dr. Sousa Tavares...

…o Eng.º Pedro Coelho e o jovem João Soares, filho do Dr. Mário Soares, viriam também caracterizar, … desde o histórico Largo do Carmo…

…toda a singela e exemplar grandeza da Revolução dos Cravos, que viria devolver ao povo, após ... … 48 anos de escuridão fascista…

…a luz e o esplendor da Liberdade, abrindo as portas para outras revoluções... … a outros países, em vários continentes e de forma mais ou menos semelhante…

…devolvendo aos respectivos cidadãos oprimidos por ditaduras fascistas... … a dignidade, a esperança e a liberdade...

…permitindo aos portugueses dizer com patriótico orgulho que a 25 de Abril de 1974... … o fim da Guerra Fria e o início de uma nova era de esperança e Liberdade no mundo, nasceram assim, no glorioso Abril de Portugal.

Na noite que se seguiu, foi anunciada a constituição de uma Junta Militar de Salvação Nacional, presidida ... ...pelo General António de Spínola e constituída pelos seguintes militares: General Costa Gomes General Silvério Marques General Galvão de Melo General Diogo Neto C.Almirante R. Coutinho C.Almirante P. de Azevedo

…a Junta de Salvação Nacional presidida pelo General Spínola ...

…e os dias que se seguiram foram de inolvidável alegria pela libertação e pelo regresso triunfal... … dos heróis do levantamento militar de 16 de Março nas Caldas da Rainha, entre os quais se encontrava o amigo do jovem Virgilio Varela…

…e de euforia pela devolução da Liberdade ao Povo, pela libertação dos presos políticos...

… pelo regresso à Pátria dos exilados políticos, designadamente Álvaro Cunhal, Mário Soares, Manuel Alegre e tantos outros ...

… pela festa do primeiro 1º de Maio, onde o jovem esteve presente, ao lado de mais de um milhão de pessoas, celebrando-o em plena Liberdade...

… pelo início das negociações com os Movimentos de Libertação das Colónias...

…e pelo ressurgir dos diversos Partidos Políticos, que posteriormente viriam a desencadear as suas lutas... … pelo poder, representando de alguma forma os interesses das forças em presença na Guerra Fria ainda hoje em confronto no mundo.

NO PERIODO PÓS-REVOLUÇÃO, A VIDA DO NOSSO JOVEM, FICA MARCADA PELO SEU PRIMEIRO CASAMENTO!... ACONTECEU EM 20 de JULHO DE 1974, NA IGREJA DA PENHA DE FRANÇA EM LISBOA.

...E PELO NASCIMENTO, A 13 DE JANEIRO DO ANO SEGUINTE, DO SEU PRIMEIRO FILHO... ...O LUIS MIGUEL

No plano politíco, a 11 de Março desse mesmo ano, ocorre um golpe militar, que leva à fuga do General Spinola para Espanha... e assiste-se... ... à dissolução da Junta de Salvação Nacional e à extinção do MFA-Movimento das Forças Armadas, criando-se em sua substituição o Conselho da Revolução com poderes legislativos.

Após o golpe militar, é formado o V Governo Provisório, chefiado pelo General, Vasco Gonçalves, o qual... ... dá luz verde à ocupação de terras no Alentejo, procede à nacionalização da banca e dos seguros, dos sectores da electricidade, do petróleo e dos transportes.

Enquanto se assiste ao regresso de centenas de milhar de colonos de África, dá-se mais um golpe militar, a 25 de Novembro, o qual leva à deposição de Vasco Gonçalves e do seu Governo. Em Outubro, é ordenado Bispo de Setúbal, D. Manuel da Silva Martins, facto que marca um “Longo e Quente Verão de 1975”.

1976, é o ano da chamada “aprendizagem” da democracia. A 2 de Abril é aprovada a nova Constituição da República, que substituirá a velha e caduca Constituição de Salazar, datada do longínquo ano de 1933...

...em 25 do mesmo mês, têm lugar as primeiras eleições legislativas da “era” democrática... ...que deram ao Partido Socialista uma vitória com maioria simples.

