Important Announcement
PubHTML5 Scheduled Server Maintenance on (GMT) Sunday, June 26th, 2:00 am - 8:00 am.
PubHTML5 site will be inoperative during the times indicated!

Home Explore 1-AUTOBIOGRAFIA - 50 ANOS DE HISTÓRIA - I O ANTIGO REGIME

1-AUTOBIOGRAFIA - 50 ANOS DE HISTÓRIA - I O ANTIGO REGIME

Published by dvazchaves, 2020-06-03 17:43:55

Description: 1-AUTOBIOGRAFIA - 50 ANOS DE HISTÓRIA - I O ANTIGO REGIME

Search

Read the Text Version

… nem entendia, o porquê de tantos trabalhadores serem presos sem julgamento … … pela tenebrosa polícia política, a PIDE, que os fazia apodrecer nas prisões, ou os deportava .

Para o jovem rapazinho, era difícil perceber tudo isto e a razão, porque as pessoas… … apenas por dizerem o que pensavam …

...eram presas e torturadas pela policia politica.

Nesse tempo… os professores, nas escolas, eram obrigados a só dizer bem… … do Dr. Salazar e do seu Governo, mas depois em voz baixa, diziam que ele era um tirano.

Também as pessoas, com medo da PIDE, não podiam dizer em voz alta … … o que pensavam do governo do Dr. Salazar, mas depois, em particular e baixinho, diziam que ele era um ditador fascista…

… tão pouco falavam do regime político... … mas em voz baixa, toda a gente dizia que esse regime não passava de uma vergonhosa ditadura fascista.

Os jornais, a rádio e a televisão eram também obrigadas, a só dizer bem … … do Governo do Dr. Salazar e do seu regime político… … a DITADURA…

… enquanto os operários, os camponeses, os trabalhadores em geral … e até mesmo os comerciantes... … em voz baixa, por causa da PIDE, chamavam ao Dr. Oliveira Salazar, déspota, ditador…

… e tirano fascista ...

… e porque o jovem, que entretanto ia crescendo, estudava, trabalhava e lia alguma coisa… diga-se... … alguma coisa, até proibida, designadamente livros que conseguia, e sobre os quais depois conversava…

… com os seus amigos, com alguns dos seus professores - como o Dr. Galego -, mas também … … com outras pessoas, que muitas vezes não conhecia.

Um dia, alguém disse ao jovem em voz baixa, que tivesse cuidado… porque a polícia política… do Dr. Salazar - a PIDE -, apreendia os livros proibidos… … e que quem os lê-se, ou possuísse, era preso, e que nunca mais ninguém o via …

… que os livros proibidos… …eram todos aqueles que falassem de LIBERDADE ou DEMOCRACIA… … e que a polícia do regime político do Governo do Dr. Oliveira Salazar, a PIDE…

… se disfarçava entre o povo, para escutar e denunciar todos aqueles que falassem … … de LIBERDADE ou de DEMOCRACIA, palavras nesse tempo proibidas, que ninguém podia pronunciar…

… e que havia ainda um outro tipo de polícia - a Censura -, que controlava toda a informação... … e impedia que os jornais, a rádio e a televisão dissessem essas palavras proibidas…

… sobretudo, aquela informação, que... … criticasse de alguma forma o Dr. Oliveira Salazar ou o seu Governo.

O jovem, já então um adolescente, continuava a ler e a informar-se... ...procurando sempre e sobretudo, os panfletos clandestinos, com as palavras proibidas, DEMOCRACIA E LIBERDADE, as quais lhe aguçavam de sobremaneira o apetite.

Entretanto nas suas leituras, descobriu, que ao contrário de Portugal ... … nesse tempo amordaçado pela ditadura fascista do Dr. Oliveira Salazar…

… onde não havia, nem LIBERDADE nem DEMOCRACIA ... … em que só havia fome, medo, e repressão dos trabalhadores… … e onde não havia eleições livres, nem liberdade de expressão e de pensamento…

… e onde eram proibidos os Partidos Políticos ... … que traduzissem e exprimissem o pensamento e a vontade das pessoas…

… porque em Portugal, nesse tempo, só havia um partido político - o partido do Dr. Oliveira Salazar -… ...que só dizia o que pensava, o Dr. Oliveira Salazar…

… único autorizado, e que dava pelo nome de Partido da União Nacional… … através do qual, todos os partidários, apenas podiam dizer, o que dizia, o “Chefe”…

… descobriu então, que ao contrário de Portugal, existiam nesse tempo, muitos outros países... … sobretudo na Europa Ocidental, designadamente a França, a Inglaterra, a Suécia, a Bélgica, a Suíça, a Holanda, e muitos outros…

… onde as pessoas eram livres de pensar e de discutir temas de carácter político, sindical, religioso... … falar livremente, e decidir o seu futuro, através de eleições livres…

… onde não temiam perseguições por parte de polícias políticas... … tudo porque, esses mesmos países, eram livres e neles existiam diversos partidos políticos…

… e ao mesmo tempo … DEMOCRACIA, LIBERDADE E RESPEITO PELA DIGNIDADE HUMANA .

Assim, o jovem orgulhoso da História do seu país... … dos “velhos” conquistadores e marinheiros…

…e que admirava de sobremaneira o seu povo... … os grandes poetas, políticos, filósofos, escritores e artistas…

… à medida que ia crescendo e se tornando mais adulto, concluíu não fazer sentido… … não poder dizer o que pensava, no seu país a que chamavam jardim, mas em que muitas das grades eram afinal de prisões…

… e, com o tempo, ia concluindo que havia não só grades à volta do seu país... … mas que os ditadores através do terror que usavam, para manter o seu regime fascista…

…haviam colocado “grades” também à volta das pessoas… … através dos mecanismos do medo, criados pelo terror da polícia política, a Pide… e a Censura .

A Censura, que era uma forma terrível de matar o pensamento… … e uma forma assassina não só da informação, mas sobretudo de aborto da criatividade, na arte e na ciência.

Então o jovem, que ía aprofundando os conceitos da Liberdade e da Democracia … … da liberdade de pensamento, da justiça social, e dos Direitos do Homem …

…sentia revolta, tal como a maioria do povo, com a vergonha …

… e a humilhação que o regime de ditadura, impôs ao longo do tempo ao povo português .

A revolta do jovem, ía crescendo com ele … ...à medida que lia, lhe ensinavam e melhor…

… compreendia a hipocrisia da ditadura!...

O jovem, descobria também, que afinal no que respeitava ao milagre das finanças, era tudo mentira… … pois afinal também não tinha sido o Dr. Salazar quem tinha equilibrado as contas do Estado…

… mas sim outros antes dele...

...e que, afinal na gestão financeira, os méritos se deviam … … ao volfrâmio, enviado para os canhões nazis, em troca do ouro dos dentes dos judeus assassinados.

O que significa que, em matéria de economia, os dotes do Dr. Salazar… … não iam muito além daquilo em que transformara Portugal …

… ou seja, num grande galinheiro.

Descobria também o jovem, que afinal, no que respeitava ao facto do Dr. Salazar ter evitado … … a entrada de Portugal na 2ª Guerra Mundial …

…tal só terá sido possível, porque os nazis concluiram ... … que o Dr. Salazar era afinal um ditador fascista, e um aliado natural, que os nazis…

…nem precisavam sequer de combater.

Afinal, a ditadura do regime fascista de Oliveira Salazar, para além… … de só ter servido para saciar a sua necessidade…

...doentia de poder…

… ao cabo de trinta anos, e em nome da estabilidade, apenas reduziu Portugal… … “ a uma apagada e vil tristeza ”.

A ditadura fascista do homem solitário que foi… … o Dr. Oliveira Salazar …

… com o seu regime de partido único, a que chamava corporativo, só conseguiu amordaçar um povo…


Like this book? You can publish your book online for free in a few minutes!
Create your own flipbook