Ainda durante este ano, é igualmente eleito o primeiro Presidente da República, da tal “era” democrática... ...O General Ramalho Eanes, que no ano anterior liderara o golpe que depôs Vasco Gonçalves.

1977, marca o periodo de contenção, na ocupação das terras no Alentejo e o início da Reforma Agrária, com a Lei Barreto... ... a qual promoveu expropriações de todas as propriedades com mais de 50 hectares de regadio ou 500 de sequeiro.

As zonas expropriadas, empregavam cerca de 40.000 pessoas, organizadas em cooperativas e seguiam o modelo soviético de colectivização... ...as quais, sem programas consistentes, com sucessivos boicotes, sem capital, mergulhadas em dividas e minadas pelos grandes latifundiários, foram definhando...

...ao ponto de em 1985, empregarem apenas 10.000 trabalhadores, e de em 1994, restarem apenas 45 das 610 iniciais. Actualmente encontram-se praticamente desmanteladas, facto que obrigou à emigração de grande parte da população activa.

1978-É o ano em que paira o abismo da bancarrota sobre o povo português e...Mário Soares coloca o socialismo na «gaveta». Como consequência das nacionalizações e do boicote capitalista dá-se uma rápida degradação da economia do país. Em 1975 o PIB, havia caído 4%...

...em 1976, o défice público era de 11% e no final de 1977 8 % da população activa estava no desemprego, a inflação anual era de 27% e os salários reais tinham descido 7%... ...factos a que se juntou à ausência de receitas provenientes do turismo e da emigração, levando o país ao caos e obrigando o 1.º Ministro Mário Soares a recorrer ao FMI...

...para a concessão de um elevado empréstimo para evitar a bancarrota, facto que impôs severas medidas de austeridade ... ...traduzidas em aumentos de determinados bens, como a água, o gás, a electricidade e os transportes, que chegaram a atingir valores entre os 30 e os 50%.

Em 1979 e pela primeira vez na história repúblicana, uma mulher assume o poder. O 1.º semestre do ano, foi marcado pela instabilidade social e a 6 de Junho, o então Presidente da Republica, General Ramalho Eanes, dissolve a Assembleia da República e convoca eleições intercalares...

...nomeando para 1.º Ministro de transição a católica de esquerda, Maria de Lurdes Pintassilgo... ...a qual viria a governar, durante 100 dias. Após este periodo a coligação de centro-direita AD, liderada por Sá Carneiro, ganha as eleições com maioria absoluta e toma as rédeas do poder.

1980, é o ano da viragem à direita. Em 3 de Janeiro o novo Governo de Sá Carneiro toma posse e procura desde logo reforçar a autoridade do Estado... ...acelera o processo de adesão à CEE, reforça a iniciativa privada e procede a todo um conjunto de cortes sociais, que lhe permite alguma recuperação económica...

...mas um fatídico desastre de avião, em Camarate, às portas de Lisboa, viria a tirar-lhe a vida. Entretanto em 7 de Dezembro, Ramalho Eanes é reeleito Presidente da República.

1981, é o ano fatídico das explosões, protagonizadas pelas Forças Populares 25 de Abril, que se prolongarão por 4 longos anos... ...e fazem 8 mortos. Em Junho de 1984, viriam a ser presos 50 operacionais e entre estes, para grande surpresa, constava, Otelo Saraiva de Carvalho, um dos homens do 25 de Abril, o qual viria a ser julgado e condenado.

Este, é também o ano em que o nosso jovem, ingressa na Policia de Segurança Pública. Aconteceu em 19 de Outubro, data da apresentação, para a frequência do curso, na Escola Prática de Policia em Torres Novas.

1982, é o ano em que é extinto o Conselho da Revolução, em que se faz a 1.ª Revisão da Constituição e se cria o Tribunal Constitucional, o que significa... ...que a Revolução na sua vertente politica, havia terminado. Quanto ao jovem, após uma passagem pelo “deserto”, regressa à politica activa e o PCP, atribui-lhe como tarefa, o inicio, com outros camaradas, da luta pelo direito ao sindicalismo policial e pela liberdade de expressão e de opinião, no seio da PSP...

...luta essa, que sem a preciosa ajuda do Partido não teria sido possível... ...face a intransigência dos diversos governos e da hierarquia policial, que era avessa a tais conquistas e ultra-conservadora.

1983, tráz-nos o fenómeno das rádios livres, ou piratas como também ficaram conhecidas. Hoje, muito tempo depois da idade da inocência, as rádios sobreviventes integram grandes grupos de comunicação.

1984, ficou marcado, pela incrível D. Branca, também conhecida pela banqueira do povo, que oferecia juros aos seus clientes de 214% ao ano. Muito se especulou donde vinha o dinheiro, para pagar aos depositantes tão grande percentagem de juros. Com a falha de depósitos, depressa se descobriu...

... que tudo era uma fraude e que os novos depósitos, financiavam os velhos depósitos. D. Branca é presa em Outubro... ... e julgada em conjunto com outros 44 arguidos, vindo a ser condenada em 10 anos de prisão.

Em 1985, o nosso jovem, inicia o seu primeiro curso de promoção para chefe em Torres Novas.Este é, também o ano em que Mário Soares assina o Tratado de Adesão à CEE, facto que viria a marcar o futuro do país. Após a assinatura do Tratado, estala uma crise politica no país, que conduz à queda do governo de Soares e à ascensão do novo lider do PSD Cavaco Silva, que havia ganho o congresso na Figueira da Foz.

1986, é marcado pelas eleições presidênciais. À segunda volta concorrem dois pesos-pesados da politica portuguesa!... Mário Soares à esquerda e Freitas do Amaral à direita. Graças ao Partido Comunista Português, que orientou os seus militantes, a votar em Soares, tapando a cara do candidato, este ganha pela diferença de 150.000 votos e o país ganha pergaminhos de maioridade, designadamente porque durante todo o ano, não ocorreram actos de violência, como consequência do debate politico.

Porém a 19 de Julho de 1987, a politica portuguesa é varrida, pela esmagadora vitória de Cavaco Silva, alcançando a 1.ª maioria absoluta protagonizada por um só partido. A vitória de Cavaco Silva, foi a derrota de todos os restantes partidos, a tal ponto que o Partido Socialista, foi obrigado a mudar duas vezes de lider durante o ano, substituindo Vitor Constâncio por Jorge Sampaio.

A 25 de Agosto 1988, a população de Lisboa, assiste incrédula a um violento incêndio no Chiado... ...facto que deixou profundas marcas no “coração” da cidade e cuja reparação durou mais de uma dúzia de anos. No plano desportivo, a atleta Rosa Mota, vence a maratona nos Jogos Olimpicos de Seul e conquista uma medalha de ouro para Portugal.

Em 1989, a riqueza nacional, que vinha crescendo desde 1985, atinge o seu auge durante este ano e Cavaco Silva aproveitando a situação admite milhares de funcionários públicos, fazendo cair o desemprego. Este é também o ano em que se multiplica o aparecimento de hipermercados e as aquisições de automóveis, o ano das privatizações em série e a diminuição do peso do Estado na economia do país, a tal ponto que...

...durante os próximos quatro anos, irão ser vendidas 31 empresas, incluindo quase todos os bancos, gerando enormes receitas, as quais viriam a atingir o seu auge em 1992 com 704 milhões de contos. O jovem, que na altura contava 34 anos de idade e como lhe fora pedido, participava activamente na luta pela liberdade sindical na PSP, é co-organizador da grande manifestação de Policias, que em 21 de Abril opôs os profissionais da PSP, ao governo de Cavaco Silva, a qual desencadeou graves confrontos e se traduziu...

...na prisão de 5 camaradas seus, como retaliação do governo, que as ordenou e da hierarquia ultra-conservadora, que então dominava na PSP. Em Junho, candidata-se ao ensino superior e após a prestação de provas especifícas, entra na Faculdade de Direito de Lisboa, com a média de 19 valores, facto que lhe permitiu iniciar o respectivo curso, com o Estatuto de Bolseiro.


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook